sábado, 22 de agosto de 2009

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR


Um bom politico é aquele que vota em projetos que visa beneficiar o povo, é aquele que pensa no povo sofrido e excluido pelas injustiças sociais. Um bom político é aquele que faz critica contra qualquer outro politico que prejudica o povo,mesmo que seja de seu partido, que entra para a politica para servir e não para ser servido.Que apoia uma reforma politica honesta que atenda aos anseios da população e não dos politicos interesseiros e corruptos. Um bom político é aquele que luta para melhorar a educação,a saúde e a segurança de sua cidade dando idéias fazendo projetos e cobrando do poder público a sua execução.
Esse politico não é aquele que diz que vai fazer, mas que a sua história de serviço pela população seja a sua bandeira, por isto hoje dedicamos este espaço a um amigo do povo. Seu nome

CÉSAR BRANDÃO

Mesmo não tendo sido reeleito entende que a obra não pode parar e continua ativo e atendendo a todos ali no Albergue Bezerra de Menezes com a maior humildade.

César, Deus tem instrumentos especiais como diria Francisco de Assis: Onde houver tristeza que você leve a alegria, existem pessoas que possuem tanto e não fazem nada, mas existem pessoas como você que mesmo não possuindo tanto sabe multiplicar alegrias e partilhar o pão de cada dia.

Que Deus continue te abençoando sempre nessa sua caminhada!

O BLOG DO ANO - O BLOG DE LULA


O "Blog do Planalto", com previsão de estrear no dia 31 de agosto, terá três opções de layout que ficarão à escolha do internauta ao acessar o site. A Secretaria de Imprensa do governo escolheu a data para que coincida com um grande evento do presidente Lula - no dia, ele anunciará o marco regulatório do pré-sal. O blog entrará no ar com um arquivo de cerca de 200 postagens, todo o material produzido nos últimos meses em viagens, reuniões e eventos do governo. Não está prevista a possibilidade de o internauta postar comentários. Também estarão disponíveis vídeos, textos, fotos e áudios do dia a dia do presidente. A ideia não é fazer um blog pessoal, mas uma espécie de agência de notícias que, eventualmente, trará curiosidades sobre o presidente, ministros e funcionários do governo. Lula não irá escrever. Foram contratados cinco profissionais para trabalhar no blog.

COELBA - PANE EM ITABUNA E ILHEUS


O município de Ilhéus, no sul da Bahia, está sem energia elétrica desde as primeiras horas da manhã deste sábado, 22. A pane, que atinge quase toda a cidade, foi causada por um problema técnico na linha de transmissão da Chesf, segundo a assessoria de imprensa da Coelba.


Cinco equipes da Coelba trabalham vasculhando o município para identificar o local em que ocorreu o problema. O mesmo problema ocorreu por cerca de 1h30 em Itabuna, município localizado na mesma região, das 11 horas até meio-dia e meia, quando a energia foi restabelecida no local.


A Coelba de Itabuna não informou a causa da interrupção de energia nesta manhã.


FERIADO CHUVOSO E COM ACIDENTES NA BAHIA


Dois dos 22 acidentes registrados pela Transalvador nas últimas 24h na capital baiana chamaram a atenção neste domingo de manhã.

Um Corsa Sedan, de placa HKO 8783, colidiu com um poste na Avenida Pinto de Aguar, por volta das 8h30 deste domingo. O motorista Felipe Siva Lima, de 22 anos, sofreu apenas escoriações. Foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE).

Já na Avenida Otávio Mangabeira, nas imediações do Aeroclube, um veículo capotou na manhã deste domingo, 9. O motorista, de prenome José Raimundo, morreu na hora.

REUNIÃO DO PPS NESSA SEGUNDA FEIRA NA SEDE DO PARTIDO


NESTA SEGUNDA FEIRA NA SEDE DO PARTIDO PPS ACONTECERÁ REUNIÃO COM PAUTA ABERTA PARA DISCUSSÃO DE ASSUNTOS PERTINENTES AOS NOVOS RUMOS DA CAMPANHA 2010 E 2012, BEM COMO A DEFINIÇÃO DE ALIANÇAS POLÍTICAS. NA OPORTUNIDADE A COMISSÃO DE ÉTICA ESTARÁ PRESENTE NA PESSOA DO SEU PRESIDENTE MILITÃO QUE ESCLARECERÁ AOS PRESENTES A FILOSOFIA DO PARTIDO RESPALDADO NA JUSTIÇA ELEITORAL E AS PRETENSÕES DO PARTIDO PARA OS PRÓXIMOS PLEITOS, O PPS VEM SE DESTACANDO NO CENÁRIO POLÍTICO COMO UM DOS MAIS ORGANIZADOS PARTIDOS DE ITABUNA, TENDO NA PESSOA DE SUA PRESIDENTE MARIANA ALCÂNTARA UMA JOVEM IDEALISTA E COMPROMETIDA COM A SOCIEDADE ITABUNENSE.

ALFREDO MELO - UMA PRESIDÊNCIA DA EMASA DESGASTADA

ALFREDO MELO NA IMINÊNCIA DE SER AFASTADO DA PRESIDÊNCIA DO PV Tem muitos líderes do Partido Verde insatisfeitos com Alfredo Melo na presidência do partido em Itabuna. Entre os mais descontentes estão Paulo Luna,
Braguinha, Eduardo, Val Cabral, Bruno, Reginaldo Silva e José Dantas, que estão elaborando um manifesto que ressalta o quanto o atual presidente da Emasa, está contrariando o bom-senso na administração da empresa municipal de água e saneamento de Itabuna-Emasa e este fato prejudica bastante a imagem do PV na região. Entre as queixas, constam o abandono ao projeto de despoluição do rio cachoeira, revitalização da ilha do jegue, reflorestamento das matas ciliares, realização de plantio urbano de árvores e atuação, ética, honesta, séria e exemplar na administração da Emasa. Estes termos programáticos não tem sido respeitados por Alfredo Melo e este fato tem contrariado os filiados do Partido Verde, que encaminhará para a direção regional do PV a reivindicação de destituição de Alfredo Melo da presidência do partido em Itabuna.

DRº VIEIRA UM INCANSÁVEL NA BATALHA PELA SAÚDE

ITABUNA TEM PACTO DE GESTÃO DA SAÚDE PARA 2009/2010 - Itabuna deu um passo importante para
a retomada de gestão plena da saúde, ao reunir recentemente técnicos da Secretaria Municipal, Sesab e Ministério da Saúde numa série de oficinas para elaboração do pacto de gestão para 2009/2010. O evento juntou também representantes do Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público e equipes da SMS que atuam na regulação, atenção básica e no atendimento de alta e média complexidade. O secretário da Saúde, Antônio Vieira, diz que os debates duraram quatro dias, em dois turnos, e resultaram na discussão e elaboração de projetos setoriais da área da saúde, visando o atendimento de pacientes de Itabuna e de mais de 100 municípios, que utilizam a rede de serviços. “Esse também foi um passo importante para a discussão da retomada da gestão plena da saúde no mais breve espaço de tempo possível”, ressalva. Vieira explica que, a partir de outubro, Itabuna estaria em condições de reassumir a gestão plena dos serviços, o que é de interesse do município, havendo, em paralelo, sinalizações do Ministério da Saúde e mesmo da Sesab para que o município retome o comando único. A municipalização da gestão é importante porque asseguraria maior autonomia e operacionalidade na utilização dos recursos para atendimento pelo SUS, além de fortalecer Itabuna como pólo regional de saúde. Antônio Vieira também participou de um encontro da Comissão de Intergestores Bipartite e do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde (Cosemes) com uma ampla agenda de reivindicações, neta quinta-feira (20), em Salvador. Na pauta, a proposta para implantação de 20 leitos de terapia intensiva no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, com 10 unidades para adultos, e 10 unidades para a pediatria. (Kleber Torres).

MAIS UM PEDÓFILO PRESO EM ITABUNA


PM prende homem por abuso sexual

Wellington dos Santos Santana de idade ignorada foi flagrado por volta das 20 horas, desta sexta-feira, 21, praticando sexo com uma menina de 14 anos. A prisão ocorreu próximo ao maior ponto de prostituição infantil de Itabuna, perto da Estação Rodoviária.
A menor de iniciais I. D. F, seria a mais nova vítima da corrupção de menores no local.
O delegado plantonista atuou o indivíduo em flagrante.

QUANTA FALTA DE DEUS NO CORAÇÃO DAS PESSOAS!

EX-VEREADOR MATA ESPOSA E SE MATA


EX-VEREADOR MATA ESPOSA E COMETE SUICÍDIO

Ex-presidente da Câmara Municipal de Castro Alves, o ex-vereador Izo Rebouças teve um fim trágico nesta manhã. Ele matou a esposa, Rosa Rebouças, e cometeu suicídio logo em seguida. O crime teria ocorrido na frente de um dos filhos do casal, segundo informações do Política Livre. Os corpos foram encaminhados para Santo Antônio de Jesus para autopsia. Os sepultamentos devem ocorrer amanhã.

POLÍCIA X polícia

O sindicato da polícia declara guerra aos X-9

O sindicato da polícia declara guerra aos X-9 - Foto: Pimenta na Muqueca

Parte da diretoria do Sindicato da Polícia Civil da Bahia (Sindpoc) esteve em Itabuna e Ilhéus essa semana. Na manhã de ontem, o presidente Carlos Silva fazia uma reunião com os agentes e chefes de cartórios da polícia civil de Itabuna, explicando os avanços alcançados pela categoria este ano. Até aí, era permitida a presença da imprensa.

Quando a pauta esquentou, os repórteres foram convidados a se retirar da assembleia improvisada. Mas, depois, os motivos foram explicados.

O sindicato marcou posição contra os chamados X-9, que, nesse caso, vem a ser aqueles ‘agentes’ indicados por políticos e que trabalham como policiais em diversas cidades Bahia afora.

A posição adotada pelo Sindpoc: prisão para eles. “Não podemos aceitar esses policiais ‘calças-curtas’ entre nós, portando arma e dizendo que é polícia. Quer ser polícia, faça um concurso”, disparou Carlos Silva.

Será uma briga interessante, do sindicato contra as forças políticas em pleno período eleitoral.

(pimentanamuqueca)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ITABUNA CANTEIRO DE OBRAS - ALELUIAS

Prefeitura abre edital de licitação para construção de novas casas populares


A prefeitura de Itabuna abriu Edital de Licitação para contratação da empresa que vai construir as 239 casas populares e a execução de serviços de infraestrutura do bairro Novo Mangabinha. A audiência para a licitação está programada para o dia 23 de setembro, às 10 horas, na sala de licitação, no Centro Administrativo Firmino Alves, avenida Princesa Isabel, São Caetano.

Podem participar qualquer empresa, cadastrada ou não no município, mediante a apresentação de documentos cuja relação já está disponível no edital que pode ser acessado através do site da prefeitura: www.itabuna.ba.gov.br. O edital também está afixado no mural do saguão do próprio Centro Administração. A expectativa do governo municipal é que empresários da cidade participem do processo licitatório para os recursos públicos ajudem a incrementar a economia local.

A diretora do Departamento de Licitação e presidente da comissão de licitação, Janice Borges dos Santos, disse que a audiência é aberta também à participação da comunidade. E frisa que é muito importante que a população participe desse processo, porque mostra a transparência de todos os atos realizados pela atual administração municipal, uma prática comum e exigida pelo prefeito Capitão Azevedo, desde o inicio da gestão.

A diretora solicita, também, que o comércio local participe mais de todo o processo licitatório realizado pela prefeitura, mas é preciso fazer o cadastramento. Janice afirma que quanto maior o número de empresas participantes, mais chances de redução de custos na contratação delas para a execução ou prestação de serviços para a prefeitura, o que, na visão dela significa mais economia para o município.

ACUSADOS DE MORTE SÃO APRESENTADOS

Acusados da morte do deputado Maurício Cotrim são apresentados


Foram apresentados nesta sexta-feira (21), na Secretaria de Segurança de Segurança Pública, em Salvador, os dez acusados de ter envolvimento no assassinato do ex-deputado Maurício Cotrim, em setembro de 2007. Eles foram presos na quinta-feira (20), em Itamaraju e Teixeira de Freitas, no sul do estado.

O corpo de Maurício Cotrim Guimarães que estava enterrado em Teixeira de Freitas foi exumado no dia 11 de julho para realizar uma nova perícia. Investigações da 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Teixeira de Freitas), indicam que Cotrim teria tomado empréstimos de R$ 100 mil com ciganos, em 2004, a pedido de Frei Dilson Santiago, então candidato a prefeito da cidade.

O não pagamento da dívida teria provocado a execução. Outras seis pessoas ligadas ao ex-deputado foram assassinadas depois dele. Entre as vítimas está sua esposa.

POLICIAL CIVIL SE MATA DENTRO DO BANHEIRO


Um policial civil que trabalhava como investigador da 6ª delegacia, em Brotas, na capital baiana se matou com um tiro na cabeça dentro do banheiro da delegacia por volta das 10h desta sexta-feira (21).
O policial tinha 46 anos e já havia trabalhado na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e na Delegacia de Homicídios. De acordo com colegas de profissão, o policial era querido na corporação e nunca teve problemas dentro da Polícia Civil. O motivo do suicídio ainda não foi esclarecido. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica.

DIA DA INFÂNCIA

SEGUNDA-FEIRA, 24 DE AGOSTO É DIA DA INFÂNCIA

O Dia da Infância, instituído pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em 24 de agosto, não é tão popular quanto o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. A proposta do Dia da Infância não é presentear com brinquedos, agrados e regalias, e sim promover uma reflexão sobre as condições de vida das crianças em todo o mundo.
De acordo com a Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, 62 milhões de brasileiros têm menos de 18 anos. As crianças são especialmente vulneráveis às violações dos direitos, à pobreza e à iniqüidade no País.O índice de pobreza infantil é de 44% no Brasil, passando a 78% entre as crianças negras. Mais de 70% das crianças pobres nunca foram à escola durante a primeira infância. Há 800 mil crianças de 7 a 14 anos fora da escola.

ÊÊÊ MEU AMIGO CHARLIE BROW..ÊÊÊ MEU AMIGO VAL CABRAL


Val Cabral, voz do rádio

Chato para uns e pernóstico para outros, o radialista Val Cabral cada dia mais se firma como o dono do rádio, a voz dos que não têm voz.Seu programa é ouvido por quem gosta e por quem não gosta de seu estilo direto, enfático e sem firulas. Em qualquer emissora que esteja, sua audiência é esmagadora.O seu sucesso tem incomodado muita gente que por pura inveja tenta criticar as suas ações.O polêmico radialista está no caminho certo. Resta, apenas, as pessoas mesquinhas que o inveja a trilhar o mesmo caminho.

Nota do Blog: Val Cabral tem sido um incansável lutador pela moralização do serviço público em Itabuna e Região.

HOSPITAL DE BASE ESTÁ NA UTI


O Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (HBLEM) enfrenta dificuldades econômicas e a explicação é simples: Como a unidade opera exclusivamente com recursos do SUS, as receitas operacionais cobrem apenas um terço das suas despesas. Como as despesas com o HBLEM são da ordem de R$ 1,5 milhão, o restante tem de ser complementado.
Em junho do ano passado, a unidade recebeu o equivalente a pouco mais de R$ 400 mil e uma complementação média de R$ 927 mil repassados pelo governo municipal. No período junho/julho de 2009, a produtividade passou para R$ 860 mil, em média, e o estado que assumiu a gestão plena da saúde no município repassa R$ 1,5 milhão, o que representa uma suplementação de R$ 567 mil.

Queda
Os números não mentem: apesar do aumento de produtividade, melhoria da qualidade e ampliação dos serviços ofertados, o HBLEM não tem como equilibrar a receita e a despesas. A equação é simples, como o hospital somente presta serviço ao SUS, não tem como ampliar a receita.
A situação foi agravada após a promessa de um repasse adicional de R$ 250 mil mensais, caso o hospital fizesse a ampliação de 30 leitos, o que não vem sendo repassado há três meses consecutivos. Vale salientar ainda, que o repasse da produtividade de julho não havia sido efetivado pelo Estado até a última quinta-feira, dia 20 de agosto, o que significa que funcionários, médicos e fornecedores estão a ver navios, sem receber nenhum pagamento.

MECÂNICO ATROPELA DEFUNTO

Mais um dia violento em Eunápolis. Duas pessoas foram mortas a tiros na noite de quinta-feira (20). O primeiro assassinato foi na Rua Elza Couto, bairro Gusmão e vitimou Danilo de Souza Barbosa, 18 anos. A segunda morte aconteceu no Rosa Neto. Marconi Silva Spindola, 19, foi assassinado em um bar. Os dois já tinham passagem pela polícia por tráfico de drogas.
Por volta das 18h, Danilo, que foi preso em 27 de março deste ano com 160 gramas de maconha, foi executado com um tiro na cabeça, por um homem que fugiu de bicicleta. Na época, como era menor de idade, ele foi liberado. Na quarta-feira, Danilo chegou a ser interrogado como suspeito de ter matado um funcionário da EKA/Veracel em assalto. Ele era casado com uma mulher de 24 anos, com quem tinha uma filha de um ano.
CADAVÉR ATROPELADO - Enquanto a Polícia Militar preservava o local do crime, até a chegada de uma equipe do DPT de Porto Seguro, ocorreu um incidente. Um carro desgovernado, dirigido por um mecânico, perdeu os freios e desceu e passou por cima do cadáver de Danilo. Mesmo depois de morto, o rapaz ainda teve perna e braço fraturados. Os dois ocupantes do veículo, um Chevette em péssimo estado de conservação, foram conduzidos para a delegacia.
Já a morte de Marconi ocorreu no Bar da Boneca, na rua principal do bairro Rosa Neto. Ele foi baleado por quatro pessoas não identificadas, que usavam máscaras e fugiram em um carro de cor escura. Com quatro perfurações, ele chegou a ser socorrido pelo SAMU 192 e levado para o Hospital Geral, mas foi a óbito duas horas depois. Segundo o delegado plantonista, Marconi tinha sido preso em 6 de agosto com algumas pedras de crack.

PORTO (IN) SEGURO O TOUR DO CRIME


Na noite do dia (20/08/09) por volta das 20h00 a policia foi informada por telefone de que havia acontecido um tiroteio na Rua Maria de Lurdes no Loteamento Parque Ecológico, próximo ao Campo Ventania mais conhecido com Campo do Baianão.
Uma guarnição da Policia Militar foi ao local e constatou a veracidade do fato, e que havia duas vitimas caidas no chão.
O SAMU foi acionado e constatou que uma das vitimas estava em óbito e uma delas era um menor de 14 anos que foi atendido e conduzido em estado grave para o hospital Luiz Eduardo Magalhães.
A vitima que foi a óbito não foi identificado.
O corpo foi removido para o IML por uma funerária. O motorista do rabecão informou a nossa reportagem que o veiculo do estado, próprio para o serviço não está indo fazer a remoção dos corpos porque ele é funcionário da prefeitura e seu salário está a dois meses atrasados.
As 22h00 nossa reportagem esteve no hospital Luiz Eduardo Magalhães para saber o estado de saúde do adolescente baleado, mas ele estava em atendimento e ninguém no hospital deu informações.
O Policia Militar fez ronda nas imediações, mas não obteve êxito no sentido de capturar os autores dos disparos.
No local do crime foi encontrada uma garrucha de fabricação caseira.
Populares informaram que dois homens chegaram em uma moto e deflagraram contra as vitimas.

DRº RUY DÁ ADEUS AO PT



Surpresa geral. Assim as lideranças locais do PT, ouvidas pelo Jornal Bahia Online, reagiram à notícia da desfiliação do médico Ruy Carvalho do Partido dos Trabalhadores. Mais que surpresa, alguns manifestaram, até, dúvida em relação à idoneidade da informação. “Isso deve ser invenção da imprensa”, sugeriu o ex-presidente do Diretório Municipal do PT em Ilhéus, Ednei Mendonça.

Os vereadores Paulo Carqueija e Alisson Mendonça também se mostraram surpresos. Outro que também se manifestou foi o médico Antônio Carlos Rabat, recém-filiado ao PT ilheense. “O partido é muito associado ao Dr. Ruy. É um nome forte, em quem o PT iria apostar suas fichas para deputado.

POLICIA "DESPREPARADA" ATIRA E MATA JOVEM


Estudantes do município de Curaçá protestaram na manhã desta sexta-feira, 21, contra a morte da estudante Adinair Oliveira da Silva, 20 anos. A jovem foi atingida na cabeça por um tiro disparado pelo policial militar Tadeu Pereira Marques, quando passava, dentro de uma Topic, por uma barreira policial na BA-210, que liga Juazeiro a Curaçá.

O pai da vítima, o PM aposentado Adelar Alves da Silva, disse que o motorista da Topic em que a filha viajava, Wilson Lopes, contou que uma viatura da PM estava à margem da rodovia sem o giroflex ligado. Ao avistar o veículo, Lopes teria, segundo o pai da estudante, reduzido a velocidade.

Três policiais teriam participado da abordagem, sendo que dois reconheceram o veículo que faz o transporte de estudantes, mandando o veículo seguir. Mas o PM Tadeu Marques, que é mais novo no cargo e trabalha há oito meses na coorporação, apontou a arma em direção à Topic e atirou, atingindo a jovem, que estava dormindo três cadeiras atrás do motorista.

Após o disparo, o condutor parou o carro e avisou aos policiais que uma pessoa tinha sido atingida. Os PMs levaram a jovem na viatura até um hospital em Curaçá, mas ela já chegou morta. Os dois PMs que acompanhavam o militar Tadeu Marques o prenderam imediatamente e levaram para a delegacia de Curaçá, de acordo com o delegado Reginaldo César Cabral.

O delegado afirmou ainda que o PM alegou que o tiro foi acidental. O Comandante Regional Everaldo Mendes disse que o militar não soube informar como e porque a arma disparou.

Catorze pessoas estavam no veículo no momento do crime. Além da estudante, ninguém mais ficou ferido, mas o motorista da Topic está em estado de choque e encontra-se sedado em casa. O corpo da jovem será enterrado nesta tarde no cemitério do município.

SALVE O PLANETA

Eles vão deitar juntos pelo planeta

|

chao51.jpg

O Greenpeace está convidando seus militantes e simpatizantes a deitarem juntos em nome do planeta. No chão. No meio da rua. A deitada coletiva vai acontecer no sábado que vem, em três cidades simultaneamente. A ideia de deitar no chão é para simbolizar o perigo de morte da degradação ambiental.

Se você quiser participar, ou assistir, ou evitar a confusão, prepare-se.

Os endereços são:

São Paulo – Lado de fora da estação do metrô Brigadeiro

Rio de Janeiro – Lado de fora da estação do metrô da Carioca

Salvador – Na frente do Colégio Sartre Coc da Graça

JUSTIÇA CONVALIDA CRIME AMBIENTAL DA COELBA?

“Fui preso por defender minha reserva de mata atlântica”

preso11.jpg

O baiano Norberto Hess foi preso ao tentar defender sua reserva ambiental particular dos tratores da companhia elétrica do Estado. Isso aconteceu na semana passada, no município de Maraú. Hess, ex-secretário do Meio Ambiente da cidade, foi parar na delegacia ao tentar impedir que a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) derrubasse irregularmente parte da floresta que compõe sua reserva particular.

Na foto acima, Hess está algemado na entrada de sua propriedade, onde fica a reserva particular de patrimônio natural (RPPN) que ele tentava defender. Abaixo, a imagem de um dos tratores da Coelba derrubando a floresta dentro da reserva.

Desde 2006, a Coelba e Hess vêm negociando a área que, segundo a companhia elétrica, precisa ser derrubada para a passagem de uma linha de transmissão de energia na região. Essa linha visa à expansão do sistema elétrico da região de Itacaré e da Península de Maraú. Para a Coelba, a obra é importante por se tratar de uma área de grande apelo turístico e que, segundo ela, já teria sido declarada pela Agência Nacional de Energia Elétrica como linha de utilidade pública.

Só que para levar a energia a essa região, parte da Reserva Particular do Patrimônio Natural Jureana, na qual Hess protege o que sobrou da mata atlântica baiana, precisaria ser desmatada. Hess tentou, mas a Coelba disse que um desvio na rota de 3 ou 4 quilômetros seria economicamente inviável. E, segundo Hess, a companhia não estaria disposta a negociar alternativas.

A Coelba alega que um estudo ambiental da área foi submetido ao Ibama e à Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia e que nenhuma irregularidade foi notificada. A partir disso, foi determinado que uma faixa de 15 metros seria desmatada na reserva de Hess. O proprietário, no entanto, afirma que no processo não há nenhum documento que confirme a licença ambiental do Ibama ou outro órgão. Ainda assim, Hess teria autorizado a intervenção nos 15 metros. Segundo ele, os funcionários da Coelba também passaram desse limite delimitado. A Coelba, em resposta a ÉPOCA, nega.

“Meu advogado afirmou que meu direito e dever legal era defender a reserva”, disse Hess. “Em alguns pontos, os 15 metros não foram respeitados, caracterizando invasão à minha propriedade. Parei as máquinas me colocando à frente delas, para negociar uma faixa sem a necessidade de derrubar a vegetação nativa. A Coelba não quis conversa e sentindo-se amparada pela decisão judicial, acionou a polícia que me algemou e me levou à delegacia de Maraú, como se eu fosse um criminoso.”

Biólogos estiveram na reserva e confirmaram a presença de macuquinhos baianos, uma ave rara e ameaçada de extinção. A ONG BirdLife estima que existam de 50 a 250 indivíduos no país. Segundo Hess, já foram confirmadas cinco dessas aves em sua fazenda. Mais seis outras espécies de aves com algum nível de ameaça também foram identificadas lá pelos pesquisadores. Além de outras espécies ameaçadas, como o preguiça-de-coleira, macaco-prego-do-peito-amarelo e o bugio.

(Thaís Ferreira)

preso2-jpg.jpg

COMUNIDADE COMEÇA A DENUNCIAR O CRIME


Policiais mostram fuzil e farda do Bope apreendidos na favela de Acari. Foto: Marcelo Franco / Extra
A revolta de um morador da Favela de Acari levou a Polícia Militar, nesta quinta-feira, a estourar dois paióis de armas e drogas na comunidade. Com o auxílio de três mapas, entregues pelo autor da denúncia, os policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) conseguiram chegar aos endereços certos. Armas — entre elas um fuzil antiaéreo ponto 30 da Segunda Guerra — drogas, munição, fardas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e coletes à prova de bala foram apreendidos, e quatro suspeitos de envolvimento com o tráfico, presos.

O comandante do 9º BPM, tenente-coronel Edvaldo Camelo, vem recebendo denúncias contra o tráfico feitas por moradores. Na semana passada, dois moradores do Morro da Pedreira e da favela da Quitanda, em Costa Barros, enviaram dois mapas, que ajudaram os policiais a prender gerentes do tráfico e apreenderam armas e drogas.

Os mapas de Acari chegaram às mãos do comandante há dois dias. Neles, era sugerido que os policiais entrassem pela Avenida Brasil, seguissem pela Rua Jaqueira e percorressem alguns becos e vielas até chegar às casas usadas como paióis

PARTICIPANTE DE REALITY SHOW ACUSADO DE ARRANCAR DEDOS DA VÍTIMA


Participante de reality show acusado de homicídio teria arrancado dedos da vítima

Polícia diz que Ryan Jenkins queria dificultar o reconhecimento do corpo.
Jenkins está sendo procurando nos EUA e também no Canadá.

A polícia dos EUA está procurando o participante de um reality show acusado da morte de sua ex-esposa. As autoridades seguem vigiando a fronteira entre os EUA e o Canadá depois que os parentes da vítima pediram para que amigos e familiares do acusado não ajudem “um animal” a fugir.

Ryan Alexander Jankins, nativo da cidade de Calgary, no Canadá, era um dos participantes do reality show “Megan wants a millionaire”, sobre uma mulher procurando um noivo rico.

A polícia disse na quinta-feira (20) que Jenkins, de 32 anos, removeu os dentes e dedos do corpo de Jasmine Fiore (28 anos), possivelmente para dificultar o reconhecimento do corpo nu que foi encontrado dentro de uma mala em uma lata de lixo na Califórnia durante o fim de semana.

Fiore, ex-modelo de roupas de banho, e Jenkins foram casados brevemente após uma cerimônia em Las Vegas neste ano, e estavam brigando nos últimos meses. Promotores do caso dizem que os dois se registraram em um hotel em San Diego na última semana, e que Jenkins teria deixado o hotel no dia seguinte. Fiore não foi vista com vida novamente.

Amigos e membros da família, incluindo a mãe de Fiore, choraram durante a coletiva de imprensa nesta quinta-feira (20), enquanto um ex-namorado da modelo implorava por ajuda na captura de Jenkins.

“Essa mensagem vai para a família, para o pai e a mãe dele e para os amigos que o estão ajudando a sair do país. Ryan Jenkins é um animal, o que ele fez a Jasmine é inominável, não é certo ajudá-lo na fuga, e eu apreciaria o seu apoio”, diz Robert Hasman, ex-namorado de Fiore.

No programa de TV, Jenkins foi identificado como um banqueiro de investimentos que tinha alguns milhões de dólares.


Um currículo postado na rede de relacionamentos profissionais LinkedIn diz que Jenkins tem licença para pilotar aviões comerciais e trabalhou como corretor de investimentos e como presidente de uma companhia de consultoria focada no desenvolvimento de tecnologias verdes de última geração.

“Qualquer um que ajudar o senhor Jenkins a se esconder da polícia também pode ser preso”, disse o promotor público de Orange County Tony Rackauckas.

EDUARDO ANUNCIAÇÃO ESTÁ DESAPARECIDO


O radialista Vila Nova informou no seu programa “O Tabuleiro”, na edição de hoje, que desde ontem, quinta-feira dia 20 de agosto, o jornalista Eduardo Anunciação está desaparecido.

Eduardo é colunista do jornal Diário, e participa de segunda a sexta do programa comandado por Vila Nova, na Conquista Fm (105,9), fazendo comentários sobre política.

Nesta manhã, o radialista tentou manter contato com Eduardo, para que ele fizesse o habitual comentário matinal, para a surpresa de todos, foi informado pelos familiares que ele está sumido.

Mais informações a qualquer momento.

Blog do Gusmão

DETRAN SUSPENDERÁ CARTEIRAS DE HABILITAÇÃO NA BAHIA


Cerca de 620 motoristas podem ter a carteira de habilitação suspensa na Bahia por terem sido flagrados descumprindo a Lei Seca. O Detran-BA enviou, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, notificações para os condutores. Eles têm o prazo de 30 dias, a contar do dia do recebimento da notificação, para entrar com recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).


Se o recurso não for aceito, o motorista ainda pode, no prazo de 30 dias, entrar com ação no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Se a punição for mantida, o infrator perde o direito de dirigir por um ano e terá que fazer curso de reciclagem.


A defesa do condutor pode ser feita no setor de Protocolo Geral do Detran, nos postos do SAC ou nas Ciretrans. É necessário informar o nome do órgão de registro da habilitação, expor os fatos e anexar documentos que comprovem os argumentos.


Os motoristas podem conferir a situação da CNH através do site do Detran

CORPO DE EX-VEREADOR SERÁ VELADO NA CÂMARA


O corpo do ex-vereador Antônio Carlos Prado, que veio a faleceu por volta das 19 horas dessa quinta feira, segundo médicos vítima de infarto fulminante, será velado na manhã desta sexta-feira (21), a partir das 8 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna. O corpo deverá passar pela Igreja dos Mórmons do bairro Lomanto, onde permanecerá até amanhã cedo.

Seu enterro está marcado para as 16 horas de amanhã, no cemitério da cidade de Coaraci. Uma grande multidão de pessoas aglomeravam-se para saber de informações devido a surpresa do incidente.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SORRIA JESUS TE AMA

BANDIDOS MUITO BEM ARMADOS PARA RECEPCIONAR A POLÍCIA

AR-15 é apreendido com ladrões de banco


Um fuzil AR-15, duas espingardas de calibre 12, uma pistola 9mm e um revólver de calibre 38 foram apreendidos por policiais da Delegacia de Barreiras, numa localidade distante 15 quilômetros do município de Santa Rita de Cássia. O arsenal estava em poder de quatro assaltantes de banco.
Ao serem abordados, os assaltantes resistiram à prisão, tendo os pernambucanos Genivaldo Alves Araújo e Claudenor Bezerra Freire morrido no confronto. Os outros dois comparsas conseguiram fugir e estão sendo procurados, segundo informou hoje (20), o delegado André Aragão Lima, coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia.
Durante a operação, que contou com o apoio de policiais militares da Companhia do Cerrado (CIAC) e de policiais rodoviários federais, os agentes também apreenderam um colete à prova de bala e várias munições, além de um veículo Fiat Uno, de cor vermelha, placa JOY-8086.
O grupo havia assaltado uma agência bancária no centro de Santa Rita de Cássia, na última segunda-feira (17). As armas e o veículo apreendidos foram encaminhados para a perícia.

Arquivo do blog