FAZENDEIRO BAIANO É ACUSADO DE COMANDAR A CHACINA DE FELISBURGO (MG)
A medida é considerada inédita no País. A fazenda Nova Alegria foi desapropriada pelo presidente Lula há uma semana, sob a acusação de crime ambiental. A propriedade está localizada em Felisburgo (MG), região do Vale do Rio Jequitinhonha, onde ocorreu massacre que resultou na morte de cinco sem-terra e tentativa de homicídio contra outros 12, em 20 de novembro de 2004. O dono da fazenda é o sul-baianoAdriano Chafik Luedy, de Itajuípe.
A desapropriação saiu no Diário Oficial do último dia 21 e se deve a seguidas agressões ao meio ambiente, e não tem relação direta com o massacre do qual Adriano Luedy é acusado. Por este crime contra os sem-terra, o fazendeiro e mais cinco pistoleiros serão levados a júri popular nos próximos meses.
Adriano e seis pistoleiros chegaram a ser presos por mais de um ano. Hoje, respondem ao processo em liberdade. De acordo com as investigações do Ministério Público Estadual mineiro, o fazendeiro ‘importou’ armamento pesado e pistoleiros de Itajuípe e do sul da Bahia para promover o massacre. Ele fugiu após o crime, mas acabou preso em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário