O início da campanha eleitoral oficial deste ano em Ilhéus ganha ingrediente novo. Uma lupa no programa de governo do candidato a prefeito Jabes Ribeiro (PP) mostra que o mesmo é um genérico de um outro plano elaborado em 2008 para a Prefeitura de Porto Alegre pelo então prefeito e candidato à reeleição José Fogaça (confira trechos comparativos mais abaixo).
Registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plano de governo de Jabes foi apresentado neste início de campanha como resultado de análises de “cabeças pensantes” de Ilhéus, a exemplo de figuras como o ex-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Joaquim Bastos. Não passa de plágio.
As semelhanças entre os dois planos são “muito grandes”, embora Ilhéus e Porto Alegre apresentem realidades socioeconômicas bastante distintas. Quem descobriu a pérola foi um professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que usou a experiência em rastrear plágio de estudantes. O “detetive” pediu para que seu nome seja mantido no anonimato. Teme represálias.
Diz o professor:
- Não se trata de um só trecho copiado. Em vários momentos, podemos perceber semelhanças muito grandes entre um plano e outro, sem que, no caso de Ilhéus, tenha sido citada a fonte criadora do conteúdo – revela o responsável pela descoberta.
O documento fala de um Jabes Ribeiro “muito mais amadurecido, experiente e preparado técnica e politicamente, preenchendo as condições e capacidade de articulação dialógica, exigida pela moderna cultura política democrática e republicana, suprapartidária, dos tempos atuais”. E fecha citando um “rigor na preservação de valores éticos”.
O professor que identificou o plágio no programa de governo alerta. “Resta saber se as propostas de Fogaça para Porto Alegre, uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil, cabem para uma cidade do porte de Ilhéus, situada no nordeste e com condições sociais e econômicas completamente distantes das do sul do País”.
Confira íntegras dos dois programas de governo.
Programa de governo Fogaça, 2008
Programa de governo Jabes, 2012.
O PLÁGIO
Confira algumas dos trechos copiados, sem referência, por Jabes (clique para ampliar):
êste senhor (jabes ribeiro) é um mentiroso êle nunca amou ilheus ficou décadas a frente da prefeitura e nada fês perdemos a maioria do setor produtivo e gerador de emprego (petrobrás,moinho,etc.etc.)deu serra grande para uruçuca se retonar prefeitura itabuna não vai se estender até o salobrinho e sim ao banco da vitória mais uma parte da pria do norte
ResponderExcluir