Muita gente ainda acredita nas redes sociais, que circulam boatos que houve sim sabotagem no apagão do Nordeste, afetando a Bahia e Itabuna
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afirmou na tarde desta sexta-feira (26) que "não há a menor hipótese de uma sabotagem" na série de apagões verificadas no país. Segundo dados do governo, foram quatro ocorrências em pouco mais de um mês.
"Não há a menor hipótese de uma sabotagem. A hipótese seria viável se você provocasse dano do equipamento, vandalismo. O equipamento teve problema de proteção, e esse equipamento falhou. Então, não tem menor probalidade", afirmou o diretor em coletiva de imprensa após reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) na tarde desta sexta.
O comitê fez reunião extraordinária após apagão que afetou os nove estados do Nordeste. A suspeita é de que tenha ocorrido um incêndio em equipamento entre duas subestações de energia de Colinas (TO) e Imperatriz (MA). No dia 22 de setembro houve falta de energia em seis estados da região Nordeste. No dia 3 de outubro, houve apagão nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. No dia seguinte, cerca de 70% do Distrito Federal ficou sem luz.
O governo sabe que houve um curto-circuito, mas ainda trabalha para identificar o que provocou a falha no sistema de proteção, que possibilitou que o apagão se alastrasse. (informações:G1).
Mas na Internet muitos boatos que houve mesmo sabotagem no apagão, fica aí as dúvidas por parte dos internautas!
Mas na Internet muitos boatos que houve mesmo sabotagem no apagão, fica aí as dúvidas por parte dos internautas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário