A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Itabuna se reuniu na quarta-feira (21), na sede da Ordem, com Valtércio Ronaldo de Oliveira, o atual corregedor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região, para abordar assuntos ligados à melhoria da prestação jurisdicional da Justiça do trabalho em Itabuna.
Durante a reunião, Andirlei Nascimento, mais uma vez, solicitou a implantação do sistema de videoconferência para funcionar no TRT desta cidade, pois, segundo ele, esse instrumento irá evitar que os advogados de Itabuna tenham que se deslocar a Salvador para fazer a sustentação oral, o que onera em muito as atividades dos advogados, já que o profissional deixa outras atividades para seguir a capital baiana e permanecendo alguns dias fora do escritório. “Com o sistema de videoconferência não há necessidade de dispêndio econômico e nem de deslocamento”, frisa o presidente da OAB.
Nascimento acrescentou ainda que o sistema de videoconferência implantado em Itabuna também será utilizado por advogados de outras comarcas do sul, extremo sul, leste e oeste da Bahia para fazerem a sustentação oral de processo em grau de recurso. Ele também cobrou ao corregedor que mais calculistas fossem colocados nas varas de Itabuna, para que ocorra uma maior agilidade na fase de execução processual e, assim, os processos sejam solucionados com maior rapidez.
O corregedor Valtércio Ronaldo recebeu a diretoria da OAB Itabuna com alegria e, por sua vez, disse que as reivindicações apresentadas pelo presidente da OAB Itabuna serão apreciadas junto à presidente do Tribunal Regional do Trabalho, a desembargadora Vânia Maria da Rocha Abensur. “As solicitações são justas e que dentro do que for possível serão atendidas”, afirmou. O corregedor ressaltou que brevemente será implantado em Itabuna e Ilhéus o processo judicial eletrônico. “Essas duas cidades servirão como modelo para a implementação do sistema eletrônico em todo o estado da Bahia”, concluiu.
Outro assunto discutido foi acerca dos peritos de Itabuna. De acordo com Andirlei Nascimento há uma grande insatisfação diante do resultado das perícias médicas. “A perícia devia ser feitas pelos peritos do próprio Tribunal Regional do Trabalho (TRT)”, explicou o presidente da OAB. No final do encontro, Nascimento agradeceu a deferência do corregedor em ter ido à reunião na própria sala da OAB local e considerou o encontro amistoso e proveitoso, onde tratou de diversos assuntos que beneficiará a justiça de Itabuna. O corregedor agradeceu a diretoria da OAB local dizendo que tem um carinho pela população itabunense, pois foi nesta cidade que ele viveu por muitos anos.
Participaram da reunião Ruy Santana Filho, Raimunda Oliveira da Silva, Ariovaldo Barbosa da Silva e Carlson Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário