Ao desarticular a quadrilha do traficante e homicida Valmir Oliveira de Almeida, o “Biriba”, de 31 anos, na madrugada de terça-feira (3), na localidade de Areia Branca, em Lauro de Freitas, a Polícia Civil conseguiu acabar com um esquema de roubo e desmanche de veículos na região, comandado pelo criminoso. “Biriba” e cinco comparsas, entre os quais a namorada Amanda Sales dos Santos, 25, foram presos em suas respectivas residências por policiais da 34ª Delegacia Territorial (DT), que apreenderam com o grupo armas, drogas, peças de veículos desmanchados e um Fiat Uno adulterado.
A diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), delegada Heloisa Campos Brito, e o delegado Cláudio Meireles, titular da 34ª DT/Lauro de Freitas, apresentaram à imprensa, na manhã desta quarta-feira (4), no edifício-sede da Polícia Civil, Valmir, Amanda e os cúmplices Marcelo Oliveira de Moura, 24 anos, Rodrigo Cardoso Melo, 20, Jader Francisco Damasceno dos Santos, 21, e Sérgio dos Santos Cerqueira, 24 anos. Um adolescente de 17 anos, também integrante do bando, foi encaminhado à Promotoria de Lauro de Freitas.
Investigada há um mês, a quadrilha de Valmir Oliveira, que já responde por seis homicídios na região de Areia Branca, foi desarticulada a partir da prisão de Sérgio Cerqueira, o “Nego Mimo”, surpreendido por sete investigadores da 34ª DT nas imediações do Loteamento Ciamar, com um Fiat Uno, de cor branca, com adulteração no Chassi. Segundo integrante do bando a ser preso, Marcelo de Moura escondia num galpão ao lado de sua casa, no Loteamento Jaíba, peças de outro Fiat Uno, roubado e desmanchado.
Rodrigo Cardoso, apontado como um dos ladrões dos carros, subtraídos na companhia do adolescente de 17 anos, foi preso em sua residência, também no Loteamento Jaíba. Perto dali, na mesma comunidade, os investigadores apreenderam o garoto infrator, encontrado na casa dos pais. Em outro imóvel situado à Rua Dois de Julho, Jader Damasceno escondia 100 gramas de cocaína.
DESCARGA
A operação policial teve como último destino o imóvel ocupado por Valmir Oliveira de Almeida e Amanda Sales dos Santos, na Rua 1º de Maio, em Areia Branca. Ao perceber a chegada dos investigadores, o traficante escondeu um revolver calibre 38, com cinco munições, dentro da descarga do banheiro, mas a arma acabou sendo apreendida.
O criminoso também havia enterrado num terreno baldio, próximo à residência da mãe, no Loteamento Jaíba, 180 trouxinhas de maconha, prontas para venda. Depois de apreender a maconha pertencente a “Biriba”, os policiais da 34ª DT foram até a casa do também traficante Leandro Santiago Nascimento, o “Galego”, no mesmo loteamento, mas ele havia fugido, abandonando no local, cinco papelotes de cocaína. Mais dois revólveres foram apreendidos com o bando de “Biriba”.
DESMANCHE
A equipe do delegado Cláudio Meireles apurou que os carros roubados pela quadrilha eram desmanchados por um homem de prenome Sílvio, que está sendo procurado. Rodrigo, o adolescente e um terceiro assaltante apelidado de “Zezinho”, subtraíam os veículos, repassando-os posteriormente para Sílvio, que os desmontava. Cabia a Marcelo Oliveira armazenar as peças dos desmanches num galpão.
A delegada adjunta da 34ª DT, Maria Daniele Souza Monteiro, autuou o grupo em flagrante por crimes como tráfico de drogas, associação ao tráfico, porte ilegal de arma, receptação, formação de quadrilha e adulteração de veículo. Parte dos seis homicídios atribuídos ao líder Valmir Oliveira de Almeida teve como vítimas traficantes rivais.
Considerado de alta periculosidade, “Biriba” fora baleado há três meses, durante confronto com integrantes de uma quadrilha rival, e como consequência da gravidade do ferimento, passou a usar uma bolsa de colostomia. Recentemente, foi submetido a uma cirurgia que lhe permitiu deixar de utilizar a bolsa, mas criou um abscesso no local atingido pelo tiro.
Fonte SSP-BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário