sábado, 14 de janeiro de 2012

BOM FINAL DE SEMANA COM BOM HUMOR

MENSAGEM DOS AMIGOS DE COMUNICAÇÃO


A DIREÇÃO DA UBAITABA FM, NA PESSOA DA SUA PRESIDENTE WALDIRA MATOS, JUNTAMENTE COM TODOS OS ASSOCIADOS DA ASCOM/UBAITABA FM- RADIO COMUNITÁRIA, VEM EXPRESSAR AO PÚBLICO OUVINTE TODA A TRISTEZA E INCONSOLÁVEL SENTIMENTO DE PERDA PELO FALECIMENTO DO SEU ASSOCIADO E SÓCIO-FUNDADOR, O RADIALISTA JACKSON DE JESUS ALENCAR, OCORRIDO NESTA MADRUGADA DO DIA 14 DE JANEIRO DE 2012, NO HOSPITAL REGIONAL DE ILHEUS, AO TEMPO EM QUE MANIFESTA À FAMÍLIA ENLUTADA OS SINCEROS VOTOS DE PÊSAMES E SENTIMENTO PELA TRISTE OCORRÊNCIA.

ROGA AO DEUS CRIADOR QUE DÊ FORÇAS A TODOS, EM ESPECIAL AOS SEUS FAMILIARES, PARA QUE POSSAM SUPERAR ESTE MOMENTO, LEMBRANDO SEMPRE COM CARINHO DESTE GRANDE PROFISSIONAL E HOMEM DE BEM, QUE MARCOU A SUA PASSAGEM PELA VIDA COM ALEGRIA, SIMPLICIDADE, CAPACIDADE DE TRABALHO, DEDICAÇÃO AOS SEUS E FIDELIDADE AOS AMIGOS E IDEAIS. AGRADECEMOS A TODOS QUE AJUDARAM NO TRATAMENTO DA SUA DOENÇA.

QUEREMOS MAIS UMA VEZ RESSALTAR QUE O RADIALISTA JACKSON DE JESUS ALENCAR SERÁ SEMPRE INESQUECÍVEL E INSUBSTITUÍVEL PARA TODOS NÓS.

OBRIGADO.

MEMÓRIAS: A FAMÍLIA BARBAPAPA

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM PORTO

Foto: Fred Leão/Obaianão
Crime aconteceu na noite desta quinta no Paraguai
PORTO SEGURO - Renata Silva Oliveira, 21 anos, foi assassinada na noite de quinta (12), dentro de casa no bairro Paraguai, em Porto Seguro.

Segundo o delegado Hermano Costa, o corpo da vítima foi encontrado no quintal da casa com diversas perfurações causadas por arma branca.

Ainda segundo o policial, uma criança também ficou ferida no braço e está internada no HLEM.

VITÓRIA DST/ AIDS TERMINA MESTRADO NO RS


Este blogueiro manteve contato com Vitória Coordenadora do DST/Aids Itabuna, para saber a programação para este ano de 2012 das atividades relacionadas ao Controle e prevenção as doenças sexualmente transmissíveis/ aids, e ficamos felizes em saber que a Enfermeira Vitória está no Rio Grande so Sul terminando seu mestrado em saúde, mais especificamente em HIV/Aids, Itabuna será contemplada ainda mais com uma excelente profissional de qualidade e capacitação, além da disposição que tem essa Enfermeira fruto de nossa terra. Parabéns Vitória, que muitas outras pessoas possam seguir teu exemplo de abnegação e trabalho.

SAMU DE ITABUNA : ANJOS SEM ASAS



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu em 2011 um total de 29.125 chamadas, uma média de 80 por dia e de 3,3 solicitações por hora, das quais 16.985 trotes, o que representa 58,3% das ligações recebidas.

Um dado importante é que, apesar desta distorção, foram possíveis 12.140 atendimentos médicos de urgência, com o registro de apenas 138 óbitos em acidentes diversos ou em casos de agressões, com um índice de 1,1% de mortalidade.

O coordenador administrativo do Samu, Reinaldo Ferreira, afirma que a taxa de letalidade baixa mostra a importância da rapidez e eficiência do serviço, que funciona em plantões de 24 horas, e a mobilização de quatro equipes.

O trabalho mobiliza quatro ambulâncias, com uma unidade avançada, equipada com UTI, médico, enfermeiro e condutor, que atendem os casos mais graves como AVC, acidentes e atentados a bala; duas unidades básicas, com auxiliar de enfermagem e condutor; uma unidade não padronizada para atendimento caráter social e uma motolância, equipada para áreas de difícil acesso e antecipação de atendimento até a chegada de uma das ambulâncias.

Ferreira explica que além de 10.989 chamadas atendidas, o Samu também prestou 735 orientações pelo telefone e deu apoio a 416 remoções interhospitalares, com a utilização da unidade não padronizada e da UTI. Do total de atendimentos, 829 foram realizados com a unidade avançada; 6.477 com as unidades básicas e 467 através da motolância, transportando pacientes para hospitais.

O relatório mostra que foram atendidos 2.378 pacientes clínicos adultos e outros 145 pediátricos, além de 2443 pacientes traumáticos, 121 obstétricos, 341 atendimentos psiquiátricos, 14 casos de queimaduras e 444 cardiovasculares, sendo os restantes de outras especialidades diversas, além da realização de pequenas suturas e medicação dos casos menos graves, sem precisar a remoção do paciente para uma unidade hospitalar.

O trabalho mobiliza para Reinaldo Ferreira uma equipe com 18 condutores, 14 médicos, oito enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem, cinco operadores de rádio, 10 telefonistas, oito integrantes da equipe de higienização, quatro guardas municipais que cuidam da segurança da unidade e três técnicos na coordenação entre os quais um administrador, um médico e um enfermeiro.

O grande número de trotes preocupa ao administrador do Samu, que já tem listado uma série de números de telefones, em sua maioria celulares, os quais serão encaminhados numa denúncia junto ao Ministério Público. O trote, segundo ele, afeta a qualidade do serviço, uma vez que em muitos casos pode gerar o deslocamento de equipes sem nenhuma necessidade, enquanto existem pacientes graves e precisando de atendimento urgência em outro ponto da cidade.

ESTADO ABANDONOU A SAÚDE DE ITABUNA




O trabalho das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) em Itabuna vem sendo prejudicado pelo atraso nos repasses que a Secretaria da Saúde do Estado tem obrigação de realizar para a manutenção dos serviços de atenção básica. A cada mês, a Sesab deveria repassar R$ 225 mil, mas o valor não chega ao município há seis meses.

Além do prejuízo para o funcionamento do PSF, que desenvolve um trabalho estratégico na saúde pública, com foco no atendimento integral à família e prevenção de doenças nas comunidades, o atraso da Sesab também compromete o funcionamento de serviços de média complexidade, como os que são prestados pelo Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Creadh), as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Samu, que sobrevivem sem repasse há cinco meses.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, através do seu Auditor e Responsável pelo financeiro da saúde, Celso (Celsinho),a falta de recursos obriga o município a utilizar meios próprios para manter os serviços, o que onera ainda mais as contas da Prefeitura. Ao todo, a cidade tem 26 equipes de PSF, que, juntamente com outros setores da Saúde, acabaram ficando com os salários atrasados em dezembro, pendência que será sanada até o final desta semana, segundo afirma o secretário Geraldo Magela. “Esse problema se deve à situação gerada pela impontualidade da Sesab, mas nós estamos resolvendo”, diz o secretário.

Magela salienta que os atrasos sobrecarregam as contas da Prefeitura, que já vem utilizando recursos próprios inclusive nas reformas das unidades e agora também se vê na obrigação de cobrir despesas que dependem de repasses do Estado. Ele afirma que, no último contato feito com a Sesab, na semana passada, o órgão informou não haver previsão para o pagamento.

EMPOSSADO NOVO PRESIDENTE DA UAMI


Em solenidade realizada no Centro Administrativo Firmino Alves, o prefeito Capitão Azevedo empossou o novo presidente da União das Associações de Moradores de Bairros de Itabuna (Uami), Luís Henrique Brandão, o Tipen Brandão. Na oportunidade, foi prestada homenagem póstuma ao ex-presidente da entidade, Juscelino Nunes Barros, o Paraquedas, que morreu no final do ano passado e cuja família foi representada pela viúva Marivalda Constância dos Santos.

O evento contou com as presenças da coordenadora de ação política e institucional do governo municipal, Maria Alice Araújo Pereira, e da diretora de Associativismo Comunitário, Veneranda Andrade, além de representantes da sociedade civil organizada, de vários presidentes de associações de bairros e lideranças comunitárias.

Azevedo destacou que a posse de Tipen Brandão marca a certeza da continuidade do projeto iniciado por Juscelino Nunes Barros, o Paraquedas, que foi um dos líderes da criação da Uami e iniciou um amplo projeto visando fortalecer as associações de moradores junto às comunidades por ele representadas e às diversas instâncias dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O prefeito desejou votos de sucesso ao novo presidente da Uami e destacou que as portas do Centro Adminstrativo estarão “sempre abertas para um diálogo franco, respeitoso e para que Brandão possa dar continuidade ao trabalho iniciado pelo seu antecessor, com o objetivo de fortalecer as lideranças comunitárias e, consequentemente, a população por elas representados.

A coordenadora de ação política e institucional do governo municipal, Maria Alice Araújo Pereira, lamentou perda do líder comunitário Paraquedas e destacou a posse do Tipen Brandão como a certeza de continuidade para o trabalho da Uami, entidade que terá todo o apoio do governo do Capitão Azevedo e tem como prioridade atender justamente à população que vive nos bairros.

O novo presidente da Uami, que também é presidente da Associação dos Moradores do Bairro Pontalzinho e foi um dos fundadores da União das Associações de Moradores de Bairros de Itabuna, declarou esperar que todas as lideranças continuem unidas para um projeto em comum e o fortalecimento da entidade. “Também contamos com apoio do prefeito Capitão Azevedo para dar continuidade ao projeto iniciado pelo ex-presidente Paraquedas, que foi um exemplo de luta e uma liderança na comunidade”, finalizou.

SE VOCÊ ACHA QUE JÁ VIU DE TUDO

MORRE A MÃE DO JORNALISTA MANOEL LEAL


Jovelina Brito dos Santos, 80, mãe de Célia Leal e do empresário Manoel Leal, d´A Região, faleceu na sexta-feira, 13. O corpo está sendo velado no SAF de Itabuna. O enterro ocorrerá neste sábado, às 14 horas, no cemitério Campo Santo. Jovelina teve três filhos: Célia, Rejane e Manoel Leal, empresário e jornalista assassinado covardemente em 14 de janeiro de 1998 na porta do sítio onde morava, no bairro Jardim Primavera, em Itabuna.

LOPES FALA DE "UNIVERSO PARALELO"

O jornalista e escritor Antônio Lopes será um dos palestrantes da jornada pedagógica da Escola Curumin, em Itabuna, no próximo dia 27. Com o pseudônimo Ousarme Citoaian, o jornalista assinou por exatos dois anos a coluna Universo Paralelo no blog Pimenta na Muqueca.

Lopes abordará, na jornada “Curumim: Leitur@mada” o tema “Relato de experiência: Conectando leitores”. Falará justamente sobre a experiência de ter escrito a coluna aqui no blog e a contribuição da internet para a formação de novos leitores.

Na entrevista em que anunciou o fim da coluna, em dezembro, Lopes disse que foi surpreendido pelo retorno obtido com o Universo Paralelo.

- Eu não imaginava que as pessoas estivessem muito interessadas em saber, por exemplo, sobre uma modinha de Villa Lobos. E de repente você posta isso e surgem comentários. Ou que alguém esteja preocupado com essas filigranas sobre a melhor forma de dizer as coisas.

ACUSADO DE HOMICÍDIOS EM ITABUNA É PRESO

Foto: Radar Notícias
Foto: Radar Notícias

Em cumprimento ao mandado de prisão expedido pela juíza Marina Aparecida da Primeira Vara Crime de Itabuna, a polícia militar prendeu Tiago Santos de Andrade, mais conhecido como Tita. Ele é acusado de cometer dois homicídios. Ele é o suspeito de ter assassinado, no dia 1º de janeiro de 2012, Welton Silva Pereira, de 20 anos, no bairro Califórnia. Além desse crime, ele é acusado de matar um homem com problemas mentais em 16 de agosto de 2011.

Tita foi preso em casa, por voltas das 15h desta sexta-feira (13), no bairro Califórnia. Ele tentou fugir pelos fundos da casa, mas foi capturado. Tita será ouvido pelo delegado Moises Damasceno.

fonte:radarnoticias.com

COMUNICAÇÃO PERDE ÍCONE DA LOCUÇÃO VOLANTE

Alencar estava internado há quase um mês com Schistosoma e suspeita de Leucemia
Faleceu por volta de meia noite desta sexta-feira (13) no CTI do hospital Regional de Ilhéus o locutor Jackson de Jesus Alencar que morava no bairro Maria Olímpia em Ubaitaba e trabalhava como apresentador de um programa musical na FM Ubaitaba. Jackson era Relojoeiro mais desde pequeno tinha o sonho de ser locutor de radio, mais nunca teve oportunidade em nenhuma radio da região. Foi então que surgiu a radio comunitária em Ubaitaba (Ubaitaba FM) dando a primeira oportunidade e realizando o sonho de Jackson Alencar em ser locutor. Jackson Alencar começou a trabalhar na FM e fazer locução nos carros volantes no comércio de Ubaitaba, em pouco tempo Jackson se tornou um dos maiores locutores de carros volante que Ubaitaba já teve. Jackson também trabalhou na FM Rio de Contas em Aurelino Leal e depois voltou para a Ubaitaba FM. Alencar estava internado há quase um mês com Schistosoma e suspeita de Leucemia. Jackson de Jesus Alencar deixa duas filhas pequenas e esposa. O corpo do locutor esta sendo velado no PAX Ubaitabense e o sepultamento acontece as 17:30 deste sábado (14) no cemitério da cidade.

ITABUNENSE PERDE LUTA NAS FILIPINAS


O lutador Itabunense Wadson Nocaute foi superado pelo melhor lutador da Ásia Eduad Folayang,os dois lutadores de MMA se enfrentaram nesta sexta-feira(13) no URCC (Realidade Universal de Combate Championship)evento realizado nas Filipinas.
Wadson Nocaute começou bem a luta partiu para cima de Folayang e aplicou-lhe um gancho de esquerda,em seguida Nocaute tentou aplicar uma guilhotina mas o golpe não entrou.
Eduard Folayang especialista em Wushu soube se recuperar e revertou toda a situação e venceu o brasileiro por submissão,aplicando várias cotoveladas em Wadson que não restou outra alternativa e acabou tocando no chão.
Com a vitória, Folayang, que é classificado como o leve # 6 no Relatório de MMA Escotismo Mundial , melhorou para 01/11 e estendeu sua série de vitórias para seis.

fonte:redebrasildenoticias

CIGANO EXECUTADO NA FRENTE DO FILHO

Aldo Matos/Acorda Cidade | Família esteve no Complexo Policial, em Feira de Santana

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade | Família esteve no Complexo Policial, em Feira de Santana

Andréa Trindade


O cigano Itanaelson Gama de Souza foi assassinado na madrugada deste sábado (14) em um dos quartos da casa onde morava, na cidade de Araci.

De acordo com familiares, a vítima estava dormindo com o filho de quatro anos quando cinco homens armados invadiram a residência e dispararam vários tiros.

Após o crime presenciado pela criança, os matadores fugiram sem deixar pistas.

Marli Souza, mãe de Itanaelson, suspeita que o mandante do crime acha que seu filho teve participação no assassinato do cigano, Davi dos Santos Cabral, em julho do ano passado, na Ilha no Rato, em Feira de Santana. Jofre Souza dos Santos, conhecido como “Veio” confessou o crime no mês seguinte, mas não confirmou o envolvimento de uma segunda pessoa. A mãe de Itanaelson afirma que o filho não tem nada a ver com a morte de Davi dos Santos.

Fotos e informações do repórter Aldo Matos do programa Acorda Cidade

TRAFICANTES EXECULTAM SOLDADO DA PM

(foto ilustrativa)

Traficantes executaram soldado PM em Abrantes

Foi uma execução”. A conclusão é do titular da 26ª Delegacia Territorial (DT) – Vila de Abrantes, delegado Marcos Tebaldi, ao descrever à imprensa, na manhã desta sexta-feira (13), os detalhes da morte do soldado PM Tiago Serra Gonçalves, 24 anos, encontrado no porta-malas do seu carro, um Gol branco, na localidade de Catu de Abrantes, em Camaçari, na quarta-feira (11). “Os executores confundiram o soldado com um traficante, matando-o depois que encontraram sua farda na mochila dentro do Gol”, explicou.

Acompanhado do major Albuquerque, comandante da 22ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM), de Simões Filhos, Tebaldi contou aos jornalistas como foi o trabalho integrado das DTs de Simões Filho (22ª) e Vila de Abrantes (26ª), além da 22ª CIPM, que em menos de 24 horas identificou e localizou os responsáveis pelo crime, desarticulando também uma quadrilha de traficantes e homicidas que atuava na RMS.

Já encaminhado para a Comunidade de Atendimento Sócio Educativo (Case), um adolescente de 16 anos, que participou do assassinato, foi o primeiro a ser capturado. Ele estava escondido num imóvel na localidade de CIA-I, em Simões Filho, na companhia de outros quatro traficantes, que foram para o local depois que souberam que estavam sendo procurados pela polícia.

Dois deles, Ginevaldo Brito Santos, o “Gil”, e Elton Carlos Souza Brito, o “Cacunda”, também participaram do assassinato do PM. O primeiro morreu em confronto com policiais da 22ª CIPM e o segundo conseguiu fugir. Os outros dois traficantes que estavam no imóvel, Leonardo Gonzaga Santos, o “Léo Pequeno”, e Edvan Nascimento Ferreira, o “Cajá”, que não tiveram envolvimento direto na morte do PM, mas fazem parte da quadrilha, foram presos e apresentados à imprensa, nesta sexta-feira (13), na DT de Vila de Abrantes. Os dois traficantes ficarão custodiados na carceragem da 26ª DT, à disposição da Justiça.

A polícia apurou que o soldado Tiago, lotado na Base Comunitária de Segurança (BCS), do Nordeste de Amaralina, mantinha relacionamento com uma adolescente de 17 anos, moradora da invasão Nova Abrantes. Na noite do crime, a garota ligou para o policial e pediu que ele fosse ao seu encontro. O PM dirigiu seu carro de Pernambués, bairro onde morava, até a casa da adolescente, que disse, em seu depoimento ter presenciado toda a ação dos assassinos.

POLÍCIA PRENDE INTEGRANTE DE QUADRILHA

Ladrão roubava carros e fazia saída bancária

Mais um integrante da quadrilha, desarticulada na semana passada e responsável pelo roubo de mais de 50 veículos nos últimos seis meses em diversos bairros de Salvador, já está preso. Flávio dos Santos Lemos, 28 anos, foi localizado, na tarde de quinta-feira (12), por uma equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), na casa da mãe na Estrada das Barreiras, Cabula. Seu pai, Mickey Lamar Brito Lemos, 50, já fora apresentado à imprensa pela Polícia Civil, com outros comparsas, na última sexta-feira (6).

Segundo o delegado João Ricardo Gomes Barbosa, da DRFRV, Flávio estava com dois mandados de prisão em aberto, sendo um deles expedido pela comarca de Lauro de Freitas, por assaltos na modalidade “saidinha bancária”, praticados em companhia de Agnaldo Oliveira de Assis Filho, o “Guido”, 31, outro componente da quadrilha desarticulada. O outro mandado de prisão, a pedido da DRFRV, é procedente da 5ª Vara Crime.

Flávio já foi ouvido pela delegada Itana Coelho, titular em exercício da unidade policial, e ficará custodiado à disposição da Justiça ao lado dos comparsas já presos. A polícia busca agora identificar o paradeiro de Jamilly Dias Sodré, tesoureira da quadrilha e também já com prisão temporária decretada.

Após adulterar os sinais de identificação de chassi, vidros e motor, o grupo revendia os carros com documentos falsos em outros estados e no interior da Bahia. Entre os presos está o soldado PM Elisinaldo Santana Lima, 41 anos, lotado no Colégio da Polícia Militar e que já respondia a processo administrativo por ter sido flagrado, em outubro do ano passado, por uma equipe da DRFRV, com quatro carros roubados.

Também estão presos Guido, suspeito de envolvimento em dezenas de “saidinhas bancárias”, Mickey Lamar Brito Lemos, pai de Flávio e quem fazia a adulteração dos veículos, e o despachante Ivair Denílson dos Santos, 35. A polícia apurou que Ivair, com passagens em delegacias e já respondendo a processo por prática de roubo, levantava os dados de veículos – sem restrição por furto ou roubo – semelhantes aos roubados no sistema do Detran e utilizava as informações para falsificar os documentos.

Durante a operação policial, os investigadores apreenderam, além de um veículo modelo Captiva e de quatro computadores, duas pistolas calibre 380 e munições. Todo este material será encaminhado para perícia.

fonte:policiaeviola

Arquivo do blog