sábado, 24 de março de 2012

CAPITÃO DA PM MORRE EM ACIDENTE

Cerqueira não costumava sentar próximo ao local do acidente.

Morreu agora há pouco o capitão da Polícia Militar identificado como Cerqueira. O acidente aconteceu no Alto da Conquista, em Ilhéus, quando o PM estava sentado na porta da casa dele e, caiu da cadeira. Segundo as primeiras informações, um caminhão que passava pelo local passou por cima da cabeça do oficial.

O motorista do caminhão guincho foi retirado do local em estado de choque

Atualizada 16h25

O oficial reformado foi identificado como Carlos Antônio Cerqueira dos Santos, de 55 anos, deixou um filho de 12 anos, e a esposa. Segundo amigos, ele chegou de uma pescaria minutos antes da fatalidade.

Cerqueira sentou numa cadeira de cor vermelha na porta de casa e caiu, ficando com parte do corpo no asfalto, quando esse caminhão da foto subia pela Avenida Brasil, próximo ao Hospital Regional de Ilhéus e, o condutor não teve como evitar.

O corpo foi recolhido para o DPT de Itabuna. (agoranarede)

GERALDO SIMÕES, UMA ESTRELA QUE CAI

Geraldo vem perdendo votos a cada ano
Por Ricky Mascarenhas

Não é novidade pra ninguém, que a cada eleição, o cacife eleitoral do Deputado Federal Geraldo Simões de Oliveira (PT-BA), se reduz e muito.

Depois desta ainda confusa negociação envolvendo a compra da Rádio Difusora, a tão falada aproximação ao ex prefeito Fernando Gomes, e a falta de consideração com alguns fiéis "seguidores" estão fazendo de Simões, um político desacreditado.

Na Assembléia itinerante, na última quinta-feira, mesmo que de forma arquitetada, por inimigos políticos, Geraldo foi vaiado com veemência, junto com deputados da base de apoio ao governador. Nem o PT, nem ninguém podem reclamar, pois essa atitude deplorável, já foi comandada pelo próprio partido contra o então ministro das cidades, Geddel Viera Lima, por pelo menos duas vezes.

Não bastasse, ontem o deputado também foi muito vaiado na segunda audiência pública da UFSBA, realizada no auditório da FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna. Segundo informa o blog do nosso parceiro Ari Rodrigues, as vaias foram contidas depois do pronunciamento feito pelo secretário Gustavo Lisbôa, que conclamou a todos que se desprendessem naquele instante tão importante para a cidade, das paixões politicos patidárias, e que travassem duelos no campo das idéias, debatendo assuntos relevantes e imprescindíveis para o desenvolvimento de Itabuna e região.

E ontem pra fechar a situação, em linda festa no Itabuna EC, festa essa que este blogueiro não pôde comparecer, em virtude da dificuldade de sair a noite, devido a terrível onda de assaltos que assombra os moradores do Bairro de Fátima (falemos disso em outra oportunidade), o vereador e suplente de Deputado Wenceslau Junior (PCdoB) foi o escolhido do partido para disputar a eleição majoritária esse ano.

O clube contou com a presença de aproximadamente mil pessoas, dentre elas personalidades da política regional e estadual, como o vereador Vane do Renascer, Acácia Pinho, o ex prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, o ex vereador Luis Carlos Sena Ribeiro, o presidente da Bahia Gás Davidson Magalhães entre outros, não menos importantes.

O que se vê hoje na cidade é que existem mais pessoas trabalhando contra Geraldo do que a seu favor, e a candidatura de Juçara Feitosa, ao que parece vem enfraquecendo.

Mas como em política tudo pode mudar, tudo pode acontecer, vamos aguardar os próximos meses. Fernando Gomes foi considerado "morto" politicamente, quando aquela época não foi eleito deputado estadual, porém sendo eleito prefeito novamente dois anos depois. É a política.
http://blogdoricky.blogspot.com.br/2012/03/geraldo-simoes-uma-estrela-que-cai.html

SESAB RESPONSÁVEL PELA DENGUE EM ITABUNA


A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) enviou técnicos da vigilância epidemiológica a Itabuna para discutir medidas de controle da dengue, que apresentou aumento de casos da ordem de 1.171%.

Apesar da evolução assustadora da doença, os técnicos não liberaram a aplicação de fumacê em todo o município. A decisão da divisão de vigilância é contestada até mesmo internamente.

Técnicos graduados da 7ª Dires afirmam que apenas a aplicação de fumacê “em 100% da cidade” poderá cortar a circulação de vírus e controlar a dengue. Vive-se agora situação próxima do enfrentado em 2009, quando a cidade enfrentou a maior epidemia da história e 14 pessoas morreram.

Nos 70 primeiros dias de 2011, Itabuna havia registrado 66 casos de dengue. No mesmo período deste ano, o número de casos saltou para 839. Os dados atualizados, porém, indicam que a cidade ultrapassou a barreira dos mil casos.

Um técnico do Ministério da Saúde ficou abismado com o número de subnotificações de casos de dengue no município. E dá um exemplo do ocorrido no bairro Lomanto Júnior: ao chegar à residência para a aplicação de fumacê, descobriu que todos na casa estavam com dengue, mas apenas o caso do chefe da família havia sido notificado.

E aí veio a explicação para que os outros membros da família não tivessem ido à unidade de saúde: o atendimento na rede básica de Itabuna é demorado e falta atendimento especializado para as vítimas. “O município falhou no combate ao mosquito e na qualificação das unidades de saúde. Parece que ainda não percebeu a gravidade do quadro”. (pimentablog)

JOVEM COVARDEMENTE EXECUTADO EM ITAPETINGA


Diemerson Santos Moreira, de 18 anos, tinha acabado de chegar em casa, na Travessa 15-B, em Brogodó, com leite que a companheira tinha mandado comprar. Estava na cozinha, quando foi surpreendido por dois rapazes que saíram de um matagal armados.

O jovem não teve tempo de correr e acabou levando sete tiros pelas costas.

Foram tantos disparos que atingiram em cheio a porta dos fundos da casa e a geladeira, na cozinha.

O delegado Roberto Júnior esteve no local e colheu as primeiras informações sobre o crime, ouvindo da companheira de Diemerson, Karine Cristina Lima Lopes, de 23 anos, que se encontrava na sala no momento dos tiros.

Diligências estão sendo feitas com o intúito de prender os assassinos.

MULHER OBESA FICA PRESA EM CATRACA



Uma empresa de transporte urbano foi condenada a pagar indenização de R$ 12 mil a uma passageira que ficou presa na catraca de um ônibus, no Rio.
Fernanda Oliveira teve hematomas na barriga e crise de pressão alta após permanecer cerca de 30 minutos na roleta de um ônibus da empresa Zona Oeste.


A mulher disse que enquanto aguardava o resgate dos bombeiros foi alvo de zombaria de outros passageiros, que a chamaram de "bolo fofo" e "gordona".
Ela, que pegava diariamente o ônibus que faz a linha Castelo-Souza Cruz, teve que ser internada no hospital Souza Aguiar, no centro do Rio.
Na decisão do desembargador Mário Robert Mannheimer da 16ª Câmara Cível do TJ-RJ a empresa é considerada omissa, justificando que a situação dos obesos é semelhante à de gestantes.
"A apelante não conduziu o ingresso da apelada por outra via, como seria seu dever. Além disso, ficou claro que os prepostos da apelante fizeram-lhe zombarias, bem como outras pessoas que se amontoavam para observar a cena. Também ficou comprovado que o estado emocional da apelada foi severamente abalado, a tal ponto que precisou de atendimento médico, em função da alta da pressão arterial, conforme confirmado pelo boletim do Corpo de Bombeiros. E, ainda que assim não fosse, a autora ficou, pelo menos, meia hora presa à roleta, razão pela qual, não seria preciso qualquer comprovação do aumento da pressão arterial para avaliar o mal-estar físico que sentiu, sem prejuízo da angústia e vexame amargurados", escreveu o desembargador.

FOTO DE LULA MAGRINHO CHOCA O PAÍS


 Lula da Silva ao lado do novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga
Alguns amigos tem se chocado com a foto do ex-presidente Lula da Silva ao lado do novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). Lula perdeu 18 quilos desde que começou a combater o câncer de laringe, em outubro. A sorte é que o ex-presidente já está comendo com mais facilidade, mas as coisas não são tão simples assim, o tratamento requer cuidados e cautela e nem sempre tudo é possível para o irriquieto Lula.

O SONHO DE SER GOVERNADOR

Presidente da Assembleia Legislativa baiana, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) não esconde de ninguém o sonho de tornar-se governador. Numa entrevista exclusiva ao blog Pimenta na muqueca, Nilo afirma que acorda e dorme pensando na candidatura, embora saiba que outros nomes da base estão na disputa.

Nilo também comenta sobre o projeto Assembleia Itinerante e o tumulto ocorrido na sessão em Itabuna. “Tinha sujeito com crachá que, claro, veio encomendado para vaiar A ou B”. Para ele, os tempos são outros. “Você tem que conquistar votos no convencimento e não na porrada”. Confira a entrevista.

PIMENTA – Como o sr. avalia a sessão em Itabuna?
Marcelo Nilo
– Sucesso. Foi muito importante. Tivemos a presença de 42 deputados debatendo diversos problemas da região sul do Estado. Tivemos a presença popular. É óbvio que estamos vivendo momento político, cada um defendendo seu partido, seu candidato. Foi positivo, ficamos sabendo os problemas mais importantes: a duplicação da rodovia BR-415, segurança pública, saúde, educação, barragem, universidade federal. Somos legisladores, elaboramos as leis e fiscalizamos o Executivo. Podemos contribuir nas soluções aos Governos federal e estadual.

Houve certo tensionamento entre grupos políticos locais, o sr. foi severo, ameaçou suspender os trabalhos, mas conseguiu equilibrar e levar a sessão até o final.
Tenho experiência… Se deixasse, aquele conflito viraria bagunça. Então tive que fazer um jogo mais duro. Claro que compreendo que vivemos em um regime democrático e o povo tem que falar. Agora é preciso que se compreenda o esforço de trazer a sessão da AL de Salvador para Itabuna para prestigiar a cidade. O deputado Geraldo Simões disse que este foi fato político mais importante para a cidade que a emancipação em 1910. Então trazer a AL para a cidade e aqui ser vaiado…

Tinha um sujeito com crachá que, claro, veio encomendado para vaiar A ou B. Esse tipo de político já passou.

Não seria uma manifestação natural do cidadão?
É fácil botar claque para vaiar, é muito fácil. Tinha um sujeito com crachá que, claro, veio encomendado para vaiar A ou B. Esse tipo de político já passou. Sou presidente da Assembleia Legislativa três vezes porque respeito o contraditório. O tempo de arrogância, prepotência e de ofensa acabou, o povo da Bahia sepultou. Agora é tempo de respeitar as pessoas que pensam diferente. Só ganhará eleição, quem tiver diálogo com aqueles que não acompanhem seus projetos. Você tem que conquistar votos no convencimento e não na porrada.

Após sessões em Feira, Conquista e Itabuna, como o senhor avalia o projeto Assembleia Itinerante?
Vitorioso. Disso não tenho dúvidas. O próximo presidente da AL terá que mantê-lo. A agenda de reuniões prevê sessões em Juazeiro, Teixeira de Freitas, Jequié… O critério usado é o de população. Fizemos Feira da Santana, Vitória da Conquista e Itabuna. Coincidentemente, PDT, PT e DEM. As seguintes são lideradas pelo PC do B, PSDB e a sexta do PMDB. Então dá para se fazer arrumação partidária. Sou presidente dos iguais que na AL são muito diferentes.

Quero sentar na cadeira de governador com tinta na caneta para fazer o que penso.

O senhor será mesmo candidato a governador?
Estou trabalhando para ser o candidato a governador. Acordo e durmo todos os dias pensando na candidatura a governador. Nasci na roça, no sertão, no semiárido. Fui estudar em Salvador, morei em pensionato, estudei em escola pública. Entrei na Embasa como estagiário e saí como presidente. Seis vezes deputado estadual. Sou único deputado estadual na história da Bahia 16 anos na oposição. Três vezes presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual mais bem votado da Bahia. Fui governador interino cinco vezes. É óbvio que a caneta não tinha muita tinta porque o cargo não era meu. Quero sentar na cadeira de governador com tinta na caneta para fazer o que penso.

Na base, existem outros nomes…
Estou preparado para ser governador da Bahia. Agora, preciso trabalhar. O PT tem a preferência, mas não tem a exclusividade. Vou lutar, subindo degrau por degrau. Lento, mas constante. São 200 andares, mas chego lá.

POLÍTICOS CORRUPTOS RESULTAM DO ELEITOR VENAL

Praticamente todos nós nos indignamos com a corrupção em nosso país, e logo colocamos a culpa nos políticos, taxando a todos de mentirosos, enganadores e corruptos. Mas será que não temos uma parcela de culpa nisso tudo também? Afinal, quem elege os políticos que estão atualmente no poder? Somos nós mesmos. Todo povo tem o governo que merece. Acho engraçado como as pessoas trocam o seu voto, por uma cesta básica, tijolos, areia, ou por cargos administrativos e depois criticam que esses mesmos políticos são corruptos. Ora, se alguém oferece bens ou vantagens aos eleitores, já está antes de se eleger cometendo um ato ilegal, como se pode esperar que, depois de eleito, esse candidato irá cumprir a lei? Seria muita ingenuidade. Mas infelizmente, muitos candidatos ainda chegam ao poder e permanecem lá, se utilizando destes métodos. Para acabar com a corrupção é necessário acabar primeiro com essa cultura clientelista. Muitas pessoas ainda tem uma idéia errada, pensando "já que os políticos são todos iguais, e não fazem nada de bom para a população, tenho que tirar algum proveito deles, pelo menos na época de campanha eleitoral". Esse tipo de filosofia revela um princípio que está por trás de qualquer ato de corrupção: coloca-se interesses pessoais acima dos interesses coletivos. É exatamente isso que um político faz, quando desvia recursos públicos para o seu próprio bolso. É o mesmo que um eleitor faz quando dá o seu voto em troca de favores pessoais. A única diferença está no volume de dinheiro envolvido. O combate eficaz à corrupção eleitoral, não depende apenas de leis mais rígidas, mas sim da colaboração e participação da sociedade em geral. O fortalecimento da democracia somente será alcançado através do voto livre e consciente. (valcabral.blogspot.com.br)

MENORES ESTUPRADORES SÃO PRESOS

Os agentes da Guarda Civil Municipal e Policiais Civis da Delegacia de Atendimento ao Infrator (DAÍ) estiveram, na manhã de hoje (23), no conjunto Feira IV e conseguiram apreender os envolvidos de estuprarem uma estudante na tarde de quinta-feira (22), em uma casa abandonada no conjunto Feira IV.

A delegada Márcia Pereira, titular da DAÍ afirmou que os envolvidos possuem entre 14 a 16 anos e serão encaminhados a Comunidade de Atendimento Socioeducativo Juiz Melo Matos. Com os acusados, agentes também apreenderam um celular, qual haviam fotos tiradas no momento do ato sexual com a estudante.

O comandante da Guarda, Marcos Vinicius afirmou que foi uma questão de honra apreender os acusados que cometerem o crime contra uma garota de 13 anos, e a resposta foi dada a sociedade.

O ESTUPRO

Uma adolescente de 13 anos, que reside na Expansão do Conjunto Feira IX foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) após ter sido estuprada por dois homens na tarde de quinta-feira (22) e foi encaminhada para o Hospital Estadual da Criança (HEC).

A menor saiu do Colégio Ernesto Carneiro Ribeiro, localizado no Tanque da Nação quando foi obrigada e entrar em uma residência no conjunto Feira IV. Ela contou que foi violentada brutamente por dois homens no interior de uma casa abandonada.

CADÁVER FEMINIMO ENCONTRADO EM TEIXEIRA



Por Athylla Borborema
Roupas devem ser essenciais para o reconhecimento do cadáver por parte da família
Uma ossada humana feminina foi encontrada nesta sexta-feira (23/03), em meio a um pasto próximo de uma plantação de eucalipto numa região de divisa dos municípios de Teixeira de Freitas e Alcobaça, adjacente do aeroporto de Teixeira. O estado do cadáver já era de secagem e a sua exposição ao sol acelerou a sua rápida putrefação. Mas conforme os peritos, mesmo aparentando muitos dias da morte, o corpo da mulher só estava no local num prazo estimado de 15 dias.

A mulher trajava calça jeans preta de numeração 46, calcinha na cor vinho, na parte superior ela usava um top preto, coberto por uma camiseta na cor esverdeada, além de um cinto preto em couro e uma tornozeleira de crochê na cor verde no pé esquerdo. Os peritos disseram que o cadáver não apresenta nenhuma lesão que caracterize a sua morte por violência.

Segundo um cidadão morador do distrito de São José de Alcobaça, após olhar as roupas da vítima no varal e visitar o cadáver no IML, ele reconheceu os cabelos e as roupas, como sendo da jovem Rosineide dos Santos Figueiredo, a “Neidinha”, 24 anos, moradora de uma comunidade rural adjacente de São José, no município de Alcobaça, que tinha problemas com alcoolismo e está desaparecida desde o início do mês de março. Mas o Instituto Médico Legal vai aguardar a visita da avó da moça, com quem a vítima foi criada e morava, para que essa possa promover o reconhecimento e se obter a confirmação se o cadáver é realmente ou não da sua neta. (teixeiranews)

LUCIANA REIS É CONDENADA PELA PROMOTORIA

Luciana: condenada por compra de artigo erótico com dinheiro público.

A Justiça condenou a ex-secretária de Saúde e de Governo de Ilhéus, Luciana Reis, a restituir o dinheiro público gasto na compra de baby-doll em abril de 2005, além da perda de direitos políticos por dois anos.

Naquele ano, Luciana respondia pela Secretaria de Governo e controlava com mãos de ferro o caixa da Prefeitura de Ilhéus. Filha do então prefeito Valderico Reis, a secretária usou o caixa de pequenas despesas para comprar o baby-doll – na verdade, um short-doll.

A vida de Luciana se complicou quando, na hora de prestar contas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ela anexou a nota fiscal nº 0123547, da loja de artigos eróticos Sex Appeal, em Ilhéus. O short-doll custou R$ 46,00.

Com a sentença, a filha de Valderico Reis passa à história como primeiro agente político a ser condenado por improbidade administrativa.

Além de secretária municipal, ela também tentou uma vaga na Assembleia Legislativa em 2006, mas foi derrotada.

CONDENAÇÃO EXEMPLAR

Promotora Karina Cherubini: sentença é exemplar.

A condenação foi divulgada nesta sexta, 23, pela promotora pública Karina Cherubini, que comemorou a sentença da juíza Carine Nassri. “[A condenação é] exemplar, pois mostra o cuidado que todo agente público deve ter com as verbas públicas, sejam elas de pequena monta, como é o caso da compra do baby-doll, ou mais vultuosas, como ocorrem em licitações”.

À época – e após sindicância, Luciana Reis devolveu o dinheiro gasto na compra da peça íntima, mas a juíza ilheense optou pela condenação. No entendimento da magistrada, a restituição “não faz desaparecer o rastro do mau exemplo e malversação dos valores percebidos para gastos municipais”. (pimentablog)

MAIS UMA MORTE VIOLENTA EM ITABUNA


Ademilson dos Santos Silva (Buiú), 22 anos, foi executado com disparos de arma de fogo enquanto dormia numa casa na rua Mangabinha Filho, no bairro Mangabinha. O jovem chegou a correr do homem que atirava contra ele mas acabou sendo atingido e morrendo na hora.
Testemunhas contam ter ouvido pelo menos sete disparos. Populares afirmaram que “Buiú” tinha passagens pela polícia por envolvimento com drogas e homicídios. O corpo foi encaminhado para o Departamnento de Polícia Técnica. Com mais este crime, Itabuna já soma 47 homicídios em 2012.
Fotos: Gérson Teixeira

sexta-feira, 23 de março de 2012

ITABUNA FICANDO DE CARA NOVA

As obras de macrodrenagem do canal do Lavapés, com uma extensão de 1.360 metros, tiveram o seu ritmo acelerado pela Construtora Casa Própria, que ampliou nos últimos dias o número de máquinas e caminhões utilizados na execução do projeto. A Secretaria de Planejamento estima que 60% do previsto no cronograma da obra já foi concluído e a Prefeitura de Itabuna também investe recursos próprios na reurbanização e revitalização da avenida Amélia Amado, melhorando a infraestrutura e a mobilidade urbana. A obra realizada através de uma parceria com o Ministério da Integração Nacional, tem um custo de R$ 12,8 milhões, com uma contrapartida da Prefeitura e é uma prioridade para o prefeito Capitão Azevedo. Um relatório técnico mostra que a macrodrenagem já está concluída até a rua Bartolomeu Mariano, no Pontalzinho e estão sendo acelerados projetos complementares que contemplam caixas de esgotamento, emissário e a reurbanização da avenida Amélia Amado.
Além de recursos em caixa para a execução da obra, a Prefeitura de Itabuna tem ainda um saldo de R$ 2 milhões a receber do Ministério da Integração Nacional.

CORONEL SANTANA NÃO LEVA DESAFORO PRA CASA


Antes de vir para Itabuna, onde participaram ontem (22) da sessão itinerante da Assembleia Legislativa, deputados estaduais foram convidados a assistir o documentário “O Nó – ato humano deliberado”, que aborda a introdução da vassoura-de-bruxa na lavoura cacaueira sul-baiana. O convite partiu do grupo “Pensar Cacau”.

Durante a exibição, o deputado Gilberto Santana (PTN) destilou comentários venenosos contra o PT e o deputado federal Geraldo Simões, que já foi denunciado como um dos responsáveis pela disseminação da praga . Uma investigação da Polícia Federal, porém, não conseguiu identificar autoria, embora tenha concluído que a introdução da vassoura decorreu de um “ato humano deliberado”.

Quem rebateu os ataques de Santana foi o petista Rosemberg Pinto e os dois deputados acabaram discutindo. O debate continuou até o momento em que os parlamentares seguiam para o ônibus que os levaria para o almoço, antes da sessão. Os que assistiram à cena dizem que faltou pouco, muito pouco, para Santana e Rosemberg trocarem sopapos. Coube ao deputado Deraldo Damasceno, delegado de carreira, separar os dois brigões. (pimentablog)

EQUIPE DE TV APANHA DE SUPOSTA ADVOGADA

A equipe de reportagem da TV Record foi agredida por uma motorista na madrugada desta sexta-feira, 23, em Salvador. A agressão aconteceu após a condutora, Renata Andrade Brandão, bater o carro em um poste.
Sem querer conversar com os jornalistas, a infratora partiu para cima do cinegrafista Cleiton Cintra. Aos gritos de “desligue” – para o profissional não registrar imagens suas -. Usando palavras de baixo calão, a motorista tentou tirar o equipamento da reportagem, além de arranhar e dar tapas em Cintra.
Ao tentar acalmar a condutora, que afirmou ser advogada, a repórter Juliana Amaral também foi agredida. A jornalista sofreu arranhões nos braços e foi empurrada. O produtor que acompanhava a equipe foi outro alvo da motorista.
Os funcionários da Record prestaram queixa na 14ª Delegacia, na Barra, capital baiana. A reportagem chamou atenção para o fato de o teste do bafômetro não ter sido feito com a motorista que agrediu a equipe – devido a paralisação da Trans Salvador, órgão responsável pelo exame.

UMA IMAGEM, MIL PALAVRAS, O QUE SUGERE ?

PRISCO ACABA DE SER SOLTO

Prisco estava preso desde de fevereiro

O líder da greve da Polícia Militar na Bahia, Marco Prisco, acaba de solto da prisão após 43 dias na cadeia. Quem divulgou a informação em site de relacionamento foi o Capitão Tadeu, que aderiu ao movimento em apoio aos policiais.

FORAGIDOS DE ALMADINA PRESOS EM COARACI

Os dois foram presos no Bairro Maria Gabriela
Uma ação conjunta das polícias civil e militar de Coaraci culminou na recaptura de mais dois foragidos da cadeia de Almadina, nesta quinta-feira (22). Gilberto Nascimento Cerqueira, o "Nego Beto", foragido desde o dia 31 de janeiro de 2011, e Ramon Alessandro Perez, conhecido como "Paulista do Fórum", foram encontrados no Bairro Maria Gabriela.

Com Ramon Alessandro Perez a polícia encontrou um revólver calibre 32 com numeração raspada e munição.

Os dois meliantes foram autuados pela delegada Valéria Fonseca e encaminhados para a cadeia de Almadina, onde permanecerão presos à disposição da justiça.

CONTRAVENÇÃO NA MIRA DA POLÍCIA FEDERAL

Oito máquinas caça-níqueis foram apreendidas, nesta quinta-feira (22), em Ilhéus, em operação da Polícia Militar. Os equipamentos eletrônicos estavam em boxes da Central de Abastecimento do bairro do Malhado. Além das máquinas, dois homens foram autuados pela suspeita de prática de exploração de jogos de azar. Adailton Costa de Souza, de 49 anos, e Edvaldo Pinto da Silva, 39, foram conduzidos à delegacia local. | Informação do Bahia Notícias

DENGUE AUMENTA EM ITABUNA

Dados da Secretaria Estadual de Saúde e da Vigilância Epidemiológica de Itabuna revelam que os casos de dengue na cidade aumentaram 1.171% neste ano, na comparação com o mesmo período de 2011. Entre o dia primeiro de janeiro e esta quinta-feira foram registrados 839 casos de dengue em Itabuna. No mesmo período do ano passado houve 66 ocorrências. As pessoas na faixa etária de 15 a 19 anos são as maiores vítimas da doença. Depois aparece quem tem entre 20 e 29 anos. As localidades com maior incidência são os bairros São Caetano e Santo Antônio. No primeiro, foram registradas 79 ocorrências e no segundo 75. Outros bairros com grande número de casos de dengue são Fátima, Nova Ferradas, Califórnia, Mangabinha, Conceição e o centro da cidade. | Informações do A Região

MORRE CHICO ANYSIO


O humorista Chico Anysio, de 80 anos, morreu na tarde desta sexta-feira, no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, onde estava internado desde dezembro do ano passado. O estado de saúde se agravou ao longo da semana e, nesta sexta-feira, o ator sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu.
O ator estava internado desde dezembro, quando apresentou um sangramento. Ele chegou a receber alta, mas um dia depois foi internado novamente, onde permaneceu sob cuidados médicos até hoje. Durante todo o tempo em que esteve internado, sua mulher, Malga di Paula, deu informações sobre o estado de saúde para fãs e admiradores.
Durante esse período, Chico foi submetido a uma laparotomia exploradora, que retirou um segmento de seu intestino delgado.

No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar, e ficou internado por 110 dias, sendo liberado em março de 2011. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias.
O comediante foi novamente internado em novembro com fortes dores nas costas. No fim deste mês, foi descoberta uma contaminação por fungos, que foi tratada com antibióticos.
No começo de dezembro de 2011, Chico voltou a ser internado, desta vez com infecção urinária. A internação durou 22 dias. O humorista voltou para o hospital no dia 22.

Chico Anysio nasceu em Maranguape, no Ceará, no dia 12 de abril de 1931. Ele se mudou com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade. Iniciou a carreira na Rádio Guanabara, onde exercia várias funções, desde radioator até comentarista de futebol. Nas chanchadas da década de 50, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava em filmes da Atlântida Cinematográfica.
Em 1957 estreou na TV Rio o 'Noite de Gala'. Em 1959, estreou o programa 'Só Tem Tantã', mais tarde chamado de 'Chico Total'. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, TV e cinema, sempre com humor inteligente, Chico se aventurou no jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções como 'Hino ao Músico' e 'Rancho da Praça XI'.
O humorista estava na Rede Globo desde 1968 onde se destacou em programas como 'Escolinha do Professor Raimundo' e 'Chico Total'. Sua últimas participações na emissora foram em 2009 no especial 'Chico e Amigos' e no 'Zorra Total', em 2010.
Pouco tempo depois de receber alta, Chico se apresentou ao lado de Tom Cavalcanti o show 'Chico.Tom'. "Ainda estou muito debilitado. Para mim, o mês de agosto não passou, fui eu que passei por agosto. Tem três coisas que me deixam muito triste. A principal é não poder andar. Mas, se Deus quiser, até mês que vem já posso fazer isso. Vou começar a fisioterapia agora", disse Chico antes da apresentação.

PACIENTE DESTROI CARRO DE MÉDICO EM UBATÃ

Ontem (22), por volta das 12h, uma guarnição da Polícia Militar de Ubatã, composta pelos soldados Clécio e Robson, prendeu Joabe Gomes do Santos (25), morador da Rua do Lajedo. Joabe é acusado de quebrar os vidros da porta esquerda de uma pick up L 200, placa policial JSD 7064, licença de Jequié.
De acordo com informações da PM, Joabe foi ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) querendo ser atendido pelo médico plantonista, que é psiquiatra. O médico explicou a Joabe que o caso dele não era psiquiátrico, mas, sim, neurológico. Indignado e sem razão, Joabe quebrou alguns vidros do carro do médico.
A PM, que já havia sido chamada, chegou no momento em que os vidros do carro estavam sendo quebrados. Os policiais conduziram Joabe ao Complexo Policial de Ubatã, onde já foi ouvido pelo delegado Raimundo Figueiredo. Joabe já está à disposição da Justiça ubatense, e deverá responder por crime de dano.

ENQUANTO O HBLEM SOFRE PARA ATENDER O SUS

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna conta com dois Centros Cirúrgicos em funcionamento no Hospital Calixto Midlej de Filho e no Hospital Manoel Novaes. No Calixto, o Centro Cirúrgico unidade Alicio Peltier de Queiroz, assim chamado em homenagem ao grande médico regional, possui estrutura ampla e moderna, contendo equipamentos de ponta, além de ser todo climatizado e com capacidade para receber até cinco cirurgias simultâneas.
Assim, no HCMF são cinco salas cirúrgicas, sendo duas salas baritadas garantindo condições ideais para atender procedimentos cirúrgicos complexos, como as intervenções cardíacas, neurológicas e ortopédicas que necessite do arco cirúrgico. Cada sala é equipada com carro de anestesia, todos com o know-how da empresa Drager e monitorização multiparametro Dixtal.

VEREADOR VALENTÃO BATE NA MULHER

Arlete do Vale Guedes, 34 anos, moradora de Buerarema, denunciou o vereador e ex-marido dela Roque Borges por violência doméstica. A vítim não apanhou mais por que o filho de 18 anos, do casal impediu o vereador de continuar as agressões, inclusive tentando esganar a vítima. Segundo Arlete, todo o problema está ocorrendo por que o acusado quer que a ela, após mais de uma década de convivência, saia da casa com seus filhos menores e a deixe para o mesmo.
O Delegado de Polícia Civil, Luís Adriano Coêlho, titular em exercício na cidade reduziu a Termo as declarações da vítima, Interrogou formalmente o acusado, que responderá a Inquérito policial por violência doméstica, prevista na Lei Maria da Penha.
Após a conclusão das investigações, o Inquérito será remetido ao Ministério Público, que deverá oferecer Denúncia, iniciando o Processo Criminal.
http://agoranarede.net/

POLÍCIA FEDERAL CAÇA ASSALTANTES EM ITABUNA

Por volta das 17h15min desta quinta-feira (22), os policiais recuperaram o veículo GM Corsa Sedan de placa NYJ 4428, roubado dois dias antes (20/03) na BR 101 próximo ao município de Camacã. Os agentes encontraram o carro abandonado no Km 511 da BR-101.
Horas depois, compareceu ao Posto PRF um senhor relatando que seu veículo, um Fiat Strada Adventure, de placa KWV3881, acabara de ser tomado num assalto nas proximidades do KM 475 da BR 101, no município de Uruçuca. Diante do fato, os policiais encaminharam a vitima à Polícia Judiciária, e à zero hora localizaram veículo sendo conduzido por um indivíduo.
Prontamente a equipe deu ordem de parada e por não ter sido atendida, iniciou acompanhamento tático ao veículo pelas ruas do bairro São Caetano até que o condutor abandonou o veículo e empreendeu fuga, dispensando em seguida um revólver Taurus calibre 38, séria Special, com seis munições intactas.
O carro, juntamente com a arma e as munições foram encaminhadas á 6º Coorpin para auto de apreensão.

CINQUENTENÁRIO EM CIMA DA CASA DO ESTUDANTE

POPULAÇÃO PENSA EM MUDAR DE ITABUNA

A situação em Itabuna continua tensa com a malandragem. Nesta noite de Quarta Feira, três pessoas foram baleadas. No João Soares, o adolescente Cleiton de Jesus Costa, foi baleado por desconhecido.
Na Nova Califórnia foi baleado,Ednaldo Almeida de Jesus, 23 anos, Ele disse que não sabe quem tentou lhe matar.

Na California, foi baleada Verciane Santos de Andrade, 30 anos, que estava presente na hora que elementos mataram Amauri Santos Paixão. Todos os baleados foram levados para o Base. (vermelhinho)

EM ITABUNA O SISTEMA ESTÁ BRUTO


Amauri Santos da Paixão, 23 anos, foi morto na Califórnia.
Um homem, identificado até o momento como Ígor, suportamente um traficante, reagiu ao avistar uma guarnição da polícia militar, tombou em confronto na rua São José, no bairro de Fátima. A cena do crime aconteceu nas proximidades da casa lotérica. O corpo já foi levado para o DPT de Itabuna.
Outro homicídio foi registrado no Califórnia, nas proximidades do supermercado Sacola Cheia. O carregador, identificado pelo prenome Amauri foi morto à tiros, também na noite desta quinta feira (22). No mesmo instante uma mulher (Viviane), foi baleada e socorrida pelo Samu, encontra-se internada bo Hospital de Base.

Outra ocorrência: o indivíduo conhecido como Moabe, mesmo ferido, conseguiu fugir de um homem armado que estava numa moto e que atirou várias vezes. Dois disparos atingiram Moabe que tem passagens pela polícia.Mais detalhes com fotos em instante (vermelhinho)

quinta-feira, 22 de março de 2012

ASSEMBLÉIA INTINERANTE FOI SÓ COBRANÇAS

Deputado Estadual Augusto Castro


(Daniel Thame e Bené)




(Prefeito Azevedo e Maria Alice)




Ró da educação
Deputado Tom ao lado do líder Jovem Israel Cardoso
(Helenilson Chaves e Geraldo Briglia)

(Frankvaldo Lima e Kelly Dourado)


(Daniel Coelho e Matheus Feitosa)
(Leninha e Babá Cearense)

Pai Gildo

Força jovem de Sergio Fontes
Ailson Souza e Neo do Bar



(Tom Ribeiro e o Vereador Vane do Renascer)



Foi realizada na tarde desta quinta-feira (22), uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa. Diversos deputados, líderes políticos e membros da comunidade estiveram presentes durante toda tarde e início da noite no Centro de Cultura Adonias Filho.

Os deputados da cidade, Augusto Castro (PSDB) e Gilberto Santana (PTN), falaram sobre as situações enfrentadas em Itabuna. Castro falou do abandono do governo estadual em relação a cidade. Para o parlamentar, a falta de políticas públicas do Estado é responsável por problemas como o crescimento da violência e o sucateamento da saúde.

Em seu discurso, o deputado oposicionista cobrou a conclusão das obras do Centro de Convenções e do Teatro de Itabuna, iniciadas em 2005, ainda no governo de Paulo Souto, e abandonadas em seguida pelo governador Jaques Wagner. A obra recebeu investimentos de mais de R$ 8 milhões e está se deteriorando, o que representa um caso escandaloso de desperdício de dinheiro público.

Gilberto Santana também citou o abandono das obras do Centro de Convenções, ressaltando que o projeto, se fosse concluído, traria grande benefício para uma cidade que hoje é incapaz de receber eventos de grande porte. O deputado disse ainda que o governo não dá importância a outros temas importantes para o Sul da Bahia, como a Região Metropolitana de Ilhéus e Itabuna.

Vaias

A grande quantidade de vaias emitida por oposicionistas, durante o encontro, incomodou o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. Durante uma confusão, por volta das 16h, ele chegou a ameaçar cancelar a sessão e até as homenagens.

Polícia Militar

A greve da polícia militar foi citada por alguns deputados. Um deles condenou aqueles que criticam o atual governo, afirmando que na gestão de Antônio Carlos Magalhães, policiais foram vítimas de tentativas de homicídio, sendo que um deles foi assassinado. “Esqueceram disso? Não têm memória?”, questionou o deputado. Ele foi vaiado e aplaudido!

O Deputado Sargento Isidoro também falou sobre os policiais militares. Ele solicitou que o Governador Jaques Wagner soltasse os PMs que ainda estão presos, sem acusações de vandalismo. O deputado afirmou que são pais de família.

Geraldo Simões

Todas as vezes em que o nome do Deputado Federal Geraldo Simões foi citado, uma série de vaias era ouvida. As vaias eram seguidas de aplausos fracos. Chateada com a situação, a deputada Maria Luiza Laudano (PSD) chegou a questionar: “Será que podemos saudar o deputado Geraldo Simões?”, relembrando ações do deputado na região.

Projetos

O Deputado Sargento Isidoro foi aplaudido de pé ao retomar a palavra para dizer que só voltará a participar de uma Assembleia itinerante quando projetos e assuntos importantes forem discutidos.

Bira Costa, também deputado estadual, afirmou que tinha a ideia de debater a criação da região metropolitana de Ilhéus e Itabuna, também deixando claro que acredita que projetos ficaram de fora das discussões na Assembleia.

Cobranças

As cobranças em torno das promessas do Governador também foram muitas. O Deputado Pedro Tavares (PMDB), questionou onde estavam as obras prometidas por Wagner, como a barragem do Rio Colônia e o centro de convenções. Ao citar esta última obra, Tavares ressaltou que se estivesse pronta, os presentes na AL não estariam naquele momento enfrentando o calor dentro do Centro de Cultura. A afirmação arrancou fortes aplausos. No momento, grande parte se abanava com pedaços de papel.

O deputado também cobrou mais atenção no setor de saúde, citando o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Homenageados

Alguns líderes da comunidade itabunense foram selecionados para receber homenagens pelos serviços prestados a Itabuna e ao estado. Receberam os certificados: o vereador Wenceslau Junior, o prefeito Nilton Azevedo, o radialista e apresentador Tom Ribeiro e o vereador Claudevane Leite. Este último lembrou que Itabuna enfrenta graves problemas no setor de segurança. Ele citou a morte de Lucas Rocha Santos, de apenas 12 anos, assassinado no último dia 13 de março. O vereador falou sobre a ligação das mortes com o tráfico de drogas e apelou para que os recursos do Governo do estado cheguem até as comunidades das periferias.

Receberam as medalhas 2 de julho: a suplente da senadora Lídice da Mata (PSB) e pré-candidata a prefeitura de Itabuna, Juçara Feitosa e o médico Rafael Andrade, responsável pelo mutirão do diabético, que é referência no país. Outros homenageados com a medalha 2 de julho foram o empresário Helenilson Chaves e o deputado federal Geraldo Simões. Ao subir ao palco, Geraldo recebeu muitos aplausos, mas também muitas vaias. O presidente Nilo precisou pedir educação aos presentes. A sessão foi encerrada por volta das 19h15.

Matéria:radarnoticias.com/fotos:avozeaveadajuventude.bvlogspot.com.br

Arquivo do blog