Em sua oitava edição, o Mutirão do Diabético de Itabuna se consolida como o maior evento de tratamento e prevenção do diabetes do país. Realizado pelo Hospital de Olhos Beira Rio e pela Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), este ano o mutirão acontece no HOBR e na Praça Rio Cachoeira.
Em 2011, o evento atendeu cerca de 10 mil pessoas, entre atendimento médico, ações educativas e serviços multidisciplinares na praça, denominada Cidade do Diabetes. Em 2012, a previsão é de que esse número seja superado, com a participação de 800 voluntários.
Na área interna do Hospital de Olhos acontece a a parte Médica de avaliação das complicações do Diabetes, onde são realizados aplicação de questionário clínico epidemiológico, dilatação pupilar e exame de mapeamento de retina feito por retinólogos especialistas em atendimento em massa, exame do pé diabético e orientação médica para todos os diabéticos.
Os pacientes com retinopatia diabética grave ou edema macular diabético são submetidos a tratamento imediato e gratuito com fotocoagulação a laser de retina, estes pacientes são encaminhados para avaliação renal com equipe da Nefrologia, fazendo exame de urina, com resultado imediato, e fazem também exames bioquímicos. Estes pacientes, além da orientação medica, passam também por equipe da endocrinologia para serem monitorados durante o ano.
Cidade do diabetes
A segunda parte do exames corresponde a Campanha Nacional de Detecção de Novos Casos em Diabetes da FENAD, através de 3500 exames de glicemia realizado na Cidade do Diabetes. Outra ação é a Feira Multidisciplinar de Saúde também que ocorre na Cidade do Diabetes, com os estandes Sou 12 por 8 (hipertensão arterial), medida da glicemia, avaliação da saúde, atividade física, orientação jurídica e previdenciária, Diabetes em casa (automonitorização), conhecendo a insulina, oficina do pé diabético, oficina nutricional, orientação bucal, gestação e diabetes, adesão ao tratamento (psicologia), além de estandes de patrocinadores e da Associação dos Diabéticos de Itabuna.
A Celebração do Dia Mundial do Diabetes é um ato público com a presença de autoridades políticas locais e estaduais, como representante do Governo do Estado da Bahia, prefeito, secretários municipais, representantes das Sociedades Médicas como a Associação Médica Brasileira (AMB), Sociedade de Oftalmologia da Bahia, Federação Nacional de Entidades e Associações em Diabetes – FENAD Conselho Brasileiro de Oftalmologia, entre outras.
O evento conta ainda com uma edição ao vivo do programa Alerta Total no Mutirão do Diabético com transmissão pela TV Cabrália / Record NewsNordeste, com duas horas e meia de duração. A transmissão tem matérias voltadas à prevenção do Diabetes e participação de artistas locais e nacionais.
O idealizador e coordenador do Mutirão do Diabético, Dr. Rafael Andrade, destaca que "esse é um evento que envolve todos os setores da sociedade organizada e que tem como foco a prevenção através da informação e orientação". "É uma maneira de levar a um número cada vez maior de pessoas a maneira de conviver com o diabetes, uma das doenças que mais vítimas fazem em todo o mundo".
Itabuna Azul
Itabuna deverá ser uma das cidades mais iluminadas com a Luz Azul (cor oficial da luta contra o Diabetes, campanha apadrinhada pela ONU e pela IDF) do Brasil. Tradicionalmente dezenas de casas e varandas de prédios iluminados espontaneamente na cidade em todos os bairros.
Vários marcos e instituições itabunenses, como as pontes que atravessam a cidade, a torre da TV Cabrália / Recordnews, Catedral São Jose, Igreja Maria Gorete, praças públicas, igrejas evangélicas, monumentos da cidade, Banco do Brasil, universidades, Hospital de Olhos Beira Rio, várias clínicas, laboratórios, hospitais, prédios públicos, postos de gasolina, fórum, etc.
Todas as fotos e outras informações do evento podem ser encontradas nos links:www.mutiraododiabetico.com.br (site oficial); e no http://www.flickr.com/photos/mutiraoitabuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário