BRASÍLIA - Um dos lotes das rodovias que serão concedidas à iniciativa privada por meio do Programa de Concessões de Rodovias e Ferrovias, do governo federal, está a BR-101 na Bahia. A primeira etapa do novo pacote de concessões para incentivar investimentos na infraestrutura do país foi lançada nesta quarta-feira (15), em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff.
O evento contou com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Passos, e do governador Jaques Wagner, entre outras autoridades. Nesta fase, o programa de investimentos em logística prevê a aplicação de R$ 133 bilhões em reforma e construção de rodovias federais e ferrovias.
Segundo o ministro dos Transportes, do valor total, R$ 42,5 bilhões devem ser aplicados na duplicação de 7,5 mil quilômetros de rodovias do país. O vencedor será o consórcio que oferecer a menor tarifa de pedágio.
Além da BR-101 na Bahia, estão nos lotes a BR-262 entre o Espírito Santo e Minas Gerais, a BR-153 entre o Tocantins e Goiás, a BR-163 em Mato Grosso, as BRs 163 e 267 no Mato Grosso do Sul, as BRs 153 e 262 entre o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, e a BR-040 entre o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.
Para Dilma Rousseff, as parcerias público-privadas (PPPs) são muito atraentes. “O Brasil oferece oportunidades de investimento com estabilidade econômica e baixos riscos. Reconhecemos as parcerias com o setor privado como oportunidades para a continuidade do crescimento. Estamos recuperando um modal que esteve estagnado, o modal ferroviário”.
Outros R$ 91 bilhões serão aplicados na reforma e construção de dez mil quilômetros de ferrovias ao longo dos próximos 25 anos. O plano inclui a construção de trechos como norte e sul do Ferroanel de São Paulo, o acesso ao porto de Santos, outro entre Belo Horizonte e Salvador, e mais um entre Salvador e Recife, entre outros.
“Este é um programa de concessões que envolve grandes corredores que se articulam com outras grandes rodovias do Brasil. Quando falamos da ligação entre Salvador e Belo Horizonte e Salvador e Recife, estamos falando de integrar o país, o Nordeste brasileiro com o Sul e o Sudeste”, destacou o ministro.
O evento contou com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Passos, e do governador Jaques Wagner, entre outras autoridades. Nesta fase, o programa de investimentos em logística prevê a aplicação de R$ 133 bilhões em reforma e construção de rodovias federais e ferrovias.
Segundo o ministro dos Transportes, do valor total, R$ 42,5 bilhões devem ser aplicados na duplicação de 7,5 mil quilômetros de rodovias do país. O vencedor será o consórcio que oferecer a menor tarifa de pedágio.
Além da BR-101 na Bahia, estão nos lotes a BR-262 entre o Espírito Santo e Minas Gerais, a BR-153 entre o Tocantins e Goiás, a BR-163 em Mato Grosso, as BRs 163 e 267 no Mato Grosso do Sul, as BRs 153 e 262 entre o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, e a BR-040 entre o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.
Para Dilma Rousseff, as parcerias público-privadas (PPPs) são muito atraentes. “O Brasil oferece oportunidades de investimento com estabilidade econômica e baixos riscos. Reconhecemos as parcerias com o setor privado como oportunidades para a continuidade do crescimento. Estamos recuperando um modal que esteve estagnado, o modal ferroviário”.
Outros R$ 91 bilhões serão aplicados na reforma e construção de dez mil quilômetros de ferrovias ao longo dos próximos 25 anos. O plano inclui a construção de trechos como norte e sul do Ferroanel de São Paulo, o acesso ao porto de Santos, outro entre Belo Horizonte e Salvador, e mais um entre Salvador e Recife, entre outros.
“Este é um programa de concessões que envolve grandes corredores que se articulam com outras grandes rodovias do Brasil. Quando falamos da ligação entre Salvador e Belo Horizonte e Salvador e Recife, estamos falando de integrar o país, o Nordeste brasileiro com o Sul e o Sudeste”, destacou o ministro.
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