O casarão fazenda Valparaíso, dos herdeiros do coronel Tertuliano Guedes de Pinho, foi parcialmente destruído por um incêndio na tarde da última terça-feira, 11. No local, deteriorado pelo tempo, está previsto o projeto de implantação do Museu da Cidade, que resgatará o imóvel de três pavimentos, em estilo colonial como um centro de referência da história itabunense.
O projeto da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (Iphac) e ao Ministério da Cultura, em Brasília.
Sinistro
Para o local do sinistro foram acionados 10 homens e viaturas do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, além de viatura do Samu e um carro-pipa da Emasa. O sargento Venâncio explica que o incêndio, cujas causas serão investigadas, teve início por volta das 15 horas e foi controlado duas horas depois, atingindo o madeiramento do teto.
O sargento André Luís, que trabalhava no combate às chamas, saiu machucado quando o piso de madeira desabou. Ele foi levado para a base do 4º GBM, onde ficou em observação, com fortes dores na coluna.
Projeto
O secretário de Administração Gilson Nascimento esteve no local e informou esperar que o projeto de implantação do museu não seja prejudicado após o sinistro. “Vamos acompanhar as investigações, porque o prédio pertence ao patrimônio público, e dar continuidade ao projeto do Museu da Cidade”, declarou.
Já o presidente da Ficc, Cyro de Matos, lamentou o ocorrido. Ele acredita que o problema não vai atrasar o processo de tombamento e nem impedir a recuperação do casarão para a sua transformação no Museu da Cidade. “O processo de tombamento pela União já está em fase de conclusão em Brasília e a qualquer momento receberemos a noticia sobre o final do processo”.
radarnoticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário