A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) fará a restauração do monumento localizado na Praça Dois de Julho, mais conhecida como Jardim do Ó, reforçando o compromisso da atual gestão de revitalizar e recuperar os espaços públicos e equipamentos culturais do município. O presidente da fundação, professor Roberto José da Silva, acompanhado de integrantes de sua equipe, se encontrou nesta quinta-feira, 20, com o artista plástico Paulo Cardozo, autor da obra denominada “Equilíbrio”, na própria praça, onde foram acertados os detalhes do processo.
A restauração, que será executada pelo autor da obra em parceria com o artista plástico Diovani Tavares, contará com a recuperação completa de todas as peças, revitalização das cores e da pintura, além da reposição do busto de José Alcântara, prefeito inspirador do monumento. “O Jardim do Ó voltará a ter uma bela obra de arte, em condição de ser admirada, à altura do valor do artista que a criou e da importância que tem para aquela praça e para a própria cidade de Itabuna”, frisou Roberto José.
Paulo Cardozo salientou que o sentido da obra e o seu significado estão preservados, mas que efetivamente a degradação pela qual passou, seja pela ação do tempo, seja pela falta de cuidado, compromete, inclusive, a segurança dos transeuntes, já que uma de suas bases está em estágio avançado de corrosão. O artista mostrou-se sensibilizado com a proposta da fundação de recuperar os monumentos da cidade de Itabuna. “Temos obras consagradas em nossa cidade, que compõem as nossas paisagens urbanas, que fazem parte da nossa história. Cuidar dessas obras é garantir que gerações futuras não percam suas identidades”, ratificou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário