Depois de aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Jaques Wagner, a reparação financeira à família do jornalista Manoel Leal será paga no dia 7 de abril. A data é simbólica, porque é o Dia do Jornalismo. Manoel Leal foi assassinado no dia 14 de janeiro de 1998, na porta de sua casa, no bairro Jardim Primavera.
O pagamento da indenização de R$ 100 mil, previsto no projeto 18.468/2009, de autoria do Governo do Estado, cumpre acordo celebrado entre o Estado e os beneficiários, atendendo às recomendações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos – (OEA).
Ao conceder a indenização, o Estado reconheceu sua responsabilidade no dever de zelar pela liberdade de imprensa e garantir a atuação dos profissionais de comunicação. O deputado estadual Capitão Fábio, que participou da votação do projeto, disse que “essa posição do governador Jaques Wagner é um exemplo de respeito à liberdade de expressão”.
Apesar da indenização, esse permanece entre os impunes no estado. Até agora foi condenado apenas o ex-policial Mozar Brasil, apontando como o autor dos disparos contra o fundador do jornal A Região.
crédito:pimentanamuqueca
Nenhum comentário:
Postar um comentário