Serão criadas a Universidade do Sul da Bahia, com sede em Itabuna, e com campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, e Universidade do Oeste da Bahia, com campi em Barra, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães. Também serão implantados novos campi da UFBA em Camaçari e outro da Univasf em Senhor do Bonfim.
Luiz Cláudio Costa irá realizar uma nova reunião com a bancada, em data próxima, para debater os novos cursos a serem criados, de maneira atender da melhor forma possível a necessidade dos estudantes e a demanda que está sendo trazida pelo desenvolvimento.
Para Geraldo Simões, “a criação da Universidade do Sul da Bahia é fundamental para dotar a região de profissionais capacitados para ocupar os postos de especialistas e gestores que serão criados pelo complexo intermodal, crescimento industrial, retomada da agricultura e crescimento do comércio e turismo, que brevemente dinamizarão a economia”.
Sede em Itabuna
Numa iniciativa do vereador Wenceslau Junior (PC do B), a Câmara Municipal de Itabuna faz uma sessão especial para discutir a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Segundo explica o vereador, a idéia é fazer uma discussão ampla com vários setores da sociedade organizada objetivando angariar apoio para que a universidade seja instalada aqui em Itabuna.
No documento foi assinalado que Itabuna se situa numa região estratégica que pela sua proximidade geográfica e atividades econômicas e culturais, poderá ter uma maior abrangência contemplando, além do território litoral sul e baixo sul (316.932 habitantes); o extremo-sul (761.799); Itapetinga (262.740) e médio Rio de Contas (388.675), totalizando uma população de mais de 2 milhões e 500 mil habitantes.
Também foi considerada a tendência de crescimento populacional por conta do incremento econômico através de novos investimentos, como o Complexo Intermodal Porto Sul, o que justificaria a implantação da UFSULBA.
Mobilização
Estão sendo esperados para esse encontro que será realizado na próxima segunda-feira (15) às 8 horas, no auditório da FTC, os deputados Félix Junior, Rosemberg Pinto e Alice Portugal, que vão falar sobre a importância da implantação de uma universidade federal no sul da Bahia.
Para Wenceslau, o momento é mais que oportuno vez que o MEC deverá anunciar na próxima semana os municípios que serão contemplados dentro da sua política de expansão de universidades para o estado da Bahia.
Ele ressalta ainda que Itabuna se constitui num importante pólo de comércio e prestação de serviços em várias áreas, especialmente na educação, sendo que a criação da UFSULBA irá reforçar a estrutura de produção de conhecimento e atender às novas demandas decorrentes dos investimentos programados para a região.
Lembra ainda, que é preciso uma grande mobilização da sociedade em torno desse projeto porque Teixeira de Freitas e Porto Seguro também estão reivindicando uma universidade federal, “e não podemos perder essa oportunidade”, finalizou.
TEMOS QUE LUTAR PARA A VINDA DO CURSO DE MEDICINA EM TEIXEIRA DE FREITAS, UMA VEZ QUE A MESMA HOJE E REFÊNCIA NA REGIÃO E NO ESTADO EM ALTA COMPLEXIDADE EM SAÚDE E SEQUER TEMOS UMA REFERÊNCIA DE PESQUISA AQUI NA REGIÃO. SEI QUE ITABUNA TAMBÉM IRÁ LUTAR PELO MESMO, MAS PENSEM SENHORES DEPUTADOS ESTA REGIÃO JÁ É CONTEMPLADA PELA UESC.
ResponderExcluir