A vacina contra a influenza A (H1N1), vírus popularmente conhecido como gripe suína, ainda não chegou em Itabuna, segundo o Secretário de Saúde do município Antônio Vieira. A previsão é de que somente na próxima segunda-feira (15), a vacina esteja disponível para a população.
A vacinação acontecerá em todo o estado. O cronograma será dividido em cinco etapas, tendo como prioridade profissionais de saúde, indígenas aldeados, gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a menores de dois anos e adultos de 20 a 39 anos.
A expectativa é que aproximadamente 170 mil pessoas sejam imunizadas nesta primeira etapa. A coordenadora do Programa, Fátima Guirra, informa que nos próximos dias vão chegar doses de vacinas para atender a toda população alvo.
A proposta é vacinar os trabalhadores de saúde, garantindo que os profissionais estejam em condições favoráveis para atender às pessoas que venham a adoecer, além de imunizar grupos da população selecionados em razão do maior risco de adoecer e ter complicações decorrentes da doença.
As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde estão sendo encaminhadas para as 31 regionais de Saúde, que se encarregam de distribuir os imunobiológicos para os municípios.
Confira cronograma:
1ª Etapa - Serão vacinados apenas os trabalhadores de saúde.
2ª Etapa - Gestantes, portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e crianças com idade entre 6 meses e menos de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias).
3ª Etapa - Vacinação da população adulta de 20 a 29 anos.
4ª Etapa - Vacinação da população com mais de 60 anos com doenças crônicas e crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos de idade.
5ª Etapa - Vacinação da população adulta de 30 a 39 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário