Coincidência ou não, os índices de criminalidade no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas (Grande Salvador), aumentaram após a instalação de cinco Bases Comunitárias de Segurança (BCS) na capital. Ontem, o bairro recebeu a primeira Base com o desafio de reduzir a criminalidade e atrair ações sociais para a comunidade.
Segundo o major Paulo Sérgio, comandante da 81ª CIPM (Itinga), dos 66 homicídios registrados em Lauro de Freitas, 26 foram em Itinga. Até julho deste ano, já foram contabilizados 39 assassinatos no bairro, dos 60 em Lauro. “De 2008 a 2011, os números apresentavam uma redução, mas este ano aumentou. Acreditamos que houve uma migração de bandidos com a instalação das Bases em Salvador, como a do Nordeste de Amaralina”, declara o Major Paulo Sérgio.
Ele explica que há laços históricos entre o Nordeste e o bairro de Lauro de Freitas. “Muitas famílias do Nordeste vieram para Itinga quando o bairro estava crescendo. Há esses laços familiares”.
A BCS vai contar com 120 PMs treinados para o policiamento comunitário, oito motos, quatro viaturas e 10 câmeras de vigilância em pontos estratégicos. “Não é só colocar polícia que vai solucionar problemas daqui. Vai resolver através da educação e ações sociais. A polícia vai atuar para fortalecer esse momento de cidadania”, afirma o comandante da PM, coronel Alfredo Castro. O secretário de segurança, Maurício Barbosa, disse que as próximas bases em Salvador serão no Bairro da Paz, Rio Sena e São Caetano. No interior, cinco cidades receberão o projeto até o fim do ano.
Promessa de curso gratuito
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Lauro de Freitas, metade da população do município, 82 mil habitantes, mora em Itinga. Das 17 mil pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família na cidade, 10 mil estão no bairro. Uma das primeiras ações sociais que chegarão em Itinga com a instalação da BCS é abertura de curso gratuito para pedreiro, pintor e carpinteiro. “Um dos setores em expansão na cidade é da construção civil. Por isso, em setembro, será aberta inscrição para curso de formação nessa área para os moradores de Itinga”, promete a prefeita Moema Gramacho.
O maior desafio
O tenente PM Marcos Carrilho, assumiu o comando da BCS de Itinga. Há sete anos na corporação, ele acredita que o maior desafio será promover a integração dos policiais com a comunidade. “Existe uma resistência histórica de parte da população com a PM. Promover essa interação é o maior desafio da Base”, declara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário