Como aumentar a eficiência do médico para com o paciente? Como melhorar o atendimento dos agentes comunitários? E quanto ao sistema de vacinação? E o acolhimento e também o encaminhamento para a Média Complexidade? Respostas para estas questões estratégicas o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, espera obter durante o Seminário da Atenção Básica, dias 4 e 5 de maio, no auditório da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), em Itabuna.
Ele explica que o objetivo do evento, o primeiro desse tipo no estado, é discutir a nova Política Nacional da Atenção Básica que o governo Dilma Rousseff está implementando e cujo lançamento aconteceu nesta quinta-feira (28), em Brasília. A Bahia vai aderir ao citado plano justamente na data do seminário. “Queremos identificar os problemas e buscar soluções para os casos específicos de Itabuna; vamos aproveitar essa política e adaptarmos à nossa realidade; isso é estratégico”, adianta o secretário.
Magela ressalva, ainda, ser consenso – inclusive dentro do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde) – que a Atenção Básica está com problemas em todo o território nacional. “Todos os secretários estão discutindo isso há anos, mas temos que ir por prioridades, resolvendo os problemas mais emergenciais, não esquecendo os estratégicos”.
Conforme a avaliação do titular da Saúde em Itabuna, “o principal não está na estrutura física, está nos profissionais; e é isso que nós queremos resgatar”. “Além das unidades estruturais, três novas estão sendo estruturadas, duas em construção”, exemplifica.
Programação do seminário
Promovido pela Prefeitura Municipal de Itabuna e COSEMS, o seminário da macro-sul tem entre suas metas gerais “melhorar o acolhimento e a resolutividade da Atenção Básica”. A expectativa é reunir em torno de 400 pessoas e as inscrições serão feitas antes da abertura, prevista para acontecer às 18 horas. O público-alvo são os profissionais de Saúde, pessoas do Controle Social, a exemplo dos conselhos, e os sindicatos de funcionários públicos.
Entre os principais palestrantes está Dr. Eider Pinto, Diretor Nacional da Atenção Básica. “Nós estamos puxando a discussão para a Atenção Básica; não adianta a gente ficar só esperando, falando que nós estamos em crise. Tecnicamente, vamos superar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário