Anemia falciforme (ou depranocitose) é o nome dado a uma doença hereditária que causa a má-formação das hemácias, que assumem forma semelhante a foices (de onde vem o nome da doença), com maior ou menor severidade de acordo com o caso, o que causa deficiência do transporte de gases nos indivíduos acometidos pela doença. É comum na África, na Europa mediterrânea, no Oriente Médio e regiões daÍndia (devido ao fato de estes serem povos miscigenados com escravos africanos importados entre o final da antiguidade e toda a idade média - incluíndo a idade moderna.
O único tratamento curativo para a anemia falciforme é o transplante de medula óssea. Este tratamento, no entanto, foi realizado em um número relativamente pequeno de pacientes ao redor do mundo, com maior taxa de sucesso entre crianças. Ainda é necessário um número maior de estudos e a determinação de características clínicas que permitam indicar o transplante com maior segurança. Alguns trabalhos experimentais tem sido feitos com terapia gênica.
Itabuna ganha Unidade de referência nesse dia 27 de outubro de 2009 e entra pra história como a primeira unidade da macro sul Bahia especializada no tratamento de pessoas portadoras da doença. Hoje durante todo o dia foi promovido pela Secretária de Saúde um curso de capacitação em anemia falsiforme para todos os médicos, enfermeiros e técnicos da atenção básica que irão atuar na área. Estiveram presentes os representantes do Governo federal e estadual além de lideranças de grupos de defesa aos direitos humanos, e mais o Presidente da Associação de Anemia Falsiforme de Itabuna o jovem Victor. Parabéns Ana Lídia, parabéns Drº Vieira, e parabéns Itabuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário