sexta-feira, 19 de agosto de 2011

HOMEM BALEADO NA MANGABINHA MORRE

ESPOSA DE ROBERTO DE SOUZA ASSUME A FICC


A advogada Sandra Pontes, esposa do vereador Roberto de Souza (PR), é a nova presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). A posse ocorreu há pouco, no gabinete do prefeito Capitão Azevedo, informa o Políticos do Sul da Bahia. Sandra substitui o escritor Cyro de Mattos, que resistiu na presidência da fundação por dois anos e oito meses e sob intensas críticas do meio artístico.

A mudança contempla o PR e, ao mesmo tempo, o vereador Roberto de Souza, antes adversário ferrenho do capitão. Souza explicou que ninguém lhe ofereceu um ombro amigo quando diante dos intensos bombardeios do inimigo Ruy Machado, hoje presidente da Câmara, e do advogado Carlos Burgos, homem da articulação política do governo. E bateu firme em antigos aliados, o ex-prefeito Geraldo Simões e o vereador Wenceslau Júnior.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

EMPRESÁRIO ITABUNENSE ACUSADO DE ESTELIONATO


Voltaremos com o assunto na edição do dia 19 tão logo procuremos saber das autoridades competentes a procedência das informações de vários crimes cometidos por um empresário itabunense, bem como das partes envolvidas. Amanhã informações com fotos e cópia de documentos. COM TODA CERTEZA A SOCIEDADE ITABUNENSE FICARÁ CHOCADA !!!

RUY MACHADO "REIZINHO" DITADOR

Ruy: "A Câmara sou eu"

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Ruy Machado (PRP), já é chamado a boca pequena nos corredores do legislativo de Luís XIV, o rei que governou a França no século XVIII e, de tão autoritário e centralizador, tornou-se famoso pela frase “L’État c’est moi”. Traduzindo, significa “O Estado sou eu”.

Imitando o monarca francês, o reizinho itabunense implantou a ditadura na Câmara e uma de suas medidas é a de censurar blogs que afetem a sua sensibilidade. Por ordem sua, o acesso a determinadas páginas virtuais na rede da Câmara está terminantemente proibido.

O pequeno déspota age como se a Câmara lhe pertencesse e estivesse sujeita aos seus caprichos. Pior é contar com o silêncio dos outros vereadores, que aceitam todas as machadadas de Ruy sem esboçar reação.

crédito:pimentablog

ADOLESCENTE É ENCONTRADO MORTO



Wagner Nogueira de Souza, de 14 anos, que teria sido sequestrado, segundo informações de familiares do adolescente, foi encontrado morto por volta das 15 horas desta quinta-feira (18), no antigo aeroporto de Itabuna.

Conforme o pai da vítima, Wagner Souza foi levado à força por gangues rivais no dia 12 de agosto. Ainda de acordo com os familiares, o adolescente teria envolvimento com drogas. O corpo da vítima estava em estado de putrefação, coberto por moscas.

Quando a perícia técnica iniciou o levantamento cadavérico, o pai de Wagner chegou ao local e identificou o adolescente morto como sendo o seu filho.

crédito:radarnotícias

ILHÉUS COMEMORA AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO



Boquirroto contumaz, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus, Carlos Freitas, teria mesmo que acabar “morrendo pela boca”. O amigo fiel do prefeito Newton Lima e desafeto declarado de colegas de secretariado e de grande parte da imprensa deixou nesta quinta-feira, 18, o governo, oficialmente por um período de 20 dias, mas tudo indica que não se trata de um afastamento temporário.

De acordo com o site Jornal Bahia Online, a permanência de Freitas no cargo se tornou inviável. Na semana passada, um grupo de secretários e vereadores da base reuniu-se com o prefeito, pedindo a cabeça do titular do Desenvolvimento Urbano. O comportamento descortês e às vezes agressivo do amigo de Newton Lima foi apontado como um inconveniente grave, que estaria gerando problemas sérios para o governo.

O site lembra ainda o episódio ocorrido há alguns dias, no qual Freitas ligou para a rádio Conquista FM e bateu boca no ar com o radialista Erivaldo Vila Nova. A repercussão do fato foi terrível para o secretário, que teve de aguentar um desagravo de colegas do primeiro escalão da Prefeitura ao comunicador.

Para o JBO, foi exatamente essa discussão que isolou e acabou por derrubar Carlos Freitas. A informação é de que o prefeito já estaria à procura de um nome para substituir o amigo. Inicialmente, será anunciado um secretário interino, mas a ideia é de que Freitas não retorne.

crédito:pimentablog

DEPUTADO ELOGIA CRIAÇÃO DA UFSULBA


Augusto Castro.

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) deixou de lado sua postura de opositor ao governo petista e usou seu discurso nesta quarta-feira (17) na Assembleia Legislativa para elogiar e comemorar a decisão de instalar em Itabuna a sede principal da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Para o parlamentar, a escolha foi acertada na medida em que a cidade itabunense é o pólo de desenvolvimento de todo o sul baiano e uma instituição de ensino superior no local vai desafogar a demanda da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), uma unidade com potencial, mas que já não conseguia atender o fluxo educacional na região.

Ele faz parte do ninho tucano mais ferrenho no que se refere aos petistas, mas disse que essa notícia é motivo para esquecer as desavenças e celebrar ao lado da cidade. “A instalação de uma universidade federal significa o desenvolvimento não só para educação. Com isso, ganha também a economia local, já que os investidores passam a apostar mais no município e nas cidades vizinhas”, declara Augusto.

POLÍCIA DIVULGA IMAGENS DE ASSALTO


A polícia divulgou imagens das câmeras do sistema de segurança de um banco, em Ilhéus. Nas imagens, é mostrada a ação de uma quadrilha que na quarta-feira (17) tentou arrombar um caixa eletrônico. Porém o roubo não aconteceu.

De acordo com a polícia de Ilhéus, o caso está sendo investigado e trata-se de um grupo criminoso especializado nesse tipo de crime. Eles não foram presos e a polícia realiza diligências na cidade em busca da quadrilha.

UFSULBA UMA VITÓRIA DE TODOS


Wenceslau Júnior | wenceslauvereador@gmail.com

Sem a pressão popular exercida na região sul, certamente não teríamos alcançado esta vitória.

Finalmente o sonho de ver criada uma Universidade Federal do Sul da Bahia se torna realidade. Terça-feira, dia 16, a presidenta Dilma anunciou a política de expansão do ensino superior, na qual foi incluída a criação da nossa universidade.

Embora muitos atores reivindiquem a paternidade da criação da UFESBA, alguns com algum fundamento, outros sem qualquer participação, o que importa é o resultado desta batalha travada, especialmente nos anos de 2009 a 2011.

Vários deputados federais baianos participaram desta luta, principalmente na reta final, ocasião em que a bancada de senadores e deputados federais baianos deram uma verdadeira demonstração de unidade política em torno da reivindicação.

É fundamental destacar a participação dos movimentos sociais neste processo. Sem a pressão popular exercida na região sul, certamente não teríamos alcançado esta vitória.

A Câmara Municipal de Itabuna, através do nosso mandato de Vereador, apoiado nos mandatos dos deputados federais do PCdoB, Alice Portugal e Daniel Almeida, iniciou em 2009 uma articulação política que extrapolou as fronteiras de Itabuna e ganhou a região.

No início se pensava em um Campi da UFBA aqui, na oportunidade, em março de 2009 trouxemos o então reitor Naomar Almeida. Em seguida, mudamos o foco e passamos a reivindicar a criação de uma nova Universidade.

Foram realizadas Sessões Especiais em Câmaras de Vereadores e debates em Escolas, mobilizando a população regional. Cidades como Itajuípe, Camacan, Uruçuca, Coaraci, Itacaré, Canavieiras, Ibicaraí, Jussari, Ubatã, entre outros municípios, se envolveram efetivamente na luta coroada com uma grande passeata realizada no dia 30 de novembro de 2009.

Em 2010, tanto eu quanto Alice Portugal, candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente, colocamos como plataforma política prioritária a luta pela a criação da universidade do sul da Bahia.

Os sindicatos ligados à CTB, a UJS, o DCE-UESC, a Associação Comercial de Itabuna, a OAB, os clubes de serviço, as Câmaras de Vereadores e Lojas Maçônicas da região participaram efetivamente do movimento.

No dia 12 de maio de 2011, em audiência solicitada pelo nosso mandato e articulada pela bancada baiana, finalmente o Ministro da Educação, Fernando Haddad, ao receber o documento reivindicatório, sinalizou positivamente para a criação da Universidade do sul da Bahia.

Durante todo este processo, o Governador Jaques Wagner teve um papel destacado na defesa da implantação da nossa universidade.

Após uma disputa política com o município de Porto Seguro, finalmente Itabuna, que já havia assegurado um Campi, conseguiu ser contemplada como sede da futura Reitoria.

É importante ressaltar que foi a luta suprapartidária que conseguiu incluir a região sul nesta política de expansão.

Agradecemos à Presidenta Dilma, ao governador Wagner, à bancada de Senadores e Deputados Federais da Base, mas parabenizamos, principalmente, a todos que de alguma forma se envolveram nesta vitoriosa luta.

Defendemos a instalação da futura universidade em Ferradas, homenageando o centenário de Jorge Amado, como forma também de revitalizar aquela comunidade.

Wenceslau Júnior é advogado, professor da Uesb, coordenador do Comitê Ufsulba e presidente do PCdoB de Itabuna.

A EXONERAÇÃO DE CYRO DE MATOS


Circula nos bastidores da política itabunense, a saída do poeta Cyro de Matos da presidência da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). O motivo seria o estado de saúde do poeta, mas nada foi confirmado pela fundação.

O pedido de exoneração de Cyro de Matos já se encontra no gabinete do prefeito municipal. No entanto, José Nilton Azevedo não se manifestou sobre o assunto. Segundo informações da assessoria de comunicação do gestor, Azevedo está em Brasília resolvendo assuntos relacionados a universidade federal que será construída na cidade, e deve retornar para Itabuna nesta quarta-feira.

Ainda segundo a assessoria, ainda não há previsão de quem vai assumir o cargo ocupado por Cyro e os motivos para o pedido. Essas informações serão divulgadas após a chegada do prefeito.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MENORES EM SITUAÇÃO DE RISCO APREENDIDOS



A Polícia Rodoviária Federal apreendeu ontem cinco menores que se encontravam em situação de risco na região sul do estado. Entende-se por situação de risco a condição de crianças e adolescentes que, por suas circunstâncias de vida, estão expostas à violência, ao uso de drogas e a um conjunto de experiências relacionadas às privações de ordem afetiva, cultural e socioeconômica que desfavorecem o pleno desenvolvimento bio-psico-social.

A primeira apreensão ocorreu pela manhã no município de Itabuna, Km 503 da BR 101, região cacaueira do estado. Quatro menores com idades de 11, 13 e 16 anos foram encontrados no interior do baú de um M.Benz/l 608, placa JMJ 5698/BA, conduzido por Antônio José de Souza, 52 anos.

As mães dos adolescentes foram chamadas ao Posto PRF e, após a identificação através da documentação e orientação do risco que corriam, eles foram entregues aos seus respectivos responsáveis.

Por volta das 21:00 horas, PRFs do Posto de Teixeira de Freitas prenderam o travesti Jair Costa da Silva pelo crime de exploração sexual de menor.



Jair foi encontrado no Km 877 da BR 101 explorando sexualmente um menor de 16 anos que anteriormente fora encontrado em situação de risco, se prostituindo à beira da rodovia BR 101.


O travesti foi encaminhado à Polícia Judiciária e o menor foi levado ao Conselho Tutelar local. De janeiro até ontem, a PRF apreendeu 80 menores em situação de risco, número equivalente a 93,02% comparados com o ano de 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL PODERÁ SER EM FERRADAS



Passada a comemoração de cada município baiano contemplado com o projeto de expansão universitária do governo federal, o desafio dos prefeitos agora é cumprir com as suas obrigações e indicar ao Ministério da Educação (MEC) os terrenos para construção dos campi.

Itabuna assinou ontem o termo para cessão de terreno, mas ainda definiu qual será a área de instalação do campus local. Entre as áreas possíveis, está um terreno de mais de 50 mil metros quadrados próximo aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, onde antes seria construído o campus da FTC/Itabuna. A instituição negociou com a gestão local e acabou ficando com a velha prefeitura (praça José Bastos).

Muitos defendem que o campus da Ufesba em Itabuna seja em Ferradas.

MORRE DIRETOR DO HOSPITAL DE ILHÉUS




Gustavo César será sepultado às 16 horas, no Cemitério da Vitória (foto JBO)
Morreu nas primeiras horas desta manhã de quarta-feira, 17, o diretor do Hospital Geral Luiz Viana Filho, de Ilhéus, Gustavo César, que era conhecido como Gustavão. Ele estava internado no HGLVF desde o dia 8, quando deu entrada com um quadro de infecção.

Na noite de ontem, familiares de Gustavão foram comunicados de que ele havia sofrido falência múltipla dos órgãos e o seu quadro era irreversível.

O corpo do diretor do Hospital Geral será velado na capela do Hospital Santa Isabel e o sepultamento irá ocorrer às 16 horas, no Cemitério da Vitória.

crédito:pimentablog

CHARGE DO RIO CACHOEIRA




POLÍCIA NA PISTA POR INCEDIÁRIOS



Dois homens foram vistos ateando fogo em uma residência localizada na Rua 19, bairro Parque Boa Vista, em Itabuna, nesta quarta-feira (17), por volta das 16 horas. Da casa, sobraram apenas as paredes e os restos dos móveis.

Segundo testemunhas, a dona de casa Rena Lúcia Conceição dos Santos, conhecida pelos amigos como “Neguinha”, mora sozinha e, no momento do incêndio não estava na residência.

De acordo com a vítima, as chamas ganharam grades proporções, por esse motivo o Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o fogo.

Segundo o sargento Silva, comandante da guarnição, mesmo sendo um grande incêndio não houve riscos de atingir a escola que fica em frente a casa.



crédito:radarnotícias.com

EVANGÉLICOS BALEADOS NA SAÍDA DE CULTO



Sair a noite em Itabuna virou barril. Nem mesmo os evangélicos estão sendo popupados. Ontem à noite, tiroteio na Califórnia, duas pessoas foram feridas, quando saiam de um culto.Agda Conceição Paz da Silva, 40 anos , moradora no bairro de Fátima, foi alveijada no pé esquerdo e Idalício Pedro Osoário, 62 anos, também do bairro de Fátima, foi baleado , também, no pé esquerdo. A policia não sabe ainda quem atirou.


Lentes de
Léo Machado


JA VAI TARDE



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, por unanimidade, a prefeita de Camamu, Ioná Queiroz (PT). A gestora do município do baixo-sul baiano já havia sido ejetada do cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e se manteve na cadeira até o julgamento final, por força de uma liminar do TSE (relembre aqui). Segundo o Bahia Notícias, os ministros do tribunal em Brasília, no julgamento de hoje, determinaram a posse do segundo colocado no pleito em 2008, José Américo (PR).

CAMPUS FEDERAL EM FERRADAS



O jornalista Daniel Thame e o leitor Gilberto Giba apresentam uma proposta interessante: além de dar ao campus de Itabuna da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) o nome do principal nome deste chão grapiúna, o escritor Jorge Amado, Giba vai além e sugere Ferradas como lugar ideal para o campus.

Seria uma bela homenagem ao itabunense tão desprezado pelos conterrâneos.



drédito:pimentablog

ZITO BOLINHA, BATELÃO, AGORA PINTADINHO



A Itabuna antiga era cidade rica, alegre
muito honesta e de caráter. Mas também de bons carnavais e do belo futebol amador. Para José Alves da Silva, o Pintadinho Alfaiate, de 83 anos, quando se pensa em uma Itabuna do passado, muitas imagens vêm à mente e, junto com elas, um misto de nostalgia e saudade.
“Era um tempo de tantas coisas boas e bonitas, numa cidade onde todos respeitavam todos e os velhos eram tratados com mais respeito, amor e educação. Era um povo de vergonha e compromisso”.
Embora tenha boas lembranças e saudade do passado, apesar de tudo ele diz que gosta da Itabuna atual, sem aquele matagal todo que circundava a pequena cidade, da época em que chegou aqui, ainda adolescente, em 1944, aos 16 anos.
Pintadinho Alfaiate, como é bastante conhecido nos meios esportivos e sociais, conta que não só viu como participou de muitos eventos que marcaram época, como os tempos dos velhos carnavais ou do futebol amador.
Além de músico na Filarmônica Euterpe Itabunense, ele tocava em bandinhas no carnaval e era um dos foliões mais animados, como costuma lembrar. Também foi um dos mais famosos jogadores da época de ouro no seu time de coração, o Botafogo de Itabuna.
Feira livre
Mas, como nem tudo é festa, ele também foi comerciante na grande feira livre que funcionou durante muito tempo na praça Adami. Ele vendia farinha, feijão, milho e outros itens da cesta básica. Trabalhou na feira até o dia em que ela foi transferida para a praça José Bastos.
Lembra de pequenos detalhes da época que a geração atual desconhece, como a feira que ficava atrás da estação de tem e na frente havia a bela praça (atual José Bastos) onde funcionava o lambe lambe com seus retratistas e suas máquinas antigas, “que mais pareciam uma geringonça”.
“Aquelas máquinas eram esquisitas e complicadas demais. Tanto que, para tirar um retrato, os profissionais enfiavam a cabeça dentro de um pano preto”, lembra com bom humor o ex-comerciante que se transformou em alfaiate, profissão que apesar da idade ainda a exerce com orgulho.
Pintadinho Alfaiate diz que só não faz mais conjuntos de ternos, como costumava fazer para muita gente influente na sociedade, como o Dr. Benedito. Mas ele ainda costura calças e bermudas, e faz reparos, como pregar botões e zíper, sem precisar usar óculos.
Grande paixão
No futebol, ele diz que era um bom jogador na época, “como tantos outros nomes ainda hoje lembrados”. O futebol era uma de suas grandes paixões, tanto quanto seu time, o Botafogo, que na época tinha as cores vermelho e branco.
As partidas eram realizadas na Velha Desportiva (no Jardim do Ó) ou fora da cidade, nas competições regionais. Ele diz que não chegou a jogar na seleção amadora, a que deu o titulo de hexa baiano ao Itabuna, mas ajudou a movimentar a torcida com sua charanga.
Além de coordenador, era também o baterista. Hoje ele não toca mais nada, mas é sócio remido da Filarmônica Itabunense.
Pintadinho tem uma memória boa e gosta de lembrar com bom humor fatos passados vividos por ele. As lembranças são tantas que vão surgindo e atropelando as outras. Na adolescência, além de futebol e de carnaval, gostava muito de jogar sinuca.
Se considerava muito bom, tanto que era chamado de “espeteiro”, que não deixava o adversário ganhar uma partida. Ele diz que ensinou o empresário Helenilson Chaves a jogar também. O ponto de encontro era o Elite Bar, que funcionava na avenida JJ.Seabra, a atual Cinquentenário.
Orquestra
Para matar a saudade, vamos voltar aos velhos carnavais. Como bom carnavalesco, ele saia no Cordão das Ciganinhas, com direito a orquestra completa. Tinha saxofone, trombone, trompete, clarinete. A banda era comandada por músicos como João XXI, Vicente, Apio, Marinho e por ai vai.
Ele recorda também dos cordões Estela Dalva, Os Corsários, com mais de 70 participantes, inclusive mulheres que se vestiam de homem para desfilar, e o bloco das Bruxas, comando por Maria Pinheiro e Almenáide Teixeira. Os ensaios eram realizados no antigo Teatrinho ABC.
“Tudo era tão bonito e pacífico, pena que não tínhamos máquinas fotográficas como essas que tem hoje até em celular, para registrar aqueles momentos mágicos”.

crédito:aregião

PREFEITO DE ILHÉUS PODE DEIXAR O CARGO









O Prefeito da cidade de Ilheus Newton Lima, segundo informações divulgadas na mídia local, não dormiu esta noite pensando em uma forma de afastar-se do cargo e livrar--se da crescente onda de manifestações contrárias ao seu governo. Durante toda amanhã de hoje (17) de Agosto, que diga-se de passagem está sendo o mês do desgosto para o Chefe Mor da costeira cidade dos Ilhéus, seus correligionários afirmam que o mesmo está andando triste, acabrunhado, murmurante e desanimado pensando em deixar o "poder".


É sabido de fato que: 1° A avaliação feita pela situação e pela oposição é de que realmente o atual prefeito não tem a menor aptidão mpara exercer o cargo, prova disso é o total desgoverno na sua gestão e as acusações dos profissionais da saúde de que o Edil seja ingerente com a verba pública.


2º Em vídeo gravado e divulgado amplamente na mídia sobre uma reunião onde o Secretário de governo praticamente cala e anula o prefeito, subentedendo que o mesmo não tem o mínimo de controle sobre a sua equipe.


3º A cidade encontra-se esburacada e suja, todos os bairros não oferecem a mínima condição para recepcionar os poucos turistas que desembarcam na cidade.


4º O sistema de multas aplicados nos nativos e nos visitantes tornou a imagem do governo altamente negativa diante da população e da mídia baiana.


5º A diferença entre o que o município recebe e o que se faz na cidade de Ilheus é altamente desproporcional, deixando margem á inúmeras dúvidas sobre a destinação das verbas públicas e sua aplicabilidade.


Esta lista tornaria-se longa se não fosse a necessidade da publicação de outras matérias. Bem o certo é que: se o prefeito deseja deixar o cargo, o que realmente acho muito difícil pois tem inúmero$ motivos para não fazê-lo, seria uma vitória para o povo de Ilhéus que não aguenta mais sofrer a ter que esperar novas eleições para que o mesmo deixe a cadeira.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PROFESSORES DE ITABUNA PARARAM HOJE


Os professores das Redes Municipais e Estaduais de Ensino da Bahia suspenderam as aulas nesta terça-feira (16). Em Itabuna, a classe vai se reunir no Jardim do Ó, às 9h30min, para realizar uma caminhada pelas principais ruas da cidade. O objetivo é pressionar o cumprimento imediato e integral o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) - Lei 11.738, que estabelece o piso salarial do magistério.

Apesar da lei já ter sido aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 6 de abril deste ano, de acordo com a Conferência Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), os professores de algumas cidades ainda recebem salários abaixo de R$ 1.597,87, por 40h de trabalho por semana.

Além do aumento do piso salarial, os professores de Itabuna defendem a aprovação do Plano Nacional de Educação, eleição para gestores, segurança nas escolas e na cidade e doação de um terreno para a construção de uma sede própria.

HOMEM ENCONTRADO MORTO NA VOLTA DA COBRA

Um homem foi encontrado morto nesta terça-feira (16) em um lugar conhecido como Volta da Cobra, próximo ao Lixão de Itabuna. A vítima, que ainda não foi identificada, aparenta ter entre 30 e 35 anos e possui várias tatuagens no corpo. No local, marcas de sangue fazem parecer que o homem tentou fugir já baleado.

Uma viatura da Polícia Militar está no local e aguarda o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A estrada de chão dá acesso a bairros como Ferradas e Urbis IV. Há pouco, quando os policiais já estavam no local, dois homens passaram em uma moto. Ao avistar a polícia, os dois sacaram armas e fizeram um retorno.

A polícia nada pôde fazer, pois crianças estavam no local. Os dois homens largaram a moto a cerca de 500 metros de distância e correram para os matos. Pela localização, os policiais acreditam que eles tenham fugido para o bairro Manoel Leão.

Volta da Cobra

A Volta da Cobra fica distante apenas 1 km do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. No local, pode-se perceber vários preservativos usados e “despachos”. O local é muito conhecido por ser utilizado como palco de assassinatos ou até mesmo de ocultação de corpos.

TIA INTRODUZIU DOIS DEDOS EM MENOR


Jucilene Pires dos Santos, de 25 anos, está presa na delegacia de Ubaitaba após ser acusada de ter estuprado a própria sobrinha de apenas 3 anos.

A acusada foi apresentada aos policiais pelo Conselho Tutelar. O crime aconteceu na última sexta-feira (12), quando Jucilene dava banho na sobrinha. A acusada introduziu os dois dedos dentro da vagina da criança, que começou a sangrar.

A acusada ainda levou a menina ao hospital da cidade dizendo que a garota tinha sido estuprada por um traficante e que ambas teriam sido ameaçadas de morte caso a policia ficasse sabendo do ocorrido.

A história não convenceu o Conselho Tutelar. A criança foi levada para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, e Jucilene dos Santos conduzida para a delegacia e autuada em flagrante. (Informações e fotos: Ubaitaba Urgente).

INTERNAUTA CAI NO 171

MEU QUERIDO MEU VELHO MEU AMIGO


Jailson quer ser prefeito. Plataforma de campanha: festas de arrocha.

O vereador Jailson “Sarney” Nascimento (PMN) tentou queimar, ainda mais, o filme do seu colega de partido, e de câmara, Tarcísio Paixão, no Salobrinho.

Ontem (domingo,14), dias dos pais, “Sarney” patrocinou uma festa no antigo reduto eleitoral do colega parlamentar.

Nas faixas doadas por “Sarney”, espalhadas pelo bairro, uma frase chamou atenção: “Jailson Nascimento, o verdadeiro amigo do Salobrinho”.

Lá pelas altas horas, no calor do arrocha, grupos rivais iniciaram uma briga que acabou em tiroteio.

Apesar do patrocinador não ter culpa, a comunidade não ficou nem um pouquinho satisfeita.

PREFEITO DE ILHÉUS ABANDONA A SAÚDE


Servidores da secretaria municipal de saúde de Ilhéus realizam, na manhã desta terça-feira (16), uma manifestação em frente ao Palácio Paranaguá, no centro da cidade.

Os funcionários reclamam da falta de pagamento dos salários, das péssimas condições de trabalho nos postos de saúde, da pressão que sofrem no dia-a-dia, e vários outros motivos que dificultam o desempenho deles e o atendimento à população.

Um caixão foi usado para representar a morte da saúde em Ilhéus.

ARTILHARIA ANTIABORTO

Da Carta Capital.

No Congresso, há mais projetos para aumentar as punições e restringir a opção da mulher do que o contrário. Foto: Alan Marques/Folhapress.

Desde o fim da ditadura, a pauta antiaborto nunca esteve tão forte no Congresso. Ao todo, há 30 projetos de lei que, entre outras medidas, pedem a inclusão do aborto no rol de crimes hediondos, o endurecimento das penas aplicadas às mulheres que interrompem a gravidez ou aos profissionais de saúde que as auxiliem, bem como a oferta de pensão à mãe que abdicar do direito de abortar em caso de estupro ou o reconhecimento da vida desde a concepção, o que, em tese, inviabiliza as pesquisas com células–troco embrionárias, liberadas pelo Supremo Tribunal Federal em 2008.

Na outra ponta, apenas um projeto prevê uma legislação mais branda. Apresentado em 2004, ele admite o aborto em caso de anomalia fetal, tema sobre o qual o STF deve se pronunciar antes do Legislativo. Nenhuma proposta prevê o abortamento sem restrições dentro de determinado tempo gestacional, como ocorre nos Estados Unidos e na maioria dos países da Europa Ocidental.

Além disso, após a conturbada eleição de 2010, o governo federal decidiu -reti-rar-se de qualquer discussão sobre mudanças no marco regulatório. “A sociedade brasileira não amadureceu o debate sobre o tema e não faz sentido propor mudanças na lei a favor da descriminalização do aborto. Tampouco vamos compartilhar de qualquer agenda que proponha endurecimento de penas ou reforce a lógica punitiva”, diz o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães. “Nosso foco é investir no planejamento familiar e orientar a rede pública a oferecer atendimento humanizado às mulheres que abortaram, independentemente de a prática ter sido legal ou não.”

ITABUNA TERÁ FACULDADE FEDERAL

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SUICÍDIO OU ASSASSINATO ? O POVO QUER SABER

G1

Jovem de 16 anos morreu há duas semanas ao cair de prédio em SP. Atleta da Portuguesa nega qualquer agressão à jovem: ‘eu a amava muito’.

O jogador da Portuguesa Rafael Silva, de 20 anos, falou ao Fantástico pela primeira vez sobre a morte da namorada Flávia Anay de Lima, de 16 anos, que caiu do prédio onde os dois moravam na Zona Leste de São Paulo, há duas semanas. “Era uma pessoa que eu amava muito. A gente nunca imagina o que se passa pela cabeça das pessoas”, disse o jogador. “O que eu pude fazer por ela, eu fiz”, garantiu o atleta. Ele alega que a jovem se jogou do 15º andar do prédio.

Os pais da adolescente não acreditam na versão do atleta para a morte e suspeitam que ela tenha sido assassinada pelo namorado. “Ele está tentando se defender. Até que a perícia prove o contrário, eu não acredito que a minha filha se suicidou”, diz o empreiteiro Francisco Carlos Lima, de 42 anos. A polícia trata o caso como morte suspeita.

Rafael conheceu Flávia no carnaval de 2008, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, onde a jovem vivia com os pais. Ele tinha 17 anos e ela, 13 anos. “Foi um começo como qualquer outro namoro. Apaixonante e tal. E a gente foi se envolvendo, se envolvendo, cada vez mais”, contou o jogador. Dois anos depois, já moravam juntos em São Paulo. “Foi bacana. A família dela apoiou no começo. Foi magnífica”, completou.

O POVO QUER SEGURANÇA

IBAHIA

Polícia admite aumento de ocorrências. Foram 124 em julho. Locais preferidos dos ladrões: São Caetano, Paralela, Itapuã e Rio Vermelho.

Para alcançar a glória e a imortalidade, o herói da mitologia grega Hércules foi obrigado pelos deuses a cumprir 12 trabalhos. Entre eles, matar um javali, capturar um touro e até limpar uma estrebaria.

Os usuários do sistema de ônibus de Salvador têm um pouco de Hércules. Eles cumprem diariamente uma penitência: esperam nos pontos, se espremem nos veículos e suam feito cuscuz. A diferença é que, após a aventura hercúlea, o prêmio é a sorte de chegar ao destino em segurança.

Cerca de 100 ônibus são assaltados por mês em Salvador – mais de 3 ao dia. De acordo com boletins diários divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) entre janeiro deste ano e a última quinta-feira, 11 de agosto, 684 assaltos foram registrados pela polícia.

ZEQUINHA DO KATIQUERO HOSPITALIZADO


Zequinha do Katiquero

É estável o quadro de saúde de Zequinha do Katiquero, vítima de um aneurisma na veia aorta na tarde de sexta-feira (12). Zequinha permanece internado no Hospital Calixto Midlej e deve ser transferido para Salvador, onde será avaliada a necessidade da colocação de uma prótese para substituir a veia afetada.

Neste sábado, houve romaria ao Katiquero, um dos bares mais tradicionais de Itabuna. Todos queriam saber o estado de saúde de Zequinha e ao receberem a notícia de que ele estava bem, aproveitaram para tomar uma cerveja gelada e degustar o caranguejo que é símbolo do bar.

Saúde, Zequinha!

PASSARAM A NOITE BEBENDO E DEPOIS...



Rafael dos Santos Ferreira, 18 anos, está preso. Ele matou o amigo Gelson Martins, 27 anos no começo da madrugada de hoje com quatro facadas. Segundo Rafael, que confessou o crime, eles passaram a noite bebendo juntos em vários locais da Capital e foram para a casa de Gelson, no Bairro Cidade Jardim para beberem mais.

Contudo, no local começaram a discutir e Gelson teria pego uma faca. Rafael, em defesa, tomou a faca do amigo e desferiu quatro golpes, na testa, no tórax, no ombro e o fatal, no pescoço. Os dois possuem passagem pela polícia por furtos, entre outros crimes.

Policiais militares do 9º Batalhão prenderam Rafael no Bairro Parque Londres por volta de 11h de hoje. Ele confessou o crime e mostrou onde escondeu a faca. Gelson alugava um quarto em uma serralheria e conforme constatação da equipe do Jornal Correio do Estado, o local estava cheio de latas de cerveja e com muito sangue pelo chão.

Rafael confessou também que tentou incendiar o quarto, mas o fogo limitou-se ao colchão e a um pé de Gelson, já morto.

PREFEITO DEBATE SOLUÇÃO PARA SAÚDE


Governo e parlamentares visitam unidades

Crédito: Ascom

Sob o comando do deputado Estadual, José de Arimatéia - PRB, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, composta dos parlamentares Coronel Gilberto Santana, Augusto Castro e Eures Ribeiro, realizou uma visita na última sexta-feira (12) as dependências do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi), do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) e da Maternidade Ester Gomes, onde constataram a necessidade de ampliação do repasse dos recursos para essas entidades.

A visita aconteceu após uma audiência pública realizada no auditório da Unime, entre o presidente da Comissão e os deputados participantes, quando foram debatidas a retomada da gestão plena da saúde e a manutenção orçamentária de várias instituições hospitalares, que tem participação do Sistema Único de Saúde (SUS). Na inspeção, os parlamentares conheceram de perto as dificuldades enfrentadas pela administração dos hospitais.

Para o prefeito de Itabuna, a visita foi importante para identificar as reais carências dos hospitais, que necessitam de mais recursos para se manterem. De acordo com ele, as questões políticas deverão ser deixadas de lado para solucionar os problemas de saúde pública. “Vamos acreditar nos deputados, que estão engajados nessa luta. Nós temos que abdicar da questão política partidária e fazer a união e cuidar do povo da nossa cidade e da região”, declarou Azevedo.

Dificuldades - A presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), que administra o Hospital de Base, Gilnay Cunha Santana revelou que o Hblem atende a 122 municípios pactuados e aqueles que não são pactuados. Para manter a unidade funcionando por completo é necessário o envio de mais recursos de, no mínimo, R$ 500 mil. Além disso, a unidade necessita de alguns equipamentos, o reparo do espaço físico, o apoio da comunidade e dos municípios que usam a saúde, bem como da Sesab.

O Cemepi é uma unidade da rede privada, com a participação pelo Sistema Único de Saúde, que funciona 24 horas/dia, chegando a atender cerca de 5 mil crianças por mês, tendo em média 220 internamentos. Para atender a essa demanda e manter a unidade funcionando, o administrador Hormínio Rios revelou que é necessário receber a importância de R$ 200 mil por mês.

A última unidade visitada foi a Maternidade Ester Gomes, que realiza cerca de 400 a 420 partos por mês, em atendimentos 100% SUS. Segundo o administrador da maternidade, José Leopoldo dos Santos, a grande necessidade são recursos para manter a compra de novos materiais e a realização de serviços, já que o investimento atual é insuficiente para bancar os serviços prestados a comunidade. Para isso é necessária a receita de R$ 300 mil por mês.

Propostas - O presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, o deputado José de Arimatéia, relatou que constatou que o Hospital de Base possui uma estrutura capaz de comportar toda a demanda de Itabuna e de outras cidades pactuadas, porém faltam recursos para administrar. Por conta disso, a comissão irá acionar o Governador do Estado para verificar dentro dos números do SUS, a possibilidade de trazer mais recursos para a unidade de saúde.

“Nós esperamos que através desse depoimento, como presidente da comissão, assinado pelos demais deputados que compõe a comissão para que esse documento chegue às mãos do governador e ele possa se sensibilizar com essa causa. Deixar a questão política de fora, pois é uma questão de sensibilidade, de humanidade e de melhores dias de vida para a população”, declarou o deputado.

Para solucionar as dificuldades do Cemepi, o deputado revelou que a proposta poderá ser fundamentada no apoio do Governo do Estado para complementar o rendimento da unidade, e assim atender a toda comunidade. “Por mais que o órgão seja privado e tenha atendimento pelo SUS, tem o direto também de fazer uso de recursos. Então, cabe ao Estado ter essa sensibilidade, principalmente com respeito aos problemas das crianças da região”.

UMA MANIFESTO CRIATIVO PELO CACHOEIRA


Neste final de semana, integrantes do grupo Memórias do Rio Cachoeira realizaram uma manifestação criativa a favor do Rio Cachoeira. Quem passou pelas margens do rio pôde ver uma balsa que carregava uma faixa com a seguinte pergunta: “Você preserva o Rio Cachoeira ?”.

A ação visou a reflexão da população sobre o assunto. A balsa foi montada com 2 mil garrafas-pet. Estas foram recolhidas nos bairros Mangabinha, Jardim Primavera, Manoel Leão e na escola Curumim. Os membros do grupo Memórias do Rio Cachoeira estão montando um CD com 12 poemas de autores grapiúnas, cuja inspiração e tema foram o rio. Os poemas serão musicados pela banda Manzuá. (Informações: Pimenta

DOIS ITABUNENSES MORREM EM COLISÃO

domingo, 14 de agosto de 2011

A DELICIA E O DESAFIO DE SER PAI

Por Gustavo Felicíssimo

Todo pai de primeira viagem descobre rapidamente o quanto seu novo papel é delicioso e desafiante. Delicioso porque voltamos ao mundo da fantasia e sonhamos com mais intensidade, ao mesmo tempo nos tornamos menos vulneráveis às provocações externas. Desafiante porque, com nossas experiências de filho, somos impelidos a superar nossos pais. Somos chamados a transcender nossos limites. É aí, talvez, que reside o motivo maior da paternidade.

Sempre estive literalmente infenso às datas comemorativas, como o natal, dia das crianças, dia das mães, e outras. Entretanto, às portas dos meus 40 anos, algo começou a mudar. Num momento em que já não alimentava qualquer aspiração à paternidade, ela me apanhou e me virou pelo avesso. Foi então que percebi o quanto ser pai é um exercício constante de generosidade, abdicação, tolerância, paciência. É, também, viver em estado permanente de transformação interior.

Ser pai é delicioso e desafiante, é acordar de madrugada preocupado com o choro do filho, mas é também lhe oferecer o conforto necessário dos nossos braços para que volte a dormir. É saber que o filho vai requerer para si todo o tempo que sua mãe tiver, e mesmo assim seremos completamente loucos por eles. Ser pai é trocar fraldas, limpar cocô, perder noites de sono. É chegar exausto ao final do dia e mesmo assim encontrar mais um pouquinho de energia para dedicar-se ao filho. Mas também é se emocionar com um sorriso, com os primeiros passos, primeiras palavras. Ser pai é comemorar o dentinho que está nascendo e ficar parecendo um tolo quando se ouve o primeiro… papai.

Devido aos apelos midiáticos e publicitários que infestam nosso cotidiano, poderia continuar aceitando que o Dia dos Pais é apenas mais uma data meramente ilustrativa, comercial, cujo ápice supostamente ocorre na oferta dos tradicionais presentes. Mas isso pode ser visto de outra forma.

Recorrendo ao dicionário, encontrei o adjetivo “paterno” como significante de algo que “lembra o amor de pai”. Convenci-me, então, que a maior gratificação de um pai no Dia dos Pais não é receber um presente ou ter reservado no calendário um dia para ser lembrado mais efusivamente. No Dia dos pais a maior gratificação de um pai é poder oferecer a seu filho mais um pouco de amor e carinho.

Gustavo Felicíssimo é escritor. Edita o blog Sopa de Poesia:www.sopadepoesia.blogspot.com.

ADVOGADA FAZ BARRACO E CAI NA INTERNET

Advogada vira sucesso na internet após promover “barraco” em delegacia. Ela disse que não sai de bobeira, só pra fechar negócio. E bebeu um pouquinho de champanhe.

EM ITABUNA ACIDENTE MATA 5 E DEIXA 2 GRAVES

Um acidente envolvendo um Siena de cor prata de placa JOE 2158, Itabuna, foi registrado na noite deste sábado (13). O carro bateu contra um muro de proteção no semi-anel rodoviário BA-967, KM 8, no sentido BR-415. Três adultos e duas crianças morreram no local e dois adultos foram levados para o Hospital de Base de Itabuna.

A Polícia Rodoviária esteve no local. De acordo com as primeiras informações, sete pessoas estavam dentro do carro. Entre os documentos encontrados estão as habilitações de Antônio Lima dos Santos, de 41 anos e Joel Almeida do Vale, de 27 anos.

Atualizada às 00h50

Duas vítimas já foram identificadas pelo DPT. São eles, Antônio Lima dos Santos, de 41 anos, e Joel Almeida do Vale, de 27 anos (ambos na foto a esquerda). Estão internadas no Hospital de Base, Ivanilda Silva, 22 anos (na foto à direita) e um homem negro de aproximadamente 30 anos. O estado de saúde dele é considerado grave.

crédito:radarnoticias.com

Arquivo do blog