O Cara’ não estará em tantas caras neste Carnaval. Pelo menos não mais do que o mais novo fenômeno da política nacional, o palhaço Tiririca. Na tradicionalíssima Condal, em São Gonçalo, a máscara do deputado federal mais votado do País já vende mais que a do ex-presidente Lula. A produção de cerca de 1.000 faces por dia não está dando conta. As remessas não param no estoque e vendem que nem água.
“Será que o Tiririca vai bater o recorde de Lula? Em 2006, nas vésperas das eleições, vendemos 90 mil faces dele e chegamos até a exportá-las para a Espanha”, lembra Olga Valles, dona da fábrica. No pleito do ano passado, Dilma e Serra dividiram a preferência do eleitorado. Foram comercializadas 30 mil caras de cada um.
A imagem de Tiririca disputará preferência com a da presidenta Dilma Rousseff e a do jogador Ronaldinho Gaúcho — que, no entanto, não estará ‘oficialmente’ à venda, porque o jogador não liberou os direitos de imagem. Nas lojas do comércio popular da Saara, no Centro do Rio, a face do palhaço custa R$ 7.
“É o personagem ideal para o Carnaval. O Tiririca mistura humor com política”, brinca Olga. Ela lembra, porém, que Lula ainda é o único político retratado pela Condal cujas máscaras são vendidas para o exterior.
Com uma jornada de trabalho de 18 horas diárias, Olga dirige uma empresa que, nesta época do ano, duplica seu número de funcionários para atender aos pedidos.
Os escândalos amorosos do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, também foram a desculpa perfeita para que a Condal recebesse pedidos. A réplica de Berlusconi é obra do artista plástico espanhol Sergi Arbusà. Fabricar uma máscara, diz ele, pode levar uma semana.
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