sábado, 19 de setembro de 2009

CÉSAR BRANDÃO DIZ QUE PRETENDE LUTAR PELA RENOVAÇÃO DA REGIÃO


O pré-candidato a deputado estadual César Brandão pretende contar com o apoio da Igreja Assembléia de Deus e de todas as igrejas, incluindo as evangélicas. O ex vereador está já começando fazer uma peregrinação pelo do sul da Bahia, e tem conseguido muito apoio por onde tem passado, inclusive já está agendada uma reunião com a Associação de Pastores de Itabuna com quem pretende fechar uma parceria ainda esta semana. Boa sorte César Brandão, na foto César Brandão tendo o apoio do vereador Raimundo Pólvora e do Presidente da Nacional do PPS.

SORRIA JESUS TE AMA

POLÍTICA E POLÍTICOS



Itabuna continua sentindo saudades do empresário e amigo , Anisio Alcântara Filho. Que foi um homem de bem e que trabalhou pelo desenvolvimento de Itabuna.
Durante vários anos Anisio presidiu o PPS, que hoje encontra-se sendo presidido por sua filha que vem conduzindo o PPS de forma íntegra e socialista como reza a bandeira do Partido. O PPS em Itabuna vem se projetando de maneira surpreendente, promovendo seminários, encontros e forúns das mais diversas áreas como recentemente um seminário sobre a dengue e segundo informações pretendem lançar um grande projeto na área da educação e inclusão social. O PPS hoje conta com dois vereadores no Legislativo: Raimundo Pólvora e o Presidente da Câmara de Vereadores Clóvis Loiola de Freitas que desempenham excelente mandato na terra do cacau.



PSDB de Itabuna dividido

Adervan e Solon.


Como este blog publicou na última quarta-feira o PSDB de Itabuna voltou a passar por um momento de “divisão”.
.
E o estopim da divisão foi a possível filiação do ex-vereador Adilson José ao partido. O presidente José Adervan é contra a filiação, já o edil Solon Pinheiro (PSDB), é a favor da entrada de Adilson ao ninho tucano.
.
E parece que a conseqüência desta “divisão” aconteceu neste sábado, pois a edição do jornal “Agora” trás algumas críticas sobre a indecisão de Solon em relação a sua candidatura a Deputado Federal. O jornal também criticou o posicionamento político de Solon na câmara de vereadores.
.
Esta evidente que a relação entre Solon e Adervan voltou a ficar “estremecida”.

politicos do sul da bahia
(FOTO ILUSTRATIVA)

UNA: ÍNDIOS SÃO ACUSADOS DE ASSASSINATOS

Na madrugada de hoje (18), três corpos de trabalhadores rurais foram encontrados, tendo sido vítimas de emboscada de índios comandados pelo cacique Babau na região de Una. Na última terça-feira, seis fazendas foram ocupadas por índios armados com espingardas, facões, flechas e lanças. A informação foi dada na manhã de hoje, no programa O Tabuleiro, pelo Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais, Luiz Henrique Uaquim. No programa, Luiz não soube informar o local exato dos homicídios e nem os nomes dos trabalhadores que foram assassinados.
A Polícia Federal de Ilhéus já tem conhecimento do fato, mas ainda faltam informações dos nomes das vítimas, e local onde se deu o conflito. O delegado Fábio Marques, responsável pela apuração dos crimes envolvendo indígenas nessa região, deve nas próximas horas iniciar diligências no objetivo de localizar os corpos e os criminosos.

O BICHO PEGOU NO PROUNI



Um grupo de 55 instituições de ensino superior que oferecem bolsas de estudo em troca de incentivos do ProUni poderá ser cortado do programa devido à má qualidade de seus cursos.
Essas 55 foram reprovadas no primeiro ciclo de avaliação. A partir de 2011, o governo poderá cortar cursos reprovados em dois ciclos. Das instituições com mau resultado na primeira etapa, 23 continuaram ruins.

DENUNCIOU USUARIOS DE DROGA E TOMBOU MORTO


Antônio Luís da Silva Santos, 47 anos, morava no São Pedro. Estava no ponto de ónibus no bairro de Fátima. Segundo informações, Antônio denunciou na policia diversos marginais que estavam em sua porta fumando maconha, não deu outra caiu na bala em varias partes do corpo morrendo na hora. Detalhe: O homem estava no ponto acompanhado do seu filho que é paraplégico.

O CRIME NÃO COMPENSA



Jonathas Ribeiro de Almeida, Vulgo "Jonh Borboleta", 23 anos morava na Mangabinha em Itabuna. Jonh tinha uma ficha criminal na policia bastante extenso por roubo, trafico de drogas, assaltos e tinha envolvimento com carros pokemons. Preso diversas vezes em Itabuna, o último aconteceu em setembro do ano passado. Ficou ainda mais conhecido por ter roubado o convento na bairro Mangabinha no próprio bairro que morava. Jonh foi abatido com cerca de 08 tiros de calibre 09 mm.

(CAVEIRÃO)

A “guerra” continua


A “ briga” entre o presidente da EMASA, Alfredo Melo, e o radialista Val Cabral, parece que não tem hora para acabar.
.
Nesta sexta-feira, Val declarou que Alfredo pode até continuar na presidência da EMASA, mas o mesmo não fica até o final de outubro na presidência do PV de Itabuna.
.
Há mais de 15 dias atrás Alfredo “expulsou” verbalmente Val Cabral do PV, mas como a reunião não teve “ata” e o PV de Itabuna não tem conselho de ética, a “expulsão” foi apenas um “blefe”.

Plenária do PT para oficializar candidatura de Miralva

Flávio, Miralva e Geraldo.

.
Neste sábado acontece uma plenária do PT de Itabuna para oficializar o nome de Miralva Moitinho como candidata a presidente do partido.
.
Miralva é da tendência “articulação” e é bastante ligada ao Deputado Federal Geraldo Simões. Ela conseguiu superar Wellington Duarte ( Gamelão) e Flávio Barreto (Comonte) e será a candidata a presidente do diretório do PT de Itabuna.

CÂMARA DISCUTE MEIO AMBIENTE

Na última quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Itabuna, realizou-se uma audiência pública sobre o Plano Plurianual do q
uadriênio 2010-2013, que está em tramitação. Na ocasião, estiveram presentes, além do presidente Clóvis Loiola (PPS), os vereadores Ricardo Bacelar (PSB), Claudevane Leite (PT) e Roberto de Souza (PR). Compareceram também Roberto Mendonça, representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente, e estudantes da UNIME. O principal tema discutido na audiência foi a situação do meio ambiente em Itabuna. Roberto Mendonça defendeu que a gestão ambiental é estratégica em qualquer município e que é imprescindível a criação de uma secretaria exclusiva para que aumente os recursos nesta área. Explanou também a importância do plano municipal de recursos hídricos e do zoneamento ecológico. O vereador Claudevane Leite concordou que é necessária maior representação para o meio ambiente e é preciso pensar em sustentabilidade para o presente. A poluição visual das placas institucionais situadas na margem do Rio Cachoeira foi questionada pelo vereador Ricardo Bacelar. Ele ainda pontuou o reaproveitamento do sangue dos animais do matadouro, que não é mais lançado no Rio. Roberto de Souza salientou que é preciso maior responsabilidade sócio-ambiental, principalmente na recuperação do Rio Cachoeira. “Itabuna precisa de planejamento e projetos para o rio, que está sendo destruído com o impacto da ação humana e o lançamento de lixo e esgotos urbanos no seu leito”, disse Souza. Os vereadores salientaram a importância da participação da sociedade civil nos debates, já que é importante dar um perfil democrático ao planejamento das ações do governo. O prazo para apresentação de emendas é até o dia 28 e devem ser encaminhadas à Secretaria Parlamentar por vereadores, mesa diretora, entidades e cidadãos.

MOVIMENTO DE COMBATE A CORRUPÇÃO EM ITABUNA

Movimento quer barrar candidatos com "ficha-sujas"

Diversas importantes entidades da sociedade civil ainda apostam na aprovação de regras restritivas para valer já nas eleições de 2010. O prazo para aprová-las seria junho do ano da eleição, e não um ano antes como outras regras eleitorais. No próximo dia 29, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) entrega ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), 1,3 milhão de assinaturas de apoio a projeto que barra os chamados candidatos fichas-sujas nas eleições. A data de entrega do documento é simbólica: comemora os 10 anos da lei de iniciativa popular mais notória do Brasil, a Lei 9849/99, que tipifica o crime da compra de votos, e já provocou a cassação de mandato de mais de 700 políticos em todo o país. Embora a medida seja vista com maus olhos pela maioria dos parlamentares, cresce nos últimos anos a pressão por exigir dos que concorrem a cargos eletivos uma boa vida pregressa. O movimento pretende se articular com parlamentares que defendem a causa, e a aposta é que, às vésperas da eleição e com uma campanha de mobilização popular, pode surtir efeito e pautar o debate no Congresso.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PPS SAI NA FRENTE NA ARTICULAÇÃO


A SRA. ELOISA FERNANDES DE SOUSA MACEDO VICE PREFEITA DE GONGOGI PELO PPS DECLARA APOIO A PRECANDITATURA DE CESAR BRANDÃO PARA DEPUTADO ESTADUAL E AO PROFESSOR EDNILTON PARA DEPUTADO FEDERAL DO PPS, ISSO MOSTRA QUE O PPS DE ITABUNA E ILHEUS ESTÃO UNIDOS E COM O COMPROMISSO COM O SUL E EXTREMO SUL DA BAHIA. ELOISA EM MOMENTO DE DESABAFO FALOU QUE GONGOGI VEM PASSANDO POR MOMENTOS DIFICIL EM SUA CONJUTURA POLITICA E QUE ESSE É O MOMENTO DE REALMENTE TERMOS REPRESENTANTES QUE SE INTERESEM PELA REGIÃO TÃO SOFRIDA E POBRE...

CÉSAR NA ARTICULAÇÃO CONQUISTA LIDERANÇAS DA BAHIA


CÉSAR BRANDÃO VIAJA PELO INTERIOR BAIANO E TEM ENCONTRO COM LIDERANÇAS DE VÁRIOS SEGMENTOS
A JUVENTUDE ORGANIZADA DE BELMONTE JUNTO COM LIDERANÇAS POLITICAS RECEBERAM COM MUITA SATISFAÇÃO A PRÉ-CANDIDATURA DE CÉSAR BRANDÃO, O CARLOS (INDIO), SADRAK O ESTOFADOR, E A PROFESSORA LAURILETE PAIVA ADERIU A CAMPANHA E FORMARÃO UM GRUPO QUE JÁ ESTÃO ARTICULANDO A CAMPANHA NA DO EX-VEREADOR CÉSAR BRANDÃO AINDA COVERSOU COM LIDERANÇAS DA AREA DO ESPORTE E A TURMA JOVEM DA FANFARA DO POLIVALENTE QUE VEM NUMA LUTA JUNTO A COMUNIDADE PARA RECUPERAÇÃO DE SEUS INTRUMENTOS MUSICAIS, MAIS CESAR BRANDÃO FICOU MUITO SENSÍVEL AOS PROBLEMAS ENFRETADOS PELA JUVENTUDE DA FANFARA DO POLIVALENTE...CÁSAR PERCORRERÁ TODO INTERIOR DA BAHIA COM SUA COMITIVA NO INTUITO DE FORTALECER SUA AMIZADE COM AS LIDERANÇAS.

DINHEIRO FALSO EM ITABUNA


O derrame de cédulas falsas no comércio do sul da Bahia está preocupando a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna. De acordo com a CDL, as primeiras notas falsificadas, de R$ 100 começaram a circular em Buerarema.

No final da tarde desta quinta-feira já havia ocorrências de falsificação em Itabuna. Mas a circulação de dinheiro falso no comércio vem ocorrendo desde a semana passada, quando uma correntista sacou R$ 100 em um banco público.

A mulher, que nem saiu da agência, procurou a gerência e apresentou a cédula falsa. Para a CDL, é necessário que os comerciantes redobrem a atenção para evitar prejuízos.

O presidente da CDL, Carlos Leahy, mandou circular aos lojistas e alertou as autoridades policiais sobre o assunto. Leahy destaca também que, mesmo no caso de cédulas recebidas dos bancos, as pessoas devem ficar atentas.

(A região)

(foto ilustrativa)

Emasa: descaso com a população

Papagaio come milho, periquito leva a fama. Esse ditado popular é tão antigo, quanto eu e a buraqueira que a EMASA (perdoe o palavrão) promove nas ruas de Itabuna.

Quando nasci, na histórica data de um 20 de julho, fui lavado com a água que vinha do Saco, trazida e vendida por carroceiros, criança (eu já fui uma, sabia?) não brincava de esconde-esconde dentro dos buracos da EMASA mas já mergulhava dentro deles, quando chovia.Tudo por conta do prefeito, que pagava o pato.

Hoje, séculos depois, continua a mesma coisa; a desgraçada da EMASA abre os buracos, não fecha nenhum e a culpa vai toda para a administração municipal. Pense como essa companhia é poderosa!

É preciso que se tenha, funcionando 8 horas por dia, uma usina de asfalto pra tapar os buraos que a EMASA abre.

POLÍTICA E POLÍTICOS

Um fato começa a chamar a atenção e deveria servir de séria reflexão para a classe política e a sociedade: da última safra de prefeitos eleitos no Estado três já tiveram seus mandados cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e mais alguns ainda estariam com pendências naquela Corte.

Um deles, o de Buerarema, já teve a cassação referendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os outros dois, de Itamaraju e Mucuri, ainda estão interpondo recursos, mas tudo indica que serão também desapeados dos cargos.

O que chama a atenção é que os três foram denunciados pelo mesmo motivo: compra de votos. Ou seja, um dos crimes eleitorais mais graves e condenáveis sob todos os aspectos.

O ideal seria que a legislação fosse mais ágil para punir esses crimes antes que os candidatos tomassem posse ou mesmo durante a campanha eleitoral. Por isso mesmo que se quer uma reforma mais profunda da legislação eleitoral.

Contudo, embora tardios, essas decisões servirá de alerta para a classe política e a sociedade no sentido de que eleições não são um jogo de vale-tudo, mas antes de tudo um ato de cidadania. Voto não é mercadoria de troca que pode ser comprado com bugigangas.

Nota do Blog: As chamadas manobras de bastidores, dos políticos, no geral, são manobras contra o povo. Falamos dos profissionais, calejados no vício.Só tem um meio de acertar em eleição: mudar. Mudar sempre. Até acertar.Os que aí estão já se conhece, pela face e pelo avesso.
(Paulo Caminha)

images/jpg/Ricardoribeiro.jpgO advogado e jornalista, Ricardo Ribeiro, um dos três integrantes do Blog Pimenta na M, vai seguir careira solo. Ele recebeu um convite Walmir Rosário, e vai assumir a assessoria de comunicação da prefeitura de Itabuna.

Batendo papo com Ricardo, ele nos informou que ainda esse mês deve lançar seu blog, que terá na política o prato principal.


O Blog Notícias de Itabuna deseja a esse grande amigo, grande sucesso.

DINHO DO GÁS COM TODO GÁS


A Câmara de Vereadores aprovou na tarde de terça-feira (15), importante Projeto de Lei de autoria vereador Dinho Gás. O Projeto de Lei nº 062/2009, dispõe sobre a proibição do uso de Pipas com Cerol em todo território do Município de Ilhéus.

As pessoas que forem encontradas vendendo CEROL ou empinando “pipas com Cerol” serão encaminhadas para os órgãos competentes para prestarem esclarecimento, quando menores os pais serão comunicados e advertidos. A reincidência será observada como crime, tendo como punição uma multa no valor de um salário mínimo, além de responder processo criminalmente, caso condenado sendo punido com detenção de seis a doze meses.

O vereador justifica seu projeto com base nos índices de acidentes relacionados com a rede elétrica e de acidentes envolvendo motociclistas, nos dois casos muitas vezes com vitima fatal.

Segundo Dinho Gás, em menos de quatro meses ocorreram na zona sul duas ocorrências envolvendo motociclista, por pouco não houve vitima fatal.

“Não quero com isso proíbe as pessoas e principalmente os jovens de empinarem pipas, ate mesmo porque sei que para muitos jovens essa é talvez a única atividade de lazer que muitos possuem." Disse o vereador Dinho Gás.

DEPUTADOS QUEREM CALAR JORNAIS E BLOGS EM ITABUNA


DEPUTADOS BAIANOS VOTARAM PELA CENSURA NA INTERNET

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana e por aclamação, remendos à lei eleitoral em tempos de internet. E impôs aos sites, blogs e portais normas que vão reduzir a quase zero a interatividade destes veículos com os seus leitores.

Inicialmente, proibiu-se a publicidade eleitoral paga na web e foram analisados itens como equiparação de debates na internet às mesmas regras de rádio e TV (ué, somos concessões públicas, deputados?) e impôs condição que praticamente impossibilita qualquer crítica do leitor que não esteja devidamente identificado (é proibido o “anonimato” e imposta a CENSURA).

Ou seja, a partir do período eleitoral, segundo explicações de quem esmiuçou o projeto, sites terão que checar um a um os comentários e os seus autores (algo mais do que trabalhoso para quem recebem uma média de 300 a 500 comentários/dia. Se não sabe quem é fulano ou sicrano que está ali comentando… já era. Inviabiliza ou, no mínimo, engessa a interatividade – que é o bacana da internet.

O problema é que cada eleitor deu voto a estes deputados para que sejamos representados. Mas, na hora de decidir sobre a questão, eles pensaram (somente) em proteger o deles. É um retrocesso em termos de internet, mas é dela, a senhora internet, que os políticos têm medo….

Confira abaixo a relação dos deputados-censores baianos. E, para não esquecer, estes eram os que estavam lá no plenário, trabalhando. Os outros faltaram à sessão. Isso mesmo, dos 39 deputados baianos, 15 faltaram à sessão. Estariam passeando por Brasília?

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana e por aclamação, remendos à lei eleitoral em tempos de internet. E impôs aos sites, blogs e portais normas que vão reduzir a quase zero a interatividade destes veículso com os seus leitores.

Inicialmente, proibiu-se a publicidade eleitoral paga na web e foram analisados itens como equiparação de debates na internet às mesmas regras de rádio e TV (ué, somos concessões públicas, deputados?) e impôs condição que praticamente impossibilita qualquer crítica do leitor que não esteja devidamente identificado (é proibido o “anonimato” e imposta a CENSURA).

Ou seja, a partir do período eleitoral, segundo explicações de quem esmiuçou o projeto, sites terão que checar um a um os comentários e os seus autores (algo mais do que trabalhoso para quem recebem uma média de 300 a 500 comentários/dia. Se não sabe quem é fulano ou sicrano que está ali comentando… já era. Inviabiliza ou, no mínimo, engessa a interatividade – que é o bacana da internet.

O problema é que cada eleitor deu voto a estes deputados para que sejamos representados. Mas, na hora de decidir sobre a questão, eles pensaram (somente) em proteger o deles. É um retrocesso em termos de internet, mas é dela, a senhora internet, que os políticos têm medo….

Confira abaixo a relação dos deputados-censores baianos. E, para não esquecer, estes eram os que estavam lá no plenário, trabalhando. Os outros faltaram à sessão. Isso mesmo, dos 39 deputados baianos, 15 faltaram à sessão. Estariam passeando por Brasília?

Eis a lista dos censores

Alice Portugal (PCdoB) – ACM Neto (DEM) – Cláudio Cajado (DEM) – Colbert Martins (PMDB) – Edigar Mão Branca (PV) – Edson Duarte (PV) – Emiliano José (PT) – Fábio Souto (DEM) – Geraldo Simões (PT) – Jorge Khoury (DEM) – José Carlos Araújo (PR) – José Rocha (PR) – Joseph Bandeira (PT) – Lídice da Mata (PSB) – Luiz Alberto (PT) – Luiz Bassuma (PT) – Luiz Carreira (DEM) – Márcio Marinho (PR) – Marcos Medrado (PDT) – Maurício Trindade (PR) – Sérgio Carneiro (PT) – Sérgio Brito (PDT) – Veloso (PMDB) – Zezéu Ribeiro (PT).


fonte;pimentanamuqueca


REALMENTE É O FIM DO MUNDO E DA MORAL DA AGU

pree

Nota do Pimenta repercute bastante em Ilhéus e gera reportagem do JBO.

Está estabelecida a polêmica em Ilhéus.

A Advocacia Geral da União (AGU) decidiu alugar várias salas do Gabriela Center, na avenida Itabuna (500 metros quadrados). O imóvel pertence à família do não menos polêmico Valderico Reis, ex-prefeito de Ilhéus que se escafedeu da cidade para, dizem, não ser encontrado por oficiais de Justiça.

Inicialmente, o Gabriela Center pertencia ao empresário e ex-prefeito, que iniciou um tal de transferir bens para nomes de familiares após sofrer diversas ações judiciais por malversação de dinheiro público. Fato é que a transação da AGU com o empresário pegou a cidade de surpresa. É um negócio legal, mas considerado imoral.

Depois de tornada pública aqui pelo Pimenta (confira), quem correu atrás e fez uma senhora reportagem sobre o assunto foi o co-irmão Jornal Bahia Online, do jornalista Maurício Maron. Confira um trecho da entrevista com o chefe da seccional da AGU em Ilhéus, Denzil Hudson de Oliveira. Nela, é revelado que o atual prefeito e vice de Valderico à época, Newton Lima, gostou da ideia

O senhor deve saber que o afastamento do prefeito Valderico Reis ocorreu por crime de improbidade administrativa. E suspeitas fortíssimas de corrupção.

Nunca ouvi falar isso. Primeiro que não me envolvo com política. O pouco que ouvi falar é justamente o contrário. Que a cassação dele não foi por corrupção. Foi problema político inclusive com a Câmara de Vereadores. Isso foi a única coisa que eu soube, que a gente via o povão falando. Nunca ouvi falar também que esse prédio foi construído com recursos público.

Existem vários processos que tramitam contra o prefeito cassado. Caso alguns deles cheguem por aqui qual será o tratamento?

Nós vamos dar o tratamento normal. Pode ficar tranqüilo. Se chegar alguma coisa aqui a gente vai dar o andamento normal. Inclusive temos hoje uma atuação muito proativa. Até por que a gente não é uma advocacia de governo. É uma advocacia de Estado. Se chegar algum processo dele aqui vou colocar na frente de todos para evitar especulação.


matéria;pimentanamuqueca

Título:Notíciasdeitabuna

PÂNICO, CORRERIA E MORTE EM PORTO SEGURO


O presidente da APLB, o Sindicato dos Professores de Porto Seguro, Álvaro Henrique Santos (à esquerda), sofreu atentado na noite desta quinta-feira (17). Ele foi baleado e levado pelo SAMU em estado grave para o hospital Luiz Eduardo Magalhães.
O professor identificado até agora com Elisnei (à direita), 26 anos, casado, que também fazia parte da diretoria do sindicato, foi baleado e morreu no local. Segundo informações de populares, foram mais de 15 tiros.
O crime ocorreu na localidade de Roça do Povo, região do bairro Baianão. Segundo informações ainda não confirmadas, os dois professores foram vítimas de emboscada.
Álvaro Henrique recebeu telefonema de que seu filho ou sua mãe estariam passando mal e se dirigiu ao local, no carro do sindicato, em companhia do colega. Os dois foram recebidos a tiros por três homens. Os bandidos fugiram em um Uno preto, quatro portas. A placa não foi identificada.
Álvaro Henrique foi empossado em 11 de julho deste ano. A APLB SINDICATO -Delegacia Costa do Descobrimento, com sede em Porto Seguro, atende a mais quatro cidades: Guaratinga, Itabela, Itagimirim e Santa Cruz Cabrália. Mais de 300 professores estão em frente ao hospital, revoltados com a violência.
As informações ainda são desencontradas e não há indícios do que motivou o crime.

Radar64

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM ITABUNA



A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito –Settran- prepara uma intensa programação para comemorar a Semana Nacional do Trânsito que, em Itabuna, será realizada de 21 a 25 de setembro. O evento tem as participações confirmadas da Polícia Rodoviária Estadual e Federal, além do 15º Batalhão da Polícia Militar, 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Ciretran, Unime, FTC, FICC, Instituto da Visão, secretarias municipais de Saúde e Educação, com a previsão de uma série de ações educativas e sociais em um grande estande de eventos na praça José Bastos.

Segundo o secretário Wesley Gonçalves Melo, a Semana Nacional do Transito é um evento que acontece anualmente em todo o país e cumpre determinação do próprio Código Nacional de Trânsito Brasileiro: “Em Itabuna, a programação começa na segunda-feira, dia 21 e se estenderá até sexta-feira, dia 25, com ênfase para atividades educativas no período das 8 às 17 horas”.

MORTE NO BAIRRO DE FÁTIMA


Por volta das 17 horas de hoje (17), uma das ruas mais movimentadas do bairro Fátima – a Saturnino José Soares, em Itabuna, foi palco de um assassinato em Itabuna. A vítima foi executada quando estava acompanhando um cadeirante em um ponto de ônibus.
O homem foi identificado como Antônio Luiz da Silva Santos, de 47 anos. De acordo com as primeiras informações, ele foi executado porque teria denunciado um traficante, registrando queixa dele na delegacia.

fonte:xilindro

BADÚ É O NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO DE ITABUNA


Badú foi anunciado nesta quinta-feira como novo técnico da seleção de Itabuna para a sequência do Campeonato Intermunicipal, Badú já fazia parte da comissão técnica da Danielzinho que deixou a o selecionado itabunense para treinar o Itabuna Esporte Clube na Taça Estado da Bahia.

Danielzinho disputou 7 jogos no comado da seleção de Itabuna com uma campanha excelente foram 3 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota, um aproveitamento de 55%.

O presidente da Liga Itabunense de Futebol Deco tentou segurar Danielzinho no cargo até este domingo quando a seleção de Itabuna encara Jequié no Itabunão, mas a contratação do Itabuna foi em caráter de urgência e por isso o treinador não aceitou ficar no cargo.

fonte:informegeral

TENENTE QUE ATIROU EM PERÍTO NÃO PARTICIPA DE ACAREAÇÃO


O tenente Fagner Castro, acusado de matar o perito da Polícia Civil Hilton Martins Rivas, não participou da acareação sobre o crime na Corregedoria da Polícia Militar (PM). De acordo com o capitão Marcelo Pita, da assessoria da PM, o policial não foi intimado e portanto não teria obrigação de comparecer. Segundo ele, a acareação acontecerá entre cinco testemunhas, três de Hilton e dois do tenente.

A acareação começou às 11h, com duas horas de atraso. Entre os ouvidos, Márcio de Araújo, que estava com o perito no momento do crime. A mãe de Márcio, Elisa Maria Moreira, disse que sua família se sente ameaçada, porque carros desconhecidos "rondam" sua casa e vizinhos contam que pessoas perguntam pela família, querendo saber quem mora na casa e a rotina de Márcio e seus parentes.

O diretor jurídico do Sindpoc (Sindicato dos Policiais Civis), Cláudio Lima, reclamou do texto da intimação enviada para Márcio. Lima diz que o texto traz um juízo de valor e aceita a versão do tenente, de que atirou em legítima defesa após o perito "puxar" a arma.

Márcio nega que o perito tenha retirado a arma da cintura. De acordo com ele, Hilton mostrou a identidade funcional da Polícia Civil, dizendo que "era da casa" e em seguida ficou com os braços levantados. A testemunha ressalta que quando Hilton caiu no chão, após ser baleado, continuava com a arma na cintura. O capitão Pita nega que o texto da intimação faça juízo de valor e disse que é normal que o documento traga a versão do PM, já que a polícia parte da versão do oficial para apurar o que aconteceu.

O pai do perito, Hilton Rivas, e o avô, acompanharam a acareação ao lado do advogado da família Ivan Perruchio.
*Com redação de Paula Pitta | A TARDE On Line

POLÍCIA PARA QUEM PRECISA, POLICIA PARA QUEM PRECISA DE POLÍCIA


A Polícia serve para quê?

Por Ricardo Nepomuceno
Acadêmico de Direito/ FTC/ Prouni

Afinal, o que é Polícia? Quais suas funções? Existe mais de uma Polícia? Por que tem policial que usa farda e outros que não usam?

Segundo a interpretação de alguns doutrinadores do direito, neste caso interpretando o mestre Miguel Realer, a policia e a força coercitiva de que o Estado tem o monopólio legitimo da violência física, a polícia é o único segmento social que pode fazer uso legitimamente da violência física. Embora seja uma definição polêmica e controversa, ela tem uma parcela significativa de verdade que lhe é inerente.

DAVID BAYLEY, sociólogo policial norte-americano, escreveu na sua obra Padrões de Policiamento, que a definição de polícia tem três elementos fundamentais: FORÇA FÍSICA, AUTORIZAÇÃO COLETIVA e USO INTERNO. Segundo BAYLEY, uma instituição para ser polícia deve necessariamente conter essas três partes. Mas BAYLEY é taxativo ao dizer que polícia deve ter autorização coletiva para ter reconhecimento, legitimidade e aceitação na sua ação. Por fim, polícia deve ter emprego interno, caso contrário, no âmbito externo é o exército ou as forças armadas. Constitucionalmente, as forças armadas são responsáveis pela segurança externa e as polícias pela segurança interna de uma comunidade política.

Vejamos o que diz a Constituição Federal do Brasil, na parte que qualifica as atribuições de cada força policial:
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.

§ 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.

§ 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.

§ 4º - às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

§ 5º - às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

§ 6º - As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

§ 7º - A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.

§ 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

A Polícia Federal e a Polícia Civil têm a mesma natureza, são chamadas polícia judiciária, e são os policiais que trabalham nelas que fazem a investigação de crimes. A Polícia Federal cuida dos crimes de interesse da União (crimes federais), e crimes que afetam o país, como o contrabando, tráfico de drogas, tráfico de armas, etc. A Polícia Civil cuida dos crimes que ocorrem dentro do Estado, como homicídios, roubos, seqüestros, etc.

A Polícia Militar é a polícia que tem o dever de patrulhar as ruas de nossas cidades, (policiamento ostensivo) para inibir e evitar a ação de criminosos, e quando não puder evitar tentar prender o bandido após ele ter cometido o crime e conduzindo para a delegacia, mas próxima. É o policiamento mais requisitado pela população através da central de atendimento pelo telefone 190, usa farda e tem um treinamento militar, sendo assim uma força auxiliar do Exercito. Porem ainda é muito descriminada em virtude da ditadura militar, mais o que poucos esclarecem é que foi as Forças Armadas quem deu o golpe.

Ainda desconhecida a Guarda Municipal Ou Guarda Civil Municipal, quando o constituinte incluiu os Municípios, no capítulo destinado a Segurança Pública, o fez considerando-o um ente federado, com a sua respectiva parcela de responsabilidade frente à segurança pública, compreendendo e respeitando as suas possíveis limitação econômicas, deste modo, facultou ao município a criação das Guardas Municipais. Com esta facultas agendi, os municípios que de acordo com os seus recursos puderem constituir as ditas Guardas Municipais, a fim de contribuir com a sua parcela de responsabilidade na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, o farão, amparados por este dispositivo constitucional.

Quanto à destinação desta instituição, o próprio texto constitucional já trás explicitamente, quando menciona que as guardas municipais têm a incumbência da proteção dos bens, serviços e instalações municipais. Tendo também o poder de policia, ou seja, pode prender o infrator, só não tem função de investigar. Outrossim, a policia deve servir e proteger o cidadão que é o corpo fundamental e principal do Estado democrático de direito. A ONU recomenda que para cada 250 pessoas exista 01 (um) policial. Todavia a realidade de nosso país é outra. Temos um efetivo reduzido, cansado, despreparado, mal remunerado e explorado ao extremo, mas não devemos negar, são heróis, que a pesar de todas as dificuldades, estes profissionais da segurança pública busca todos os dias cumprir com seus deveres, a quem diga as vitimas de algum ato criminal.

Se não são melhores e mais eficientes (podemos fazer o juízo de direito), é pela falta de investimento no âmbito geral, pois policia é repressão e não traz lucro financeiro aos cofres público. Se existe a falta de segurança, a culpa não é só da policia, mas pela falta de política pública social. Aprenda a votar e a cobrar a quem de direito.

Arquivo do blog