O motorista de ambulância do município de Porto Seguro Jonatas de Jesus Silva, idade ainda não confirmada, está internado em estado grave na UTI do Hospital Luiz Eduardo Magalhães, com meningite. 9º caso confirmado, ele pode ter contraído a doença quando transportava pacientes infectados de Arraial d’Ajuda e Trancoso, onde começou a epidemia.
Jonatas, que é morador do bairro Baianão, deu entrada no hospital por volta das 11h30 da manhã desta quarta-feira (28). O motorista trabalhou normalmente na terça-feira (27) e foi pra casa com febre. Na manhã desta quarta-feira (28) uma vizinha ligou para o SAMU, pedindo ajuda, ao avistá-lo caído no chão e vomitando.
Em entrevista na noite desta quarta-feira (28), o secretário de Saúde de Porto Seguro, Messias Boaventura, informou que o servidor público teve contato íntimo com pessoas infectadas, mas não quis tomar o medicamento prescrito.
Funcionários do SAMU, que também atendem pacientes com os sintomas da meningite, querem ser vacinados e segundo informações chegaram a cogitar que não mais trabalhariam nesses casos. O secretário Boaventura esclarece que se reuniu com os funcionários e explicou que não havia necessidade da vacina, uma vez que eles já tomaram o medicamento indicado pelo Ministério da Saúde. Boaventura salientou ainda que a vacina não oferece proteção imediata, só depois de 15 dias.
VACINA - O surto de meningite fez crescer a procura pela vacina contra a doença nas clínicas e hospitais particulares de Eunápolis e Porto Seguro. Em Eunápolis, uma clínica pediátrica registra intenso movimento e nesta quarta-feira (28) faltou o produto.
A vacina pode ser tomada por pessoas de qualquer idade. Crianças com menos de um ano precisam receber duas doses da vacina, sendo que o efeito se dá dez dias após a aplicação da primeira dose.
Na Bahia, a vacina é gratuita apenas para o grupo de imunobiológicos especiais definido pelo Ministério da Saúde, que inclui crianças com HIV menores de 13 anos, indivíduos com casos de imunodeficiência congênita, entre outros.
muito incrivel é que as autoridades dizem que não existe motivo para se preocupar e que não se trata de uma epidemia e sim de casos isolados...
ResponderExcluirIsto é mentira, pois pessoas estão morrendo nos hospitais! A verdade tem que ser dita, mesmo que o preço a pagar seja o enfraquecimento do turismo e comercio!
Ass Ricardo Olimpio Bezerra
Estou com minha passagem comprada para Porto Seguro, eu e minha filha de 5 anos, gostaria de saber se isso trata-se de uma epidemia ou não? Pois moro no Sul e não está passando nada na midia, mas não posso arriscar, ainda mais levando uma criança!!!!
ResponderExcluirSe alguém puder me responder eu agradeço.
também vou viajar em janeiro para Ilhéus e vou levar minha filha de 3 anos.Quero informações se há epidemia ou não de meningite.
ResponderExcluirGente, na dúvida não deixem de vacinar-se e também previnir seus filhos. Talvez a imprensa possa não estar engajada neste assunto, devido ao alto contingente de pessoas com passagens marcadas. Desta forma, o Governo sempre visa o lucro, incluindo internacional, portanto, não aguardem um aviso na TV. Prevenir é sempre o melhor remédio.
ResponderExcluirBoa viagem à todos!
Fiquem com Deus.