O serviço de limpeza pública em Itabuna é avaliado positivamente pela comunidade, segundo atesta pesquisa do instituto Sócio-Estatística no período de 6 a 8 de abril. Foram consultadas 411 pessoas em todos os bairros da cidade, acerca de itens como horário da coleta, apresentação e higiene dos funcionários e até mesmo sobre o nível de ruído produzido pelas equipes durante a passagem pelas ruas.
Os números da pesquisa foram apresentados em um café da manhã oferecido pela Marquise à imprensa nesta quarta-feira, 12. A maior parte dos dados apurados aponta satisfação dos moradores. É o caso, por exemplo, dos horários da coleta, que é aprovado por 88,3% das pessoas entrevistadas. Um índice de 93,4% respondeu positivamente ao questionamento sobre a apresentação dos funcionários e 94,2% dizem que os compactadores não produzem barulho excessivo.
Um dos dois pontos negativos registrados na pesquisa tem a ver com o odor liberado pelos caminhões durante a coleta. “É uma questão que buscamos minimizar”, disse a gestora, enfatizando que não é possível eliminar totalmente o odor, em função das próprias características da carga transportada. O outro aspecto reprovado é o hábito de muitos moradores de deixar o lixo na calçada após o horário da coleta.
VALORES
Glayciane Lima também explicou a questão dos valores pagos pela Prefeitura à Marquise, observando que há um atraso de seis meses na remuneração dos serviços. Segundo ela, o faturamento líquido mensal da Marquise é de R$ 820 mil, para custear coleta, varrição e as operações no “lixão”.
A gestora observou que o valor está muito aquém do que foi objeto do processo licitatório, que abrangia quase 20 serviços, inclusive educação ambiental. Na prática, o valor é menor porque apenas os três serviços (coleta, varrição e manutenção do “lixão”) são realizados.
hoje eu posso bota o meu lixo na rua poque eu sei que vai ser pego,a minha rua esta sendo varida que antes não era varida.
ResponderExcluirGostei desta Empresa.
não acho que seja tão bom assim o sistema de coletagem de lixo em itabuna, em tempos em que se muito se fala de lixo seletivo e reciclagem a coleta de itabuna ainda é arcaica, ja se deveria pensar em novos métodos de coletagem. Em relação ao probleba do rescaldo que cai dos carros de lixo é justamente devido ao mal aproveitamento do espaço cúbico dos caminhões pois ali ão há seleta de lixo , fazendo com que seja reduzido o espaço e assim formando uma espécie de prensa dos materiais plasticos,vidros metais com o organico formando o chorume de lixe que suja as ruas e exala mau cheiro.
ResponderExcluir