sábado, 26 de fevereiro de 2011

PSC FECHARÁ COM WAGNER


Da Tribuna

A expectativa é que o PSC deva ingressar de forma oficial na base do governo Jaques Wagner (PT) logo após o carnaval. Segundo o presidente estadual da legenda, Eliel Santana, as negociações estão caminhando de forma positiva e a tendência é que o martelo seja batido após a festa de Momo.

“O governador já externou de forma clara sua vontade de ter o PSC em sua base. Nós já sentamos à mesa com o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa. No último encontro, inclusive, apresentamos o líder do nosso bloco (PSC/PTN), Targino Machado e agora nos resta aguardar um posicionamento do governo. Mas, posso assegurar que tudo caminha bem, de forma equilibrada e que isso deve acontecer o quanto antes”, destacou.

PREFEITO DE ILHEUS JÁ ENXERGA A TÁBUA DE GRAXA


O ex-jogador de futebol Aldair, campeão mundial em 1994 pela Seleção Brasileira, pode entrar na política. Ilheense criado no Banco da Vitória, ele avalia a possibilidade de se candidatar ao comando do Palácio Paranaguá em 2012.

Aldair pretende seguir seus companheiros de seleção, Bebeto (deputado estadual) e Romário (deputado federal), vitoriosos nas urnas em 2010.

Familiares do “zagueirão” conversam com o PTN.

SE CUIDA NEWTON LIMA... ILHEUS ESTÁ ENTREGUE AS BARATAS...É COMO UMA CRIANÇA PRECISANDO DE UM PAI

UM DIRETOR QUE FAZ A DUFERENÇA


O diretor do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde de Itabuna, Tiago Domingos, entrou em contato com um blog para esclarecer a situação do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano.

Mais cedo, o blog publicou nota informando que o Creadh havia fechado devido à falta de segurança. Porém, de acordo com o diretor, a instituição funcionou normalmente nesta sexta-feira, das 6h30min às 17 horas, interrompendo as atividades somente do meio-dia às 13h para que os funcionários fossem almoçar.

Domingos também esclareceu que o assalto ocorrido no Creadh foi há cerca de 15 dias, quando roubaram um botijão. “Normalmente os funcionários almoçam no próprio centro, mas a falta do botijão impediu o preparo das refeições”, explicou. A situação, de acordo com o responsável pelo departamento, será resolvida nos próximos dias.

O diretor também disse que dois guardas municipais se revezam na segurança do Creadh e que, a partir da próxima semana, o centro passará por uma reforma, que vai incluir a instalação de grades para melhorar a segurança.

Informações do pimenta

REVISTA DENUNCIA: ITABUNA SEM SEGURANÇA


Um comerciante do bairro Santo Antônio, em Itabuna, traz na memória o desgosto de ter sido assaltado nada menos que 20 vezes. Este “cliente preferencial” dos amigos do alheio é o principal personagem da matéria especial da revista Contudo, que circula neste sábado, 26.

A publicação enfoca a criminalidade que assola Itabuna, onde os assaltos se sucedem em vários bairros sem que os autores sejam identificados. A vítima “recordista” do Santo Antônio, por exemplo, jamais soube que algum de seus algozes tenha sido preso.

Na mesma matéria, a Contudo destaca os números do Mapa da Violência, que coloca Itabuna como uma das três cidades brasileiras onde mais se cometem homicídios contra jovens de 15 a 24 anos.

PROTESTO E POLÍCIA EM ITABUNA


O Sindicacau realizou um ato de protesto com apoio do Sindicato dos Comerciários de Itabuna da CTB Regional Sul da Bahia e do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, nesta sexta feira (25), na Inaceres, Indústria de beneficiamento de Palmito instalada em Uruçuca, pertencente ao grupo Agroceres e que tem como data base 1º de outubro. O motivo do protesto foi impasse nas negociações que se arrastam desde de setembro do ano passado. O sindicato e a empresa estiveram reunidos no ultimo dia 10 de fevereiro de 2010, na sede da Procuradoria do Trabalho em Itabuna onde, com a presença da procuradora do trabalho, Drª Claudia de Mendonça Braga Soares, a empresa informou que nâo tinha mais nenhuma proposta, apesar de o sindicato apresentar varias contra propostas. O Sindicacau espera que a empresa volte a mesa de negociação pois, caso contrario, seguirá todos os trâmites legais para iniciar uma greve por tempo indeterminado.
Com o crescimento do movimento, a Inaceres tentou coibir a protesto a qualquer custo. Uma das estratégias foi chamar a Polícia Militar, que não intimidou os trabalhadores que ficaram até o final do protesto.

BAGUNÇA NOSSO DO DIA A DIA


Insatisfeitos com a privatização dos cartórios extrajudiciais e as condições de trabalho, funcionários dos 1.400 cartórios extrajudiciais do estado farão uma paralisaçãode 24 horas nessa segunda-feira, dia 28. A decisão foi informada ontem à imprensa, durante coletiva na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia(Sinpojud), em Nazaré.
A assessoria de comunicação do sindicato informou em nota que “a medida é pela dignidadedo servidor e melhores condições de trabalho para oferecer à população um serviço de qualidade”. De acordo com os sindicalistas, o projeto de privatização já encaminhado à Assembleia Legislativa não foi apreciado pela categoria e alguns pontos não foram discutidos, como a forma de administração dos cartórios.
Com a privatização, os titulares correm o risco de deixar seus cargos. Outro ponto é a discussão sobre as reformas estruturais dos cartórios, que devem ficar paradas até a privatização. Em algumas unidades, apenas dois funcionários chegam a atender 500 pessoas por dia.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PM IDENTIFICA ASSASSINOS DE AGENTE DE SAÚDE


EUNÁPOLIS - Já foram identificadas as duas pessoas suspeitas de terem matado, em um assalto, o agente de saúde Micaias Araujo do Santos. O servidor da prefeitura de Eunápolis, que tinha 24 anos, foi morto com três tiros, na noite de quarta-feira (23), na porta de sua casa, no bairro Gusmão.


O delegado da Furtos e Roubos, Cícero Daniel Feitosa, afirmou ao RADAR64, na manhã desta sexta (25), que os dois ainda estão foragidos, mas já foram apreendidas a motocicleta que teria sido empregada no crime, bem com os capacetes e as roupas que um deles usava.

Ainda de acordo com o delegado, o caso começou a ter desfecho após a identificação do proprietário da motocicleta Honda Fan, cor preta, usada no assalto.

O proprietário, em interrogatório, falou que alugou o veículo para um adolescente de 16 anos e para Jéferson Lima do Nascimento, 19 anos, mais conhecido como 'Fiviu', a menos de duas horas do crime.

A pessoa que emprestou um dos capacetes também já foi identificada e prestou depoimento. O dono da moto, que não teve o nome divulgado, falou que achou estranhou a demora dos dois em devolver a moto. Ao localizá-los no bairro Pequi, na mesma noite, notou que eles estavam nervosos.

O Serviço de Investigação da Polícia Civil foi até as casas dos suspeitos do homicídio, nos bairros Pequi e Minas Gerais. Na residência de Jéferson foram encontrados os dois capacetes, bem como as roupas que ele usava no dia do assassinato, também descritas por testemunhas.

Os policiais disseram que o adolescente conseguiu fugir de sua casa, ao perceber a aproximação dos agentes. Ele pulou um muro, que tem cacos de vidros, e pode ter cortado as mãos.

Jéferson e o adolescente já têm passagem por tráfico de drogas e assalto a mão armada e no dia do crime poderiam estar drogas. O agente de saúde não reagiu, mesmo assim foi baleado. Em novembro do ano passado, o adolescente foi apreendido pelo PEOT apósassalto a uma farmácia.

LADRÕES FAZEM A FARRA NO SUL DA BAHIA


De forma silenciosa, e à noite, os bandidos conseguiram quebrar o visor dos terminais eletrônicos, conectar um computador “chupa-cabra”, que puxou as informações e permitiu aos bandidos esvaziar os caixas, sem invasão contas de clientes. Foram furtados R$ 58 mil em Uruçuca e R$ 100 mil em Ubaitaba. Suspeita-se que a quadrilha seja de fora da Bahia.

Às 13h55min – Há pouco, o blog conseguiu falar com o delegado de Uruçuca, Humberto Matos. Segundo ele, os roubos às duas agências ocorreram em um mesmo dia e foram praticados por um mesmo grupo.

O delegado foi designado para as investigações tanto em Uruçuca como em Ubaitaba. Segundo ele, várias pessoas já foram presas por assaltos a terminais utilizando chupa-cabra na Bahia. Ele não soube precisar se são as mesmas pessoas, mas confirmou as suspeitas de que se tratam de assaltantes de fora do estado.

A ação dos bandidos começam quando as agências estão próximas de fechar o atendimento em caixas. Eles colocam papéis ou objetos que impeçam o fechamento das agências e atacam na madrugada.

pimentablog


ALEMÃO LEVA 52 FACADAS E MORRE



Na tarde de ontem, policiais civis de Itamaraju, prenderam Edgar Jesus da Silva, conhecido por Enceradeira, 33 anos, e Marilene de Jesus da Silva, conhecida por Leninha, 29 anos, ambos moradores do bairro Jaqueira, acusados de matarem Joselito Soares Alvarenga, conhecido por Alemão, 48 anos, com 52 facadas.
A Polícia Civil e Polícia Militar foram acionadas por volta das 15 horas, quando constataram que havia um homem morto no bairro Jaqueira, Alemão, e encontraram Leninha, em posse de uma faca, tipo peixeira.
Edgar, irmão de Marilene, alega não ter participado do crime, contando que, Alemão no dia anterior, 23 de fevereiro, quarta-feira, proferira ameaças de morte contra sua irmã, repetindo o mesmo comportamento nesta tarde, Edgar perdeu o controle e deu uma paulada na cabeça da vítima, em defesa da irmã.

E O MINISTÉRIO PÚBLICO ? POR ONDE ANDARÁS ?


Atingido por uma denúncia de fraude em processos licitatórios, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Dinho Gás, juntamente com outros vereadores do bloco de oposição, ainda não conseguiu esclarecer como os nomes de empresas que venceram os certames foram publicados antecipadamente em um jornal local.

Em vez de explicar, o presidente decidiu adivinhar de onde partiram as informações sobre a maracutaia armada no legislativo e a suspeita recaiu sobre o secretário de Governo Alcides Kruschewsky.

Indignados com o suposto “denunciante”, os suspeitos de envolvimento com a fraude prepararam o contra-ataque. Que virá em forma de um panfleto com gosto de gás e dardos inflamados contra Kruschewsky.

Ocorre que o panfleto vazou antes de chegar às ruas e já se sabe quem encomendou a peça. Esta tem as mesmas digitais que se encontram nos editais de licitação feitos sob medida na Câmara.

pimentablog

O INTRIGANTE ASSALTO NA CAMPANHA DE 2002

Marival Guedes | marivalguedes@yahoo.com.br

Os brutos também choram. Leonelli, apesar de toda a brutalidade política, não conteve as lágrimas ao ouvir de um correligionário que aquilo era “armação”.

Começo pelo cenário político baiano na época: em abril o vice-governador Otto Alencar tomou posse substituindo César Borges, que renunciou para candidatar-se ao senado. Antônio Carlos Magalhães estava desempregado. Renunciou ao mandato por causa da sua estripulia no Senado, a fraude no painel de votação. Candidatou-se novamente.

O PSB lançou Itaberaba Lyra ao governo, Ruy Corrêa (Senado), Domingos Leonelli (deputado federal) e Lídice da Mata à reeleição na Assembléia Legislativa. Anthony Garotinho (PSB) era candidato à presidência da República e precisava de um palanque na Bahia, por isso entrou em contato com o presidente da legenda Domingos Leonelli.

O ASSALTO

Depois de combinar por telefone com Garotinho, Leonelli voou ao Rio para buscar a primeira parcela do dinheiro da campanha. No retorno, pegou seu carro, foi à casa de uma amiga com a pasta com o dinheiro debaixo do banco e, em seguida, para sua residência no Rio Vermelho. Lá estavam, dentre outras pessoas, a deputada Lídice da Mata e Geovan, do PSB de Vitória da Conquista. Quando acabou de entrar , um grupo invadiu a casa e anunciou o assalto, levando toda a grana.

Os brutos também choram. Leonelli, apesar de toda a brutalidade política, não conteve as lágrimas ao ouvir de um correligionário que aquilo era “armação”. A hipótese foi rechaçada pela direção do partido. Ele concedeu entrevistas e o fato foi noticiado pelos principais veículos de comunicação.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES

Lula foi eleito presidente, Paulo Souto derrotou Jaques Wagner, Antônio Carlos e César Borges se elegeram, Lídice da Mata se reelegeu e Leonelli não conquistou a cadeira na Câmara. O advogado itabunense Ruy Corrêa obteve 85 mil votos, ficando em quinto lugar entre os nove candidatos ao senado.

QUESTÕES INTRIGANTES

Os ladrões nunca foram descobertos e alguns fatos chamaram a atenção. Por exemplo, eles entraram perguntando onde estava a pasta com o dinheiro. Logo após o assalto, Leonelli declarou nas entrevistas que a pasta tinha dez mil reais. Os jornais A Tarde eTribuna da Bahia e outros veículos publicaram esta versão. Mas o Correio da Bahiapublicou 190 mil. Chegou bem próximo. Na verdade havia 210 mil reais.

2002 foi um ano “quente” na política baiana. De março a setembro, houve um festival de grampos telefônicos clandestinos. O esquema era operado por pessoas da Secretaria de Segurança Pública. Foram grampeados 190 números de telefones dos desafetos de Antônio Carlos Magalhães.

Marival Guedes é jornalista

CORONEL SANTANA PRESIDE SESSÃO LEGISLATIVA


O deputado estadual coronel Gilberto Santana (PTN) presidiu hoje, pela primeira vez, a sessão da Assembléia Legislativa, em substituição ao presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT) que precisou se ausentar dos trabalhos do plenário.
.
Coronel Gilberto Santana foi também o primeiro parlamentar novato da atual legislatura a assumir a presidência dos trabalhos legislativos. “Essa é uma responsabilidade muito grande, pois estamos representando a região Sul e Extremo Sul na presidência da Casa. Esse é um momento importante neste início de legislatura”, afirmou o deputado Gilberto Santana

POLÍCIA LEVA BLOGUEIRO NA MARRA PARA DELEGACIA


Na manhã dessa última quinta-feira agentes da Polícia Civil de Buerarema estiveram na residência do jornalista Ednei Bonfim. Os agentes foram cumprir uma condução coercitiva (quando o suspeito é forçado a ir à delegacia para depor).
.
O delegado Pedro Emílio Shaoui tinha mandado várias intimações para Ednei ir depor na delegacia, mas ele nunca compareceu. Em função disso foi tomada essa decisão.
.
Este blogueiro manteve contato com um agente da Civil de Buerarema, e o mesmo relatou que em tese Ednei vai apenas depor.

COM MOACYR FORA A AMURC RESPIRA ALIVIADA

O presidente da AMURC, Cláudio Dourado (PTB), já escolheu o novo diretor executivo da entidade. Trata-se de Luciano Veiga, o mesmo é oriundo de Ibicuí e a sua família faz parte do grupo político do prefeito Cláudio Dourado.
.
Já o ex-diretor Josias Miguel continua com prestígio na entidade, segundo informações, ele ficou responsável pela parte de publicidade da AMURC.


PREFEITO SAI DA CIDADE ESCOLTADO PELA PM


O prefeito Ramiro Queiroz (PR) deixou Valença, ontem à noite, após uma onda de protestos, destruição de prédios públicos e saques a empresas. Ele saiu escoltado da cidade e viajou para a capital baiana, Salvador, informa o site G1. A saída foi recomendada pela polícia, segundo o prefeito.

- Fui escoltado até o ferry boat, de onde segui para Salvador, por orientação da polícia. Minha casa é muito simples, sem muros, e fica muito exposta. Minha família ficaria suscetível”.

O protesto popular começou na tarde de quinta-feira. Segundo a polícia, moradores estariam insatisfeiros com o alto índice de violência na cidade e com a demora na liberação do corpo de um jovem vítima de latrocínio. Durante a manifestação, moradores depredaram a Câmara de Vereadores, a Prefeitura e pelo menos 12 estabelecimentos comerciais da cidade.


O SUJO NÃO, E O MAL LAVADO ?


O ex-vereador Emanoel Acilino, do PT de Itabuna, volta ao noticiário político depois de ter sido “chamado para a briga” pelo atual presidente da Câmara Municipal, Ruy Machado (PRP).

À época em que presidiu a Câmara, o petista devolveu R$ 1,1 milhão ao Executivo, em dois anos sucessivos. A recomendação ao então prefeito Geraldo Simões era para que os recursos fossem utilizados na construção de creches, mas isso não ocorreu.

Em entrevista concedida ao programa Ponto 4 (Rádio Nacional), Ruy Machado cutucou o ex-vereador, afirmando que o gestor que devolve recursos não sabe administrar. Acilino, por sua vez, rebate a crítica, declarando que devolveu a verba por ser honesto e os demais assim não procedem porque costumam administrar “no vermelho”.

A polêmica continua nesta sexta-feira, 25, quando o petista será entrevistado no programa Show de Notícias, que começa às 7h da manhã, também na Rádio Nacional.

Façam suas apostas!

informações do pimenta

MORRE SOLDADO VÍTIMA DE EXPLOSÃO


A passagem pela prisão muitas vezes fecha portas para cidadãos que tentam recomeçar a vida no mercado de trabalho. Entretanto, hoje há mais vagas para presos e ex-detentos do que as que são efetivamente preenchidas. Segundo números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 2.848 vagas para esse público foram registradas desde 2009, mas apenas 445 foram aproveitadas, em torno de 15%.
Os números são do projeto Começar de Novo, instituído pelo CNJ para dar oportunidade a quem responde ou já respondeu por um crime. Criado em 2009, o projeto deixou a cargo dos tribunais e dos juízes a responsabilidade de fechar parcerias para a criação de vagas e para capacitar os detentos. O Judiciário também ficou responsável por gerir o encaminhamento dos presos para as oportunidades de trabalho.
As vagas registradas desde 2009 estão no Distrito Federal e em 18 estados, sendo que em 11 unidades federativas nenhuma foi preenchida, de um total de 1.422 vagas. As oportunidades estão distribuídas em todas as regiões do país para as mais diversas profissões, como pintor, mecânico, cozinheiro e pedreiro. Em apenas oito estados não houve criação de vagas.
Os estados que criaram mais vagas são a Bahia (956) – onde nenhuma foi preenchida até agora - e o Espírito Santo (798), que encaminhou apenas sete. Goiás é o estado em que mais postos de trabalho foram ocupados, 265 de 322. As únicos unidades da Federação com 100% de aproveitamento são a Paraíba e o Distrito Federal, com encaminhamento para todas as 43 vagas oferecidas. As informações são da Agência Brasil.

VAGAS PARA PRESOS E EX-PRESIDIÁRIOS


A passagem pela prisão muitas vezes fecha portas para cidadãos que tentam recomeçar a vida no mercado de trabalho. Entretanto, hoje há mais vagas para presos e ex-detentos do que as que são efetivamente preenchidas. Segundo números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 2.848 vagas para esse público foram registradas desde 2009, mas apenas 445 foram aproveitadas, em torno de 15%.
Os números são do projeto Começar de Novo, instituído pelo CNJ para dar oportunidade a quem responde ou já respondeu por um crime. Criado em 2009, o projeto deixou a cargo dos tribunais e dos juízes a responsabilidade de fechar parcerias para a criação de vagas e para capacitar os detentos. O Judiciário também ficou responsável por gerir o encaminhamento dos presos para as oportunidades de trabalho.
As vagas registradas desde 2009 estão no Distrito Federal e em 18 estados, sendo que em 11 unidades federativas nenhuma foi preenchida, de um total de 1.422 vagas. As oportunidades estão distribuídas em todas as regiões do país para as mais diversas profissões, como pintor, mecânico, cozinheiro e pedreiro. Em apenas oito estados não houve criação de vagas.
Os estados que criaram mais vagas são a Bahia (956) – onde nenhuma foi preenchida até agora - e o Espírito Santo (798), que encaminhou apenas sete. Goiás é o estado em que mais postos de trabalho foram ocupados, 265 de 322. As únicos unidades da Federação com 100% de aproveitamento são a Paraíba e o Distrito Federal, com encaminhamento para todas as 43 vagas oferecidas. As informações são da Agência Brasil.

A SAÚDE DE ITABUNA CONTINUA NA MESMA


Valença- Marildo Teles Nascimento, 25, morreu com um tiro no rosto dentro de sua residência, depois de entrar em luta corporal com um ladrão que invadiu sua casa durante a madrugada para roubar.
Segundo ocorrência policial, o crime ocorreu por volta das 3h da madrugada, na Rua Maria Alice, Bolívia. Marildo estava em casa com sua esposa e filho e acordou com um marginal dentro do seu quarto para defender sua família reagiu e foi baleado no rosto, morrendo na hora.
Marildo era funcionário da Astram ( Associação de Transportes Marítimos de Valença)

JOVEM MORRE AO DEFENDER A FAMÍLIA


Valença- Marildo Teles Nascimento, 25, morreu com um tiro no rosto dentro de sua residência, depois de entrar em luta corporal com um ladrão que invadiu sua casa durante a madrugada para roubar.
Segundo ocorrência policial, o crime ocorreu por volta das 3h da madrugada, na Rua Maria Alice, Bolívia. Marildo estava em casa com sua esposa e filho e acordou com um marginal dentro do seu quarto para defender sua família reagiu e foi baleado no rosto, morrendo na hora.
Marildo era funcionário da Astram ( Associação de Transportes Marítimos de Valença)

ARRANCOU OS DENTES DA MULHER NO MURRO

José Carlos Oliveira Soares, 41 anos, morador do Caminho 7, nº 55, Loteamento Gegéu Rocha no bairro Fonseca, foi preso na madrugada desta sexta feira (25), depois de agredir sua esposa, Lilian Castro de Araujo. Bêbado, ele deu um murro na boca de Lilian, quebrando dois dentes. Na delegacia, ele ainda fez piada com a situação. Disse que os dentes dela estavam podres.
Agora ele pede que a esposa arrume R$ 400 reais para pagar a fiança, caso contrário vai para o presídio, autuado na Lei Maria da Penha.
Lílian foi orientada por vizinhos a utilizar esse dinheiro para consertar os dentes.

Tiroteio no S. Antonio
Dois homens sairam feridos, após tiroteio ontem à noite no bairro Santo Antonio. Apesar dos ferimentos, a dupla não procurou socorro médico. Segundo populares, eles devem ter seguido para uma cidade vizinha para serem atendidos.

ITABUNA TEM BRONZE EM RANKING NACIONAL

Itabuna já é a terceira cidade mais violenta do país, segundo o novo Mapa da Violência, feito pelo pesquisador Júlio Jacobo, do Instituto Sangari e do Ministério da Justiça.
O relatório mostrou que, em apenas um ano, o município saltou da 11ª para a 3ª posição, considerado o número de homicídios entre jovens na faixa de 15 a 24 anos em 2008. Foram registrados 92 assassinatos entre esses jovens.
Maceió (AL) lidera o ranking de mortes violentas na mesma faixa etária, seguido pela cidade de Serra (ES). O mapa mostra também em destaque as cidades baianas de Simões Filho em 5º, Lauro de Freitas, em 9º e Porto Seguro em 14º.
Já Salvador aparece em 21º e Eunápolis em 22º lugar. Ilhéus ocupa a 61[ colocação na relação das mais violentas para jovens de 15 a 24 anos. A posição de Itabuna fica “menos pior” quando comparados os dados envolvendo todas as faixas etárias.
Neste caso, a cidade se situa como a 13ª mais violenta do país. Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, é a segunda mais violenta do Brasil. Lauro de Freitas aparece na 16ª colocação, seguida por Porto Seguro na 17ª.
Eunápolis vem na 24ª posição. Itabuna, Porto e Eunápolis estão situadas na região sul da Bahia. Simões Filho e Lauro de Freitas na região metropolitana.
O autor do estudo diz que ocorre uma desconcentração da violência das regiões mais ricas do país para o Nordeste. Segundo ele, o nordeste enfrenta uma maré positiva de geração de emprego e renda, mas não tem estrutura de segurança pública.

A JUSTIÇA FEDERAL DOS INFERNOS


O jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto recebeu uma intimação da Justiça Federal do Estado declarando que ele poderá ser preso em flagrante caso publique em seu jornal informações sobre um processo sigiloso.
O documento recebido anteontem diz que, por "qualquer notícia publicada a esse respeito", o jornalista ficará sujeito a responsabilidade criminal e multa de R$ 200 mil.
A intimação é assinada pelo juiz Antônio Carlos Almeida Campelo, da 4ª Vara Federal.
A Justiça Federal confirmou o envio do documento, mas disse que não poderia confirmar seu conteúdo.
Também afirmou que o juiz não daria entrevista e não informou quem pediu a proibição da publicação à Justiça.
O jornalista afirmou que desconhece o autor da ação, mas diz que pode ter sido o próprio juiz.
Numa edição do "Jornal Pessoal", Pinto relatou a audiência de um processo referente a suposta fraude para receber recursos públicos da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).

OBAMA E A "SUA INSEGURANÇA DE BAGAGEM"

Os seguranças americanos que preparam a visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao Brasil, em março, fizeram exigência que intrigou assessores de Dilma Rousseff: querem que Obama fique bem distante do parlatório do Palácio do Planalto, onde os presidentes brasileiros discursam quando tomam posse. Ele, portanto, deve subir a rampa do prédio pelo lado esquerdo e, dentro dele, fazer trajetória que evite qualquer proximidade com aquela construção.
"Será que eles pensam que alguém estará escondido ali para um atentado?", intriga-se um ministro de Dilma. (Mônica Bergamo)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ANGELA , GERALDO E OS ÍNDIOS ILHEENSES


Dois parlamentares que representam a região Sul da Bahia, Geraldo Simões (PT) e Ângela Sousa (PSC), andam a se posicionar contrários à reivindicação dos índios de Ilhéus, em favor dos fazendeiros que não querem perder parte de suas terras.

Lá, a Funai conseguiu comprovar que 40 mil hectares de terra são parte do chamado território tradicional de ocupação indígena, o primeiro passo para a Justiça liberar a demarcação do terreno em favor dos nativos. Mas os empresários não abrem mão do espaço. A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH) foi colocada no circuito para mediar o debate para que as partes interessadas no processo cheguem a um acordo pacificamente, já que o clima é de tensão.

Publicamente, Ângela Souza e Geraldo Simões não assumem a postura contrária aos índios, mas na semana passada participaram de uma reunião na SJCDH, em que deixaram claro o posicionamento. No encontro, o também deputado Yulo Oiticica (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia, foi o único a defender a demarcação de terra. Informações de Gusmão Neto/Teia de Notícias.

PREFEITURA MÓVEL COMEÇA PELO LOMANTO


Como cumprimento de mais um compromisso de campanha, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo definiu em reunião com o seu secretariado as primeiras ações do Projeto Prefeitura Móvel, que tem como foco a descentralização administrativa e visa levar a presença do governo nos bairros, com a oferta de serviços públicos e a tomada de decisões.

Na oportunidade, ficou decidido que a primeira ação do projeto terá como base o bairro Lomanto, uma área densamente povoada e que é um dos vetores de expansão urbana na zona oeste da cidade.

O projeto começa no domingo, dia 27, a partir das 8 h devendo se estender até às 13 h ou enquanto houver demanda no atendimento ao público. Essa primeira atividade atenderá também moradores dos bairros circunvizinhos como Santa Catarina, Odilon, Bananeira, Manoel Leão e outros.

Como parte de planejamento das ações todos os secretários municipais foram orientados a visitar a área do projeto durante o período que antecede ao evento, com o objetivo de fazer um levantamento de prioridades e definição do conjunto de intervenções que serão realizadas.

TIAGO DOMINGOS : SAÚDE MENTAL EM ITABUNA JÁ


A Diretoria de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde de Itabuna promove, nesta quarta-feira (23), o Seminário de Implantação da Política Municipal de Saúde Mental. O evento a ser realizado no Auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, entre as 8 e às 17 horas, servirá para discutir, além do tema central referente à saúde mental, reflexões sobre a consolidação de políticas públicas.

De acordo com a programação do seminário, serão ministradas as seguintes palestras: “Política Nacional e Estadual de Saúde Mental” pelo Coordenador de Saúde Mental da Bahia, Dr. Iordan Gurgel; “Construção de Redes em Saúde Mental”, tendo como palestrante a psicóloga docente da UNIME, Juliana Campos Tavares; “Política Municipal de Saúde Mental” pela Assistente Social do CAPS ad, Eliane Falcão e “Controle Social na Saúde Mental” , a ser proferida pela presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna, Maria das Graças dos Santos Souza.

O diretor do Departamento de Média e Alta Complexidade, Tiago Domingos dos Santos, explicou que a discussão em torno dessa temática “representa um grande marco no compromisso da gestão do Capitão Azevedo com as ações voltadas para a assistência em Saúde Mental no nosso município”.

PRESÍDIO É A CASA DA MÃE JOANA




Militares da equipe do tenente-coronel Antônio Barbosa Neto, do 13º BPM e agentes policiais da equipe do major Ivanildo da Silva, da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (CAEMA), em atenção a uma solicitação do tenente-coronel Bartolomeu Correia Calheiros, diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, prestaram apoio à Operação de Revista realizada pela direção do presídio e de agentes penitenciários do plantão daquela unidade.
Quando foram procedidas buscas e revistas na Ala-B e Albergue da supracitada unidade. A ação resultou na apreensão dos seguintes materiais ilícitos: 8 aparelhos celulares, 5 chips telefônicos, 19 chunchos artesanais (tipo peixeiras), 4 pedaços de ferro, 11 pedaços de vergalhão, 5 baterias para celular, 5 carregadores para celulares, 1 broca para perfurar concreto de 40 centímetros, 6 pedaços de madeira, 15 garrafas pet de cachaça artesanal, 4 baldes de cachaça em fermentação e 200 gramas de maconha.

EM ALGUM LUGAR A JUSTIÇA FUNCIONA

O vereador de Jaguarari, a 409 quilômetros de Salvador, Bruno Vieira de Sá (PHS), foi preso pela segunda desde o início deste mandato. Agora, ele foi condenado a cinco anos de prisão, junto com dois funcionários da Câmara Municipal - o motorista, conhecido por Zedó, e Márcia, tesoureira de Bruno no período em que presidiu a Câmara.
Em 2009, o vereador já havia sido preso, sob alegação de que estaria tentando atrasar as investigações de um processo. Além disso, Bruno também já esteve nas páginas policiais de jornais e sites da Bahia após elaborar e assinar, junto com seu pai, Alberto José Nunes de Sá, ex-prefeito da cidade, um termo de compromisso com um empresário local, Gildásio Castro Sampaio, pelo qual trabalhariam juntos para cassar o mandato do então prefeito Edson Luiz de Almeida

AUGUSTO CASTRO DEFENDE A GESTÃO DE SAÚDE

.
O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) entrou em contato com o Bahia Notícias na noite desta terça-feira (22) para divulgar o seu posicionamento em defesa da retomada da prefeitura de Itabuna na gestão plena dos recursos da Saúde advindos do ministério.
.
“Vou encaminha um pleito ao governador para que olhe com cuidado esse pedido da comunidade regional em relação ao Hospital de Base de Itabuna. O problema não é de gestão. É de falta de recursos”, afirmou o parlamentar.
.
A cidade do Sul do estado perdeu em 2008 a gestão plena desses recursos. Uma audiência está marcada com o titular da pasta da Saúde estadual, Jorge Solla, e o deputado, que garantiu que levará o prefeito da cidade, Capitão Azevedo (DEM).
.
“Dependemos do Estado. Precisamos de investimentos em equipamentos e em infraestrutura. Tenho certeza que o governador e o secretário [da Saúde, Jorge Solla] têm conhecimento da situação”, declarou.
.
Do Site “Bahia Notícias”

PREPAREM-SE : ITABUNA TERÁ CASAS BAHIAS


Itabuna será a porta de entrada das Casas Bahia no sul do estado. A primeira loja da líder varejista no Brasil será inaugurada em maio e vai ocupar uma área de 1.400 metros quadrados na avenida do Cinquentenário, próximo à praça Camacã. As obras de construção da loja itabunense empregam 18 operários e têm previsão de conclusão em abril, segundo José Manoel Barbosa, da rede varejista.

A loja ocupará toda a extensão da antiga Galeria Macedo, entre a Cinquentenário e a rua Paulino Vieira, e terá três andares. O ritmo das obras é acelerado.

Já no ano passado a rede havia anunciado a entrada em Itabuna, mas sem definir a data de inauguração, que ocorrerá numa das melhores datas do comércio, a semana do Dia das Mães.

A rede vai acirrar ainda mais a briga no varejo na cidade, que possui unidades de grandes do setor, como a Insinuante-Ricardo Eletro e Lojas Maias-Magazine Luiza, e recentemente ganhou filial das Móveis Simonetti.

A “Casas Bahia” possui mais de 500 lojas em todo o Brasil, 34 delas na Bahia, e emprega cerca de 56 mil pessoas. A rede afirma ter faturado em 2009 cerca de R$ 13 bilhões. No ano passado, juntou-se ao Pão de Açúcar e Ponto Frio, na maior fusão já ocorrida no setor varejista brasileiro.

informações do pimentablog

SECRETÁRIO AMEÇA BLOGUEIRO

O blogueiro Emílio Gusmão foi ameaçado nesta manhã pelo secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Ilhéus, Carlos Freitas. Gusmão saía de uma unidade de saúde, quando se encontrou com o secretário, que o advertiu: “você vai pegar uma galinha pulando”.

A expressão galinácea pode ser entendida como enfrentar um problema ou sofrer um atentado. O fato é que Gusmão, filho de policial, não gostou do que ouviu e denunciou a ameaça em programas de rádio da cidade.

Carlos Freitas disse que Gusmão vai pegar "uma galinha pulando"

O secretário tem sido alvo de críticas e notas às vezes jocosas no Blog do Gusmão. Recentemente, o blog noticiou o exame de próstata ao qual Freitas teria sido submetido, afirmando que o secretário perdera o preconceito contra o “toque retal”. A nota incomodou mais do que o exame e motivou uma ação judicial contra Gusmão.

Segundo fontes da Prefeitura, Freitas tem dito que não pretende cometer agressão física contra o blogueiro. “O secretário já falou várias vezes que pretende causar muita dor de cabeça para Gusmão, mas é na justiça”, revela um alto funcionário do governo.

Ouvido pelo PIMENTA, Gusmão explicou que se dirigiu até o Hospital São José por volta das 7 horas da manhã desta terça-feira. Ele foi ao local para levar a esposa, que não estava se sentindo bem.

“De repente, o secretário, que mora em frente à recepção do hospital, saiu feito um louco, dizendo que eu estava ali para importuná-lo”, relatou o blogueiro, acrescentando que Freitas passou a lhe filmar .”Eu apenas fui ao hospital levar a minha esposa”, reforça Gusmão, que tem laudo médico e atestado comprovando o atendimento.

fonte:pimentanamuqueca

BICHEIRO É MORTO COM OITO TIROS



PORTO SEGURO - O bicheiro Jamil Ferreira da Silva, 38 anos, foi assassinado na noite desta terça-feira (22), em Porto Seguro. Segundo a polícia, ele foi alvejado com oito tiros - que atingiram cabeça e tórax -, quando chegava à sua casa, no bairro Fontana.

Conforme apurou , o segurança e motorista de Jamil desceu do carro para abrir o portão da residência, momento em que um homem desconhecido se aproximou e atirou no bicheiro, que estava no banco do passageiro.

O crime aconteceu por volta das 23h45, nas proximidades da BR-367. O delegado Hermano Costa informou que os tiros foram ouvidos da delegacia, que fica do outro lado da rodovia.

O segurança de Jamil, em desespero, correu até a unidade policial para pedir socorro. Como o motorista estava em estado de choque, o bicheiro foi levado para o Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em seu próprio carro, por um policial civil.

O delegado contou ainda que encontrou Jamil com vida, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu em menos de uma hora.



Jamil, que tinha residência em Eunápolis e Porto Seguro, herdou a parte de Djair Eloi na banca Paratodos. Djair também foi assassinado em 2006. Jamil tinha um filho de três anos com a atual esposa. As polícias civil militar fazem rondas em busca do assassino.

Arquivo do blog