Veja o passo-a-passo de cada uma das receitas.
O chef Renato Lobato ensina, neste domingo (19), mais três receitas de bebidas e comidas típicas em festas juninas. As receitas deste domingo são quentão, canjica de amendoim doce e amendoim doce pralinê. No domingo (12), o chef mostrou o preparo de pé de moleque, curau de milho e maçã do amor.
Quentão
600 ml de cachaça
Coloque o açúcar em uma panela no fogo e deixe caramelizar. O segredo é nunca mexer, porque senão pode cristalizar. Basta balançar a panela de leve. Para o quentão, não é preciso deixar que o açúcar derreta por completo.
Tire a casca da laranja bem fininha, sem pegar a ‘parte branca’. Faça o mesmo com o limão.
Antes de o açúcar derreter por completo, já coloque as tiras das cascas da laranja e do limão. Neste momento, coloque os cravos e a canela em pau. Junte, também, a água. Agora mexa com calma.
Coloque a maçã em pedaços e o gengibre sem casca. Deixe cozinhar até o caramelo dissolver por completo.
Depois de ferver por 20 minutos, coloque a cachaça, ainda com o fogo ligado. Veja as dicas do chef para o momento certo de colocar a bebida.
Amendoim pralinê ou amendoim de pipoqueiro
1 colher de chá de fermento em pó ou bicarbonato de sódio
Em uma panela no fogo, coloque o amendoim, o açúcar e a água. Deixe levantar fervura. Depois, acrescente o fermento ou o bicarbonato. Assim que colocar, misture rapidamente e veja a mistura espumar. Agora deixe secar sem deixar de misturar. Quando estiver seco, desligue o fogo e coloque em um tabuleiro e deixe esfriar.
Canjica de amendoim doce
200 g de amendoim moído
Em uma panela, coloque o milho de canjica cozido, o leite condensado (você pode substituir por 2 xícaras de açúcar refinado) e o leite. Para dar um diferencial, pode misturar um vidro de leite de coco. Misture tudo. Coloque a pitadinha de sal.
Deixe levantar fervura, sem parar de mexer, e coloque a canela em pau e o amendoim. Deixe engrossar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário