sábado, 5 de setembro de 2009

CAPITÃO AZEVEDO COLOCA ITABUNA NO RUMO CERTO




Ministério das Cidades inclui Itabuna em programação para liberação de recursos

Itabuna está incluída entre as seis cidades da Bahia no Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social do Ministério das Cidades (MC) e receberá recursos que serão aplicados em projetos sociais, como a construção de casas populares e infra-estrutura nos bairros mais carentes. A notícia foi trazida pelo prefeito Capitão Azevedo e pelo diretor de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Marcos Alan de Faria, que estiveram em Brasília esta semana.
O prefeito Capitão Azevedo explica que os recursos disponibilizados pela União serão divididos com outros municípios brasileiros que também foram selecionados pelo ministério. Por isso, o valor apresentado pode não ser liberado integralmente, embora o projeto de Itabuna tenha sido considerado viável pelos técnicos do Ministério das Cidades. As verbas ainda não foram liberadas.
O projeto apresentado pela Prefeitura ao MC é para beneficiar os bairros Maria Pinheiro, Daniel Gomes, Pedro Jerônimo, Zizo, Fonseca, Novo Fonseca e São Pedro, e incluem drenagem, esgotamento sanitário, iluminação pública, recuperação ambiental e em equipamentos públicos (creches, praça, parque e quadra esportiva) e está orçado em cerca de R$52 milhões.

AMBULÂNCIA ATROPELA MOTOCICLISTA E CARONA NA SUBIDA DO SANTA CRUZ

AMBULÂNCIA DE ITAJÚ DO COLÔNIA ATROPELA DUAS PESSOAS EM UMA MOTO EM ITABUNA


Uma ambulância do município de Itajú do Colônia atropelou duas pessoas na noite deste sábado(05/07) por volta das 20 horas, as vítimas estavam em uma moto honda biz, cor vermelha de placa JLI 9456, o fato ocorreu na avenida Amélia Amado na subida do Hospital Santa Cruz, o piloto e o carona da motocicleta ficaram feridos aparentemente sem gravidade já que não houve fratura exposta e as vítimas que foram atendidas por duas ambulâncias do SAMU estavam consciêntes.

O motociclista e o carona foram encaminhados para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, o soldado da PM Fernandes não soube informar o nome das vítimas a nossa reportagem, o motorista da ambulãncia de Itajú do Colônia não prestou socorro as vítimas do acidente, devido a gravidade do paciente que ele conduzia para o Hospital Calixto Midlej Filho.

ITABUNENSE É PRESA EM PORTO SEGURO

ITABUNENSE É PRESA POR GOLPE DO CRÉDITO CONSIGNADO

.

A polícia de Porto Seguro prendeu a itabunense Maria Stella de Freitas Virgens, 33 anos (foto). Acusada de falsificar documentos públicos, estelionato e roubo a banco, ela mantinha em casa toda a estrutura para aplicar os golpes.

Foram apreendidas carteiras falsas de identidade, cartões de banco, talões de cheques em nome de Betânia Maria da Silva, extratos e planilhas de consultas de aposentados do INSS e margem para aprovação de empréstimos consignados. A polícia ainda apreendeu dois notebooks com planilhas em branco de crachás de identificação das secretarias de Segurança Pública de Piauí, Paraná, Pernambuco e Alagoas.

A estelionatária também mantinha em casa planilhas de carteiras de habilitação, fotos para inserção em documentos, fotos impressas com marcação de impressão de segurança, listas de beneficiários do INSS, agências bancárias e saques já realizados, números de contas, CPFs das vítimas lesadas e datas dos saques.

Segundo a polícia, ela já teve envolvimento com o crime organizado, com roubo a bancos e foi presa no assalto à agência do Banco do Brasil do município de Lagarto (SE).

As informações são do site Radar64.com e do blog Boca Maldita (www.reporterbocao.blogspot.com).

SÃO CAETANO TERÁ QUE FECHA COMÉRCIO DIA 7 DE SETEMBRO


Por determinação da Justiça do Trabalho, o comércio do bairro São Caetano, em Itabuna, não poderá funcionar nesta segunda-feira (07), quando se comemora o Dia da Independência.

A proibição foi concedida em liminar, numa ação movida pelo Sindicato dos Comerciários. A entidade acusa comerciantes do São Caetano de não assinar a carteira dos trabalhadores e de desrespeitar direitos assegurados pela legislação, como respouso semanal e jornada de 44 horas.

fonte:pimentanamuqueca

FELIZ ANIVERSÁRIO !!!


NADA COMO O TEMPO

Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

FELIZ ANIVERSÁRIO E MUITOS ANOS DE VIDA !!! MINHA GRANDE AMIGA, VOCÊ SABE QUE ÉS ESPECIAL NA MINHA VIDA, FOI MINHA PRIMEIRA AMIGA VIRTUAL QUE SE TORNOU AMIGA DE VERDADE, AMIZADE SINCERA E VERDADEIRA..TE AMO MINHA LINDA !!!!

LOIOLA PEDE ENTENDIMENTO E ATENDIMENTO NA SAÚDE

Loiola foi destaque

Na ultima reunião do conselho de saúde, com os médicos e governo para decidir se Haveria greve ou não, o presidente da câmara de vereadores de Itabuna se fez presente, fez uso da palavra e chamou a atenção dos presentes com uma participação brilhante. quando aconselhou ao sindicato e ao governo que se entendessem e não prejudicassem o povo pobre de Itabuna.Segundo assessores do vereador Loiola: O Irmão Gilmar e outro pastor que prefere não se identificar que afirmaram que a intenção de Loiola é apenas fazer um bom trabalho.

TAMANHO NÃO É DOCUMENTO


Um paciente russo identificado apenas como Konstantin passou por uma cirurgia para aumentar seu pênis em fevereiro, em uma clínica em Moscou (Rússia), mas se arrependeu e agora quer desfazer a operação, segundo a agência russa "Life".

O homem, que tem por volta de 40 anos, tinha aumentado seu pênis em dez centímetros, passando de 15 cm para 25 cm. No entanto Konstantin se queixou para os médicos que a mudança não foi bem recebida pelas mulheres.

Na época da cirurgia, os médicos haviam alertado Konstantin que ele não necessitava fazer a operação, pois o tamanho de seu pênis era normal. Mas ele argumentou que não estava satisfeito e queria ter um membro maior.

Konstantin voltou à clínica apenas um mês depois da cirurgia, implorando que os médicos revertessem a operação. No entanto isso não será possível ser feito agora. Segundo os médicos, ele terá que esperar de seis a oito meses para fazer uma nova intervenção.

ASSASSINO SE MATA NA CADEIA


ASSASSINO DE PEDIATRA SE MATA NA CADEIA

O detento Gilvan Cleucio de Assis, 39 anos, réu confesso do assassinato da médica pediatra Rita de Cássia Tavares Martinez, 39, em 6 de agosto, se matou ontem (4) á tarde, usando corda de lençóis na Delegacia de Homicídios, onde aguardava a conclusão do inquérito policial. O corpo de Gilvan foi encontrado por volta das 23h50min. Segundo a polícia, o assassino da médica amarrou a “teresa" na parte superior da cela e se jogou do beliche. Ele ocupava uma cela com mais três presos, dentre eles José Cardoso dos Santos, acusado de envolvimento no assassinato do ex-deputado Maurício Cotrin que alegou que quando acordou Gilvan já estava morto. Ontem pela manhã, Gilvan Cleucio, que cumpria pena por vários estupros, participou da reconstituição do assassinato da médica Rita de Cássia. Ele a matou depois de sequestra-la, junto com sua filha de um ano e oito meses, no estacionamento do Shopping Iguatemi, em Salvador. Ele mostrou como foi seu contato inicial com Rita. Em seguida, saiu dirigindo o carro da vítima em direção a Santo Amaro. No dia do assassinato Rita foi encontrada em uma fazenda perto do município. A criança foi localizada dormindo dentro do carro à margem da BR-324 e não sofreu nenhum ferimento. A delegada de Homicídios, Andréa Ribeiro, disse que Gilvan não soube detalhar alguns momentos do crime, mas a reconstituição serviu para reforçar sua culpa no caso. "É mais uma prova técnica que iremos juntar às demais que coletamos

sexta-feira, 4 de setembro de 2009


PF apreende pasta base de cocaína. O destino: Itabuna

Agentes da Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus efetuaram a prisão em flagrante de um traficante que tinha em seu poder mais de dez quilos de pasta base de cocaína.


A pasta base, ou cocaína pura, é a matéria prima da droga que chega ao consumidor final. Um quilo deste entorpecente pode originar de 3 a 5 quilos de cocaína, de acordo com o grau de sua pureza.


Partindo de uma denúncia, os policiais montaram barreira às margens da BR-101, no município de Buerarema, e interceptaram o veículo dirigido por D.L.A., onde estava uma sacola com os 10 (dez) tabletes da droga. Segundo o próprio traficante, ele teria recebido a cocaína em São José da Vitória e a levaria até a cidade de Itabuna.


Após ser encaminhado ao presídio, D.L.A., que já foi condenado anteriormente por tráfico e tentativa de homicídio, ficará a disposição da Justiça. Ele foi indiciado com base na Lei n° 11.343/06 (Lei de Tóxicos), que prevê penas de até quinze anos de reclusão.

MUDANÇA DE RUMO !!


fonte: blogdosgusmão

POLÍTICA ILHEUS - EDINHO DO GÁS INVESTIGA DENUNCIAS

VEREADOR FISCALIZA RECADASTRAMENTO DE IDOSOS

ASCOM: câmara de vereadores de Ilhéus.

dinhogasNo início da tarde do dia 03 de setembro, o vereador Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), vice-presidente da mesa diretora, esteve no Sistema Inteligente de Transporte (SIT), a fim de averiguar diversas denúncias sobre as péssimas condições de atendimento aos idosos e deficientes que vão até a localidade para fazer o recadastramento anual.

Há poucos dias, o Programa Câmara em Ação recebeu de ouvintes diversas denúncias sobre o recadastramento de idosos e deficientes, e também da exigência de apresentar qualquer documento de identidade que comprove parentesco no momento da compra de créditos. A denúncia foi levada à Ouvidoria da Câmara, chegou aos ouvidos do vereador Dinho Gás e o levou a averiguar pessoalmente as denúncias.

JUSTIÇA PARA TODOS!!!

JUSTIÇA ACATA DENÚNCIA DE HOMICÍDIO CONTRA CARLI



Ex-deputado é acusado de matar dois jovens quando dirigia bêbado

A Justiça do Paraná acatou nesta sexta-feira (4) a denúncia do Ministério Público (MP-PR) contra o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB). Ele é acusado por duplo homicídio qualificado por dirigir embriagado na noite do último dia 7 de maio e provocar a morte dos jovens Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo de Almeida, cujo carro onde estavam foi atingido pelo veículo desgovernado conduzido pelo parlamentar. Conforme a promotoria, além de bêbado, ele estava com a carteira suspensa e dirigia em alta velocidade. Depois de sair do hospital, sem grandes sequelas de saúde derivadas do acidente que provocou, o político renunciou ao mandato.

Com informações do G1

RECONSTITUIÇÃO DA MORTE DA PEDIATRA

ASSASSINO PARTICIPA DE RECONSTITUIÇÃO


Estrada em que a médica foi deixada pelo assassino
Estrada em que a médica foi deixada pelo assassino
Arestides Baptista | Agência A Tarde
Arestides Baptista | Agência A Tarde
Polícia reconstituiu abordagem no estacionamento do shopping Iguatemi
Polícia reconstituiu abordagem no estacionamento do shopping Iguatemi
Arestides Baptista | Agência A Tarde
Carro da médica morta foi usado no procedimento
Carro da médica morta foi usado no procedimento


Terminou por volta das 10h desta sexta-feira, 4, a reconstituição do assassinato da médica Rita de Cássia Tavares, morta no dia 6 de agosto, depois de sequestrada junto com sua filha de um ano e oito meses no estacionamento do Shopping Iguatemi, em Salvador. O procedimento durou cinco horas. O réu confesso do crime, interno da Colônia Penal Lafayete Coutinho, Gilvan Cleucio de Assis, refez os passos desde o momento em que abordou a vítima até a hora que abandonou o carro com a criança na BR-324.


Cercado por policiais, Gilvan mostrou como foi seu contato inicial com Rita. Em seguida, saiu dirigindo o carro da vítima em direção a Santo Amaro. No dia do assassinato, Rita foi encontrada em uma fazenda perto do município. A criança foi localizada dormindo dentro do carro à margem da BR-324 e não sofreu nenhum ferimento.


De acordo com a titular da Delegacia de Homicídios, Andrea Ribeiro, Gilvan não soube detalhar alguns momentos do crime, mas a reconstituição serviu para reforçar sua culpa no caso. "É mais uma prova técnica que iremos juntar às demais que coletamos", completou.


*Com informações de Danile Rebouças, do A TARDE

BRASIL E ARGENTINA JOGAM AMANHÃ

Brasil faz treino animado após driblar veto da AFA


Em seu único treino em solo argentino, a Seleção Brasileira fez um rachão animado no estádio Gigante de Arroyito. Os jogadores demonstraram bastante descontração, mesmo estando na véspera do clássico contra a Argentina. Os trabalhos duraram apenas 50 minutos, com a intenção de não desgastar o gramado.

A Associação do Futebol Argentino (AFA) havia vetado o treino no Gigante de Arroyito, do Rosario Central, para preservar o campo. Porém, como o treinamento já estava previsto para a arena, Dunga pediu que a CBF interviesse no caso e a AFA voltou atrás em seu veto.

Caso a organização não tivesse liberado o uso do estádio, a Seleção teria duas opções: não treinar na Argentina ou fazer seus trabalhos no estádio Coloso del Parque, do Newell's Old Boys.

A seleção argentina ainda não está em Rosário. Os comandados de Diego Maradona realizaram treino em Buenos Aires, e viajarão na noite desta sexta-feira. Em Rosário, farão apenas um reconhecimento do gramado do Gigante de Arroyito.

Brasil e Argentina se enfrentam amanhã, às 21h30 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Em caso de derrota, os argentinos podem ficar fora do Mundial da África do Sul.

PONTO DE DROGAS FECHADO NA MANGABINHA


Vários policiais civis de Itabuna conseguiram fechar uma suposta boca de fumo no bairro Mangabinha, por volta das 16 horas desta sexta-feira, 4. No local, foram apreendidos quase 3 kg de drogas, entre cocaína e crack.
O dono da casa identificado como Adelson Pereira, de 32 anos, não foi encontrado no local, segundo informações o mesmo conseguiu antevir a ação da polícia e evadiu-se do local deixando para trás uma grande quantidade de entorpecentes que foi apreendida pela polícial.
Os policiais apreenderam vários objetos pertencentes aos criminosos e que foram adquiridos com a venda da droga, são eles: carros, motos e televisores. A polícia já vem fazendo um trabalho de monitoramento do tráfico de drogas em Itabuna e segundo informações a previsão é do fechamento de 4 importantes braços do tráfico em Itabuna e a prisão dos líderes do tráfico.

EX DETENTO ASSASSINADO NO ANTIQUE


Jefferson Novais Sousa, o "Jerfinho", de 20 anos, não durou três semanas fora da cadeia, foi logo executado a tiros há poucos instantes na Praça do bairro Antique, em Itabuna. Segundo o perito Paulo Libório, a vítima pode ter sido alvejada quatro vezes, dois dos tiros atingiram a cabeça do rapaz, ninguém sabe de nada, ningúem viu nada, a velha lei do silêncio impera no bairro, os moradores temem represálias por parte dos execultores do jovem assassinado.
Portanto mais um crime em Itabuna aumenta assim a estatística da violência na Bahia e pelo que tudo indica Itabuna poderá se tornar uma das mais violentas de todo estado. A pergunta que fica no ar, o que se pode fazer para conter a violência? ou o que não está sendo feito para reprimir a criminalidade? são perguntas que os alunos da Faculdade de Jornalismo da Unime nos pediram para postar neste blog, portanto atendendo a democracia popular. Resta a polícia militar de Itabuna se manifestar e tentar explicar o aumento no índice da violência e dos assaltos ocorridos em Itabuna.
.

EX VEREADOR CÉSAR BRANDÃO HOMENAGEM NO LIONS CLUB


O EX VEREADOR CÉSAR BRANDÃO ESTEVE EM HOMENAGEM NO LIONS CLUB INTERNACIONAL EM ILHEUS ONDE PARTICIPOU DE UMA SOLENIDADE COM EX GOVERNADORES DO LIONS CLUB INTERNATIONAL. NA OPORTUNIDADE TODOS OS PRESENTES FORAM UNÂNIMES EM PARABENIZAR A POSSÍVEL CANDIDATURA DE CÉSAR BRANDÃO À CÃMARA DOS DEPUTADOS.
A AGENDA DE CÉSAR BRANDÃO ESTÁ MUITO BEM ARTICULADA PARA ESTE FIM DE SEMANA, ONDE ESTARÁ VISITANDO OS MUNICÍPIOS DE ITUBERÁ, CAMAMU, VALENÇA E CIDADES ADJACENTES REVENDO VELHOS AMIGOS E COMPANHEIROS DA POLÍTICA.
LEMBRANDO QUE A FAVOR DE CÉSAR BRANDÃO CONTA UMA VASTA FICHA DE SERVIÇOS PRESTADOS À COMUNIDADE ITABUNENSE E REGIÃO DO CACAU.

CRIME NA CÂMARA DE VEREADORES


ROSE CASTRO DIZ QUE SUA ASSINATURA FOI FALSIFICADA

Um verdadeiro bafafá aconteceu hoje à tarde na Câmara de Vereadores de Itabuna, quando foi levado ao plenário o decreto de Roberto de Souza para derrubar o reajuste das contas de água da Emasa.

Como se sabe, o decreto municipal foi publicado em 5 de junho, determinando a incidência do aumento de 9% a partir dia 1º de julho. Acontece que a lei 2.013/06 exige comunicação prévia de 30 dias, requisito que não foi cumprido pelo governo.

Roberto de Souza exigiu a anulação do aumento, enquanto a Prefeitura se propôs a reconhecer o erro em nota pública, mas somente ressarcir os usuários por cinco dias de contas mais salgadas.

O conserto meia-boca não satisfez o vereador, que optou por levar sua proposta de revogação ao plenário. Mas na hora da votação, o líder do governo apresentou uma emenda que validava parcialmente o aumento, dando aquele desconto de cinco dias.

A emenda trazia nove assinaturas (só não assinaram Roberto de Souza, Ricardo Bacelar, Wenceslau Júnior e Claudevane Leite). Acontece que, logo após a sessão, a vereadora Rose Castro foi pra cima de Gramacho, afirmando que não havia assinado a emenda e que seu autógrafo foi aposto por um falsário.

Os ânimos se exaltaram, houve bate-boca e, em função da emenda apresentada, o decreto foi reencaminhado às comissões técnicas. Roberto de Souza disse que, mesmo que o rolo-compressor do governo funcione, ele vai ao Ministério Público na tentativa de derrubar o aumento.

(PIMENTANA MUQUECA)

RADIO DIFUSORA A TODO VAPOR

Torre da Rádio Difusora no lugar

Após dias funcionando com uma antena improvisada, a Rádio Difusora de Itabuna deve ter seu som restabelecido neste final de semana. A diretora da 640 KHZ (AM) Joelma Teles Barreto informou para nossa reportagem que durante o período que a torre ficou quebrada não foram medidos esforços para recuperar o som forte e cristalino da RD. Os técnicos Domingo Silva (Domingão), José Carlos (Motozinho) e Julio Lourenço de Ilhéus, vêm trabalhando dia e noite para colocar a emissora no AR.

Equipe de jornalismo, visitou o Parque de Transmissão nesta sexta-feira, 4, e constatou a veracidade da informação. Na foto acima, o retrato de verdadeiros profissionais que, literalmente não tem medo de altura. De acordo com Cláudio Roberto, coordenador técnico da emissora, ainda nesse final de semana é possível que, a população volte a ouvir o bom som e a qualidade do jornalismo esportivo da Difusora
.
FONTE:XILINDRO

SAÚDE x GREVE

SUB-SECRETÁRIO DE SAÚDE EVITA A GREVE DOS MÉDICOS

O mais novo secretario adjunto Leonardo Soussa ex. Policlínica já teve a primeira vitoria na secretaria. Hoje atarde ficou marcada uma reunião com as autoridades competentes as 16 horas no auditório do antigo SESP e vieira não foi e sim Léo, com uma conversa franca, aberta, e transparente Leonardo conseguiu convencer a classe dos médicos a não fazerem greve...
Parabéns!.

AVANÇO NA VACINA CONTRA VÍRUS HIV


Um "ponto fraco" do vírus HIV comum a muitas de suas linhagens foi descoberto por pesquisadores norte-americanos, que publicaram o resultado em artigo na revista "Science" desta quinta-feira (3).

Trata-se de um canal para afetar o vírus por meio de anticorpos recém-encontrados, o que pode levar a uma potente vacina contra a Aids. A grande dificuldade apontada para esta busca é a rápida mutação do vírus. Isso impede que o sistema imunológico e seus anticorpos possa detectá-lo normalmente.

De acordo com Wayne Koff, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento na Iniciativa Internacional pela Vacina contra a Aids, em Nova York, o importante é saber para que alvo apontar.

Os testes de laboratório mostraram que os novos anticorpos conseguem afetar muito mais variantes e linhagens do HIV que o usual, o que dá aos pacientes potencialmente proteção tanto contra novos variantes com os quais estão infectados quanto contra quaisquer novos mutantes do vírus que sejam desenvolvidos em seus corpos.

O grupo de pesquisadores liderados por Dennis Burton, da Scripps Research Institute, na Califórnia, analisou o sangue de 1.800 indivíduos para checar seus anticorpos.

Eles descobriram que cerca de 10% dessas pessoas tinham o que foi chamado de "anticorpos amplamente neutralizantes", que poderiam reconhecer múltiplas linhagens do HIV. A partir deste material, os cientistas puderam chegar a dois anticorpos extremamente potentes, ambos de um doador africano.

CASO COTRIM - MISTÉRIO E INTRIGAS

“Roque”: Homem que chegou a ser apontado como pistoleiro que matou Cotrim é solto


Fábio Alves dos Santos, o “Roque”, 31 anos, que foi apontado inicialmente como o executor do ex-deputado Maurício Cotrim Guimarães, preso no início da madrugada de segunda-feira do dia 30 de setembro de 2008, no distrito de Vista Alegre do Abunã, localizado na divisa dos estados de Rondônia e Acre, até o final da manhã desta última quarta-feira (02/09), permanecia detido no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.
Como as investigações da força tarefa comandada pelo delegado Moisés Damasceno, apontaram para uma outra direção, o advogado de “Roque”, Dr. Gean Prates, impetrou um pedido de relaxamento de prisão na justiça de Itamaraju.
E no final da tarde desta quarta-feira (02) o juiz titular da Vara Crime da Comarca de Itamaraju, Rodrigo Quadros de Carvalho, concedeu o alvará de soltura e colocou Fábio Alves dos Santos, o “Roque”, em liberdade.
Apesar da liberdade, a polícia ainda investiga como a arma que teria sido usada para assassinar Cotrim, foi parar num sítio localizado nas proximidades do distrito de Corumbau, município do Prado, propriedade rural que seria de “Roque”. Esta arma foi apreendida com José Dias de Moura, de 78 anos, que tomava conta do sítio. O idoso negou que arma fora de “Roque” e disse que a possuía há dois anos e nunca a tinha emprestado.
A perícia de balística foi realizada em Salvador, onde teria sido constatado que o revólver apreendido com o Idoso teria sido utilizado para matar o ex-deputado Mauricio Cotrim. Foram feitos exames comparativos entre a arma e os projéteis retirados do corpo da vítima.
Teixeira News

RELAÇÃO DO GOVERNO COM SERVIDORES TEM SIDO AVALIADA COMO BOA

Governo explica reajustes na Saúde

Antonio Vieira

Crédito: Ascom

O secretário da Saúde, Antônio Vieira, contestou as informações do médico Antônio Theobaldo Araújo de que os profissionais do setor estão sem reajustes salariais há dez anos. Em abril de 2008, ainda na gestão passada, o piso dos médicos, odontólogos e enfermeiros foi elevado para R$ 742,05, por 20 horas semanais. No mesmo ano, o piso dos profissionais da área da saúde foi elevado para R$ 1.600,00, para 20 horas semanais, remuneração anunciada inclusive aos participantes dos concursos públicos promovidos pela Prefeitura de Itabuna. Agora em 2009, na gestão do prefeito Capitão Azevedo, foi concedido um novo reajuste de 6,9%, que elevou os salários básicos para R$ 1.710,40.

Segundo Vieira, recentemente foi encaminhada para a Procuradoria Geral do Município um projeto que estabelece gratificação aos prestadores de serviços da área da saúde. A proposta será depois apresentada ao prefeito Capitão Azevedo para apreciação da sua viabilidade econômica, o que poderá significar melhorias futuras para os profissionais que atuam na linha de frente de atendimento à população.

Vieira reconhece que o governo municipal vem cumprindo o que determina a legislação com relação à política de salários base para o setor. “Embora os salários ainda sejam baixos, as melhorias dependem da própria disponibilidade de recursos do município, que trabalha com um orçamento limitado e que apresentou variações ao longo dos últimos anos, inclusive com a queda do FPM”, ressalva o secretário.

O subprocurador-geral do município, José Augusto Ferreira Filho, explica que a partir de 2007 foram realizados três reajustes para os profissionais que atuam na saúde. “Sabemos que o salário base ainda não é ideal, mas a maioria dos profissionais lotados nos postos de saúde, no PSF e Samu recebe um acréscimo de gratificação por produtividade, o que em muitos casos faz dobrar o salário base”, destaca.

O subprocurador-geral ressalta também que a relação do governo do Capitão Azevedo com os servidores municipais, inclusive da área da saúde, tem sido tranquila e respeitosa. O resultado é uma negociação aberta permanentemente com o Sindicato dos Servidores Municipais e o cumprimento de todos os acordos firmados

Arquivo do blog