Um plano de emergência contra a dengue, com a previsão de diversos mutirões nos bairros com maior índice de infestação, será deflagrado este mês em Itabuna. Detalhes das ações foram discutidos na manhã desta sexta-feira, 8, em uma reunião coordenada pelo secretário municipal da Saúde, o médico Antônio Vieira.
O secretário afirma que o registro de casos de dengue nesta primeira semana de 2010 foi bem bem menor que o do mesmo período de 2009 (19 agora contra 50 nos primeiros sete dias do ano passado). “Mas este ano não seremos pegos desprevenidos”, assegura Vieira.
Segundo o titular da saúde, até mesmo os pacientes que chegam aos pronto-atendimentos com sintomas de gripe estão sendo tratados como suspeita de dengue. “Fazemos todos os testes para que, se for o caso, o diagnóstico seja precoce”, enfatiza.
A partir do próximo dia 16, será deflagrada uma série de mutirões nos bairros. Além dos agentes de combate a endemias, cerca de 1.300 servidores municipais serão convocados para participar da mobilização. Entidades como Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e clubes de serviço vão ser chamadas para o esforço coletivo contra a dengue.
“Nós queremos voltar a ressaltar que o controle dessa doença é, sobretudo, uma questão de conscientização da comunidade, que deve evitar todos os focos de água parada nas residências e terrenos baldios”, diz Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário