A votação para o segundo turno das eleições terá início às 8 horas e se encerrará às 17 horas (horário local). Caso haja fila na seção eleitoral após as 17 horas, os eleitores receberão uma senha fornecida pelos mesários. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o resultado das urnas será divulgado a partir das 18h.
São considerados documentos oficiais para identificação do eleitor a carteira de identidade, a carteira nacional de habilitação, a carteira de trabalho, o certificado de reservista e o passaporte. O eleitor poderá justificar o voto em qualquer seção eleitoral e em dois postos especiais localizados no Terminal Rodoviário de Salvador e no aeroporto internacional.
No local de votação, será permitida a propaganda individual e silenciosa, inclusive o uso de botom e adesivo do candidato. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral avisa que irá coibir a boca-de-urna em todos os aspectos.
Na quinta-feira (27), o procurador regional eleitoral, Sidney Madruga, e o corregedor regional eleitoral, juiz Josevando Sousa Andrade, reuniram-se com representantes das policias para definir a estratégia de combate dos crimes de boca-de-urna. Em todo o Estado, um efetivo de 24 mil policiais militares estarão trabalhando durante o pleito de hoje. Para combater o transporte ilegal de passageiros, uma das ações é a maior articulação, desde a véspera da eleição, entre as autoridades judiciárias e as polícias rodoviárias (federal e estadual) nas estradas.
Os eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência poderão votar normalmente, pois o prazo de justificativa é de 60 dias a partir da data de cada turno da eleição. No primeiro turno, no último dia 3 de outubro, o índice de abstenção registrado em todo o País foi de 18,12%, ou seja, 24,6 milhões de pessoas deixaram de votar e deverão justificar o não-comparecimento às urnas.
Voto em trânsito - Para este segundo turno, 76.528 eleitores se cadastraram para escolher seu candidato à Presidência da República fora do domicílio eleitoral. No primeiro turno, mais de 66 mil pessoas votaram fora do domicílio eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário