Embora a saúde pública em Itabuna apresente situação precária, ela é a única cidade na região Sul Baiana que oferece tratamento contra o câncer e também presta atendimento aos pacientes vindos de outra cidade. Assim é o caso da aposentada Madalena Silveira, de 75 anos, que mora em Vitória da Conquista, região sudoeste do estado, mas que precisa vir a Itabuna para tratar um câncer de mama.
Dona Madalena é diabética e há oito meses descobriu a doença após sentir forte dores na mama e realizar um exame de mamografia.
Segundo o seu filho Nelson Pereira, os médicos recomendaram uma cirurgia para a retirada da mama, que custa cerca de R$ 18 mil. “Tem sete meses que eu vendi a casa para cuidar dela. Quando acabou o dinheiro, foi encerrado o tratamento”, diz.
De acordo com informações, a Prefeitura de Vitória da Conquista argumentou que não presta auxílio ao tratamento de dona Madalena pelo fato de ela não está cadastrada no serviço de tratamento fora de domicíli – que é responsável pelo atendimento aos pacientes que necessitam de tratamento ou cirurgia em outras cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário