sexta-feira, 23 de setembro de 2011

50 FILHOS ,UM DELES COM A SOGRA


Luiz Costa de Oliveira tem 90 anos e é pai de 50 filhos. Só por si, este facto já seria extraordinário, mas Luiz de Oliveira tem ainda mais histórias para contar: as suas cinco dezenas de filhos são de quatro mulheres diferente e uma das mães é a própria sogra.

Luiz enviuvou e voltou a casar com uma mulher bastante mais jovem. Com ela, teve 17 filhos. Paralelamente, manteve um relacionamento com a cunhada, com quem teve 15 filhos. E ainda se relacionou com a sogra, com quem teve também um filho. Só destas três mulheres, teve então 33 filhos, 100 netos e 33 bisnetos.
O caso passa-se em Campo Grande, no Rio Grande do Norte. «A coisa que Deus fez mais bem feito no mundo foi mulher», conta Luiz ao jornal, cheio de vitalidade.

A primeira mulher de Luiz que morreu e deixou 17 filhos. Muitos morreram, mas cinco dos filhos foram criados por Maria Francisca, a segunda mulher.
«Eu posso até ter outros filhos por aí e não saber, porque sempre gostei muito de namorar», acrescenta às contas.

As duas irmãs e a mãe dizem que sempre conviveram bem com a situação e que se deixaram levar pelo «jeito galanteador» do homem. «Ele nunca maltratou nenhuma de nós, sempre cuidou bem dos filhos e nunca deixou faltar nada em casa», relatou Maria Francisca.

crédito:itabunacity

ATÉ QUE DEFINITIVAMENTE A JUSTIÇA OS SEPARE


Eles estão fora do governo, até que Newton Lima retorne.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (em exercício), exonerou três secretários municipais: Jorge Bahia (finanças), Carlos Freitas (serviços urbanos) e Marcelo Barreto (segurança, transportes e trânsito).

O decreto foi assinado por volta das 15 horas e promete movimentar o Palácio Paranaguá nos próximos dias.

Provavelmente, o titular Newton Lima voltará às pressas de Belo Horizonte (onde faz exames médicos) para reassumir o controle. Os três secretários exonerados são homens de sua inteira confiança.

crédito:blogdogusmao

GAROTO ATIRA EM PROFESSOR E SE MATA


O aluno que atirou em uma professora dentro da sala de aula e depois se matou em São Caetano do Sul, no ABC, na tarde desta quinta-feira (22), fez um desenho no qual se retratou com duas armas e com um professor. O desenho foi encontrado junto com o material escolar dentro da mochila do estudante David Mota Nogueira, de 10 anos, que foi apreendida pela polícia, de acordo com a delegada titular do 3º DP de São Caetano, Lucy Mastellini Fernandes. No desenho, ele escreveu: "Eu com 16 anos" e "Professor", indicando cada uma das figuras desenhadas. A delegada não quis mostrar o papel.

O guarda-civil contou à polícia que levou o filho à escola e que chegou a carregar a mochila dele. Ao retornar para casa, deu por falta da arma, que costumava deixar escondida sobre o armário do quarto. Em seguida, ele relatou que ligou para a mulher, mas, diante da negativa dela sobre o paradeiro da arma, decidiu voltar para a escola, segundo a delegada. "Ele disse que pressionou os dois filhos, o mais novo de 10 e o adolescente de 14 anos, mas eles negaram todo o tempo saber da arma. Ele então disse que voltou para casa para fazer uma busca mais minuciosa", disse Lucy.

Além da mochila, a polícia apreendeu também o revólver calibre 38, que pertence ao pai de David, o guarda-civil metropolitano Milton Evangelista Nogueira. De acordo com a delegada, o pai do menino foi ouvido informalmente por cerca de 30 minutos. Segundo Lucy, ele se encontra bastante abalado com o ocorrido.

De acordo com a delegada, o guarda-civil lamentou profundamente não ter olhado na mochila do filho e se disse arrasado com a tragédia. No boletim de ocorrência, o crime foi registrado como ato infracional, mas, segundo a delegada, o correto é ato antissocial. "É o ato cometido por menor de 12 anos", disse. Em relação ao guarda-civil, ele deverá ser enquadrado com base no Estatuto do Desarmamento, por não ter guardado a arma de forma adequada.

Mochila também foi apreendida (Foto: Marcelo Mora/G1)

O caso
O estudante da Escola Municipal Alcina Dantas Feijão atirou na professora por volta das 16h, e depois disparou contra a própria cabeça. Ele havia acabado de sair do intervalo, quando pediu para ir ao banheiro. Na volta, chegou atirando. De acordo com a Prefeitura, os dois foram socorridos com vida, mas o estudante morreu.

A professora, identificada como Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, deixou a escola consciente. No momento em que o menino do 4º ano usou a arma, havia 25 estudantes na classe.

O secretário da Segurança de São Caetano do Sul disse que quando um guarda-civil sai com a arma para trabalhar ele a devolve no final do expediente. "[O pai do garoto] é um homem de bom conceito dentro da Guarda Civil, com mais de 14 anos dentro da corporação", disse Rodrigues, acrescentando que esta "é uma situação muito difícil de descrever".

Revóver calibre 38 utilizado pelo aluno (Foto: Marcelo Mora/G1)

De acordo com Rodrigues, todos os guardas-civis da cidade foram alertados para que ficassem atentos à possibilidade de armas em escolas desde que um estudante matou 12 alunos em Realengo, no Rio de Janeiro, em abril. "A segurança da escola já é feita, esse tipo de situação não tem como prever", afirmou o secretário.

As aulas na escola foram suspensas nesta quinta e na sexta-feira (23). A Prefeitura afirmou que o menino era considerado um aluno calmo e sem histórico de violência. O motivo para o crime ainda é desconhecido.

O delegado-titular da Delegacia-Sede de São Caetano do Sul, Francisco José, disse que o pai do garoto pode ser responsabilizado criminalmente pelo ocorrido. "Vamos investigar se ele agiu com imprudência ou negligência na guarda desta arma", afirmou.

O delegado informou que irá procurar famílias de outros alunos da escola e que duas testemunhas adultas serão ouvidas já nesta sexta-feira (23).

MARÃO BOTA POCANDO E SUSPENDE MULTAS


O prefeito de Ilhéus, em exercício, Mário Alexandre, no final da tarde desta quinta-feira (22), suspendeu por 30 dias a emissão de multas de trânsito aplicadas pelos pardais eletrônicos. O motivo alegado é a greve dos correios.

Antes de assinar o decreto, Mario Alexandre e o secretário de trânsito, Marcelo Barreto, tiveram uma forte discussão. O secretário se recusou a rubricar o documento.

O procurador jurídico do município, Luiz Carlos Nascimento, acompanhou o prefeito e também assinou a decisão.

VÍTIMA APAIXONA-SE PELO ESTUPRADOR


O delegado titular da Polícia Civil no município de Mucuri, Dr. Sanney Simões, concluiu e remeteu à justiça na manhã desta quinta-feira (22/09), o inquérito policial de nº 077/2011, de um caso inédito ocorrido entre os crimes contra os costumes na região. Uma menina de 13 anos, que vinha sendo abusada sexualmente desde os 12 anos, pelo seu próprio padrasto Lourivaldo da Silva Santos, o “Quebra Ferro”, 32 anos, terminou cativada pelo estuprador e confessado a própria genitora que havia se apaixonado pelo marido da mãe.

Os abusos sexuais foram inicialmente descobertos por professores da escola da menor no distrito de Belo Cruzeiro no município de Mucuri, que comunicaram o fato aos agentes do Conselho Tutelar da comarca, que passaram a monitorar a situação, inclusive ouvindo a mãe da criança, que confirmou que havia descoberto há pouco tempo que o esposo havia realmente desvirginado a sua filha, mas que ela vinha sendo ameaçada de morte pelo marido, caso contasse algo a alguém ou a polícia, e a dona-de-casa até adiantou que os abusos sexuais por parte do esposo contra sua filha menor, haviam parado.

Mas na noite anterior em que os conselheiros tutelares e a polícia se preparavam para prender o estuprador, a menina e o padrasto confessaram à dona-de-casa que eles estavam apaixonados um pelo outro. E na mesma madrugada a menor e o padrasto fugiram de casa e se acamparam por três dias embaixo da ponte da Rodovia BR-101 sobre o rio Mucuri, mas antes que a polícia os descobrisse no local, a vítima e o acusado fugiram, e só foram encontrados três meses depois, no último dia 2 de agosto, na Fazenda Santa Terezinha, onde viviam mantendo relacionamento dito conjugal, comportando-se como se marido e mulher fossem.

A garotinha contou em oitiva à Polícia Civil que quando foi violentada pelo padrasto, ela tinha 12 anos e era virgem, e teria sido forçada a ceder os intentos do padrasto. Daí em diante, toda vez que a mãe saía para o trabalho no corte de cana e seus dois irmãozinhos menores seguiam para escola, o padrasto mantinha relação sexual com ela, sob ameaça de morte, caso contasse o fato a mãe ou outras pessoas. Ela disse que no início era horrível viver naquela situação, mas com o tempo ela foi se acostumando com a rotina, até que ele também foi mudando de comportamento e passou a lhe tratar com carinho, até que veio a se apaixonar pelo padrasto.

O delegado Sanney Simões se baseia na legislação penal e entende que menor de 14 anos não tem o discernimento de escolher qual o caminho seguir diante de uma violência sexual, senão o que rege a lei com as devidas sanções aplicadas em desfavor do autor. Tanto que indiciou Lourivaldo da Silva Santos, o “Quebra Ferro”, 32 anos, em crime de estupro de vulnerável, agravado pelo fato do autor ter sido o agente que tinha a responsabilidade e o dever de proteger a vítima. Mas diante dos fatos, do perdão da mãe da criança, da declaração de amor da menor em favor do padrasto e agora marido, a justiça da comarca de Mucuri expediu alvará de soltura para o acusado, para que ele aguarde em liberdade uma posterior decisão da justiça.

QUERIA METER BALA EM TALARICO (GAIATO)


PORTO SEGURO - Motivado pelo ciúme, Marcos de Jesus Barbosa, 19 anos, foi preso na tarde de quarta-feira (21), no bairro Baianão, em Porto Seguro, depois de atirar em Gleisson Souza Santos, 23 anos, que teria feito gracejos para sua namorada.

Com uma pistola calibre 380 em punho, ele apontou para a cabeça do rapaz, mas errou o disparo, que pegou apenas de raspão.

Moradores do mesmo bairro, Marcos foi até a casa de Gleisson, na Rua Frei Caneca, para “limpar sua honra”, uma vez que soubera que o “paquerador” estava de “ousadia” com a sua namorada.

Assustados com o tiro, vizinhos entraram em contato com a Policia Militar, que foi ao local e conduziu Marcos para a delegacia.

Na delegacia, Marcos negou que tivesse uma pistola ou que tivesse feito o disparo, mas uma análise em seu aparelho celular, feita pelos investigadores, revelou que ele possuía várias fotos suas exibindo a arma utilizada no crime.

Não localizada ainda, a pistola 380 foi reconhecida pela vitima e por testemunhas. Diante da evidência, Marcos confessou o crime e permanecerá custodiado na carceragem, à disposição da Justiça.

POPULAÇÃO DE ITAJUÍPE QUER NOVO PREFEITO


PSC na cidade de Itajuípe lança projetos para 2012 , dentre esses projetos está sendo sondado como pré candidato a prefeito José Reis Filho.

Jose Reis é formado em Teologia e Administração (atualmente Pastor) vem ao longo desses últimos anos sendo um grande assistencialista, trabalhando ferrenhamente na reabilitação de pessoas com dependências químicas e dando um suporte moral as famílias Itajuipenses.

Sua Ligação com o Governador Jaques Wagner se deu através da Deputada Ângela Sousa (PSC). E desfrutando de amizade com o senador Walter Pinheiro e o Deputado Federal Erivelton Santana tenta introduzir em Itajuípe um Pólo de tratamento para dependentes químicos, segundo ele, várias famílias tem sofrido por conta de algum membro dependente e isso está desestabilizando o meio social:

“É preciso cuidar disso antes que seja tarde demais, pensamos também na prevenção e não somente no remediar, investir em esporte e cultura é uma forma de abster os jovens das drogas, é preciso também resgatar nossa bandeira artística, teatro, música e esporte” afirma ele.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ANIVERSARIANTE : KLÉBER TORRES




Kléber Torres,






Conte seu jardim pelas flores,
nunca pelas folhas caídas.
Viva cada minuto de sua vida como se fosse viver eternamente.


E cada hora que passar não conte pelos ponteiros romanos de um relógio e sim pelo pulsar do seu coração.


E através de toda a sua existência conte sua idade pelos amigos que
conquista e nunca pelos anos que vive.


Isso é o que eu lhe desejo de coração.

Feliz Aniversário



* 21/Setembro




JOGOS ESTUDANTIS TEM 27 ESCOLAS



A 38ª edição dos Jogos Estudantis, envolvendo 27 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, foi aberta na última terça-feira (21), na Vila Olímpica de Itabuna, com a participação de 1.100 alunos representando as modalidades de vôlei, basquete, handebol, futsal, natação, atletismo e judô. O evento é promovido pela Associação dos Profissionais de Educação Física de Itabuna e Região Sul – APEFI, em parceria com Prefeitura Municipal, através das secretarias de Esporte e da Educação.
A solenidade começou com desfile das equipes, seguida do hasteamento das bandeiras (do Brasil, da Bahia e de Itabuna) e a execução do Hino Nacional. Na sequência, dois grupos de Ginástica Rítmica, do Instituto Municipal de Ensino Aziz Maron – Imeam e do Colégio de Polícia Militar (COM) e dois grupos de dança, do Colégio Estadual Fêlix Mendonça e Josué Brandão, apresentaram coreografias que contagiaram o público na Vila Olímpica.

PINÓQUIO NO PAÍS DAS MARAVILHAS



O deputado federal Geraldo Simões (PT), concedeu entrevista ao Blog do “Benner”. Segundo o parlamentar, em 2012, Itabuna deverá ter três ou quatro candidaturas a prefeito e uma delas é a da suplente de senadora pelo PT Juçara Feitosa.
“Com Juçara Feitosa, que teve uma votação muito significativa nas eleições anteriores, vamos recuperar os oito anos perdidos e garantir o atendimento às demandas da população”, disse o parlamentar petista, em entrevista ao BLOG DO BENÉ.


crédito:politicosdosuldabahia

VEREADOR ILHEENSE DIZ NÃO AOS PARDAIS



Na sessão de terça-feira (20), o vereador Tarcísio Paixão (PMN) afirmou que a suspensão do funcionamento da fiscalização eletrônica no trânsito do município de Ilhéus tem que ser feita em caráter de urgência. O parlamentar lembrou que em função da cidade não ter recebido a devida sinalização nas imediações dos pardais nenhuma multa pode ser cobrada.

Segundo Tarcísio, é necessário que a Câmara envie um oficio ao Executivo solicitando a suspensão imediata da fiscalização eletrônica. “A cidade ainda não está preparada para ser fiscalizada pelos pardais, assim que a devida sinalização for estabelecida as multas poderão ser aplicadas”, disse. O vereador Alcides Kruschewsky (PSB), em sessão realizada na quarta-feira (14), também já havia alertado sobre as cobranças indevidas de multas realizadas pela fiscalização eletrônica

Ainda em seu discurso, Tarcísio Paixão ressaltou que além da sinalização é preciso que seja feita uma campanha educativa de 60 a 90 dias para que a população ilheense se conscientize sobre como agir nas imediações dos pardais. “Somente com a sinalização correta e uma campanha educativa eficaz, a população poderá ser cobrada por suas infrações”, finalizou.

E FALANDO DE CULTURA





Cyro de Mattos *

A cultura é como a atmosfera. Não se vê, nem se pega, mas precisamos dela para sobreviver. Cultura é uma rede de significados que dão sentido ao mundo. A religião, a culinária, o vestuário, o mobiliário, as formas de habitação, os hábitos à mesa, as cerimônias, o modo de relacionar-se com os mais velhos e os mais jovens, com os animais e com a terra, os utensílios, as técnicas, as instituições sociais (como a família) e políticas (como o Estado), os costumes diante da morte, a guerra, o trabalho, as ciências, a Filosofia, as artes, os jogos, as festas, os tribunais, as relações amorosas, as diferenças sexuais e étnicas, tudo isso constitui a Cultura como invenção da relação dos seres humanos com o Outro. E o Outro é a natureza.

Um povo sem cultura é frágil, nem sequer sabe defender o espaço em que sobrevive, já que não percebe de onde veio e para onde vai. Vive à deriva. Ou como gado humano. Como estabelece a Constituição Federal, a cultura é um direito fundamental, importante vetor de desenvolvimento econômico, valioso exercício de cidadania para a inclusão social. É caminho que salva vidas, retira as pessoas das zonas do risco, tornando digna nossa existência em convívio com os outros.

Cultura é tudo que o homem simboliza diante da vida. Tudo que o ser humano inventa para humanizar a natureza é cultura. Os imediatistas não pensam a vida dessa maneira porque só a concebem através da produção dos meios materiais. Cultura para esses não é base do equilíbrio social, meio para combater a pobreza. Não é essencial. Confundem-na com pura distração, curtição, futilidade, ornamento. Desperdício. Para eles, a vida é produção e troca de valores materiais, empreendimento e lucro. Isso basta, é tudo.

A miopia política com relação à cultura é de uma incompetência total. Quando um bem imaterial de natureza cultural interfere no programa de certos políticos, eles bradam que o principal é criar condições melhores de vida. O progresso deve triunfar sempre quando o impasse para isso seja o bem cultural. O progresso deve seguir adiante em sua marcha indiferente às tradições e manifestações artísticas e culturais. Não importa que o progresso esteja demolindo a alma histórico-cultural de um povo, o que é muito grave.

Para esse tipo de postura, o Museu Jorge Amado no antigo distrito de Ferradas, hoje bairro do município de Itabuna, no sul da Bahia, por exemplo, não conta, não dá retorno eleitoreiro. Mesmo que o custo dessa obra importante, de reconhecimento justo ao consagrado romancista mundial, nascido em Ferradas, embora tardio, também de alcance comunitário, atualmente seja de 600 mil reais. Mesmo que seja um espaço criativo e dinâmico em sintonia com a memória, a história e a educação da comunidade. Mesmo que seja um espaço que irá interagir com a sociedade, através de oficinas culturais, artísticas e profissionalizantes, que pretendem desenvolver ações para a sobrevivência e tirar o indivíduo da zona do risco e inutilidade.

Um museu desse teor valoriza a autoestima, funcionando como um centro de memória, um espaço que sem dúvida irá propiciar qualidade de vida.. Pretende contribuir para que as pessoas sejam capazes de distinguir entre o bom e o ruim, o ético e o demagogo, a verdade e a mentira. Isso fere as prioridades do contexto político alimentado por visões pessoais equivocadas. Contraria a ideologia do poder pelo poder, que professa ter voz alta aqueles que têm as rédeas da vida no rigor de atitude que comanda.

No meu livro “Agudo Mundo”, ainda inédito, o poema “Pátria Amada”, parodiando os célebres versos de Gonçalves Dias, procura dizer do homem exilado em sua condição social. Leia o poema.

Pátria Amada – Minha terra // Tem palmeiras // Onde canta o sabiá.// Um grito heróico // Sedento de droga // Rola os dias nos dias. // Triunfante na fome // Corrompe no planalto, // Com orgulho e amor // Gorjeia o engodo // Do usual demagogo // Que adora me eleger // Gado humano no lixo. // Forte e varonil // Em farto convívio // Repica no exílio // O gesto do barraco. // Com um olho no pão // E o outro na televisão,

*Escritor premiado no Brasil e exterior. Da Academia de Letras da Bahia, Academia de Letras de Ilhéus e Academia de Letras de Itabuna (Alita).

UM CRIME DIGNO DE OSCAR DE EFEITOS ESPECIAIS




Um crime quase perfeito.
Uma história inusitada chamou a atenção da polícia de Pindobaçu, a 400 km de Salvador. Um pistoleiro contratado para matar uma mulher forjou o crime utilizando ketchup e foi descoberto pela mandante, ao ser flagrado com a ‘vítima’ em uma feira da cidade.
Maria Nilza Simões, a mandante, procurou a delegacia para dar queixa contra o ex-presidiário Carlos Roberto de Jesus. O delegado chamou o acusado para dar explicações e a história veio à tona.
Carlos Roberto contou ao delegado que foi contratado por Maria Nilza para matar uma outra mulher, Erenildes Aguiar Araújo. Ele receberia R$ 1 mil pelo crime.
O ex-presidiário disse que aceitou o trabalho, mas que entrou em contato com a vítima e juntos fizeram um plano. Compraram ketchup e foram para um matagal forjar o crime.
O ex-presidiário derrubou o molho em cima de Erenildes, colocou uma faca presa entre o braço e a costela e tirou uma foto. Com a imagem em mãos, o pistoleiro mostrou para a mandante do crime que o trabalho estava finalizado e recebeu a quantia.
O caso aconteceu em junho. Um tempo depois, a mandante do crime encontrou com a ‘vítima’ em uma feira, aos beijos com o ex-presidiário, segundo o delegado.
Maria Nilza foi indiciada por crime de mando, Carlos Roberto por extorsão e Erenildes, como cúmplice no crime de extorsão. Todos vão responder em liberdade.
Informações do G1.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TRAGÉDIA ABALA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO



PORTO SEGURO - Os corpos da funcionária da Secretaria de Educação de Porto Seguro Perolina Borges de Jesus, 45 anos, e do genro dela, George Guatama Oliveira Silva, 27, devem chegar à cidade no fim da tarde desta quarta-feira (21).

Eles morreram em um acidente por volta das 14h desta terça (20) na BR-101, município de Santo Antonio de Jesus, a 450 quilômetros de Eunápolis. O IML local realiza as autopsias com atraso.

Outras três pessoas que viajavam com eles em um Gol ficaram feridas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o automóvel bateu de frente com um caminhão após uma ultrapassagem indevida.

George e Perolina morreram na hora. Os passageiros Manoel do Carmo Nascimento, 48, Joilson Silva dos Santos, 24, e um homem de pré-nome Jadson, 26, conhecido como ‘Moab’, instrutor de auto-escola em Eunápolis, foram encaminhados ao Hospital Regional da cidade e estão fora de perigo.

O gabinete da Prefeitura de Porto Seguro informou que o velório e o enterro estão previstos para esta quinta. Perolina - que deixa duas filhas, uma adulta e outra adolescente, era chefe do setor de Alimentação da Secretaria Municipal de Educação.

George, que era natural de Eunápolis, mas morava em Porto Seguro, tinha ido buscar a sogra em Santo Antônio de Jesus. Ele estava com casamento marcado com a filha mais velha de Perolina.

MATOU O MELHOR AMIGO POR CAUSA DE R$ 5,00



Foi apresentado em entrevista coletiva de imprensa realizada na sede da 16ª COORPIN em Jacobina o foragido da justiça Bruno Barbosa da Silva, mais conhecido como Bruninho, acusado de assasinar por motivo fútil a golpes de faca o jovem Carlos Alberto de Jesus, conhecido por Cotia. O crime aconteceu no bairro do Perú no dia 20 de maio deste ano e teve grande repercussão na região por ter sido motivado por uma dívida de R$ 5,00.

FOGO DESTROI CASA EM IBICARAÍ









A residência da senhora Maria da Conceição de Souza foi completamente destruída pelo fogo, na manhã hoje.
O incêndio destruiu vários móveis e parte do telhado. O incidente foi causado por um curto circuito na rede elétrica da residência atingida pelo fogo.
As chamas foram contidas por vizinhos. O corpo de bombeiros foi acionado, mas quando chegou ao local a casa já estava completamente destruída.





GOLPES DE FOICE PARA TODOS OS LADOS













EUNÁPOLIS - O Instituto Médico Legal de Eunápolis já identificou o corpo do homem que foi morto na manhã de segunda-feira (19), em São João do Monte, distrito de Itabela.

Trata-se de Everaldo de Jesus Lopes, 29 anos, atingido com oito golpes de foice. Ele foi assassinado pelo próprio primo, Edson Muniz dos Santos, 35 anos, que foi preso em flagrante.

Nesta terça-feira (20), o homicida, que também ficou ferido, falou ao repórter J. Alencar, da Itabela FM, que os dois começaram a brigar porque Everaldo insistia em oferecer bebida alcoólica para a sua mulher.

O delegado Fábio Lago autuou Edson em flagrante por homicídio duplamente qualificado. Conforme o delegado, o homicídio foi por motivo banal.

Edson já respondia a dois processos criminais. Um por porte ilegal de arma de fogo e o outro por tentativa de homicídio, crimes praticados em 2001 e 2004, respectivamente.

Everaldo, que estava em liberdade condicional, era solteiro, mas morava em Itamaraju.

ITABUNA UMA CIDADE BIPOLAR





Valéria Ettinger lelaettinger@hotmail.com

Sinceramente, o que espero de 2012, o ano das grandes mudanças, é que um raio caia na cidade de Itabuna e possamos encontrar um remédio para combater essa bipolaridade política.

Quando eu era criança ouvia os adultos dizerem: Itabuna é o ouro da Bahia. Itabuna é a cidade que sustenta o Estado da Bahia. No campo da moda Itabuna, estava sempre à frente da capital Salvador e, por ser assim tão promissora, até os filhos dos grandes políticos da Bahia tinham costume de dar uns “bordejos” para o lado de cá.

Mas, no quesito política, Itabuna nunca foi tão inovadora assim.

Vejo que nos últimos 30 anos a cidade não evoluiu, significativamente. Alguns até dizem: foi a crise do cacau que gerou tudo isso. Mas não me refiro a crescimento econômico, visto que fatores econômicos são cíclicos e novos arranjos se fazem para movimentar a economia de um centro, como ocorreu por aqui com a chegada das faculdades particulares, das indústrias e dos investimentos privados no comércio local. Refiro-me a uma estagnação política, sem inovação, sem resolutividade e sem perspectivas de mudança.

Uma política baseada em uma dicotomia de grupos políticos. Fico a pensar: será que o ranço dos tempos dos coronéis, ainda, está impregnado no inconsciente do povo itabunense e, por isso, os itabunenses não conseguem enxergar ou até fazer surgir novas lideranças capazes de quebrar com essa bipolaridade ou mudar o modo de fazer política local?

Vejo muito dinheiro e tempo jogados fora, pois como é comum na política brasileira o “se o meu antecessor é oposição ou inimigo político não darei continuidade ao seu trabalho para não valorizá-lo”. Começarei uma nova ideia e um novo serviço. Muda-se inclusive o layout da prefeitura! Ora, mas a prefeitura não é a mesma? Para que mudar? O povo não sabe que o prefeito mudou? E, assim, o dinheiro público escoa pelo esgoto sem retorno direto à população.


Eis que surge a esperança! E a mala que foi arrumada e desarruma será enterrada. Glória! Fomos salvos. Doce ilusão, a esperança ficou só na espera e o buraco ficou mais profundo. Desculpem, quero dizer os buracos, porque são vários. Basta dar um belo passeio por nossa arborizada, limpa, cheirosa, saneada e funcional cidade.

Mas, como a esperança é a última que morre, tão dizendo por aí que os efeitos da mudança planetária estão atingindo a cidade de Itabuna: o amor está prevalecendo, pois os inimigos estão fazendo as pazes e pretendem se unir em um só coração… Então, nunca existiu dicotomia, era só birra? Ou estão seguindo o conselho de Maquiavel: vamos nos unir para não perdermos o nosso posto, para que o nosso mais novo inimigo não se mantenha no poder. Parece até aquele filme: “A volta dos que não foram…”

Sinceramente, o que espero de 2012, o ano das grandes mudanças, é que um raio caia na cidade de Itabuna e possamos encontrar um remédio para combater essa bipolaridade política e esse modo antiquado, inadequado e irresolúvel de fazer política local ...

Valéria Ettinger é professora universitária.

LONGA METRAGEM SERÁ LANÇADO EM ITABUNA



O filme “Doce Amargo” será lançado nesta quarta-feira (21) no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Outra exibição do filme acontecerá na sexta-feira (23). A entrada é gratuita.

“Doce e Amargo” foi escrito e dirigido por Fernando Caldas. No elenco estão Aldo Bastos, Ramon Vane, Evaldo Batista, Marcelo Lobo, Sônia Amorim, Yára Lima, Marquinhos Nô, Fátima Lopes, Walmir do Carmo, além da participação especial de Carlos Ngão. “Doce e Amargo” é o primeiro longa-metragem produzido na região sulbaiana.


crédito:radarnoticias.com

BRIGARAM E FORAM PARAR NA CADEIA

OAB BAHIA UM MAL EXEMPLO DE GESTÃO




As contas dos exercícios de 2005 e 2006 da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-BA), foram reprovadas na tarde desta terça-feira (20). Na época, a entidade era comandada pelo advogado Dinailton Oliveira, que cumpriu o triênio 2004-2006. Em entrevista ao Bahia Notícias, o secretário-geral adjunto da OAB, André Godinho, confirmou a reprovação das contas, fato inédito da história da entidade na Bahia.

O Conselho Federal da OAB optou pela recusa, por 17 votos a três, após a constatação de diversas irregularidades na gestão, como o não recolhimento do INSS de funcionários. “Isso é crime previsto em Lei. Configura apropriação indébita e ele deve responder por isso”, afirmou Godinho. Com a decisão, o ex-presidente da OAB-BA, que tentou voltar ao cargo nas últimas eleições, fica inelegível por dois pleitos.

A ação que solicitava a prestação de contas na gestão de Dinailton foi por diversas vezes adiada, depois de manobras do advogado. Ele chegou a impugnar cinco ações de juízes que determinaram a divulgação dos seus atos. O ex-presidente da OAB-BA, que à sua época tinha orçamento de cerca de R$ 7 milhões, não foi encontrado para comentar o assunto. Filiado ao PDT, ele é pré-candidato a prefeito de Itabuna, no sul do estado. Do BN.


crédito:pimentablog

MARIO ALEXANDRE ENSINA NEWTON A GOVERNAR


O prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre de Sousa, assinou o Decreto 073, que convoca a II Conferência Municipal de Cultura, programada para acontecer nos dias 24 e 25, no Teatro Municipal (TMI). Na oportunidade, serão indicados os representantes municipais que estarão participando das conferências territorial e estadual.

Coordenada pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), a conferência visa propor, entre vários outros aspectos, estratégias para o fortalecimento do setor como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável. Além disso, o evento também objetiva estabelecer um processo de construção conjunta de formulação e de implementação de novas políticas, mediante a busca de convergências das proposições oriundas dos poderes públicos e da própria sociedade.

“Outra finalidade da conferência é apontar propostas de diretrizes para subsidiar a formulação do Plano Municipal de Cultura, através do debate coletivo e das indicações de propósitos a serem obtidos nos mais diferentes níveis de atuação do município”, diz o prefeito em exercício, Mário Alexandre.

HOSPITAL DE BASE AGORA COM NOVO GÁS



O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) recebeu, na segunda-feira (19), dez kits de material cirúrgico doados pela Secretaria da Saúde de Itabuna. A iniciativa beneficia pacientes demais de 200 municípios, sendo 122 deles pactuados e os demais não-pactuados.
Os kits doados incluem pinças, tesouras, entre outros materiais utilizados em procedimentos cirúrgicos. Para os próximos dias, está prevista a aquisição de novos equipamentos, o que é objeto de processos licitatórios abertos pela Secretaria de Saúde.
A Prefeitura assume atualmente mais de 50% das despesas do hospital, cujo atendimento abrange a população de uma área superior a um terço do território baiano. Apesar das dificuldades financeiras, o Hblem não deixa de oferecer assistência aos pacientes conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Posse
Ainda nesta segunda-feira (19), no Hblem, ocorreu a posse de novos integrantes da diretoria. Foi empossado o diretor médico José Henrique Carvalho, o diretor técnico Cristiano Conrado, o diretor financeiro José Carlos, e Antônio Carlos Costa Carrero na diretoria administrativa.

crédito:radarnoticias

CARRERO E JOSÉ HENRIQUE AGORA NO HBLEM



Assumiu hoje (dia 20) o cargo de diretor médico do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, o clínico José Henrique de Carvalho.

Pois José Henrique foi uma das sacadas do prefeito José Nilton Azevedo para colaborar com a gestão do Hblem, hospital que enfrenta o pior momento de toda a sua história. Outro nome que passa a figurar à frente da instituição é o de Antônio Carrero, que no ano passado foi o braço direito do vereador Clovis Loiola, em seus últimos momentos como presidente da Câmara de Itabuna. Carrero agora responde pela diretoria administrativa do Hblem.

Boa sorte a esta equipe, que tragam esperança ao tão sofrido povo de Itabuna.

VAL CABRAL PEDE DESFILIAÇÃO DO PV


Uma nova história será escrita a partir de então no PV Itabunense, pois o polêmico radialista Val Cabral, de Itabuna, não pertence mais às fileiras do Partido Verde. Ele entregou pedido de desfiliação nesta segunda-feira, 19, ao presidente do diretório municipal da sigla, Glaby Carvalho de Andrade, conhecido como “Glebão”.

Segundo Alfredo Melo, também do PV e inimigo declarado do radialista, Val Cabral teria pedido desfiliação porque sabia que seria expulso. Melo afirma que o diretório estadual intimou o comunicador a explicar algumas atitudes recentes que ofenderiam a “cartilha verde”.

“Ele se antecipou, mas vamos defender que o processo continue para que esse rapaz seja considerado persona non grata no PV”, cutucou Alfredo Melo, que foi alvo de duras críticas do radialista no período em que presidiu a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

POLÍCIA APREENDE 153 KG DE MACONHA

A droga estava em duas caixas no bagageiro do veículo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, cerca de 133 kg de entorpecente (maconha). A droga foi apreendida no final da manhã desse domingo (18), em ônibus da Gontijo, placa GXH-5568/MG, que fazia linha São Paulo/SP para Maceió/AL. A droga que pertencia à passageira Ana Maria Lima de Souza, 37 anos, seguia em duas caixas no bagageiro do veículo. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal.

AS VERDADES DA POLÍTICA

OS CAPRICHOS DO CAPITÃO FÁBIO I

Capitão Fábio e Jaques Wagner foram cúmplices em lei casuística

Fora do cenário político por opção dos eleitores, o ex-deputado estadual Capitão Fábio (melhor dizendo, major) não esconde o esforço que faz para voltar ao poder. Para voltar à Assembleia Legislativa, tem feito de tudo no sentido de voltar a caminhar pela estrada que sempre pavimentou para se eleger deputado estadual: o poder sobre os veículos e seus condutores.

Fácil, não fosse a impossibilidade de circular livremente pela “fábrica de votos” como são considerados os órgãos ligados ao emplacamento de veículos, fornecimento de habilitação, fiscalização do tráfego, seja na área urbana ou nas rodovias. Se anteriormente fez campanha com o slogan “Uma estrada para o futuro”, agora precisa garantir o acesso a essas importantes ferramentas.

OS CAPRICHOS DO CAPITÃO FÁBIO II

A direção da Ciretran de Itabuna se encaixaria perfeitamente no projeto de retorno à Assembleia Legislativa. E o Capitão Fábio tem consciência disso, tanto que tenta mover céu e terra para conseguir o lugar no órgão de trânsito de Itabuna, atualmente ocupado por uma pessoa da sua confiança, fruto de indicação quando ainda era deputado.

Neste momento, sem mandato, Capitão Fábio (ou major Fábio) quer o cargo de volta, embora não possua mais o poder de convencimento, ou seja, o voto de deputado na Assembleia Legislativa. E como faz falta esse importante instrumento de convencimento, tanto é assim que até hoje o governador Jaques Wagner não se sensibilizou com os pedidos de Fábio.

OS CAPRICHOS DO CAPITÃO FÁBIO III

Quem olhar pelo retrovisor da política poderá observar que o deputado estadual Capitão Fábio já prestou grandes serviços ao governador Jaques Wagner, serviços institucionais, republicanos, atendendo aos interesses do Estado. Afinal, essa uma das tarefas dos deputados que militam na base parlamentar de sustentação do governo. É o toma lá dá cá: dá o voto, em troca recebe as benesses para a região e população de sua preferência. Tudo como manda os manuais democráticos.

Entretanto, há quem diga que o governador Jaques Wagner não tem se comovido pelo simples fato de que Fábio não teria mercadoria para vender e entregar. Nem mesmo os serviços prestados nos mandatos passados parecem sensibilizar o governador, que teria dito ter feito todos os pagamentos, portanto, não deveria nada. Ou seja comprou e pagou, não ficando com obrigação nenhuma a cumprir.

O PAGAMENTO DE WAGNER A FÁBIO

No apagar das luzes do mandato passado, o então deputado estadual Capitão Fábio e o seu colega de farda e assembleia, Capitão Tadeu, patrocinaram a lei nº 11.920, de 20 de junho de 2010, alterando as leis 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e 11.356, de 6 de janeiro de 2009. Essa lei nova é um casuísmo, feita apenas para beneficiar os dois deputados militares, que corriam risco de não se elegerem na eleição de 2010.

Como o Capitão Tadeu foi eleito, a lei beneficiou apenas o Capitão Fábio. Pela lei antiga, Capitão Fábio (assim como todos os militares), não poderia voltar à Polícia Militar. Pela lei nova, feita por eles, além de voltar à PM, ainda conseguiu ser promovido na frente dos que estavam na lista da tropa em atividade.

O CASUÍSMO DE FÁBIO E WAGNER I

A lei, de início, até parece sóbria, pois começa explicando o que é a reversão, dizendo, no artigo 14, inciso II: “quando cessar o período de exercício de mandato eletivo, devendo retornar ao mesmo grau hierárquico ocupado e mesmo lugar que lhe competir na escala numérica no momento de sua transferência para a reserva remunerada”.

No § 3º do artigo 14, entretanto, começa a pegadinha, ou melhor, os benefícios feitos por encomenda para o Capitão Fábio e com a cumplicidade do governador Jaques Wagner, conforme se pode ler, ipis literis: “Na hipótese do inciso II do caput deste artigo, o retorno ao serviço ativo deverá ocorrer no primeiro dia útil imediatamente subsequente ao término do mandato eletivo”.

O CASUÍSMO DE FÁBIO E WAGNER II

No parágrafo seguinte, o § 4º, o casuísmo aumenta ainda mais, no sentido de beneficiar exclusivamente o deputado Capitão Fábio: “Não poderá haver interrupção entre o momento da transferência do Policial Militar para a inatividade, em razão do exercício do mandato eletivo, e o seu posterior retorno à Corporação, em face do disposto do inciso II deste artigo”.

O casuísmo chega ao extremo ao afastar todos os policiais militares que por ventura tenha exercido o cargo de deputado estadual, que não seja de forma ininterrupta, senão vejamos: § 5º – “O disposto ao parágrafo anterior não se aplica aos Policiais Militares que tenham exercido ou que se encontrava no exercício do mandato eletivo estadual no momento da edição desta Lei, vedado o pagamento, em caráter retroativo, de diferenças remuneratórias de qualquer natureza em decorrência da aplicação do disposto neste parágrafo”.

O CASUÍSMO DE FÁBIO E WAGNER III

O mais absurdo da Lei nº 11.920, criada apenas com a finalidade de beneficiar o Capitão Fábio, que hoje está de volta à Caserna com a patente de major, após furar a fila, prejudicando, de maneira insidiosa, os outros militares que se encontravam na ativa. Com isso, caso não se afaste de novo, poderá chegar ao posto de coronel, o ápice da carreira policial militar.

Caso se afaste para concorrer um cargo político, irá para a reserva com os proventos de major, um plus a mais na patente de capitão, como aconteceu no primeiro afastamento. A Polícia Militar, uma corporação que completou 186 anos e que tem como patrono o inconfidente Tiradentes, poderia ter passado incólume da fraude e estelionato cometido pelos deputados estaduais baianos e avalizado pelo governador Jaques Wagner.

CONSUMIDOR RECLAMA DE LOJAS MAIA

Um consumidor está “p” de vida com as Lojas Maias. Publicitário, diz ter acreditado na publicidade feita e comprou um produto na loja de Ilhéus, com a garantia que a mercadoria lhe seria entregue em Itabuna. Pois bem, nosso publicitário pagou antecipadamente pela mercadoria adquirida, um presente para outra pessoa, naturalmente, e o presenteado se dirigiu à vizinha cidade e foi mal atendido e ainda desdenhado como cliente.

Qual não foi a desagradável surpresa para o presenteado quando a Loja Maia de Itabuna exigiu novo pagamento do freto para entregar o produto, submetendo a pessoa a um enorme constrangimento obrigando- a “se virar” em dinheiro a pagar novamente o frete, sob a pena de receber o produto. Uma lamentável falta de respeito com quem comprou e uma enorme grosseira com a pessoa que em Itabuna receberia o presente. “Com esse tratamento, voltar às Lojas Maia nunca mais!”, promete o publicitário.

PARADA GAY EMPOLGA ILHÉUS

A presença de Léo Kret empolga o promoteur e músico ilheense Ratinho

A sétima edição da Parada Gay de Ilhéus, com o tema principal “Homofobia, fora daqui!”, terá como uma de suas atrações a vereadora e dançarina de Salvador, Léo Kret. Este será o segundo ano de participação da vereadora, que trará como convidado o apresentador do programa Universo Axé da TV Aratu, Alex Lopes. A vereadora e seus convidados estarão no trio do grupo Saphos, que terá como atrações a Banda Capricho e DJ Michel. O grupo Eros também desfilará com trio animado pelo DJ Del Mário, Gogo Boys de Salvador e convidados da Parada Mix.

A parada gay de Ilhéus será realizada no dia 25 de setembro, na avenida Soares Lopes, das 13 às 19 horas. A temática deste ano visa o combate à homofobia e luta por políticas públicas, principalmente sobre nos casos de agressão moral e física. A Parada Gay é uma realização do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) de Ilhéus, através dos grupos Eros e Saphos, do Núcleo de Educação e Promoção a Saúde de Ilhéus (Nepsi), e da Coordenação do DST/Aids da Secretaria da Saúde de Ilhéus.

EVENTOS COM SEGURANÇA I

A Prefeitura de Ilhéus vai regulamentar a realização dos eventos públicos e privados realizados na cidade. Um decreto, proposta pela Procuradoria Geral do Município, orienta, controla, organiza e disciplina o segmento. Antes mesmo de ser publicado o decreto, o será debatido com os promotores de eventos de Ilhéus, bem como entidades e instituições, como Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, dentre outros.

A proposta leva em consideração a necessidade de um disciplinamento mais efetivo da realização de shows e espetáculos nos espaços públicos e privados do município, tendo em vista a “segurança e a incolumidade” da população. Como justificativa, a minuta também menciona o “grande número de procedimentos administrativos e de ações judiciais promovidos pelo Ministério Público Estadual, em virtude de inúmeras irregularidades ocorridas durante a realização de eventos”.

EVENTOS COM SEGURANÇA II

O decreto determina que “toda empresa, firma individual ou pessoa física que desejar promover show ou espetáculo em espaço do domínio do Município, de uso comum do povo ou privado, deverá obedecer as condições e requisitos estabelecidos, sob pena de sanções de natureza administrativa, inclusive imposição de multa, sem prejuízo de sanções de natureza civil e criminal, ressarcimento de danos ou indenizações previstas em lei, normas regulamentadoras e decisões judiciais”.

No seu segundo artigo, a minuta de decreto enfatiza que shows e espetáculos somente poderão acontecer em locais autorizados pelo Poder Público Municipal para abrigar tais eventos, de forma que o pedido somente será analisado caso o local solicitado possa recepcioná-los. No terceiro artigo, o texto afirma que “o responsável legal da empresa, firma individual ou pessoa física deverá protocolar na Prefeitura de Ilhéus, através do Protocolo Geral, com antecedência mínima de quinze (15) dias, o pedido de autorização”.

EVENTOS COM SEGURANÇA III

Para a realização do evento, o pedido deverá estar acompanhado, entre outros, do plano de contingência e emergência e do plano de segurança elaborado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito. A proposta de decreto também menciona a necessidade do comprovante de requerimento à Inspetoria local do Crea/Ba para a realização de inspeção nos equipamentos, na rede elétrica, na estrutura física e nos equipamentos sanitários.

A exigência ainda inclui os projetos de iluminação das áreas interna e externa aprovado pela Coelba, do serviço de pronto atendimento médico na área interna do evento aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde, dos equipamentos sanitários e da sinalização interna, destinada à circulação e às saídas de emergência.

TURISMO SEM SORTE

O abraço a Dilma dado hoje apaga as críticas feitas por Gastão no passado

O novo ministro do Turismo, Gastão Vieira, é mais um da conta do Partido Movimento Democrático Brasileiro (o velho PMDB) que assume um cargo de destaque no Governo Federal. Ele veio justamente com o apoio do todo-poderoso presidente do Senado, José Sarney, que apesar de ser senador pelo Amapá, ainda manda e desmanda na política do Maranhão, estado pelo qual o novo ministro é deputado federal.

Nem dá tempo de esfriar a cerimônia de posse de Gastão Vieira, realizada numa das menores salas do Palácio do Planalto, com pouco e selecionados convidados, já é mostrada na imprensa um vídeo em que Gastão diz que no sue partido, o PMDB, ninguém obedece ninguém, numa alusão à pluralidade do reinante no partido. Antes mesmo de tomar posse, outro vídeo já mostrava o pensamento do novo ministro sobre o mensalão e o governo Lula, que ele considerava uma quadrilha. É mais um caso de cooptação explícita.

BOA NOTÍCIA

Esta vem do site IG e joga por terra muitos dos mitos sobre a Educação, como a falta de condições de insalubridade ou de alguns equipamentos ou materiais sejam elementos essenciais para que os professores ensinam e os alunos aprendam. O exemplo claro disso é o Colégio Pedro II, cujos professores e servidores estão em greve desde 15 de agosto. Um dos pleitos é a aquisição de uma sede definitiva para a unidade de Niterói. Os 519 alunos enfrentam as más condições do prédio improvisado onde estão instalados.

O colégio funciona provisoriamente em um Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) cedido – informalmente – pelo governo do Estado, desde 2008. As paredes das salas de aula são de compensado de madeira pintado de verde, o palco do auditório é feito com tampos de mesa e os estudantes suam em salas abafadas e sem ar-condicionado.

O desempenho de destaque no Enem 2010 confirma a avaliação de Carolina. Apesar das instalações físicas precárias, o Pedro II-Niterói foi o 159º no ranking de escolas que tiveram participação de mais de 75% dos alunos no exame, sendo o 58º entre os 1.166 colégios do Estado do Rio e o quinto colocado em Niterói – cidade com o maior IDH do Rio e terceiro melhor no País. Com 683,42 pontos, obteve o terceiro melhor desempenho entre as unidades do colégio de nível médio. O colégio em Niterói só tem Ensino Médio.

CONTAM POR AÍ…

No final dos anos 80 do século passado (1980 e tantos) ainda predominavam nas cidades de pequeno porte os delegados sem formação jurídica, os chamados “delegados calça-curta”. E um desses delegados atuava na cidade de Itapé. Diligente, nada escapava que não fosse transformado em inquérito, desde um pequeno bate-boca sem chegar às vias de fato, até a ocorrência de um homicídio.

Com isso, o promotor de justiça que atuava numa das Varas do Crime da Comarca de Itabuna (que abrangia Itapé) tinham um trabalho redobrado para analisar os inquérito e verificar as possibilidades de transformá-los em processo, oferecendo denúncia. E não era fácil, tendo em vista que, por mais que o escrivão e delegado se esforçassem, o trabalho não era considerado um “primor jurídico”, mas nada ficava sem o devido e competente inquérito.

Um desses inquéritos chamou a atenção do promotor público, ex-militante da advocacia, professor de Direito Penal e Processo Penal, tribuno dos mais eloquentes, daqueles que empolgam tanto a plateia como os jurados, convencendo-os da imputação do crime.

Pois bem. Assim que o inquérito lhe chega às mãos, o promotor examina-o com toda a atenção, para tentar se convencer sobre as imputações feitas pelo escrivão, claro que obedecendo às ordens do delegado. Por mais que apurasse sua atenção, não conseguia vislumbrar a tipificação penal ali descrita e a capacidade da ré, nominada Florisbela. Zeloso com seu trabalho recorreu às emendas votadas pelo Congresso Nacional, mais nada se encaixava, pior ainda, os congressistas não tinham legislado sobre Direito Penal, seja ele substantivo ou adjetivo.

Todo esse esforço intelectual não teria sentido, pois uma simples análise perfunctória demonstraria ter sido desnecessária a utilização de tanto palavreado. Conforme se verificava no inquérito, ao comparecer para cumprir seu ofício no curral da fazenda onde trabalhava, o vaqueiro foi surpreendido por uma chifrada da vaca Florisbela, desequilibrando. Ao cair, bateu a cabeça numa pedra, levando-o a óbito.

Pra começo de conversa, apesar de ser chamada de Florisbela, o que pode te levado o delegado a erro, uma vaca é inimputável (quando não há a possibilidade de se estabelecer o nexo entre a ação e seu agente, pois só o homem possui a capacidade para delinquir);incapacidade penal (que ocorre nos casos em que não há qualidade de pessoa humana viva e quando a lei penal não se aplique a determinada classe de pessoas); objeto do delito(aquilo contra que se dirige a conduta humana que o constitui; para que seja determinado, é necessário que se verifique o que o comportamento humano visa; objeto jurídico do crime e o bem ou interesse que a norma penal tutela). No máximo, o delegado poderia ter cumprido o seus mister em registrar a ocorrência para evidenciar a responsabilidade civil do proprietário de Florisbela.

Nunca um delegado “calça-curta” criou tanto problema para o Ministério Público e a Justiça.

crédito:ciadanoticia

Arquivo do blog