A Secretaria de Transportes e Trânsito de Itabuna quer melhorar o sistema de transporte público do município, com a implantação do sistema de transbordo, sem onerar custos para o usuário. Para isso, abril realiza estudos técnicos e pesquisa junto à população, através da empresa Logística, Engenharia e Transporte (Logitrans), de Curitiba.
O resultado do trabalho foi apresentado ao prefeito Nilton Azevedo e ao secretário Wesley Melo e aos diretores das empresas de transportes coletivos. O secretário disse que o próximo passo é apresentar a proposta ao Conselho Municipal de Trânsito, à Câmara de Vereadores em audiência pública e a realizar seminário com a participação da sociedade.
Uma passagem a menos - Com o sistema de transbordo o usuário paga uma passagem em um ônibus salta num ponto e pega outro com a mesma passagem. A proposta também prevê a redução no tempo de espera. A espera atualmente pode chegar a até 40 minutos. Com a política de melhoria, previsto no sistema, esse tempo não deve ultrapassar oito minutos.
O secretário informou que o modelo de transbordo (ou a mesma bilhetagem de um ônibus para outro) foi pioneiro em Curitiba e funciona como referência nacional. “A maioria das capitais ou cidades do porte de Itabuna já conta com esse sistema. E se a população aprovar, com certeza teremos um sistema de transporte mais eficaz e bem melhor no município”.
Admite preço da passagem alto – Wesley Melo reconhece que a passagem de ônibus em Itabuna é uma das mais caras do estado, “mas graças ao poder de negociação entre a prefeitura e as duas empresas que operam na cidade, não há reajuste há dois anos”.
Em Ilhéus, a prefeitura tentou implantar este mesmo tipo de projeto mas foi inviabilizado por falta de verbas nos cofres públicos e entraves por parte de empresas ligadas ao setor de transportes.
esposa ou amante que deu o gope da barriga, malandra toda.
ResponderExcluir