sábado, 13 de outubro de 2012

ARRUDA ACUSA NETO DE RECEBER MENSALÃO

O candidato a prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), está sendo acusado segundo publicação do site oficial do petista, Pelegrino, seu concorrente nas eleições, de receber dinheiro do Mensalão, para auxiliar na campanha da candidatura do Democrata.
Segundo publicação do site de Pelegrino, o ex-governador de Brasília, José Roberto Arruda, disse à revista Veja que ACM Neto recebeu dinheiro do esquema de corrupção liderado por ele para a campanha de 2008. Arruda disse ainda que o esquema beneficiou outros aliados políticos do DEM, mas em relação a Neto, foi taxativo: “Também obtive doações para a candidatura de ACM Neto à prefeitura de Salvador”, disse Arruda.
De acordo com a matéria do site do Petista, ACM Neto nega a ‘ajuda’ do correligionário, dizendo que suas contas de 2008 foram aprovadas na Justiça Eleitoral, mas os recursos da quadrilha liderada por Arruda não foram contabilizados, configurando-se como o conhecido ‘Caixa2’.

Para complementar, a nota disse que José Roberto Arruda sempre foi muito próximo à família Magalhães. “Foi ele que participou junto com o avô de Neto, Antônio Carlos Magalhães, do escândalo da quebra de sigilo do painel do senado, na votação secreta que cassou o senador Luiz Estevão, há 11 anos”.

Confira a matéria na íntegra no site oficial da campanha de Pelegrino

DUPLO HOMICÍDIO NO CENTRO DE TEIXEIRA




A Polícia Civil ainda não possui nenhuma pista que possa culminar na identificação de quatro homens que participaram na execução de um casal, crime ocorrido na madrugada desta última sexta-feira (12), na região da Praça da Bíblia, bem no centro de Teixeira de Freitas. Segundo informações de populares, quatro homens em duas motocicleta, ambas na cor preta, aproximaram-se de Talita Cruz Martins, 18 anos e Renan Silva Santos, também de 18 anos de idade e começaram a atirar. Uma terceira vítima, Alessandra Gomes da Silva, 27 anos, também foi alvejada com um disparo na região do abdômen, mas foi socorrida e permanece internada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.Casal foi executado bem no centro de Teixeira, Polícia ainda não tem pistas dos assassinos l Foto: Liberdade News
Segundo acaba de informar o Serviço de Investigação (SI) da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, os crimes estão ligados ao tráfico de entorpecentes. Talita e Renan, que residiam no bairro Tancredo Neves, tinham sido presos no último mês de setembro com droga e uma arma de fogo. Já Alessandra, que não corre risco de morte, moradora do bairro Liberdade, foi detida em março passado, com 57 pedras de crack.
O perito criminal Bruno Mello, do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, responsável pela perícia no local do crime, disse que as duas vítimas foram mortas com tiros na cabeça, o que evidenciaria execução.  O delegado Marco Antonio, de plantão nesta última sexta-feira (12) na 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas e que esteve no local do duplo homicídio, informou que já instaurou inquérito policial pra tentar identificar e prender os assassinos. Sobre a motivação a polícia não tem dúvida tratar-se de dívida ou disputa por pontos de venda de entorpecentes.

INTERNET E REDE SOCIAIS VÃO LIDERAR A MÍDIA

Sociedade Interamericana de Imprensa se reúne a partir desta sexta em SP. Milton Coleman é também editor-chefe do jornal 'Washington Post'.

A internet e as redes sociais têm democratizado o processo de notícias como nunca antes e vão liderar a mídia do futuro. A opinião é de Milton Coleman, editor sênior do jornal “The Washington Post” e presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), cuja 68ª Assembleia Geral inicia nesta sexta-feira (12), em São Paulo.
Fonte: G1

“Esta expansão é boa para os consumidores de notícias, porque eles aprendem as coisas mais rápido, têm acesso a muitas outras que não sabiam antes e podem desempenhar um papel mais interativo e inovador - incluindo tornarem-se eles próprios jornalistas”, disse Coleman em entrevista por e-mail ao G1.

O evento, que reunirá até terça-feira (16) cerca de 600 participantes entre jornalistas, políticos, pesquisadores e empresários de comunicação, terá como foco nesta edição a liberdade de imprensa. Um estudo inédito sobre o tema no continente deve ser divulgado na segunda (15).
Para Coleman, que está no “Washington Post” desde 1976, após iniciar a carreira no pequeno “The Milwaukee Courier”, semanário que servia à comunidade negra na sua cidade natal, houve “avanços significativos em várias frentes”, mas ainda é preciso esforços para alterar “práticas que podem ser muito prejudiciais”.

“No Equador, Venezuela e Argentina, governos democraticamente eleitos estão transformando leis contra a liberdade de expressão em punição a donos de organizações de comunicação que discordam deles, barrando o livre fluxo de informações e opiniões com leis de imprensa opressivas”, afirma.

MORREU CARBONIZADO APÓS FARRA DE COROTE

 Foi na noite de ontem, no bairro Fonseca, em Itabuna, que um homem morreu carbonizado após a casa onde ele morava pegar fogo. A vítima, identificada como André, bebia muito e ao lado do corpo, foi encontrado um vasilhame de cachaça, conhecido como Corote. Os homens do Corpo de Bombeiros foram acionados, mais quando chegaram já era tarde, o fogo tinha consumido quase tudo.


Lentes Mágicas de Gérson Teixeira.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ITABUNENSE LANÇA HIT DE VERÃO NA INTERNET

PRESO COM DUAS MENORES EM MOTEL DE GANDU

O conselho tutelar da cidade de Gandu, denunciou à Polícia Militar, a ocorrência de um crime contra uma menor estudante de uma escola municipal.
Segundo a denúncia, havia um homem em um motel da cidade na companhia de uma menor de 13 anos. A Guarnição composta pelo Sgt PM Forte e os soldados Nunes e Guimarães, foram até a pousada Recanto da Dina, local citado na denuncia.
 
Ao chegarem, avistaram uma Kombi de placa JLY4835 parada na garagem de um dos quartos e no seu interior estava uma menor. Já dentro do quarto estava Givanildo Santos de Jesus, 32 anos, e outra menor de iniciais K.S.S, 13 anos. Quando os Policiais adentraram o quarto, a menor estava sentada na cama, porém vestida.
 
Ele foi detido e junto com as menores, conduzido à DEPOL de Gandu. Lá a menor que estava dentro do quarto informou aos conselheiros tutelares e ao Delegado, que houve a prática de carícias. Ele nega o fato. Já a outra menor que permaneceu no interior da Kombi disse que estava acompanhando a colega. Givanildo é morador da Fazenda Coqueiro no distrito de Monte Alegre em Gandu.
 
Segundo o delegado, ele será autuado em flagrante com base no Art. 217-A do Código Penal, o qual tipifica a conduta de estupro de vulnerável. Ele ficará preso da Delegacia da cidade até providência da justiça.
fonte:radarnoticias.com

DERAM LINHA NA PIPA E SE MANDARAM DA CADEIA

Estão foragidos, Ailton Ribeiro de Jesus, Andrews da Rocha Costa, Edimar Gomes de Souza, Gil Marcos de Jesus Santos, Leonildo de Jesus Cruz, Maicon William Dantas Santos e Rubens Lourenço dos Santos
Fugitivos de Eunápolis que estão sendo procurados pela polícia. Quem tiver informações ligue 190 ou 197

ANIVERSARIANTE DO DIA - TADEU PIRANHA

Parabéns ao amigo Tadeu Piranha, empresário conceituado em Itabuna e Itajuípe, aniversariando hoje. Sempre ao lado da sua esposa Mary Sol. Valeu amigo!

AFASTAMENTO DE VEREADORES É CONSTRANGEDOR

Acompanhado de Wenceslau, Vane diz que não há “nada de errado” (Foto Pimenta).
O prefeito eleito de Itabuna, Vane do Renascer (PRB), definiu como constrangedor o afastamento dos 13 vereadores itabunenses na ação de investigação da “Farra das Diárias”. Para ele, a ação penal do Ministério Público “coloca todos os vereadores no mesmo nível”, mas disse estar tranquilo por ter prestado contas das diárias utilizadas. O afastamento de todos os vereadores ocorreu ontem, 10, e alcançou repercussão nacional.
Acompanhando Vane, o vice-prefeito eleito, Wenceslau Júnior (PCdoB), enxerga no processo uma “inversão do princípio constitucional da presunção de inocência pela presunção da culpabilidade”. Vane acrescentou que todas as suas viagens foram a serviço do município ou para cursos no IBAM, no Rio de Janeiro. “O TCM [Tribunal de Contas dos Municípios investigou e] não encontrou nada”

TRÊS VEZES BOSSA E SAMBA !

Três vezes mais oportunidade de sambar com elegância. É o que o grupo Samba quem Bossa oferece em outubro, quando realiza shows no Botequim São Jorge, no Aconchego da Zuzu e no Franco Lounge Café Bar. E tudo começa nesta sexta-feira, dia 12.10, com o show do Franco Lounge Café Bar, às 23h          (rua da Paciência, 265, no Rio Vermelho – 71 3330-1755). Aos sábados continua a temporada de sucesso do Samba quem Bossa no Botequim São Jorge, também no Rio Vermelho, com shows começando às 13h (Rua Borges Reis, 60 - 71 3334-8181). E nos dias 19 e 26.10, duas sextas-feiras, a partir das 19h30, os shows são no Aconchego da Zuzu, no Garcia (Rua Quintino Bocaiúva, 18  - Garcia - 71 3331-8149). O Samba quem Bossa interpreta o que de mais bonito Noel Rosa, Cartola, Tom Jobim, Chico Buarque, Pixinguinha e Jacob do Bandolim produziram, mesclado com as pérolas de sambistas que perpetuam a tradição dos sambas de roda da Bahia, como Roque Ferreira e Roberto Mendes. Quer combinação mais fina ? Os integrantes do “Samba Quem Bossa” são Ana de Anis – voz, Robervan Hohenfeld – violão 7 cordas e Marcos Faya – bandolim. Para você conhecer mais sobre o Samba quem Bossa, ouça “Conselho do Mar”, de Ana de Anis.

DEPUTADO COMENTA ELEIÇÕES E IRONIZA O PT

O deputado estadual Elmar Nascimento (PR) considerou "nublado" o resultado das eleições municipais que ocorrera no último domingo (07), em todo o país. O parlamentar afirmou que o Partido dos Trabalhadores deixou de ser um partido de opinião de massa das capitais, dos sindicatos, para ser o "partido dos grotões", onde foram eleitos alguns antigos e futuros democratas, e outros candidatos de governo, que estão no PT apenas por ser o partido majoritário, mas que até já foram prefeitos pelo Partido da Frente Liberal, o antigo PFL. 

Elmar também registrou o resultado que o PT obteve nas urnas durante o primeiro turno do processo eleitoral. Na Bahia, por exemplo, o deputado considerou como uma derrota "retumbante", e listou algumas cidades que deixarão de ser lideradas pelos prefeitos petistas, como o município de Irecê, onde o ex-deputado estadual Zé das Virgens (PT) foi derrotado pelo deputado Luizinho Sobral (PTN). Outro exemplo citado por Elmar foi o resultado em Senhor do Bonfim. Segundo ele, o deputado petista e ex-secretário de Combate a Pobreza, Carlos Brasileiro, foi obrigado a deixar a pasta para disputar a prefeitura, mas também acabou derrotado. 

"Em Alagoinhas, o resultado não foi diferente. O deputado do PT, Joseildo Ramos, que saiu consagrado das urnas nas eleições estaduais, foi derrotado de forma vergonhosa pelo prefeito Paulo Cezar, do PSDB. São essas as vitórias que o Partido dos Trabalhadores quer contar", ironizou Elmar Nascimento ao tempo em que citou o município de Miguel Calmon, no centro-norte baiano. De acordo com o parlamentar, a pesquisa feita pelo Instituto Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp), apontou o candidato à reeleição Caca (PT) com 49,33% das intenções de voto contra 28,67% de Nadson (DEM). No entanto, o resultado deu o inverso: 51,94% para o democrata contra 44,96% do petista. 

SESC COMEMORA O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Através do Programa Mesa Brasil, o Sesc realiza a 4a edição do Seminário Alimentação e Cidadania e a 4ª Jornada de Alimentação Sustentável. O seminário, que terá como tema Alimentação Escolar na Abordagem da Educação e Cidadania, será gratuito e acontecerá no dia 16 de outubro — quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação —, das 13h às 17h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador. Já a Jornada acontecerá no dia 18, das 17h às 20h, e no dia 19, das 9h às 18h, no Centro Sesc de Feira de Santana. 

O seminário tem como objetivo contribuir para a promoção da alimentação saudável nas escolas e, sobretudo, colaborar na construção da cidadania. Em sua programação constam diversas palestras ministradas por especialistas da área de saúde. A Dr.ª Lígia Amparo, nutricionista e professora de nutrição da Ufba, falará sobre Educação Nutricional nas Escolas como Ação Estruturante de Segurança Alimentar e Nutricional. Para falar sobre Programa de Alimentação nas Escolas de Salvador – Realidade e Perspectivas foram convidadas a coordenadora e a nutricionista do Programa de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal de Salvador, Cíntia Carla Carvalho e Karine Maria Costa dos Santos. Ainda serão expostos os temas Alimentação Escolar e Convergência com as Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, com a Dra. Sandra Chaves, e Avaliação Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas do SESC, com o coordenador de Nutrição do Departamento Nacional do SESC William Dimas Silveira.

Evento em Feira de Santana
Já a 4ª Jornada de Alimentação Sustentável abordará a importância da segurança alimentar e nutricional, enfatizando o respeito aos princípios da sustentabilidade e ao desenvolvimento integral do ser humano. Palestras, exibição de vídeos, conferências e mesa redonda estão previstas na programação, que será voltada para estudantes e profissionais das áreas social e de alimentos. As inscrições para participar da jornada podem ser feitas até o dia 16 de outubro, mediante doação de 3kg de alimento não perecível. Mais informações pelos telefones (75) 3622-1550 e (75) 3622-1077.

SERVIÇO:

O quê: 4º Seminário Alimentação e Cidadania – Tema: Alimentação Escolar na Abordagem da Educação e Cidadania
Quando: 16 de outubro
Onde: Teatro Sesc Casa do Comércio – Salvador-BA
Horário: Das 13h às 17h
Gratuito


O quê: 4ª Jornada de Alimentação Sustentável
Quando: 18 e 19 de outubro
Onde: Centro Sesc de Feira de Santana-BA
Horários: Das 17h às 20h (dia 18) e das 9h às 18h (dia 19)
Valor da Inscrição: 3kg de alimento não perecível

PENEDO EXIGE INVESTIGAÇÃO EM PESQUISAS

O processo de amadurecimento político que vive hoje o Brasil, principalmente no campo eleitoral, foi enfatizado pelo líder do PSD na Assembleia Legislativa, deputado Gildásio Penedo Filho. Em discurso proferido na tarde desta quarta-feira (10), no plenário da Casa, o parlamentar considerou o tema de extrema relevância para o aprendizado da atividade política, e comentou a publicação das pesquisas eleitorais que, segundo ele, sofreram um verdadeiro “paradoxo” durante as eleições municipais. 

Penedo reconheceu as transformações ocorridas na Justiça Eleitoral e destacou que, a cada eleição, o sistema tem se aprimorado e se aperfeiçoado ao sentimento popular, tendo esse ano, inclusive, possibilitado uma abertura muito expressiva para o registro das pesquisas eleitorais. "Até então havia um rigor formal muito claro, o que acabava limitando essas pesquisas. Esse ano, a Justiça abriu muito o processo eleitoral, o que precisa, desde já, ser necessariamente corrigido para as vindouras eleições", ponderou. 


Segundo Gildásio, não é concebível que diversos institutos de pesquisa, muitos dos quais só apareceram nesse período eleitoral, façam parte desse processo importante. O deputado avalia que, de certa forma, essas pesquisas acabam induzindo o eleitor na hora de decidir o voto e, portanto, não se pode permitir a publicação de diferenças tão gritantes no mesmo período, como ocorreu na cidade de Porto Seguro, onde a pesquisa feita pela Mercatto, trouxe o candidato do PMDB, Lúcio Pinto, na liderança. "Nesse mesmo período, todas as pesquisas registradas apontavam a deputada Cláudia Oliveira como líder, fato que acabou se comprovando nas urnas no último domingo", enfatizou Gildásio Penedo.

OUTUBRO ROSA QUER REALIZAR EXAMES EM ITABUNA

O Outubro Rosa busca chamar atenção para a incidência do câncer de mama no mundo e a importância das medidas protetivas. O movimento mundial tem por meta conscientizar  as mulheres, a partir dos 40 anos, da necessidade de reservar um dia por ano para o exame de mamografia. A cor rosa  identifica o compromisso em promover, apoiar e integrar esforços pela identificação precoce da doença.
A iniciativa do Outubro Rosa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa,  na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama, e tem como um dos  slogan “Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco”.
Comemorada de diferentes formas ao redor do mundo por governos, empresas e terceiro setor, a iniciativa busca, em especial,  lembrar a população a respeito da importância não só da mamografia para mulheres com mais de 40 anos, como também do exame clínico das mamas anualmente e o auto-exame das mamas mensalmente, para todas as mulheres. No Brasil, além da vasta programação promovida por diferentes empresas e organizações, o Outubro Rosa é marcado pela iluminação rosa das fachadas de diferentes monumentos do país. Entre eles o Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e alguns prédios da Esplanada, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, em Brasília.

VI CURSO DE EXTENSÃO DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA

O câncer infantojuvenil é a segunda maior causa de morte entre crianças de 5 a 19 anos. No entanto, atualmente, 70% das crianças com câncer podem ser curadas se diagnosticadas precocemente. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o principal fator responsável pelo atraso no diagnóstico é a desinformação dos profissionais de saúde. Dessa forma, o Núcleo de Estudos e Orientação em Onco-hematologia Pediátrica (NEOOP), em parceria com o Grupo de Apoio a Criança com Câncer Sul Bahia (GACC) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), vem a promover o VI Curso de Extensão em Oncologia Pediátrica: Uma abordagem multidisciplinar, com o objetivo de colaborar com o conhecimento de todos os profissionais e estudantes da área da saúde, através de palestrantes de renome nacional na área de oncologia, a fim de melhorar a capacidade de detectar e encaminhar os casos suspeitos de câncer precocemente para os centros de referência.

Evento: VI Curso de Extensão em Oncologia Pediátrica - Uma abordagem multidisciplinar

Objetivo: capacitar profissionais e estudantes da área de saúde sobre os principais cânceres infantojuvenis e seus sinais e indicadores, a fim de melhorar a detecção dos casos suspeitos de câncer e encaminhamento precoce para os centros de referência, para que obtenham um melhor tratamento e melhor prognóstico.

Carga horária: 20 horas
 
Data: 18, 19 e 20 de Outubro de 2012
 
Local: Auditório do Hospital Calixto Midlej Filho - Itabuna-BA

Público-Alvo: Profissionais e estudantes da área de saúde

Valor: R$30,00
Inscrições e mais informações pelo e-mail: cursoneoop@gmail.com

Organização: Núcleo de Estudos e Orientação em Oncohematologia Pediátrica (NEOOP)

III SEMINÁRIO SUL-BAIANO DE FARMACOLOGIA

Os fármacos que interagem com o Sistema Nervoso Central (SNC), representam uma grande gama de classes farmacológicas, sendo utilizados com diversas finalidades: sedativos, hipnóticos, estimulantes, anticonvulsivantes, relaxantes musculares, coadjuvantes anestésicos, anorexígenos, ansiolíticos, etc. Esta extensa lista de indicações terapêuticas, a grande quantidade de substâncias disponíveis no mercado e a utilização dessas drogas por grande parcela da população explicam a grande incidência de intoxicações por esses fármacos, sendo que os efeitos podem ser variados, desde sonolência ou insônia à dependência química, coma ou morte. Dessa forma, convidamos a todos para participarem do III Seminário Sul-Baiano de Farmacologia: Fármacos e o Sistema Nervoso Central que tem como objetivo socializar conhecimentos e atualizações sobre o uso de drogas que interagem com o SNC entre profissionais de saúde e a comunidade em geral, trazendo discussões sobre o uso desses fármacos, efeitos relacionados à intoxicação e sua relação com problemas de saúde mental.

Evento: III Seminário Sul-Baiano de Farmacologia: Fármacos e o Sistema Nervoso Central

Objetivo: Socializar conhecimentos e atualizações sobre o uso de drogas que interagem com o SNC entre profissionais de saúde e acomunidade em geral, trazendo discussões sobre o uso desses fármacos, efeitos relacionados à intoxicação e sua relação com problemas de saúde mental.

Carga horária:
10 horas
 
Data: 03 de Novembro de 2012
 
Local: Centro de Convenções de Ilhéus-BA

Público-Alvo: Profissionais e estudantes da área de saúde

Valor:
R$20,00
Inscrições e mais informações pelo e-mail: farmed2012@yahoo.com.br

Organização:
 Liga de Estudos em Farmacologia Clínica (FARMED)

PREFEITO DESCONTA DERROTA NA POPULAÇÃO

O prefeito de Barro Preto, Adriano Clementino (PMDB), não absorveu bem a derrota e decidiu descontar na população. Particularmente nos trabalhadores das empresas Trifil e Mars Cacau, que ficaram sem o transporte que lhes era oferecido pela Prefeitura. A “punição” atingiu também os jovens barropretenses que estudam em Itabuna, igualmente deixados a pé.
Pelo menos o problema dos trabalhadores foi resolvido. A prefeita eleita, Jaqueline Mota (PT), se reuniu com diretores da Trifil e da Mars e conseguiu viabilizar o transporte. Do Cena Bahiana.

PROFETA QUE AGUARDAVA O FIM É PRESO PELA PM

O homem que se denominou "profeta" e previu o fim do mundo para a tarde desta sexta-feira (12) foi retirado de casa em Teresina (PI) pela Polícia Militar. Ele estava no local com outras 120 pessoas aguardando o evento do fim dos tempos, que deveria acontecer às 16h, segundo sua previsão. Segundo o coronel Sá Junior informou ao G1, PMs invadiram a casa para prender Luiz Pereira, 43 anos, porque populares estavam apedrejando a casa. O  homem foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina. "As pessoas que estavam do lado de fora queriam invadir a casa, começaram a atirar pedras, queriam linchá-lo. A Tropa de Choque teve de dispersar a população. Invadimos pela própria segurança dele e conseguimos retirá-lo, porque havia o risco do linchamento", explica o coronel.. As outras pessoas que estavam na casa continuam no local. "Estamos tentando fazer com que as pessoas saiam por vontade própria. Há um grande contingente de policiais no lugar, mas muitas pessoas estão ao redor da casa. Estamos aguardando para que não haja violência e ninguém saia ferido", disse.. Na quinta, uma operação entre polícias Civil e Militar retirou crianças e adolescentes da casa - elas estavam com os pais aguardando o cumprimento da profecia e, por isso, haviam abandonado a escola. De acordo com o Uol, o grupo está na casa do dito profeta há 25 dias. Ele os conveceu a deixar o emprego e se desfazer de bens materiais. “Elas são induzidas a largarem totalmente suas vidas. Não podem assistir televisão, sair da casa e ter contato com o mundo. O mais perigoso é que as crianças e adolescentes também foram proibidas de frequentar a escola”, disse o chefe da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) Joattan Gonçalves.
O DPCA pretende concluir um inquérito para indiciar o denominado profeta por abandono intelectual. Para Gonçalves, ele ainda pode ser condenado por outros crimes.

CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS DEIXA 40 FERIDOS

Um acidente ocorrido às 04h40 da manhã desta sexta-feira (12), na BR-330, trecho entre Barra do Rocha e Ubatã, deixou ao menos 40 pessoas feridas, dentre elas, 15 em estado grave, informa a polícia militar. O ônibus da empresa Entram saiu de Porto Seguro com 54 passageiros. Segundo o motorista do veículo, Roberto Silva Pereira, 36 anos, após tentar desviar de um carro que vinha em sua direção, ele perdeu o controle do ônibus e capotou três vezes. Os feridos, inclusive algumas crianças e idosos, foram socorridos pelas unidades do Samu na região e conduzidos para os hospitais de Ubatã, Ipiaú e Jequié. A maioria dos passageiros seguia de Porto Seguro para Ipiaú e Jequié. Nomes das vítimas em estado grave, transferidas para Jequié: Jací Freitas, Maria José dos Santos Cruz, Antônio Carlos J. Santos, João Pedro de Amorin, Daniele S. Santos, Daiane Oliveira, Mirla Santos, Daniela Souza, Saulo Novaes, Jorge Argolo, Ana Clara, Antônio Carlos, Marcelo Couto e as pessoas identificadas apenas pelo primeiro nome; Ibson, Ivanildo, Valdeilson. (Fotos: Ubatã Notícias)

PROMETEU GOVERNAR NO LUGAR DA ESPOSA

A partir de janeiro, o município baiano de Conde terá dois prefeitos. A legislação eleitoral não permite, mas o casal Madeirol parece não se incomodar. A titular, eleita com 53,68% dos votos, é Marly Leal de Oliveira, a Marly Madeirol (PTN). "Mas o prefeito de fato sou eu", afirmou o marido dela, Paulo de Oliveira, o Paulo Madeirol (PSD). Para ele, a cidade só tem a ganhar. "Pela primeira vez Conde vai ter dois prefeitos, um homem e uma mulher." Paulo é um dos 68 candidatos a prefeito considerados fichas sujas pela Justiça Eleitoral que desistiram de recursos em instâncias superiores, renunciaram à candidatura na semana da eleição e foram substituídos por familiares. Além de Paulo Madeirol, outros 32 desses políticos conseguiram eleger esses parentes após a manobra. Paulo era o candidato até a antevéspera da eleição. Barrado com base na Lei da Ficha Limpa, ele renunciou à candidatura e nomeou a mulher em sua vaga. "Transferi quase 100% dos meus votos", disse Paulo. Dono de uma loja de materiais de construção (a Madeirol, que virou o nome "artístico" do casal), Paulo foi prefeito entre 2001 e 2008. Em 2003, um funcionário dele foi flagrado quando retirava areia em área irregular. Acabou condenado e enquadrado em um dos itens da nova legislação eleitoral. Mesmo assim se empenhou na disputa. "Comecei a fazer campanha antecipada no ano passado", afirmou. Antes de Paulo, a Reportagem contatou a prefeita eleita, mas ela orientou a reportagem a procurar o marido. Questionado sobre qual o envolvimento que a mulher tinha com a política antes de se eleger prefeita, o empresário foi direto: "Nenhum".

A POLÍCIA ADMITE OS GRUPOS DE EXTERMÍNIOS

Polícia admite a existência de área de desova no Centro Industrial de Aratu e que os crimes tenham sido praticados por grupos de extermínio com policiais infiltrados. Há 6 meses os homicídios em áreas desabitadas da região estão sendo investigados.Segundo o delegado Adailton Adan, que coordena a força tarefa criada, 40% dos corpos identificados são de pessoas que residiam em Salvador ou na Região Metropolitana.A diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), delegada Heloísa Brito, esclareceu que a constatação da existência de grupos de extermínio conduzindo pessoas para serem executadas na área do CIA ou apenas desovando vítimas, exigiu a criação de um grupo multidisciplinar, que já está municiado com dados levantados ao longo deste ano.As mãos amarradas, o corpo nu e mutilações com instrumentos cortantes eram características da maioria dos corpos encontrados.

O POVO FEZ O QUE A JUSTIÇA DEIXOU DE FAZER


Mais uma vez Itabuna foi destaque (de forma negativa) em todo o país. Na edição de ontem (10), o Jornal Nacional, da rede Globo, deu grande destaque ao afastamento dos 13 vereadores de Itabuna envolvidos no Escândalo dos Consignados e a Máfia das Diárias ou como disse o promotor Inocêncio Carvalho orgia com o dinheiro público. Por conta da grande repercussão, a expectativa é de que, a qualquer momento, esses vereadores possam ter a prisão preventiva decretada atendendo a pedido do Ministério Público por ordenação de despesas não autorizadas, formação de quadrilha, apropriação de dinheiro público e falsidade ideológica. Os parlamentares já estavam com os bens bloqueados até o valor gasto com o pagamento de diárias. Ontem foram empossados no Cartório Eleitoral 9 dos 13 suplentes, que serão diplomados hoje às 10 horas na Câmara. Os suplentes que substituem a atual formação da Cãmara são Nadson Monteiro (no lugar de Clovis Loyola), Leléu Rodrigues (Milton Cerqueira), Pezão (Milton Gramacho), Glebão (Ricardo Bacelar), Piçarra (Solon Pinheiro), Ricardo Xavier (Ruy Machado), Neide de Carlito (Raimundo Pólvora), Carmem do Posto (Roberto de Souza), Paulo Luna (Gerson Nascimento), Júnior Brandão (Rose Castro), Rosivaldo Pinheiro (Wenceslau Junior). Del Galy deveria entrar no lugar de Didi do INPS, mas abriu mão da vaga, que deve ficar para Pastor Francisco. Emanuel Acilino também recusou, por isso Professora Júvia substituiu Vane. Aliás, em entrevista coletiva, o prefeito eleito de Itabuna definiu como constrangedor o afastamento dos vereadores. Para ele, a ação penal do Ministério Público “coloca todos os vereadores no mesmo nível”, mas disse estar tranquilo por ter prestado contas das diárias utilizadas. No período de 2009 a 2010, Vane utilizou R$ 12.396,45 em diárias e seu vice Wenceslau, R$ 11.167,09.

VAGAS TEMPORÁRIAS AUMENTAM NAS CAPITAIS

Quem está à procura de uma vaga temporária para o Natal e o Ano-Novo já encontra, ao menos, 18.800 oportunidades em shoppings no Estado de São Paulo.Só o Centro Comercial Aricanduva, na zona leste da capital, oferece 2.200 chances.Há vagas para estoquistas e vendedores.Os salários não foram divulgados.Segundo o superintendente do centro comercial, Marcos Sérgio de Oliveira Novaes, há oportunidades para jovens sem experiência. Veja na edição impressa como concorrer.O Complexo Comercial Tatuapé, que abrange os Shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé, está com 1.800 oportunidades.As vagas disponíveis são para vendedor, atendente, operador de caixa e auxiliar de cozinha. As exigências variam de acordo com as lojas.

BRASIL E ARGENTINA NO DIA 21 DE NOVEMBRO

Tradicional estádio de La Bombonera será palco da partida entre Brasil e Argentina
Tradicional estádio de La Bombonera será palco da partida entre Brasil e Argentina
O jogo de volta do Superclássico das Américas, entre Brasil e Argentina, já tem data para acontecer. Na noite desta quinta-feira, a Conmebol anunciou através de seu Twitter que a partida ocorrerá no dia 21 de novembro, no Estádio La Bombonera, em Buenos Aires. O duelo era para ter ocorrido no último dia 3 de outubro, em Resistencia, na Argentina. Porém, o estádio sofreu com diversas quedas de energia e a partida teve de ser cancelada por falta de luz

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CÂMARA DE ITABUNA ESTÁ CERCADA PELA POLÍCIA

Na manhã desta quarta feira (10), houve cumprimento de mandado de busca e apreensão nos gabinetes de todos os vereadores na sede do legislativo itabunense. A ação, que foi comandada pelo delegado regional Moisés Damasceno e teve acompanhamento de quatro promotores públicos, é um prosseguimento das investigações do promotor público Inocêncio Carvalho, sobre a Máfia das Diárias. O promotor está recolhendo documentos que comprovam o rombo de cerca de R$ 500 mil dos cofres públicos. Os atuais vereadores e prefeito e vice eleitos, Vane e Wenceslau, têm os cargos ameaçados. Segundo o promotor Inocêncio Carvalho, mesmo que sejam empossados, ambos correm o risco de serem afastados durante o mandato.

JUSTIÇA AFASTA OS 13 VEREADORES DE ITABUNA


A ação penal que Ministério Público de Itabuna entrou na semana passada contra os 13 vereadores de Itabuna teve efeito. Nesta terça-feira o juiz da 2ª vara Crime Antonio Carlos Rodrigues Moraes, afastou os 13 vereadores da cidade.

Este blog publicou com exclusividade no último dia três a ação do MP, , a ação foi assinada pelos promotores Thaiana Rusciolelli, Thaís Monte, Patrick Pires da Costa, Yuri Melo, Clodoaldo anunciação e Renata Caldas.

Na manhã desta quarta-feira o coordenador regional da 6ª Coorpin, Moisés Damasceno, acompanhado de quatro promotores estão na câmara de vereadores cumprindo mandado de busca e apreensão em todos os gabinetes.

Na ação, o MP acusa alguns vereadores de peculato, falsidade ideológica, apropriação indébito e formação de quadrilha.

Com isso o juiz terá que empossar os 13 suplentes o mais rápido possível, enquanto os afastados terão que conseguir o retorno pelo Tribunal de Justiça fonte:politicosdosuldabahia

VEREADORA DOA SALÁRIO PARA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO

Ganha corpo nas redes sociais campanha de internautas-eleitores pela revogação do aumento de salário de vereadores.
A proposta foi aprovada pela Câmara duas semanas antes da eleição e passa a valer em 1º de janeiro de 2013. Os internautas consideram absurdo o aumento. Os novos vereadores vão ganhar R$ 10.021,17, equivalente a 16,11 salários mínimos. O de prefeito vai a mais de R$ 20 mil.
O mote para a campanha é notícia veiculada pelo portal Terra em que a vereadora eleita de Natal (RN) pelo PSDC, Eleika Bezerra, 69 anos, anuncia que renunciará ao salário.
Eleika é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e diz que tem o suficiente para viver com dignidade. Por isso, doará o salário para ações na área de infância e educação.fonte:pimentablog

JOVENS POSTARAM FOTOS ARMADOS NO FACE

Andrea Trindade
Policiais Civis da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) apreenderam três adolescentes de 15, 16 e 17 anos e um jovem de 18 anos, na tarde de hoje, no bairro Irmã Dulce, em Feira de Santana.
  Segundo a polícia , eles possuem passagem na delegacia por porte ilegal de armas e foram vistos armados na praia de Cabuçu.   No último dia 10 de setembro, um dos jovens publicou na rede social, Facebook, duas fotos que os mostravam com armas na cintura sentados em um barco, na praia.
  Nos comentários da foto, um amigo orientou  o mesmo a apagar a imagem e outro escreveu “Nosso Bonde não Para. Várias Queixas”Os policiais localizaram a residência dos jovens, que foram detidos e conduzidos para a Comunidade de Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) Juiz Melo Matos.

MALUF TERÁ QUE DEVOLVER 21 MILHÕES

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) terá de devolver R$ 21,315 milhões aos cofres municipais até este mês, por decisão da Justiça, após perder todos os recursos numa ação movida pelo Ministério Público Estadual, com base numa representação apresentada pelo PT em 1996.Prefeito paulistano de 1993 a 1996, Maluf é hoje aliado dos petistas na coligação que tenta levar Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo.O deputado foi intimado a devolver à prefeitura o valor de prejuízos de operações financeiras com papéis do Tesouro Municipal no caso conhecido como "escândalo dos precatórios", em razão de uma condenação ocorrida em dezembro de 1998.Como ele não conseguiu derrubar a sentença em instâncias superiores, em 20 de setembro deste ano a juíza Liliane Keyko Hioki, da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, atendeu pedido do Ministério Público e deu prazo até este mês para Maluf restituir o valor à prefeitura.

A PIZZA DO MENSALÃO PODE TER SABOR AMARGO

O ministro Marco Aurélio proferiu, nesta terça-feira, o voto que faltava para a condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por corrupção ativa. No 33º dia de julgamento do mensalão, a partir da sua decisão, foi formada a maioria de 6 a 2 pela condenação - ainda faltam votar os ministros Celso de Mello e o presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto. Na mesma sessão, também foram condenados o ex-presidente do PT, José Genoino (placar, por enquanto, de 7 a 1), e o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares ( placar de 8 a 0), pelo mesmo crime.Só absolveram Dirceu, até aqui, José Antonio Dias Toffoli e o revisor, Ricardo Lewandowski. Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Toffoli acompanharam Joaquim Barbosa na condenação de Genoino, Delúbio, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e Simone Vasconcelos. Rogério Tolentino foi absolvidos por Toffoli, assim como havia feito apenas o revisor. Anderson Adauto foi absolvido por todos. Geiza Dias foi condenada por Marco Aurélio, mas absolvida pelos que já votaram até aqui.

E AGORA JOSÉ ?

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi considerado culpado de corrupção ativa pela maioria dos juízes do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (9), no julgamento do mensalão. O sexto voto contra Dirceu, entre dez possíveis, veio do ministro Marco Aurélio Mello, que afirmou que Dirceu teve "participação acentuada" no esquema de compra de votos entre parlamentares da base aliada no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Fica claro que José Dirceu teve uma participação acentuada nesse escabroso episódio", afirmou o ministro do STF. A condenação de Mello seguiu os votos do relator Joaquim Barbosa e dos ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. Apesar da maioria de condenações, o resultado ainda não pode ser considerado definitivo, já que os ministros do STF podem alterar seus votos até o fim do julgamento. Os dois únicos votos favoráveis a Dirceu vieram do revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, e de Antonio Dias Toffoli, ex-advogado do petista. Além de Dirceu, foram condenados no processo o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério e seus sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, além da ex-funcionária Simone Vasconcelos. (IstoÉ)

O GRANDE PERDEDOR

“Geraldo Simões assiste ao desmoronamento de sua liderança, de seus projetos familiares para emplacar Juçara Feitosa como prefeita de Itabuna e de seu jeitinho de fazer política, nunca respeitando os acordos feitos. Talvez por isso tenha perdido aliados, haja vista que, nessas eleições, mal conseguiu atrair algumas legendas vazias, sem candidatos a vereador ou com os candidatos comprometidos com outras candidaturas. Ao tentar fazer as pazes com o PCdoB, foi jocoso e infeliz quando minimizou o potencial de suas lideranças e do principal articulador dessa frente política”.
JOSÉ ADERVAN, em artigo publicado hoje no Jornal Agora

terça-feira, 9 de outubro de 2012

HOMEM USA DROGAS E SURTA EM MOTEL

Por Athylla Borborema
Policiais militares da equipe do tenente coronel Osíris Cardoso, do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, conseguiu a tempo frustrar um mal maior que poderia vir a ocorrer no interior de um motel no bairro Monte Castelo, onde uma jovem foi espancada e o autor das agressões chegou a disparar tiros dentro do apartamento e talvez o seu objetivo seria ceifar a vida da companheira.
Segundo o 1º tenente Abrahão Farias, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, era por volta das 06h30 desta sexta-feira (05/10), quando chegou ao conhecimento da PM, via 190, de que foram ouvidos disparos de arma de fogo e gritos no interior do Motel “Gírios”, no bairro Monte Castelo, em Teixeira de Freitas, por ocasião que guarnições da 1ª Companhia da PM e do 13º BPM, foram deslocadas para o local, onde uma jovem ensanguentada e com várias lesões pelo corpo fora resgatada.
O autor das lesões foi identificado por Wagner Antunes da Silva, 41 anos, flagrado visivelmente descomposto, portando um revólver calibre 38, com 5 munições no tambor, estando uma picotada e quatro deflagradas. No quarto foram encontrados vários papelotes vazios, supostamente destinados à embalagem de cocaína ou crack, um cachimbo e uma tesoura. Além das lesões ocasionadas na vítima e dos disparos de arma de fogo no interior do apartamento, o autor destruiu vários utensílios e móveis da suíte do Motel, que ficou com as paredes, cama e espelhos manchados de sangue.
O autor foi inicialmente imobilizado pelos policiais militares, tendo sido prestado a ele, socorro por uma viatura do SAMU, face de ter se lesionado enquanto destruía o quarto e após o atendimento médico, foi encaminhado para a delegacia local onde fora apresentado, juntamente com a arma de fogo, o veículo que estava em sua posse e todo o material apreendido, onde foi autuado em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo, tentativa de morte e dano ao patrimônio. Já a moça vitimada foi atendida por outra unidade do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e encaminhada para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. fonte:teixeiranews

TEIXEIRA ELEGE VEREADOR MAIS JOVEM DA BAHIA



Gean Shinozaki (pai) orgulhoso ao lado do filho Yure Shinozaki, um dos vereadores eleitos mais jovens do país
Apesar da tradição da família japonesa Shinozaki em Teixeira de Freitas, até meses antes do processo eleitoral ser iniciado, o estudante Yure Takoa Shinozaki era apenas um jovem bastante calmo e observador, práticas comuns entre os orientais.
O jovem Yure, apoiado pelos familiares e amigos, candidatou-se ao cargo de vereador pelo Partido da República (PR) com o número 22.333 e mesmo enfrentando nomes considerados consolidados na política teixeirense, deixou muitos para trás, inclusive alguns que disputam à reeleição e se elegeu com 1.142 votos (1,67% dos votos válidos). Yure ainda enfrentou um outro fenômeno eleitoral notado na disputa em Teixeira de Freitas, que foi a vontade do eleitorado em votar nos candidatos ligados ao prefeito eleito João Bosco, tanto que Fabian Brito (PSB), filho de Timóteo, ficou de fora do Legislativo.
O vereador eleito Yure Takoa Shinozaki, nasceu em 16 de junho de 1993, portando completou 19 anos neste ano de 2012 e é, segundo levantamento feito pela redação do Teixeira News junto ao TSE, um dos mais jovens parlamentares do país. O desafio do novo vereador é vencer a falta de experiência e em alguns momentos a timidez natural da idade e mostrar à sociedade teixeirense que pode ser um legislador capaz de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do município.

LAUDO CONTRARIA VERSÃO DE IDOSA ATIRADORA

 
Um exame feito pelo Instituto-geral de Perícias do Rio Grande do Sul deve mudar os rumos do inquérito que apura a morte do assaltante Márcio Nadal Machado, de 33 anos. O homem foi morto com três tiros depois de invadir o apartamento da aposentada Odete Prá, de 87 anos.
 
O crime ocorreu no final da tarde de 9 de junho, em Caxias do Sul, na Serra. Na época, a aposentada assumiu a autoria dos três disparos. No entanto, o laudo do exame residuográfico, que determina se há presença de pólvora na pele, deu negativo

À polícia e em entrevistas, a idosa contou que acordou com um homem estranho dentro de seu apartamento. Ela disse que pegou um revólver no armário e atirou uma vez contra o suspeito. Quando o homem estava caído, aproximou-se e atirou mais duas vezes. O assaltante morreu no local.

Segundo a análise dos peritos do IGP, não havia qualquer resquício de pólvora nas mãos da aposentada. De acordo com a polícia, a arma usada era um revólver calibre 32, tipo que deixaria fragmentos de pólvora em que a disparasse.
O delegado Joigler Paduano, responsável pela investigação, prefere não se manifestar sobre a perícia. Ele diz que irá se pronunciar apenas na conclusão do inquérito. Outras duas perícias estão faltando para a conclusão da investigação.

FOME DE PODER


Parece que as mudanças esperadas podem ir por água abaixo, este blogueiro tomou conhecimento que o atual presidente da câmara de vereadores Ruy Machado (PTB), está se articulando junto aos novos vereadores eleitos para também ser reeleito presidente da câmara e continuar no poder.

Segundo inofrmações Ruy já procurou alguns dos novos vereadores eleitos e marcou reunião, tendo como pauta a eleição da nova mesa diretora da câmara de vereadores. Como agora são 21 vereadores, a articulação será mais demorada.

CIGANO BALEADO MORRE NO HOSPITAL DE BASE



Jerry Dórea, 48 anos, o Jerry Cigano, que foi atingido na testa por um tiro de revólver em frente ao supermercado Barateiro no bairro São Caetano, por volta das 10h30 desta terça feira (9), acabou morrendo no Hospital de Base de Itabuna. Ele estava num veículo Fox branco NTC-6699, quando foi alvejado. O Samu foi acionado, mas como estava demorando muito e temendo pela vida do rapaz, o socorro foi feito às pressas em um veículo particular por pessoas que estavam no local, com autorização da polícia militar. Ninguém soube informar sobre o autor da tentativa de homicídio. Jerry Cigano, que mora na rua São José no mesmo bairro, foi operado no HBLEM, mas não resistiu aos ferimentos. Neste momento há um intenso movimento de ciganos no hospital. Agora são 129 assassinatos em Itabuna em 2012. (Foto: Verdinho)

TIO PASSA MAL E MORRE APÓS MORTE DE SOBRINHO

 
Miguel da Paixão, 48 anos, residente na Vila Bonfim zona rural do município, tio de Patrício Fernandes da Paixão, 17 anos, que faleceu no último domingo (07) na Praça Padre Mateus em Santo Antônio de Jesus, vítima de bala perdida, morreu na tarde desta segunda-feira (08) por volta 18h após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
De acordo com a família de Miguel, o mesmo tinha problema de hipertensão e ao saber da morte do sobrinho começou a passar mal. Miguel foi encaminhado para o HRSAJ, não resistiu aos sintomas e veio a falecer no final do dia. O corpo está sendo velado no Velório Paroquial o sepultamento está previsto para às 10h desta terça-feira (09) no Cemitério Local.

Arquivo do blog