As inscrições para o Programa Federal Projovem Adolescente, que estão abertas desde o dia 13 de janeiro, se estendem até 13 de fevereiro para jovens com a idade de 15 a 17 anos, que sejam beneficiários do Bolsa Família. As matrículas podem ser feitas na sede da Prefeitura, na Casa do Bolsa Família e nas duas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras I e II), localizados nos bairros Jardim Grapiúna e Ferradas, respectivamente.
O início das atividades, nos 24 núcleos, está agendado para o dia 8 de março, com o desenvolvimento de oficinas dinâmicas nos âmbitos do esporte, cultura, lazer e artesanato sempre pela manhã e à tarde, em espaços situados nos bairros Novo Horizonte e Jorge Amado. A expectativa é de que o programa atenda cerca de 600 jovens este ano.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria da Assistência Social, Eliomar Santana, o programa envolve três eixos estruturais: convivência social, participação cidadã e mundo do trabalho, além dos temas transversais: direitos humanos e socioassistenciais, trabalho, cultura, meio ambiente, saúde, esporte e lazer. “Todas estas temáticas farão parte das atividades trabalhadas com a juventude, sempre de segunda a quinta no turno oposto ao que o jovem estuda”, acrescenta a assessora de acompanhamento do Cras, Aline Queiroz.
O Projovem Adolescente, que integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, é desenvolvido no município através da parceria do Governo Federal com a Prefeitura Municipal de Itabuna, tendo como objetivo prevenir situações de risco por meio de um trabalho social que visa ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, como também o desenvolvimento de potencialidades que contribuam com a formação educacional e pessoal dos beneficiados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário