Uma proposta ousada para um público exigente que aprecia um bom vinho tinto, um desafio descobrir uvas brancas que agradem o paladar do Clube do Vinho Jorge Amado. Foi com essa proposta que o vice-presidente André Simas apresentou na noite desta quinta-feira seis rótulos durante uma reunião bastante discutida.
Torrontés, chardonnay, pinot grigio, pinot blanc, sauvignon blanc, e um corte Gouveio, Viosinho, Rabigato e Fernão Pires. A reunião seguiu critério de vinhos refrescantes, florais, frutados e minerais. Esta é a primeira vez que uma reunião do Clube do Vinho tem 100% de cepas brancas.
Durante a fala, Dr. André Simas disse que um dos objetivos da reunião é contribuir para acabar com a discriminação que se tem com vinhos brancos, pois 90% dos vinhos produzidos no mundo são tintos, apenas 10% são brancos, espumantes, rosês, sobremesa e vinhos fortificados. França e Alemanha são os melhores produtores de vinho branco, e Alemanha e EUA são os que mais consomem vinho branco no mundo. Não é impossível, mas muito raro encontrar degustador ou bebedor de vinho que goste mais de brancos que tintos.
O jantar foi preparado pelo chefe Benício Aguiar no Restaurante Manjericão, que serviu um linguado selvagem com redução de molho de laranja com gengibre, guarnecido com legumes ao molho pesto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário