quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

HOMEM ASSASSINADO EM MERCADO


Dois indivíduos até agora não identificados chegaram na manhã desta quarta-feira (19) por volta das 9h30 no mercado municipal da cidade baixa em Itamaraju e executaram Iomar Gomes Almeida, 47 anos de idade. Um elemento aproximou-se lentamente e efetuou os quatro tiros à queima roupa, sendo que três projéteis atingiram as costas e um na cabeça. Dois projéteis transfixaram no peito.

Após os tiros o assassino correu em disparada e montou em uma bicicleta e o outro elemento evadiu-se do local sem deixar pistas.

Iomar Gomes Almeida gerenciava uma fazenda no município de Itamaraju. Ele já tinha cumprido pena no Complexo Policial de Itamaraju por ter cometido um homicídio nos anos 80 e registrava passagem por porte ilegal de arma de fogo.

Policiais da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) compareceram ao local e realizaram os procedimentos legais. Os investigadores Felipe Mendes e José Trindade também estiveram no lugar do crime e juntamente com o auxiliar de necropsia Anderson Barbosa removeram o corpo para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML) para exames de medicina Legal.

O delegado Gean Carlos Nascimento, titular da Polícia Civil de Itamaraju já abriu inquérito policial para apurar a motivação e autoria do homicídio e investiga se o mesmo possui ligação com o assassinato que Iomar cometeu no passado ou se foi por causa de algum problema mais recente. O crime teve característica clara de execução.

MATADOR DO FILHO DO CORONEL É PRESO

Por Athylla Borborema

Policiais militares da equipe do tenente-coronel Antônio Barbosa Neto, do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, prenderam no distrito de Barcelona, interior do município de Caravelas, o homicida foragido Marcelo de Souza Lima, o “Tiega”, 28 anos, autor do assassinato do jovem empresário João Paulo Bulhões, 23 anos, filho do comandante da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira – CAERC, tenente-coronel Paulo Faustino.

O jovem João Paulo Bulhões, foi assassinato na madrugada de sábado do dia 28 de junho de 2008, nas imediações da Rua Henrique Alves, no bairro Pontalzinho, em Itabuna. Segundo testemunhas, João estava na casa do irmão Bruno, comemorando o aniversário desde muito cedo, juntamente com outros amigos.

Ele teria ligado para um serviço de moto-táxi, pedindo um maço de cigarros. Minutos depois, João ouviu o barulho da moto e foi até a varanda da casa, mas não era o moto-táxi e sim bandidos que assaltavam um vizinho. Ao presenciar a cena, o jovem gritou e um dos bandidos imediatamente puxou o revólver e disparou, acertando o peito da vítima e João morreu na hora.

Para prender o assassino no interior de Caravelas e conhecendo a periculosidade do marginal, o tenente-coronel Antônio Barbosa Neto, se uniu com o major Gilson Paixão, da 44ª Companhia Independente de Medeiros Neto e com o major Ivanildo da Silva, da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica – CAEMA de Posto da Mata, que dispensaram só policiais dos seus núcleos de ações especializadas para diligência, objetivando prender o homicida com vida.

Com sua detenção foi descoberto outros dois mandados de prisão em aberto em desfavor do criminoso Marcelo de Souza Lima, o “Tiega”, expedidos nas datas de 11/01/2009 e de 06/03/2009, pela Vara do Júri da cidade de Itabuna, todos por incidência de homicídio qualificado.

fonte:http://www.teixeiranews.com.br

ITABUNA : REPRESENTATIVIDADE NO ESPORTE


Numa parceria com Amprevi e Associação Itabunense de Atletismo (AIA), a Prefeitura de Itabuna está ajudando, com o fornecimento de passagem e apoio logístico, a participação do atleta Ítalo Felipe, de 18 anos, no Projeto Correndo para o Futuro, desenvolvido pelo Centro de Excelência de Atletismo de Sertãozinho, no estado de São Paulo. O projeto tem ainda o suporte do Centro Nacional de Desenvolvimento de Talentos e visa o preparo de atletas para as Olimpíadas de 2016.
O atleta, que atua como velocista, explica que o estágio terá uma duração de 20 dias, quando será submetido a uma série de avaliações técnicas e, caso seja selecionado, deverá ser incorporado em definitivo ao Projeto Correndo para o Futuro, “o que vai me permitir divulgar o nome da cidade de Itabuna no esporte nacional”, argumentou.

NÃO PODEMOS ABAFAR A INSEGURANÇA DE ITABUNA

A juíza Cláudia Panetta, titular da Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Itabuna, recebeu em sua sala na tarde desta qunta-feira (20), no Forum Ruy Barbosa, promotores, advogados e representantes da sociedade civil organizada para debaterem questões ligadas a atual situação da unidade prisonal de Itabuna.

Entre os assuntos que estiveram na pauta do dia esteve a rebelião ocorrida no último domingo (16), no Conjunto Penal da cidade, a superlotação, a situação dos presos provisórios, bem como as providências a serem adotadas sobre todas essas questões.


A reunião foi realizada a portas fechadas, sem o acesso da imprensa, mas, segundo a juíza Cláudia Panetta, ela enviará um “relatório” com o resultado da reunião, bem como as ações sugeridas para serem adotadas de agora em diante.

ADOLESCENTE É MORTO E ENSACADO


Moradores da Rua da Corrente, no Bairro Alto Maron, se depararam com uma cena entretecedora nas primeiras horas desta quinta-feira . Em um saco estava o corpo de um adolescente, com golpes de faca e mãos amarras com um fio. A Polícia investiga o caso desde nono homicídio em Vitória da Conquista neste primeiro mês de 2011.

fonte:vermelhinho

MULHERES MORTAS POR DÍVIDAS DE DROGAS

EUNÁPOLIS – Uma mulher e as duas filhas foram mortas a golpes de faca, um pouco antes do começo da madrugada desta terça-feira (18), no bairro Alecrim I, Zona Norte de Eunápolis. No local havia ainda três crianças, de cinco, quatro e três anos, que presenciaram a chacina. Uma delas ficou ferida no rosto.
Segundo a polícia, o crime pode ter ligação com drogas, já que, segundo um sobrevivente, os assasinos teriam dito que queriam receber o seu dinheiro.
O marido de uma das mulheres – Josevaldo Andrade Souza, 40 anos, mais conhecido como 'Solteiro', fugiu para não ser morto. Conforme a polícia, ele seria o lavo principal dos bandidos.
Quem também estava na hora do crime era um auxiliar de serviços gerais, identificado apenas como Marcos. Ele teria vindo de Trancoso, onde trabalha, visitar a mulher e os dois filhos de três e quatro anos e, como não teria nenhuma ligação com as dívidas, teve a vida poupada.
Marcos falou que assistia a um programa na televisão e que três homens arrombaram a porta do fundo da casa, que fica no Caminho 11, número 25. Ele contou que foi rendido e viu a esposa Roseane Souza Santos, 21 anos, que também estava grávida de dois meses, pedindo não ser morta. Ele afirmou que sempre trazia um dinheiro extra para ela quitar dívida de drogas com traficantes.
As demais vítimas foram identificadas como Sirleia de Souza Santos, 38 anos - esposa de 'Solteiro', e a adolescente Valdiele Santos Reis, 16 anos, mãe da outra criança. Sirlei era mãe das outras duas.

Policiais militares do PEOT encontraram no interior da casa cachimbos usados para fumar crack. Nas paredes, estavam escritos números de telefones, que a polícia acredita que sejam de fornecedores de droga e que poderão ajudar os investigadores a esclarecer os homicídios.

'Solteiro', que ainda chegou a ser perseguido pelos matadores, continua foragido. As crianças foram encaminhadas para o Conselho Tutelar de Eunápolis. A polícia já tem tem suspeitos.


radar64

ITABUNENSES E ILHEENSES EM ASSALTO

No dia 04 , por volta das 09:30
hrs da manha, cerca de 10 (dez) homens encapuzados fazendo uso de
coletes, todos fortemente armados, distribuídos em três veículos sendo
eles uma S10 de cor prata, uma F250 de cor branca e um Ford Fiesta
de cor branca, adentraram na cidade de Iaçu, efetuando deflagrações de tiros.
Vale salientar que na incursão ao Banco do Brasil, os clientes foram
utilizados como escudo humano para fins de evitar qualquer reação por
parte dos policiais, bem como dois dos integrantes do bando conduziram
a caminhonete S10 ate à ponte de acesso a cidade e atearam fogo
no veiculo para fins de obstruir e impedir, com isso dificultando a ação
policial e o auxilio que poderiam receber da cidade de Itaberaba.
Depois de consumado o roubo, o bando abordou mais 04 (quatro)
funcionários da agencia (dois vigilantes, um assistente e um gerente), os
quais foram feitos como reféns e colocados juntamente com o Delegado
de Policia na carroceria do veiculo para facilitar e garantir a fuga dos
meliantes. Lembrando que na ação violenta do bando um dos vigilantes
feito como refém foi alvejado com um tiro no rosto e mesmo assim
mantido como refém.
Durante a fuga os meliantes liberaram os reféns na zona ruraL e
deram fuga.
Incessantes, diligencias foram realizadas em torno do perímetro
urbano da cidade e região, quando então no dia seguinte, Policiais
abordaram na cidade de Feira de Santana MARCELO
BATISTA DOS SANTOS vulgo “MARRENO”, natural de Catu-Ba, com o
qual foi encontrado uma arma de fogo, marca Taurus, tipo Pistola P40,
identificada como sendo da Delegacia de Iaçu.

A partir daí as diligencias não tiveram mais limite territorial,
partindo para todo o interior baiano, onde dia 07 foi
identificado, localizado e preso na cidade de Itaberaba HELIO
GONÇALVES RIBEIRO, natural da cidade.
As investigações revelaram os autores do crime que incorreram
na representação pela prisão dos mesmos, bem como pela Busca e
Apreensão dos endereços já levantados.
A Operação contou com o suporte essencial do COE – CENTRO
DE OPERAÇÕES ESPECIAIS, bem como das Coordenadorias de
Policia de Feira de Santana, Itabuna e Ilhéus, sendo deflagrada prisões
e cumprimento de mandados de busca nas cidades de Itaberaba, Iaçu,
Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Ilheus.

Foram cumpridos todos os mandados de busca e apreensão,
que incorreram na apreensão de veículos utilizados na ação criminosa,
recuperação da Pistola roubada do Delegado de Iaçu e de armas
utilizadas na ação.

Ao todo a operação contou com a prisão de 09 (nove) pessoas,
sendo elas:

PRESOS

1. MARCELO BATISTA DOS SANTOS vulgo “MARRENO”, NASCIDO AOS 10/12/
1985, NATURAL E RESIDENTE NA CIDADE DE CATU-BA.

- EXECUTOU O ROUBO NA AGENCIA BANCARIA, INCLUINDO A INVASAO NA
DELEGACIA.

2. HELIO GONÇALVES RIBEIRO, NASCIDO EM 23/05/1979, NATURAL DE
ILHEUS-BA, RESIDENTE NA CIDADE DE ITABERABA-BA.

- MENTOR DA AÇÃO CRIMINOSA, REPONSAVEL POR LEVANTAR TODAS AS
INFORMAÇÕES PARA O SUCESSO DO ROUBO E RECRUTAR OS COMPARSAS.
ALEM DE EXECUTAR O ROUBO, INCLUINDO A INVASÃO NA DELEGACIA.

3. AMAURY CAMPOS OLIVEIRA, NASCIDO EM 14/09/1977, NATURAL DE
ILHEUS-BA, RESIDENTE NA CIDADE DE ILHEUS.

- EXECUTOU O ROUBO NO INTERIOR DA AGENCIA BANCARIA.
4. CRISTIANO SANTOS GUEDES, NASCIDO EM 03/02/1976, NATURAL DE
ILHEUS, RESIDENTE NA CIDADE DE SALVADOR.

- EXECUTOU O ROUBO NA AGENCIA BANCARIA.

5. BRUNO SANTOS SILVA, NASCIDO EM 15/04/1986, NATURAL DE ILHÉUS-
BA, RESIDENTE CIDADE DE ITABUNA-BA.

- EXECUTOU O ROUBO NA AGENCIA BANCARIA.

6. ADELSON PEREIRA DOS SANTOS, NASCIDO EM 09/06/1977, NATURAL DE
ITABUNA-BA, RESIDENTE NA CIDADE DE ILHEUS.

- EXECUTOU O ROUBO NA AGENCIA BANCARIA, INCLUINDO A INVASAO NA
DELEGACIA. RESPONSAVEL PELA UTILIZAÇÃO DA MARRETA PARA ENTRAR
NA AGENCIA, ALEM DE EFETUAR DISPAROS COM ESPINGARDA CALIBRE 12.

7. JABES SANTOS SILVA, VULGO “TIO BABI”, NATURAL DE ILHÉUS/BA,
NASCIDO EM 16/02/1981. RESIDENTE NA CIDADE DE ITABUNA.

- EXECUTOU O ROUBO NO INTERIOR DA AGENCIA BANCARIA.

8. JILVANEY DOS SANTOS SILVA, NASCIDO EM 10/10/1992, NATURAL DE
ITABERABA-BA, RESIDENTE E DOMICILIADO NA CIDADE DE ITABERABA-BA.

- CONDUZIA NA MOTOCICLETA INTEGRANTES PARA LEVANTAR
INFORMAÇÕES E LEVA-LOS NA REUNIAO PARA DISCUTIR ROUBO, SOB A
PROMESSA DE RETORNO FINANCEIRO.

9.CLAUDIONOR PEREIRA DA SILVA, VULGO “CAL DENTISTA”, NASCIDO EM
21/01/1970, NATURAL DE IAÇU-BA, RESIDENTE NA CIDADE DE IAÇU-BA.

- OLHEIRO DO BANDO, NA DATA SE ENCONTRAVA NA AREA EXTERNA DA
AGENCIA VISUALIZANDO A MOVIMENTAÇÃO DO BANCO E DA CIDADE, PARA
GARANTIR A AÇÃO CRIMINOSA.
POR ULTIMO, DISCORRE QUE AMAURY, HELIO, MARCELO,
JABES, BRUNO E ADELSON SÃO SUSPEITOS DE OUTRAS INVESTIDAS NA
MESMA MODALIDADE NO INTERIOR BAIANO, BEM COMO JÁ POSSUEM
HISTORICO CRIMINAL.

AMIGÃO 10 CONTANDO PIADA


O ex. secretário de saúde de Itabuna o Dr. Antônio Vieira, depois de sair da secretaria de saúde desgastado com uma péssima gestão, avisa que se o prefeito Azevedo não sair a reeleição, ele Vieira vai ser o candidato a prefeito de Itabuna.
Se Vieira depender da sua atuação na saúde para ser prefeito de Itabuna...(risos)

ITABUNA TERÁ NOVOS INVESTIMENTOS


O prefeito destacou que uma empresa deste porte significa um incremento nas receitas de ICMS do município, como também oportuniza novos negócios para fornecedores de produtos e serviços: “O que tem todo o apoio do governo municipal, que vai oferecer uma área para instalação do projeto e sua implementação no mais curto espaço de tempo”.

fonte:amigão10

PREFEITO DE ILHEUS RECEBE CARTÃO VERMELHO

Na edição de hoje 17/01/11 o apresentador Raimundo Varela mandou cartão VERMELHO para Newton Lima, Prefeito de Ilhéus, segundo e-mail relatado ao vivo pra toda Bahia os funcionários da prefeitura não receberam o salário de Dezembro, e completou o apresentador "não entendo como as prefeituras estão falidas e os prefeitos cheio de dinheiro" ainda tem mais de 500 querendo ser prefeito.
A situação de Ilhéus é vergonhosa a prefeitura não faz os repasses principalmente da saúde e o povo que paga caro por um voto perdido. Informação do Blog A Mala Direta.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA : RESULTADO

Janduari Simões ficou com o segundo lugar, Prêmio Armando Mendes, de R$ 1.000,00, com o ensaio Itabuna: Eu Vi; o terceiro Prêmio, Newton Maxwell, de R$ 800,00, ficou para Rafael Almeida Teixeira, com o ensaio O Andarilho em Itabuna; o quarto Prêmio, Raimundo Bastos, de R$ 700,00, com Kátia Soares Messias, com o ensaio Centenários, enquanto o quinto Prêmio Sabino Primitivo Cerqueira, de R$ 500,00, foi para Felippe Calazans Thomaz, com o ensaio O tempo passa em duas cores.

Segundo o presidente da FICC, Cyro de Mattos, o Concurso Fotográfico Os Olhares da Cidade “cumpre um dos objetivos da entidade oferecendo o bem para a cultura em nossa sociedade, ao homenagear a memória de fotógrafos que dedicaram sua vida à arte da fotografia e assim prestaram um serviço relevante à comunidade itabunense, além de dar oportunidade aos artistas da cidade, região e de outros lugares para revelarem seu valor na arte da fotografia”.

O CLIENTE ESQUECE E O COMÉRCIO NÃO PERDOA



A impressão é de um produto mais barato, mas há troco para R$ 0,99? “Nem sempre tem moedinha de R$ 0,01. Sempre vai o preço a mais ou a menos”, comenta a operadora de caixa Josélia Nobre.
Cobrar qualquer quantia a mais vai contra o Código de Defesa do Consumidor. “O consumidor vai acabar tendo de pagar mais caro, ainda que R$ 0,01. Ele vai estar cometendo uma prática abusiva por estar exercendo vantagem manifestamente excessiva”, orienta Eginardo Rolim, representante da comissão de defesa do consumidor.
Segundo o Banco Central, as moedinhas de R$ 0,01 são produzidas em menor quantidade do que as outras. O motivo é o alto custo. Uma delas custa dez vezes mais que o valor da própria moeda. Mesmo assim, há mais de três bilhões delas em circulação, mas o consumidor se acostumou a não receber esse troco. “Fica para a loja”, comenta uma senhora. “O que se pode fazer?”, indaga uma consumidora.
Exigir o troco, por menor que seja o valor, é o que o cliente pode e deve fazer. Se você acha que não vale a pena, é porque ainda não calculou o quanto valem as moedinhas que os clientes deixam de levar em uma grande loja, por exemplo.
A professora de economia Shandra Aguiar fez as contas. O faturamento extra pode chegar a quase R$ 9,5 mil em um ano.
“O fornecedor vai pagar um funcionário com encargos sociais e com todos os direitos às custas do consumidor, que deixa seu troco no supermercado”, explica a economista. Informações: Bom Dia Brasil.

3 MULHERES MORTAS POR MEROS R$ 105,00

Traficantes são os responsáveis pelos assassinatos de duas irmãs e a mãe delas, ocorrido na noite de anteontem na cidade de Eunápolis, situada no sul do Estado a 671 Km de Salvador. Na residência, localizada no bairro do Alecrim I, Zona Norte estavam oito pessoas, inclusive três crianças que presenciaram as execuções. Todos estavam reunidos na casa assistindo a um programa televisivo, quando a porta do fundo foi arrombada pelos três matadores. Portando facas, eles correram atrás de Josevaldo Andrade Souza, 40 anos, mais conhecido como ‘Solteiro’, o principal alvo dos traficantes, que segundo a polícia devia a eles R$105. Josevaldo conseguiu pular uma janela e fugir dos agressores. As mulheres também tentaram escapar, correndo pela casa, onde o pânico foi total. As crianças de cinco, quatro e três anos, entraram em desespero e gritavam pelas mães, enquanto elas pediam aos traficantes para não serem mortas. Não adiantou: acabaram sendo mortas com vários cortes no pescoço e em outras partes do corpo. As crianças foram poupadas pelos criminosos, mas uma ficou ferida no rosto. O auxiliar de serviços gerais chamado Marcos, tinha vindo de Trancoso para visitar a mulher Roseane Souza Santos, 21 anos, que estava grávida de dois meses. Ao chegar, ele foi rendido pelos marginais e chegou a ouvir a mulher clamando para não ser morta. Marcos foi poupado por ter dito que não era da cidade e que estava apenas visitando os filhos. Em depoimento na polícia, ele contou que escutou um dos traficantes dizer que veio buscar o dinheiro e, como não conseguiu, resolveu matar as três mulheres, também envolvidas com o tráfico de drogas, conforme a polícia. Marcos contou que sempre trazia um dinheiro extra para Roseane quitar a dívida de drogas com traficantes. Morreram, além de Roseane, a mãe dela, Sirleia de Souza Santos, 38 anos, mulher de ‘Solteiro’, e a irmã, a adolescente Valdiele Santos Reis, 16 anos. Roseane e Valdiele eram mães das crianças que estavam na casa e presenciaram as agressões. Os corpos da mãe e filhas foram encontrados com cortes profundo no pescoço, jogados nos quartos da casa e na sala. As crianças foram encaminhadas para o Conselho Tutelar de Eunápolis. (Silvana Blesa).

fonte:valcabral.blogspot.com

PIMENTA NA MUQUECA DA SANTA CASA

Funcionários aprovam greve na Santa Casa de Itabuna.

Os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 24, em protesto contra o atraso de salário. A decisão foi tomada em assembleia nesta noite. A greve anunciada atinge os hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas.

A assembleia programada para a sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Itabuna (Sintesi) teve de ocorrer na rua devido à quantidade de funcionários, segundo a direção do sindicato. Cerca de 300 trabalhadores em saúde participaram da assembleia.

- Isso revela que os funcionários não mais aceitam a ditadura na Santa Casa. Os antigos provedores sentavam para dialogar. Agora, eles decidem sozinhos e querem que aceitemos – afirmou ao PIMENTA o presidente do Sintesi, Raimundo Santana, que é funcionário da Santa Casa.

A instituição tem aproximadamente 2,2 mil funcionários e ainda não pagou o salário de dezembro. A provedoria alega que houve atraso no repasse de recursos do SUS por parte da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). A secretaria sempre antecipa o dinheiro à Santa Casa, o que não será possível em janeiro devido à falta de dotação orçamentária. O pagamento estaria programado para o primeiro dia de fevereiro

A ROTA E O MONOPÓLIO DO TRANSPORTE

A Rota Transportes, empresa que monopoliza as linhas intermunicipais no sul da Bahia, não quer abrir mão de explorar a linha de coletivo Itabuna-Salobrinho-Itabuna, via Atacadão-Makro. E a Agerba está no encalço das empresas do transporte urbano de Itabuna, inclusive exigindo que essas sejam multadas. É interessante observar-se que o deputado estadual Ronaldo Carletto-PP, é proprietário da Rota e ferrenho neo-aliado do governador do Estado Jaques Wagner, que por sua vez é quem controla a Agerba, que é a agência com poder de liberar, ou não, a concessão, em caráter excepcional, para que as empresas Rio Cachoeira e São Miguel, operadoras do sistema de transporte urbano de Itabuna, tenham liberação para conduzir passageiros até os pontos de ônibus do Atacadão e Makro. Os passageiros que se destinam de Itabuna para o Atacadão, ou Supermercado Makro, acabam tendo que pagar duas passagens, porque a empresa só pode recolher passageiros nos pontos específicos, que se localizam nas vias que cortam a cidade, partido da avenida Juracy Magalhães até a rodoviária e, de lá, voltando, até a saída para Ilhéus. Quem estiver fora desse traçado, acaba ficando com o prejuízo. Tem que pegar o coletivo urbano para depois recorrer á Rota. Entretanto, a prefeitura de Itabuna não cassa a linha que a Rota explora na área urbana da cidade, passando pelo Shopping Jequitibá – Itabuna-Olivença-Itabuna. Os ônibus da Rota que fazem essa linha urbana em Itabuna atendem a todas as localidades daqui até Olivença, uma vez que a passagem pode ser fracionada de acordo com a distância percorrida. Para quem tem que se deslocar até o Makro e Atacadão, só resta descer no ponto final da viagem, que localiza-se na placa que anuncia a linha divisória entre os municípios de Itabuna e Ilhéus e percorrer uma distância de mais de um quilômetros até um dos referidos estabelecimentos comerciais.
fonte:valcabral.blogspot.com

Arquivo do blog