A Polícia Federal desencadeou na manhã de hoje, 10 de setembro, a Operação CONE (Conexão Nordeste), que tem como palco de operações três estados brasileiros e, ainda, duas ações no exterior. Estão sendo cumpridas 26 (vinte e seis) buscas no Estado da Bahia, 2 (duas) buscas em São Paulo e 1 (uma) no Espírito Santo. Além desses, dois mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Federal. A operação conta com a participação de Auditores da Receita Federal que compõem as equipes.
Segundo a Polícia Federal, as investigações, realizadas em conjunto, indicam a existência de organização criminosa voltada para o crime de descaminho, tipificada no artigo 334 do CPB, por fazer introduzir produtos de origem estrangeira de forma fraudulenta em território nacional, uma vez que os criminosos vinham fazendo a importação visando iludir o fisco no todo ou em parte.
A organização criminosa, aqui tratada de “Conexão Nordeste”, está ocultada através de uma empresa sediada em Miami, Flórida/EUA, que tem por finalidade dar a aparência de legalidade aos negócios que são fomentados a partir do território Norte Americano. A “Organização” possui ampla rede de empresas e de pessoas que recebem as mercadorias ilegais trazidas por via aérea e as distribuem no território Nacional, em sua maioria no Estado da Bahia, por meio do embuste de Notas Fiscais frias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário