terça-feira, 3 de abril de 2012

INFORMAÇÕES SOBRE OS CARTÓRIOS

Cartórios abriram, mas ainda na base do carimbaço (Foto Pimenta).

Os cartórios extrajudiciais de Itabuna reabriram nesta segunda-feira ao público. Muitos ainda usaram carimbos para autenticar a emissão do Documento de Arrecadação Judicial e Extrajudicial (DAJE) e o selo eletrônico (e-Selo) devido a problemas de migração de sistemas informatizados, embora alguns tenham conseguido acessar a internet.

No cartório do 1º Tabelionato de Notas, na Avenida Amélia Amado, esquina com a Rua Monsenhor Moisés, no Pontalzinho, o movimento foi intenso desde as 8 horas, com o atendimento sendo feito por ordem de chegada. A tabeliã Emília Midlej estima que 1.500 pessoas devam ser atendidas por semana.

O cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis, na Avenida Ilhéus, 349, também funcionou para registros, certidões e averbações. O delegatário José Carlos dos Santos Souza, Beca, orientou as pessoas a pagar o DAJE nas agências da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas a ela vinculadas, já que o crédito no sistema da Justiça é imediato, enquanto a conciliação em outras instituições leva, em média 24h.

Segundo Beca, o que mais sobrecarrega os cartórios de registro de imóveis é pedido de certidões de bancos e instituições de crédito e financeiras, além de órgãos e repartições públicas, a exemplo da Receita Federal, Inspetorias Fazendárias, juízos, prefeituras etc. O cartório vai digitalizar todos os livros de registro para tornar mais ágil o atendimento.

145 CARTÓRIOS PRIVATIZADOS NA BA

No Cartório de Protesto, na Avenida Cinquentenário, 884, Edifício Benjamin Andrade, Sala 5, a titular Maria Veracy Moreira de Souza, disse que conseguiu contornar os problemas do sistema. O atendimento às empresas e ao público também foi normal.

O cartório do 1º Ofício de Registro Civil passou a funcionar na Rua Guanabara, bairro Jardim Vitória. O 3º Tabelionato de Notas, ainda terá definida sua situação através de concurso público. Até que isto aconteça, continuará funcionando na Rua Nações Unidas, 565, centro, juntamente com o 2º Ofício de Registro Civil e 2º Ofício do Registro de Imóveis.

Desde a semana passada que 145 cartórios extrajudiciais de um total de 1.412 em todo o estado têm os serviços prestados por empresários e ex-tabeliãos que optaram por abandonar o cargo público e receber a delegação para realizar os serviços cartoriais. As custas e emolumentos também tiveram reajustes, variando de 54% a 3.322%, a depender do ato (pimentablog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog