
Comandante da OPM
História hilária conta por Levi Vasconcelos em Tempo Presente, A Tarde
Fernando Gomes de Oliveira, prefeito de Itabuna quatro vezes (hoje mora em Vitória da Conquista), tão competente na política quanto iletrado, por conta dos maus-tratos ao português, tem o apelido de Fernando Cuma.
D. Jovelina Teles de Oliveira conta ter ouvido de Sérgio Gomes, filho de Fernando, esta pérola.
No segundo mandato de prefeito em Itabuna, Fernando Gomes adquiriu uma propriedade da região de Una, área praiana, onde fez grandes investimentos, tal qual um hotel-fazenda. E uma vez por semana ele saía de Itabuna e ia até lá.
Numa dessas visitas, logo na saída da sua casa, um vizinho do seu condomínio pediu a Fernando que, se pudesse, ao seu retorno, que lhe trouxesse uns frutos do mar.
- Deixe comigo.
Voltou com a picape cheia de cocos.
A matéria assinada pelo repórter João Pedro Pitombo diz que o mosquito da dengue deve pautar os debates em Itabuna. O município registra mais de cinco mil casos da doença e duas mortes por dengue hemorrágica.
Na reportagem, o jornal traz breve perfil de pré-candidatos à prefeitura itabunense: Capitão Azevedo (DEM), que concorre à reeleição, e Juçara Feitosa (PT), também concorrente pela segunda vez, além da professora Acácia Pinho (PDT), que foi candidata à vice na chapa do ex-deputado Capitão Fábio, Claudevane Leite, o Vane do Renascer (PRB), e Wenceslau Júnior (PCdoB).
Zem Costa (PSOL), Roberto Barbosa (PP) e Pedro Eliodoro (PCB) ficaram de fora.
No caso dos concorrentes à prefeitura ilheense, os breves perfis são do ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), da Professora Carmelita (PT) e de Cacá Colchões (PMDB). A deputada estadual Ângela Souza (PSD), o sindicalista Adalberto Galvão (PSB) e Jorge Luís (PSOL) não tiveram a mesma sorte.
Por Ronildo Brito
![]() |
Comerciante foi morto a tiros no centro do Prado l Fotos: Primeiro Jornal e Prado Agora |
Segundo populares que estavam próximos onde aconteceu o crime, típico de execução, a vítima pedalava uma bicicleta, quando homens aproximaram em um veículo de cor preta e um deles disparou pelo menos cinco vezes à queima roupa no comerciante, que morreu no local. Em seguida os assassinos fugiram em disparada.
A vítima, Elismário Santos Tavares Filho, o “Guga”, de 53 anos, era irmão Hélder Santos Tavares, o “Dédo”, de 42 anos de idade, também assassinado com dois tiros no último dia 04 de abril, no bairro Alameda do Atlântico, na mesma cidade do Prado.
![]() |
Dédo, que era irmão de Guga, também foi morto a tiros na cidade do Prado |
Baixou o espírito de Ronaldinho Gaúcho nos jogadores do Colo Colo. O time se recusou a treinar nesta quarta-feira (06) pela manhã, cobrando da diretoria o pagamento dos salários vencidos no último dia 30. Os jogadores também ameçam não viajar para o jogo deste domingo (10) em Riachão do Jacuípe caso o pagamento não seja efetivado.
A diretoria rebate e diz que, pela lei, tem, pelo menos, cinco dias úteis após o vencimento, para efetuar o pagamento. A medida dos atletas pegou a todos de surpresa já que o clima no clube era considerado bom. Dirigentes garantem ter identificado o "foco" do movimento, que teria partido de dois membros da comissão técnica.
Hoje pela manhã, numa conversa com o grupo, a diretoria do clube pediu respeito. Disse que não há motivos para a manifestação e que está entregue ao grupo a decisão de viajar ou não. Uma fonte garante: caso o clube seja eliminado da competição, os jogadores serão civilmente responsabilizados. O clima esquentou no momento decisivo da competição. O Colo Colo está a apenas dois jogos do retorno à divisão de elite do futebol baiano.
O ex-vereador e comerciante Paulo Bidú confirmou em entrevista a uma rádio local de Ubaitaba, seu nome como vice na chapa do PMDB que tem como pré candidato a prefeito o ex-prefeito Bêda. A confirmação ocorreu durante entrevista no Programa Realidade Atual, apresentado pelo radialista Jackson Cristiano. Paulo chegou à FM Ubaitaba acompanhado por Bêda e uma grande comitiva composta por vereadores, o prefeito Alexandre Almeida, secretários, pré-candidatos a vereador e funcionários públicos.
Paulo já chegou a radio vestido com uma camisa vermelha. Bêda fez questão de reunir no estúdio e na porta da radio uma grande comitiva com carros de som e muito foguetório. Paulo fazia parte do grupo de Bêda e rompeu há quatro anos por ter se sentido traído pelo grupo.
Durante quatro anos ele fez parte da oposição, mais se sentiu desprezado e resolveu voltar para “casa”. Na entrevista Paulo disse que conseguiu levar com ele varias lideranças que lhe acompanhavam na oposição, como Marly Santana, Nilza do Povo, Cláudio Bidú, Barbozinha, Sergio Bidú e outros. Durante a entrevista de Alexandre Almeida e Bêda não faltaram alfinetadas no pré- candidato da oposição, o medico Drº Mozart. (Por: Ubaitaba Urgente)
Itabuna está entre 13 municípios baianos a serem contemplados pelo Ministério da Saúde na seleção de projetos para construção e ampliação de unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). O anúncio foi divulgado nesta quarta-feira, 6, no Diário Oficial da União.
As UPAs prestam atendimento de média complexidade – vítimas de acidentes e problemas cardíacos, por exemplo. Com o serviço, é possível atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 97% dos pacientes que procuram assistência médica.
Além de Itabuna, outros municípios beneficiados no PAC 2 são Alagoinhas, Camaçari, Campo Formoso, Casa Nova, Ipirá, Itamaraju, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista.
O difícil é ver a UPA sair do papel. Para ficar num exemplo: as obras da unidade do Jaçanã começaram em 2010. Nada avançou. O governo baiano prometeu nova empreiteira, mas… Ficou na promessa e a obra até agora não saiu.
Apesar do suspense, acabou sendo favorável o relatório do vereador Milton Gramacho relativo às contas do exercício de 2002 do ex-prefeito Geraldo Simões (PT). A leitura foi feita na sessão desta quarta, 6. O parecer favorável segue os mesmos argumentos apresentados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O órgão técnico aprovou as contas do petista, mas com ressalvas.
A votação das contas ficou para a próxima quarta, 13, de acordo com o Regimento Interno da Câmara. Os vereadores votarão o relatório e o projeto de decreto legislativo, sendo necessários, no mínimo, sete votos para aprovação – ou rejeição – do relatório.
A sessão contou com a presença de 12 dos 13 vereadores. Apenas Rose Castro (PSDB) não compareceu ao plenário por problemas de saúde.
FERNANDO E AZEVEDO
A Câmara terá ainda que julgar as contas de 2007 e 2008 do ex-prefeito Fernando Gomes e de 2009 do prefeito Capitão Azevedo. Todas as prestações de contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. fonte:pimentablog
O que é isso, Belo? Mal sua ex-amadinha, a modelo Viviane Araújo, entrou em “A Fazenda” e você já quer impedir que ela toque no seu digníssimo nome?
Pelo visto, ele quer mesmo. Tanto que entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e está pedindo uma indenização de nada menos do que R$ 500 mil por cada vez que ela falar mal dele. Nossa!
O carregador Fábio Costa Cabral, 25 anos, gostava de beber, assim como a sua mãe, Maria de Lourdes Costa Cabral, 52. Os dois sempre acabavam brigando quando estavam alcoolizados.
No último sábado, Fábio, que é surdo e se comunica por gestos, desferiu várias facadas na mãe. Ela foi levada para o Hospital Roberto Santos com a faca cravada nas costas, mas morreu na madrugada de ontem.
Durante o depoimento, um primo de Fábio ajudou a polícia usando a linguagem dos sinais. “Ele disse que cresceu com vontade de matar a mãe porque era espancado e maltratado desde criança”, explica o delegado do Departamento de Homicídios (DHPP), Alex Gabriel Chehade. “Fábio ainda relatou que aproveitou que a mãe estava bebendo para cometer o crime ”, completa o delegado. O deficiente foi autuado em flagrante por homicídio.
Espancado pelos moradores
Fábio morava sozinho, com a mãe, no Bairro da Paz. O crime foi cometido dentro de casa. Depois da briga, o deficiente auditivo teria ido para a Praça da Matriz, ainda no Bairro da Paz, e foi espancado por moradores.
PMs socorreram Fábio, que teve o braço esquerdo quebrado, e o levaram para o HGE. “Sempre que brigava com a mãe, ele ia para essa praça. Mas, tivemos outra informação de que Fábio teria se escondido na casa de uma tia, depois do crime”, declara Alex Gabriel Chehade. “Na minha tentativa de comunicação, disse que a mãe dele havia morrido.
Ele demonstrou tranquilidade e fez um sinal de que não havia mais jeito”, completa.
IBIRAPUÃ - Uma comitiva formada por representantes das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa visitará a cidade de Ibirapuã, no extremo sul baiano, onde acompanhará a denúncia de violência praticada contra Jamille Alves Lima, 22 anos. O crime teria sido praticado pelo esposo da vítima, o vereador Anderson Amaral.
Nesta quarta-feira (6), a comitiva se reunirá na prefeitura local com o objetivo de atualizar as informações sobre o andamento da investigação e solicitar dos órgãos competentes uma maior celeridade na busca do suspeito, considerado foragido pela Justiça.
Foto: Reprodução |
![]() |
IJamile antes e depois da sessão de tortura: Cabelos e sobrancelhas raspados |
O vereador é acusado de ter torturado a jovem no último dia 16, quando teria espancado Jamille, raspado a cabeça e sobrancelhas e obrigado-a a escrever uma carta na qual confessava um suposto adultério. A prisão preventiva de Anderson Amaral foi decretada no dia 21 e ele ainda pode responder por quebra de decoro parlamentar na Câmara de Vereadores.
PORTO SEGURO - Conhecido como James, Ângelo Diemerson Borges Bonfim, 20 anos, nascido em Eunápolis, foi assassinado a tiros na madrugada deste domingo (3), num festa no cento de Porto Seguro.
Segundo testemunhas, o jovem foi visto participando do Forró do Dendê, na Praça do Dendê, no bairro Manoel Carneiro.
Ele foi morto com cinco tiros na Rua 15 de Novembro, a um quarteirão do local da festa.
Uma mulher, que não conhecia a vítima, foi baleada com dois tiros, um de raspão na barriga e outro no braço. Ela entrou no local da festa para fazer xixi.
O jovem era filho de um casal de servidores do Conselho Tutelar de Porto Seguro e coordenadores do “Projeto Musicart”.
Assassinado em plena luz do dia
Foto: Joelson Angelo/Obaianão |
![]() |
Dois homens de moto executaram a vítima com cerca de 10 tiros |
Policiais militares da equipe do tenente-coronel Osíris Cardoso, do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, prenderam na tarde desta terça-feira (05/06), na Rua Espinosa no bairro Liberdade na zona sul da cidade, em cumprimento ao um mandado de prisão preventiva da justiça, a pessoa de Luis Silva de Souza, o “Lula”, 23 anos, acusado de ter sido o mandante do assassinato de Adriana Santos de Jesus, 18 anos, ocorrido na tarde de sexta-feira do dia 02 de março de 2012, nas proximidades de um lago nos pertences da Fazenda Âncora, na região do bairro Liberdade II na zona sul de Teixeira de Freitas, cujo corpo foi encontrado na tarde do dia seguinte (03/03) e a moça teria sido executada pelo seu próprio namorado Edson Rocha de Oliveira Filho, o “Choque”, preso em Porto Seguro no dia 12 de maio passado, pela Polícia Civil de Teixeira de Freitas que foi preso em Porto seguro no ssassinato sul da cidade, em cumpriento ao um mandado de prisão.
Quando preso “Choque” assumiu que matou a namorada em razão de uma dívida de drogas que a vítima tinha com ele de R$ 6 mil. Ou seja, a dívida de Adriana era com o assassino seu namorado e não com outros traficantes, segundo ele, e ainda inocentou no crime, a participação de Luis Silva de Souza, o “Lula”. Também preso o acusado pelo mando do crime, Luis Silva de Souza, o “Lula”, 23 anos, nega a sua participação no assassinato da moça e nega até que conheça o executor e que já tivesse conhecido a vítima. Além dessa prisão de agora por força de um mandado de prisão da justiça, “Lula” já foi preso duas vezes em Teixeira de Freitas, em 2007 por crime de tráfico de drogas e no início deste ano, por porte ilegal de arma de fogo.
O crime começou a ser desvendado após a prisão de Juliana dos Santos Silva, a “Rasta”, 23 anos, grávida de 5 meses na época e Jamile Rosa da Silva, 29 anos, em posse de 7 tabletes de maconha que pesaram 700 gramas, na manhã de quarta-feira do dia 14 de março, que levou a Policia Civil a elucidar o homicídio de Adriana Santos de Jesus, que morava no bairro Juca Rosa, na zona norte da cidade de Eunápolis. No interrogatório das duas flagranteadas ao delegado Wendel Ferreira, elas acabaram relatando como ocorreu o crime, informando que Juliana foi chamada juntamente com Adriana, para em companhia do seu irmão Cristiano dos Santos Silva, 21 anos, de uma adolescente de 14 anos, de Luis Silva de Souza, o “Lula” e Edson Rocha de Oliveira Filho, o “Choque” e também conhecido por “Parceiro” e “Marcelo”, fugitivo da cadeia pública de Eunápolis, para irem à represa com a desculpa de que iriam tomar banho.
Bandidagem cada dia que passa não respeita mais nem o cidadão de bem trabalhador que apenas realiza o seu trabalho, aconteceu no bairro Maria Pinheiro na manhã desta terça-feira (05) cumprir mandados. Ao chegar ao local, ele foi ameaçado de morte por três homens armados. O oficial acionou a polícia que foi até o bairro e conseguiu prender Robson Souza dos Santos, acusadoo de ameaça.
MOradores do bairro afirmam que a bandidagem tem tornado o bairro perigoso e que até os próprios moradores temem andar pelo bairro em determinados horários. O indivíduo apontado, Robson, que tem várias passagens pela polícia, foi conduzido ao Complexo Policial de Itabuna, onde será ouvido pelo delegado de plantão.
Os rodoviários e a associação das empresas, a Aetu, fecharam acordo que põe fim à greve de oito dias no transporte urbano em Itabuna. O acordo foi selado durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT), em Salvador, há pouco.
Os rodoviários terão reajuste de 7,5% agora, mais 0,5% em novembro. A categoria também aceitou reajuste de 8,5% no valor do tíquete-alimentação. A promessa é de que a frota volte a circular novamente a partir das primeiras horas desta quarta-feira, 6.
Sergio: “Wa está matando, mas, ninguém o prende, por que” |