quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ENQUANTO A PLENA NÃO CHEGA ITABUNA PADECE

Hospital São José, da Santa Casa, enfrenta mais uma paralisação

A UTI da Santa Casa de Misericóricórdia de Ilhéus fechou as portas, num protesto dos médicos devido ao atraso dos salários de dezembro. A inadimplência decorre do não-repasse da verba mensal de R$ 50 mil, referente a um convênio entre a Prefeitura e a instituição de saúde.

O convênio injeta recursos na UTI, na emergência e na ala de pediatria da Santa Casa, mas por enquanto apenas a Unidade de Terapia Intensiva deixou de funcionar. Caso o atraso dos salários persista, existe ameaça de paralisação também do setor de emergência.

O diretor da Central de Regulação do SUS em Ilhéus, Leonardo Albuquerque, imputa o atraso à Santa Casa. Segundo ele, a instituição demorou a fazer a prestação de contas referente a dezembro (deveria ocorrer até o dia 5, mas somente teria sido feita a 23 de janeiro). Além disso, a Santa Casa teria apresentado a planilha sem abater os dez dias de outra paralisação de médicos.

Como houve questionamento dos números, a instituição precisou reapresentar os dados para assegurar o faturamento. Albuquerque afirma que, em função disso, os recursos do convênio somente deverão ser liberados nesta quinta-feira, dia 2.

O fechamento da UTI da Santa Casa de Ilhéus já provoca sobrecarga no Hospital Geral Luiz Vianna Filho, na mesma cidade, e até mesmo no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog