Durante os meses de fevereiro e março deste ano, o caminhão do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica, visitou seis cidades do estado da Bahia – Jacobina, Catu, Canavieiras, Itamaraju, Prado e Caravelas – para sensibilizar o público sobre conservação ambiental por meio de diversas atividades. A equipe da Fundação selecionou rios locais em cada município visitado, para análise de sua qualidade. No total, foram feitas sete coletas, mas nenhuma obteve resultado positivo.
Esta não é a primeira passagem do projeto pelo estado. Entre julho e agosto do ano passado, outras seis cidades foram visitadas: Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana. Também foram analisados rios destes municípios, todos com resultados insatisfatórios.
Processo das análises
O monitoramento da água visa analisar a qualidade dos rios, córregos, lagos e outros corpos d’água em todas as cidades por onde passa o projeto. Para realizar essa análise, a equipe conta com um kit de monitoramento desenvolvido pelo Programa Rede das Águas, da própria ONG. O kit classifica a qualidade das águas em cinco diferentes níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário