Itabuna atravessa um período crítico em vários segmentos, mas quando o assunto é droga, ainda existem mais fatores agregados ao tão famigerado mal, por isso o Caps Ad Itabuna lança a campanha: "Volta por cima" visando prevenir e alertar sobre os males do crack. O Ministério da Saúde lançou campanha nacional que está sendo veiculada nos diversos meios de comunicação, com o slogan “Nunca experimente o crack. Ele causa dependência e mata”. Os casos estão sendo atendidos no Centro de Atenção Psicosocial Álcool e drogas (CAPS-ad), que oferece amparo a dependentes químicos, com equipe de profissionais capacitados no atendimento a dependente químicos.
Para receber o atendimento, basta procurar o Centro, segundo explicou o Administrador Sandro Oliveira. De acordo com ele, a unidade trabalha no acolhimento inicial e depois os encaminha aos profissionais
específicos que irão avaliar caso a caso, contando inclusive com atendimento psicológico e psiquiátrico.
Além disso, o (CAPS ad) ajuda as famílias, auxiliando os parentes a lidar com a situação do usuário. O Crack devasta, não somente quem usa, mas também as pessoas que fazem parte do convívio familiar, pois tem efeito forte e dura pouco tempo, o que aumenta o consumo e conduz rapidamente à dependência. Conforme explicação da assistente social, o papel dos pais é fundamental, principalmente na imposição dos limites, que devem ser esclarecidos aos filhos, desde muito cedo. “Em alguns casos, o usuário tem irmãos mais novos que ainda não se envolveram (com a droga), e precisam ser bem assistidos pelos pais, para não seguirem o mesmo caminho”, comentou.
O ambiente familiar se torna um espaço muito delicado, pois a droga, na maioria das vezes, é feita de forma caseira e o hábito de utilizá-la pode ser cultivado dentro de casa. “O crack é uma pedrinha, resultado da mistura entre cocaína em pó e substâncias como bicarbonato de sódio. É mais barato que a cocaína e tem um efeito bem forte. Daí a importância de toda a família estar conscientizada de seu papel, de não permitir que isso se prolongue e de observar o comportamento dos filhos”, enfatizou Mary.
No próximo ano, o CAPS AD, ganhará novas instalações informou o Secretário de saúde do município Drº Antônio Vieira. Esta é uma meta prioritária do Secretário de Saúde e inclui o recebimento de verba específica, destinada a melhorar a estrutura física do local e aumentar a capacidade de acolhimento de usuários, segundo explicou a Diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade a Enfermeira Ana Lídia.
Para esclarecer outras dúvidas, o telefone do CAPS AD é: (73) 3613-3396 o funcionamento é de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde das 08:00 ás 17:00 o Endereço é Rodovia Ibicaraí/Itabuna , Bairro Campo Formoso nº 4550, logo após a unidade da trifil da Nova Itabuna. Obs: Todo atendimento é gratuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário