quinta-feira, 5 de abril de 2012

PROPAGANDA ELEITORAL DÁ PROBLEMAS


Comerciante é primeiro condenado por propaganda antecipada em Itabuna.

O comerciante Gerson Berto Paulino foi multado em R$ 10 mil, por veicular propaganda eleitoral antecipada, em decisão liminar do juiz Wilson Gomes de Souza Júnior, atendendo a requerimento do Ministério Público Estadual (MPE), representado pela promotora Cinthia Portela Lopes.

Na inicial, a representante do MPE argumentou, com a junção de provas fotográficas, que o comerciante de Itabuna veiculou mensagens eleitorais fora do prazo de lei, utilizando-se de adesivos autocolantes fixados em veículos, com o texto “Sou Gerson da Parceria Calçados – o homem do esporte”.

Em sua defesa, o acusado afirmou não ter conhecimento de quem confeccionou os adesivos, não conhecer os proprietários dos veículos, além de não ter pretensões políticas e que os adesivos não pedem votos.

O magistrado considerou desnecessário identificar os proprietários dos carros, apontando como “evidente” o conhecimento prévio que o comerciante tinha da divulgação, “uma vez que são diversos veículos circulando em locais próximos ao estabelecimento requerido”.

Na sentença, o magistrado ainda destaca que “a propaganda extemporânea deve ser sancionada com maior rigor, em razão de ofender a legislação eleitoral e desequilibrar a propaganda democrática e lícita, a ser realizada em momento próprio”. O comerciante Gerson Paulino apelou da decisão e aguarda o julgamento do mérito. (pimentablog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog