Os professores da Educação Básica em todo o país iniciam nesta quarta (14) uma paralisação que só terminará na próxima sexta (16). Os educadores reivindicam o pagamento do novo piso do magistério, reajustado em 22,22% pelo governo federal e que passa a ser de R$ 1.451,00. O valor será paga ao educador que leciona 40h semanais.
Hoje, o Governo da Bahia anunciou que vai pagar o piso salarial nacional a todos os professores. De acordo com o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, o governo já paga além do novo piso nacional. Os professores licenciados, disse, percebem R$ 1.586,02, além da gratificação relativa à regência de classe.
Aos educadores não licenciados, Barreto disse que o governo está concluindo estudo para que os mesmos percebam o valor devido. O secretário diz que a instituiu em 2008 o Plano de Carreira do Professor. O plano estabelece duas formas de progressão. “o avanço vertical automático relacionado com a titulação – abrangendo desde a licenciatura até o doutorado -, e a progressão horizontal decorrente da avaliação de desempenho”.
Em Itabuna, a direção do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi) informou que todos os professores da rede vão cruzar os braços pelo novo piso nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário