Com o intuito de facilitar a vida de quem se encontra no circuito da folia, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo, colocou em pontos estratégicos da avenida Soares Lopes, lotes de sanitários químicos. “Na hora do aperto”, o folião encontra estas unidades num palco montado para realizar bailes para a terceira idade ao lado do posto das polícias civil e militar; atrás dos camarotes oficiais e no posto de atendimento de urgência da secretaria municipal de Saúde.
Uma das propostas é evitar que durante o carnaval o folião não utilize portas de garagens ou casas comerciais como sanitário público e não passar por vexame durante ação policial. Foliões garantem que a quantidade de sanitários químicos é satisfatória
Personagens do escritor Jorge Amado são tema do carnaval
“Na terra de Jorge. Amado por nós” é o tema central do carnaval de Ilhéus que tem como enfoque os personagens do romance do escritor, tendo como destaque Gabriela. O autor dos trabalhos, o concepcionador plástico Renato Afonso Mattos, o Renart, disse que o objetivo é exaltar a figura de Jorge Amado, “em mais uma justa homenagem ao grande escritor grapiúna e em reconhecimento ao seu trabalho de exaltação e de quem divulgou a cultura do sul da Bahia, no Brasil no exterior”.
Informa Renart em todo o circuito da folia foram colocados 60 suportes e mais 30 no espaço reservado para realizar bailes para a terceira idade. Sua maioria está estilizada com a figura de Gabriela.
Bloco da limpeza sempre em ação na avenida
Logo cedo, antes da chegada do folião, entra em cena na avenida uma estrutura que não participa da festa e sim manter o asseio de todo o circuito. Enquanto muitos se divertiram pisa na Soares Lopes o bloco da limpeza, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. São garis e outros operários que fazem uma verdadeira faxina no circuito da festa.
O secretário Carlos Freitas afirmou que a força-tarefa atua na retirada de grande quantidade de lixo deixado pelo público e por vendedores ambulantes. Em seguida, a higienização é feita com o apoio de carro-pipa.
Policiamento permanente no circuito da folia
A coordenação do carnaval garante que o público regional e de várias partes do país que se encontra em Ilhéus deve ficar tranquilo quanto à questão de segurança no circuito da festa. Assegura que sob o comando do policiamento da região sul e da 7ª Coorpin, as polícias civil e militar tem atuado de forma constante e é fácil encontrar grupos de PMs no meio do folião.
O secretário Paulo Moreira afirmou que os PMs utilizam detectores de metais, com objetivo de encontrar diversos tipos de armas, além de fazer abordagens em busca de droga
Nenhum comentário:
Postar um comentário