Como parte do inquérito em que apura as denúncias sobre a espionagem estatal americana no Brasil, a Polícia Federal pediu o interrogatório, fora do país, do ex-agente da CIA Edward Snowden --que revelou o caso à imprensa e atualmente está exilado na Rússia-- e dos presidentes mundiais das empresas Yahoo, Microsoft, Google, Facebook e Apple.
A informação é do "Jornal da Globo", a partir de documentos sobre a investigação, que começou em julho deste ano. Segundo a reportagem do telejornal, agora, o pedido dos interrogatórios será enviado ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
A premissa de colher depoimentos fora do país é permitida, ainda de acordo com a reportagem, graças a um acordo bilateral com os Estados Unidos de cooperação jurídica internacional. Segundo o colunista do UOL Josias de Souza, o delegado Luiz Augusto, responsável pela investigação, também requisitou informações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ao Ministério de Ciência e Tecnologia. A intenção é conhecer atéque ponto o Brasil está vulnerável à ação do esquema de espionagem dos EUA. A resposta deve sair até semana que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário