O diabetes e o câncer estão matando mais brasileiros. De acordo com a pesquisa Saúde Brasil 2009, do Ministério da Saúde, entre 1996 e 2007 houve aumento de 10% nos óbitos por diabetes e de 4% por câncer no País. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, atribuiu o aumento das mortes por diabete ao sedentarismo e à má alimentação. E alertou para o crescimento da obesidade, que facilita doenças crônicas.
Diretor do Departamento de Análise de Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde, Otaliba Libânio Neto defendeu a maior oferta de mamografias como estratégia para redução das mortes por câncer no País. O relatório, no entanto, apontou redução de 17% no total das mortes por doenças crônicas. Em dois anos, houve uma queda de 26% dos óbitos por doenças cardiovasculares. “Registramos uma queda expressiva no número de fumantes em um curto período. E isso já tem um impacto”, diz Neto.
Outra boa notícia é que o Brasil teve significativa redução da taxa de desnutrição infantil. Mas o aumento do parto cesáreo é um mau sinal. Em oito anos, o índice de cesarianas passou de 38% para 47%. “Houve aumento preocupante do baixo peso relacionado ao parto cesáreo. A ligação que fazemos é que partos estão sendo realizados antes do momento adequado ao feto”, alerta Temporão. (O Dia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário