Em discurso pronunciado na manhã desta quinta-feira, 06, no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, defendeu a implementação urgente da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSBA.
Para que esta rapidez seja alcançada, Josias sustenta a proposta da edificação da Reitoria e da administração central da instituição em Itabuna e do campus passaria a ocupar parte do espaço físico da Ceplac, hoje disponível em quase 80%. Josias preconiza, no processo de expansão da Ufesba, um desejado entrelaçamento científico entre as duas instituições.
Josias lembra as instalações de laboratórios que já funcionam naquele órgão de pesquisa do governo federal, além de sua proximidade com a cidade de Itabuna, sede da Ufesba. Para o parlamentar, a influência da nova universidade transcende o local de seu funcionamento, alcançando toda a região cacaueira.
Segundo prevê Josias, as cidades de Itabuna e Ilhéus estarão conurbadas, isto é, ligadas fisicamente, em cerca de 10 anos. “É a nossa geração responsável por políticas gerais e particulares que consolide, paulatinamente, essa união física, econômica e social, definitiva”, enfatiza Josias.
“A questão assim resolvida atende aos interesses de Itabuna, primeiramente, e de toda a região cacaueira, por derradeiro, cuja população sonha em ver a nova instituição implantada e funcionando, atendendo às demandas por ensino superior de qualidade de toda a Nação Grapiúna”, resume Josias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário