Morreu na madrugada desta quarta-feira (15/06), no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, o jovem José Wilker Oliveira Rodrigues, de 27 anos, que havia sido baleado numa perseguição policial na madrugada de sexta-feira do último dia 10 de junho. Inicialmente policiais militares detiveram as pessoas de Gildo Medeiros dos Santos, o “Binho”, de 25 anos, e José Wilker Oliveira Rodrigues, de 27 anos, presos acusados de praticarem um assalto nas proximidades de um Restaurante na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro Monte Castelo em Teixeira de Freitas.
“Binho” e José Wilker teriam assaltado um casal de namorados em frente a um restaurante e fugido numa motocicleta pela rodovia BA-290 no sentido Alcobaça. O casal acionou uma guarnição da Polícia Militar, que passou a perseguir os supostos assaltantes “Binho” e Wilker, com as mesmas características apontadas pelas vítimas.
Durante a perseguição, os possíveis suspeitos não pararam, mesmo com a sirene e o giroflex da viatura ligados. Ainda de acordo com os policiais da diligência, durante a perseguição, “Binho” e Wilker passaram a se desfazer de alguns objetos, inclusive, de uma arma de fogo, momento em que um dos policiais efetuou um único tiro que atingiu a moto e o projétil resvalou atingindo a cintura de Wilker, que estava na garupa da moto e o tiro embora tenha parecido de advertência, mas acabou lhe alvejando gravemente.
Com eles a polícia teria encontrado certa quantia em dinheiro e um papelote de cocaína. “Binho” foi reconhecido, por foto como sendo um dos participantes do referido assalto. Ao concluir as buscas no local onde os objetos foram jogados pelos acusados, a polícia acabou encontrando quatro pedras de crack e um revólver calibre 38, com cinco cartuchos, sendo quatro deflagrados e um intacto. Perguntado sobre a origem das drogas e o revólver encontrado, “Binho” disse que não portava nenhum tipo de arma, e negou qualquer envolvimento com o tráfico de drogas.
Já José Wilker Oliveira Rodrigues, de 27 anos, que morava na Rua Duarte da Costa nº 253, no centro de Teixeira de Freitas, alvejado a tiro durante a perseguição policial, foi socorrido para o Hospital pela própria PM, e desde o primeiro momento que levou o tiro, o jovem aparentou debilitação total, mesmo que o tiro não tivesse parecendo que fosse lhe agravar tanto, pela região que o projétil entrou, mas o quadro clinico do homem foi se agravando e acabou morrendo em um leito do Hospital Municipal.
E durante o exame de necropsia no IML de Teixeira de Freitas, os médicos legistas disseram que embora a bala tivesse acertado a região lombar do rapaz, o projétil fez um círculo no corpo da vítima e acabou se alojando em seu pulmão, causa que não permitiu que o jovem resistisse às conseqüências da perfuração.
Os PMs informaram que a perseguição ocorreu por causa da fuga desenfreada dos suspeitos, mas em um determinado trecho da BA-290 nas proximidades do Aeroporto de Teixeira de Freitas, a guarnição efetuou um disparo, objetivado acertar o pneu da motocicleta para interromper a fuga, vindo o mesmo resvalar na seta do veiculo e em seguida acertando o suspeito José Wilker, que era transportado na garupa da motocicleta.
Tanto o condutor da motocicleta, o “Binho”, quanto os familiares do jovem José Wilker (alvejado e morto 5 dias depois da ocorrência), negaram envolvimento da dupla no assalto, bem como a posse da arma e a droga que fora apresentada na delegacia pela PM. A Policia Civil instaurou um inquérito policial para apurar o evento delitivo. Já o comando do 13º Batalhão da Policia Militar já determinou a instauração de um procedimento militar para apurar se houve ou não excesso por parte dos policiais militares durante a operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário