Itabuna já é a terceira cidade mais violenta do país, segundo o novo Mapa da Violência, feito pelo pesquisador Júlio Jacobo, do Instituto Sangari e do Ministério da Justiça.
O relatório mostrou que, em apenas um ano, o município saltou da 11ª para a 3ª posição, considerado o número de homicídios entre jovens na faixa de 15 a 24 anos em 2008. Foram registrados 92 assassinatos entre esses jovens.
Maceió (AL) lidera o ranking de mortes violentas na mesma faixa etária, seguido pela cidade de Serra (ES). O mapa mostra também em destaque as cidades baianas de Simões Filho em 5º, Lauro de Freitas, em 9º e Porto Seguro em 14º.
Já Salvador aparece em 21º e Eunápolis em 22º lugar. Ilhéus ocupa a 61[ colocação na relação das mais violentas para jovens de 15 a 24 anos. A posição de Itabuna fica “menos pior” quando comparados os dados envolvendo todas as faixas etárias.
Neste caso, a cidade se situa como a 13ª mais violenta do país. Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, é a segunda mais violenta do Brasil. Lauro de Freitas aparece na 16ª colocação, seguida por Porto Seguro na 17ª.
Eunápolis vem na 24ª posição. Itabuna, Porto e Eunápolis estão situadas na região sul da Bahia. Simões Filho e Lauro de Freitas na região metropolitana.
O autor do estudo diz que ocorre uma desconcentração da violência das regiões mais ricas do país para o Nordeste. Segundo ele, o nordeste enfrenta uma maré positiva de geração de emprego e renda, mas não tem estrutura de segurança pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário