Você pode até ser uma daquelas pessoas que tem medo de viajar de avião, mas os números do setor indicam que os baianos estão viajando cada vez mais. Em 2011, foram 10 milhões de embarques na Bahia, sendo o aeroporto de Salvador responsável por 8,4 milhões – número 42% maior do que em 2007. O que contribuiu para o crescimento do setor, tanto na capital quanto no interior, e os desafios para o futuro é o tema do programa semanal de rádio “Encontro com Gabrielli”. De acordo com o secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, o cálculo contabiliza os 82 aeroportos públicos da Bahia e apenas os voos regulares. No comentário, Gabrielli ressalta que “esse número deve aumentar ainda mais a partir do ano que vem, com a Copa das Confederações, e em 2014, com a Copa do Mundo”. A projeção de aumento da demanda, segundo outro trecho, é que “em 2030 teremos 35 milhões de embarques apenas no aeroporto de Salvador”. O titular da pasta do Planejamento diz que do ponto de vista econômico as viagens aéreas representam uma maior intensidade da movimentação de pessoas em busca de lazer, trabalho, serviços ou mercadorias. Essa movimentação, Gabrielli diz que “depende da renda das pessoas, da distância entre as cidades, dos preços das passagens e da existência de outros meios de transporte. Por outro lado, a rede de aeroportos, as linhas aéreas e a programação dos voos também colaboram para o aumento da demanda”, pontua. Um assunto recorrente é o estrangulamento da capacidade dos aeroportos, sobretudo o de Salvador. Gabrielli explica que uma alternativa é distribuir os horários dos voos ao longo das 24 horas do dia, sempre, é claro, que se tenha condições de tráfego.
No ano passado, os dois aeroportos com maior fluxo foram Porto Seguro e Ilhéus, que juntos somaram aproximadamente 1,8 milhão de embarques. Segundo o titular da pasta do Planejamento, os pequenos aeroportos do interior, chamados de aeródromos, também vem tendo muito movimento. “No ano de 2010, mais de 12 mil voos sairam da capital para 77 localidades diferentes no Estado. Os principais destinos para os voos regulares que saem de Salvador são as cidades de Cairu, Maraú e Vitória da Conquista, sem incluir nessas contas os voos de aviões fretados”, destaca Gabrielli. O secretário comenta que a reestruturação dos aeroportos regionais é vital para a expansão do desenvolvimento. “Os aeroportos de Feira de Santana, Lençóis, Teixeira de Freitas e Barreiras estão nesse processo e passam por obras de adequação e ampliação. A companhia aérea Trip já tem rota para Lençóis e, juntamente com a empresa Azul, está de olho na conclusão das reformas em Teixeira de Freitas e Barreiras para começar a operar voos nos dois municípios. Já em Feira de Santana, a expectativa é que a partir de 2013 sejam oferecidos voos regulares para São Paulo”, diz. Uma boa notícia para os baianos é que até o final do ano serão lançado editais de licitação para a construção de mais dois aeroportos: um em Senhor do Bonfim e outro em Vitória da Conquista. “Em Bonfim, a construção, que está orçada em R$ 30 milhões, vai fortalecer o potencial econômico da região, que tem base no comércio, pecuária, extração mineral e agricultura. Já em Conquista a previsão é de um aeroporto com capacidade para receber aviões de grande porte e mais de 100 mil passageiros por ano”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário